Recommended Posts

Viva,

O Ozonizador é um daqueles aparelhos que na minha opinião pode-se usar ou não, ie, se a carteira for magra não vale a pena usá-lo pois consegue-se sem problemas obter os mesmos resultados se não o usarmos. Na minha experiência de 6 anos de reef excluindo os primeiros tempos de completa ignorancia sobre a matéria nunca perdi um peixe por doença alguma e nunca usei ozonizador.

Como vantagem francamente só vejo a questão de ter sempre um sistema seguro sem qualquer tipo de bacteria prejudicial que possa existir num aqua já em relação aos parasitas não tenho assim tanta certeza. Quanto a desvantagens para mim a questão do preço e se ele elimina através da oxidação nas bactérias prejudiciais tambem de certeza que eliminará outros seres vivos benéficos à vida de um reef por isso aconselho ao prescindir deste aparelho, e não esquecemos que estamos a falar de um sistema de reef.

O uso destes aparelhos também exige atenções redobraveis pois o seu mau manuseamento pode pôr em risco a vida dos seres do aqua bem como a saude humana!

Sérgio Dantas

Abraços

Partilhar nas redes sociais

Quanto ao preço, tenho hipotese de comprar um em segunda mão que tenho visto nos ultimos meses a funcionar bem.

O que me preocupa mais é a parte da saude, quer minha (e familia) quer dos habitantes do aquario. Alguma sugestão para evitar problemas?

• 1 mês depois...

Um update:

tenho o ozonizador a funcionar à cerca de 1 mês. finalmente atingiu os 300 mV. ajustei para parar nos 350.

mesmo quando está a funcionar no máximo não noto qualquer cheiro no ar (ar fresco caracteristico) nem noto que os habitantes do aquario estejam afectados negativamente

o escumador, produz menos espuma (o que é normal)