Problemas Com Plantas

sandrosilva83

Recommended Posts

Olá pessoal,

Tenho o meu aqua de 54L montado há 5 dias apenas com plantas lá dentro, visto ainda estar a ciclar. No primeiro dia reparei que das plantinhas saiam fios de bolhinhas de ar e parecia tudo saudável. Agora isso não acontece e algumas folhas estão a morrer. Será problema de falta de CO2??? A iluminação do aquário está à responsabilidade de uma lâmpada de 15W que vinha com este e por isso não sei se é aconselhável introduzir CO2 caseiro (hoje li algumas coisas sobre isso). Ajudem por favor, não quero ficar sem plantas sem sequer ter lá posto peixes.

A luz fica ligada cerca de 10 horas por dia. Não tenho bomba de ar (O2). Acho que assim é difícil as plantas terem CO2 (dizem que é importante).

Plantas:

Vista Geral

Pic_13644_7.jpg

"limnophila sessiliflora - ambulia" (2 pés)

Pic_13644_8.jpg

Anúbias Nana (1 pé preso a um tronco)

Pic_13644_9.jpg

Valisnérias (2 pés)

Pic_13644_10.jpgPic_13644_11.jpg

A caneta nao escreve no monitor, não percebo.

Partilhar nas redes sociais

A iluminação é muito fraca, e provavelmente de espectro desadequado.

Tens de seguir a regra de 1W por Litro.

Depois de acertares a iluminação sugiro que instales um kit de CO2 caseiro, e comeces com fertilizações liquidas básicas.

Outra dica que deixo é, encheres o aqua com plantas.

Boa sorte com o projecto.

Cumps.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

A iluminação é muito fraca, e provavelmente de espectro desadequado.

Tens de seguir a regra de 1W por Litro.

Depois de acertares a iluminação sugiro que instales um kit de CO2 caseiro, e comeces com fertilizações liquidas básicas.

Outra dica que deixo é, encheres o aqua com plantas.

Boa sorte com o projecto.

Cumps.

Uma vez mais digo:

Essa "regra de 1 W/litro" tem muito que se lhe diga, mas acima de tudo pode-se dizer que está ERRADA!

http://www.fitchfamily.com/lighting.html Metam nos favs. Para 54 litros, 77 Watts. Porquê? Leiam que está lá.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Uma vez mais digo:

Essa "regra de 1 W/litro" tem muito que se lhe diga, mas acima de tudo pode-se dizer que está ERRADA!

http://www.fitchfamily.com/lighting.html Metam nos favs. Para 54 litros, 77 Watts. Porquê? Leiam que está lá.

Interessante esse site ...

Tendo como base aqueles cálculos significa que apenas preciso de 152W no meu aqua.

Estava a pensar meter na ordem dos 160W ... Porreiro.

:|

Tronco.jpg

Obrigado pelas ajudas,

Mas acham que é por falta de luz? É que na loja disseram-me que estas plantas não têm muitas exigências a esse nível. Vou ter que fazer uma calha, pois não me parece que esta funcione com outras lâmpadas. Por acaso não conhecem nenhuma solução a curto prazo!? Ou os fertilizantes líquidos são isso mesmo? Não queria ficar sem plantas enquanto não arranjo iluminação decente.

olá sandro!

a 3ª. planta não é valisneria... posso estar enganado, mas creio ser uma espécie qualquer de cryptocoryne e se assim for, é normal as folhas 'derreterem' quando a planta muda de aquário; retira as folhas velhas, mas matem o resto enterrado que, em princípio, irá rebentar.

é verdade que as plantas que tens não são muito exigentes, de qualquer forma, 15w é muito pouco...

boa sorte ... e calha nova :-D

olá sandro!

a 3ª. planta não é valisneria... posso estar enganado, mas creio ser uma espécie qualquer de cryptocoryne e se assim for, é normal as folhas 'derreterem' quando a planta muda de aquário; retira as folhas velhas, mas matem o resto enterrado que, em princípio, irá rebentar.

é verdade que as plantas que tens não são muito exigentes, de qualquer forma, 15w é muito pouco...

boa sorte ... e calha nova :-D

Obrigado pelas ajudas,

Mas acham que é por falta de luz? É que na loja disseram-me que estas plantas não têm muitas exigências a esse nível. Vou ter que fazer uma calha, pois não me parece que esta funcione com outras lâmpadas. Por acaso não conhecem nenhuma solução a curto prazo!? Ou os fertilizantes líquidos são isso mesmo? Não queria ficar sem plantas enquanto não arranjo iluminação decente.

