Recommended Posts

Publicado:

Não sei se a Hetenantera cresce emersa, creio que sim.

Para luz basta pores perto de uma janela com boa iluminação, só isso é muito mais que o melhor dos kits de iluminação artificial.

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

olaa

supondo que eu vedo bem a garrafita e meto a minha ludwigia repens, rotala macrandra,higrophyla polysperma rosanervis lá dentro, uma em cada garrafa utilizo a minha respiração como CO2 e a aveia serve para que?

Cumprimentos

Ex green goblin

Publicado:

a aveia era para produzir CO2.

Se abrires a garrafa e respirares lá para dentro com regularidade, é dispensável.

Pedro

PS: Hoje comprei o segundo pack 4*2L de PEPSI :wink:

Publicado:

Boas

So uma duvida isso da para fazer com plantas que sejam unicamente aquaticas...se sim, tenho de emergi-las completamente em agua ou deixo-as so tb com agua por cima do substracto?

Abraços

Publicado:

Epa, se são exclusivamente aquáticas é óbvio que não as podes cultivar fora de água, porque é isso mesmo que o nome quer dizer.

Se no entanto as meteres num sistema destes completamente submergidas funciona, mas não vejo qual a vantagem que pode trazer a tê-las logo de vez no aquário. Bem pelo contrário, terás concerteza falta de CO2 e de luz, a não ser que as coloques junto à janela e nesse caso terás é um boom de algas.

A garrafa de refrigerante cheia de água não passa de um aquário reles. Não trás vantagem nenhuma.

É apenas uma forma eficaz de criar estufas, no entanto é uma forma tosca de criar aquários.

Abraço,

Pedro

Publicado:

Olá

MrPCB - desculpa estar a usar o teu tópico mas vou aproveitar para mostrar a experiência que ando a fazer à algum tempo com frascos de compota :arrow:

vista geral da minha janela do quarto

frascos2.jpg

Glossostigma elatinoides, Lilaeopsis novae-zelandiae, Monosolenium tenerum (''Pellia''), riccia fluitans e outras :arrow:

frascos.jpg

Glossostigma elatinoides

frascos3.jpg

Lilaeopsis novae-zelandiae

frascos4.jpg

tanto a glosso como a lilaeopsis crescem que nem doidas nestas condições, porque tem uma atmosfera humida e têm solo fertil e água suficiente :arrow: o único problema é conseguir tirá-las depois de lá :evil:

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Publicado:

ola

WoAh :arrow:

Grande jardim que aí tem.. :arrow:

Utiliza o mesmo areao que o MrPCB e também introduz fígado e aveia?

MrPCB poderei utilizar o mesmo areao que esta na biodome de cryptos num aquario?

Cumprimentos

Ex green goblin

Publicado:

Olá

eu uso terra vegetal, da mesma que se usa para plantas de vaso.

o C02 é o que as plantas produzem durante a noite e o dia, e o fertilizante é o que se encontra na terra, nada mais.

A glosso é fácil de cortar porque os runner sai do chao em direccao a saida do frasco.

A Lila nao... os runner ficam sempre dentro da terra. Por isso é mais dificil

Publicado:

Olá!

Sergio, então a terra que tu utilizas é as dos vasos, certo? Qualquer uma serve? Fertelizante nada, certo? Esses frascos levam água?

Quais as plantas que dão para isso?

HAsta

Diogo Oliveira

Publicado:

Olá

terra vegetal é do melhor, a terra que já está nos vasos de flores pode ser que nao tenha tudo o que é preciso.

e claro que tem que ter água :) pelo menos até a superficie da terra, eu fecho o topo com um plastico com uns buraquinhos para que haja trocas com o meio exterior.

Segundo as minhas experiencias, é melhor ter um pouco aberto, quanto mais nao seja por causa do calor, se o frasco estiver fechado pode ser que a planta coza com o excesso de calor :)

Publicado:

Sérgio... SHOW!

Mas essa do carbono das glossos e lillaeopsis ser o da respiração das mesmas é um erro de cálculo. O seu tecido cresce e fá-lo à base de carbono, ele tem que vir de algum lado, num ciclo completo de dia/noite a soma algébrica do carbono absorvido + libertado é amplamente positiva.

Ao contrário do que dizem, eu ainda não introduzí o figado nem os cereais, apenas me limitei a citar o que é comum afirmar-se para estes casos. Ainda hoje soprei para todas as garrafas :)

Abraço,

Pedro

Publicado:

Olá

em relacao ao carbono, eu tambem penso que nao é suficiente o da respiracao, e por isso o frasco noa pode estar isolado, senao a planta morre por falta de carbono para a sua estrutura :)

tendo em conta que a acumulacao de oxigénio é muito alta de dia no frasco e que tem buracos, durante a noite a atmosfera do quarto de dormir é muito rica em carbono (da minha respiracao) e sao deitas a trocas entre as dua atmosferas :)

com uns buraquinhos na pelicula de plastico, evita que a humidade saia toda mantem a temperatura interna e permite as trocas gasosas, e eu nao preciso de andar a soprar para as garrafas :)

so as plantas aquaticas como a riccia e a pellia é que nao podem ter a pelicula de plastico senao nao ha CO2 suficiente porque as trocas tem ser feitas de fora para dentro e de dentro para a água.

Só no caso de ter muito ar dentro do frasco é que seria eficiente.