Recommended Posts

Publicado (editado)

entrei numa loja de água salgada onde tinha muitos aquários bonitinhos com peixes, rocha viva e morta, corais, etc....

comecei a pedir preços do material e fiquei surpreendido com o que me disseram..

~PRIMEIRO que a água salgada do nosso mar não dava para os peixes e corais, porque tinha pouco sal.

~SEGUNDO que em vez da sump utilizava um Filtro Externo Eheim.

queria opiniões sff.

e já agora que me explicassem

obrigado e desculpem qualquer coisinha

um abraço

Editado por oliops
Publicado:

Boas!

Os lojistas têm essa opinião...todos os que eu conheço dizem isso! Obviamente que a água não é 100% igual, mas é 99%, e isso chega! Muitos de nós tem aquas com água natural há muitos anos e os aquas estão excelentes! Essa de ter sal a menos é que é novo! Normalmente tem a mais!

Filtro externo.....só se for para manter só peixes e sem rocha viva! Se vais colocar rocha viva, o filtro é uma perda de dinheiro!

Abraço

Publicado:
mas disseram-me que o filtro externo fazia de sump........

oliops, o filtro, seja externo ou interno só é útil num sistema de água salgada quando é usado para fazer a filtração com carvão activado.

Sempre ouvi o contrário.

Em relação a quê? ao sal do mar ou ao filtro externo?

Publicado:

Essa do filtro servir de sump é engraçada, mas é facil de ver se é assim ou não! Consegues colocar dentro do filtro...um escumador, termoestato, osmorregulador e pouco mais? Pois, bem me parece que não! Convida a quem te disse isso a vir ao fórum e a ver o tópico nos Primeiros passos da aquariofilia marinha...é ideal para quem não sabe!

O filtro serve unicamente para sistemas que não tem rocha viva, pois a rocha viva é que faz a filtragem biológica, e não tendo fazemos com o filtro! Fora disso, nada faz a não ser acumolar porcaria que vai provocar uma subida nos nitratos!

Publicado:
Sempre ouvi dizer, que não é necessário filtro externo, para salgados. Ou pelo menos, é perda de dinheiro,com disseram.

O filtro serve unicamente para sistemas que não tem rocha viva, pois a rocha viva é que faz a filtragem biológica, e não tendo fazemos com o filtro!
Publicado:

Exactamente, estava a responder à pergunta do colega zaad. lol

Obviamente um filtro externo não tem nada a ver com uma sump.

Oliops, arranja uma sump :silly:

- Legend of Lusitanian Pride -

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Publicado:
o problema é que de momento nem espaço nem tempo (€€€€€€) para a sum... porque para já vou por um escumador de pedra difusora.....

ou será que nem é melhor montá-lo???????....

Podes montar sem ter sump, sem problemas, mas quando poderes, será uma boa aquisição!

Publicado:
primeiro, obrigado pela a ajuda

outra coisa....

Osmose Aqua-Medic.... o que faz?... é essencial?...

obrigado

Boas

Aqua medic é uma marca de material de aquariofilia.

Osmose é um aparelho que filtra a água da torneira e a torna mais "pura".

Eu por exemplo tenho uma osmose aqua medic de 3 estágios 90l/dia. A água passa por um cartucho de sedimentos, por um cartucho de carvão activado e por um último que é a membrana.

A osmose tem 2 tubos por onde sai água. Um tubo por onde sai a água que não serve para o aquário e um outro ligado directamente á membrana por onde saí a água dita "pura e boa".

O aparelho é ligado à torneira e a água passa por esses 3 estágios e quando sai (muito lentamente) sai pura.

Esta água é utilizada para fazer as reposições no aquário.

Quanto a ser essencial, na minha opinião acho que é muito importante, pois o uso de água directamente da torneira é prejudicial ao aqua, cria muitas algas indesejáveis.

Mas há quem diga que a usa sem problemas, dizem que a água da zona de Lisboa é de muito boa qualidade, podendo dispensar o uso de osmose.

Espero ter explicado bem :) .

Carla Valentim

Publicado:
mas então com água vinda directamente do mar não é preciso?????
A água do mar serve para fazer as tpa(trocas parciais de água), retiras por ex. retiras 25l e colocas novamente 25l de água. A água de osmose serve para fazeres as reposições de água evaporada para não haver flutuações principalmente a nível da salinidade.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Publicado: (editado)

Boas

Não gastes dinheiro em sal. Enche o aquario com agua do mar, um escumador (que é importantíssimo), rocha viva, termoestato, bombas de circulação e iluminação. Não penses em HQI´s pelo menos por enquanto. Também gastei dinheiro num filtro externo, sal e uma espécie de escumador com pedra difusora. Foi tudo para a garagem. Lê o mais que poderes aqui no forum, é com estes que aprendes.

Abraço

Carlos

Editado por Carlos Silva
Publicado:
para já obrigado opela a ajuda a todos....

em relação éreposição de água evaporada..... é água doce??????

Sim a reposição da água evaporada é com água doce, se fosse com água salgada aumentava a salinidade visto que é a água que evapora e não o sal :)

Publicado:
e sem Osmose.... eu sei que há problema....

mas é grave????????

nao é grave, poucas pessoas aqui deste forum conhecem o meu aqua, mas eu nao tenho qualquer problemas de algas nem nunca tive, mas eu apesar de ter uma osmose nao a uso pois acho um absurdo a agua que se gasta com esse aparelho, apenas deixo a agua repousar uns dias antes de ir para o deposito de reposiçao.

posso vos deixar umas imagens para poderem ver que nao tenho qualquer problemas de algas http://www.reefforum.net/showthread.php?t=8457&page=4

Cesar e Gina Pinto

O meu reef:http://www.reefforum.net/showthread.php?t=8457&page=4

Publicado:

:wink: Amigo, oliops

O objectivo da osmose é bloquear a passajem de polimeros de grandes dimensões indesejaveis, e tornar a água mais macia. Para obteres uma água de qualidade super macia, a osmose não chega.

:P DICA; Idializa o seguinte: UV 16W ------ um bom carvão activado a alta temp ----- uma resina de permuta catiónica e outra iónica ---- membrana osmotica. Este sistema é eficaz e prolonga a saúde da membrana.

O UV ajuda a quebrar alguns destes polímeros e consequêntemente formam-se polimeros de menores dimensões. As resinas de permuta tornam o processo mais equílibrado em termos de conductividade, com resultados excelentes na reposição da dureza.

O que na realidade se pretende é um KH 4, a ideia é, repores os valores desejados até aos padrões standart, deduzo que saibas como fazer isto, com um bom sal e oligoelem.

Pesquisa um pouco sobre valores de dureza carbonata e dureza total para ao espécimes que tens e a sua compatibilidade para o seu pleno desenvolvimento.

Em relação ao gasto excessivo de água, podes reciclar a água "perdida". Existem inúmeras de formas de o fazer, tomas banho, ou regas o jardim, cozinhas com ela, fazes dela o que quizeres mas nunca introduzi-la no ciclo do teu sistema.

Pesquisa mais sobre o funcionamento da osmose

Fica bem.

:) Oz33