Sim,podes crer que é falta de luz,como o Ricardo Diogo disse e bem ( :-D ) quanto mais pequeno é o aquário mais watts precisa.Tenho um aqua de 20L que tem 50W e luz. o de 112L tem 130W. Podes colocar uma solução temporária(ou não), 2 candeeiros de casquilho E-27,com 2 lâmpadas de 25W com 6500K,arranjas facilmente.Ou então faz tu uma calha e atarracha os caquilhos.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Amanhã e depois vou tentar avançar para uma calha nova. Tou a ler algumas coisas no fórum DIY, mas vai ser complicado. Já tou a seguir as dicas do CO2 caseiro, só não sei se será arriscado colocar sem alterar a luz.

Uma vez mais digo:

desculpem lá, mas o que é que um aquário do Amano tem a ver com as plantas que o moço tem, em termos de exigência de luz?!?!?!

ZERO

para além disso, o site não "explica" nada, apenas constata o que o Amano faz. Mas não oferece explicações.

Não me parece, com o género e quantidade de plantas que o sandrosilva83 tem, que ele esteja a querer imitar o Amano!!!

Editado por nunoni

desculpem lá, mas o que é que um aquário do Amano tem a ver com as plantas que o moço tem, em termos de exigência de luz?!?!?!

ZERO

para além disso, o site não "explica" nada, apenas constata o que o Amano faz. Mas não oferece explicações.

Não me parece, com o género e quantidade de plantas que o sandrosilva83 tem, que ele esteja a querer imitar o Amano!!!

~

Desculpa lá, mas o objectivo que o site serve é o de se saber quantos watts são necessários por litro, com alguma base cientifica. Ele tem falta de luz, assim sabe para onde há-de almejar.

Já agora, alguem faz isto melhor que o amano?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Vou tratar o mais rápido possível da minha iluminação. Obrigado pelas opiniões. Vou aproveitar a lampada que tenho (15W) e acrescentar duas de 18W para começar, não convém alargar muito o meu orçamento, senão sou posto fora de casa.

~

Desculpa lá, mas o objectivo que o site serve é o de se saber quantos watts são necessários por litro, com alguma base cientifica. Ele tem falta de luz, assim sabe para onde há-de almejar.

Já agora, alguem faz isto melhor que o amano?

O que o Ricardo fez foi indicar um site (tratado de forma científica) onde se desmistifica a história do "tens de ter 1W por litro", primeiro conselho dado ao utilizador que quer que lhe salvem as plantas... já tinha visto alguns membros experientes insurgirem-se contra essa regra, se aplicada em quaisquer circunstâncias, e agora vejo argumentos fundamentados pelo estudo.

Pelo que entendi a intervenção do Ricardo foi só apenas nesse sentido. (se calhar ele não necessita de 1W/litro). Depois vem o resto (se as plantas são pouco exigentes ao nível da luz que necessitam, provavelmente ele vai necessitar de muito menos que o "resultado" matemático do tratamento estatístico...).

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

vou tentar fazer uma calha de modo a qualquer momento adicionar luz até aos desejado 75W, assim aumentam as minhas possibilidades em termos de exigência das plantas. É bom ler estas opiniões diferentes, assim alguém que caia por acaso neste post pode optar por ideias que melhor se adaptem à sua situação. Obrigado pela ajuda.

posso tar enganado mas a iluminaçao nao é só o problema tens substrato fértil? existem nutrientes suficientes na agua para as plantas se alimentarem? elas já se ambientaram ao teu aqua? acho que nao

Esqueci-me de te responder.

Tenho substracto fertil por baixo do areão, agora nutrientes suficientes na água não faço a minima (como posso saber isso?). Se elas tão adaptadas, deve ser natural que não estejam, estão cá há pouco tempo.

olá sandro!

boa sorte ... e calha nova :)

Tens razão é mesmo isso. Cryptocoryne. Não fixei bem o nome que arapariga da loja me tinha dito, mas agora recordo. Obrigdo pela correcção.

Epá, deixem-me esclarecer a minha resposta, se calhar não foi clara o suficiente...

A regra do W/Lt pode não ser a mais eficiente para os aquários do amano, mas convenhamos é um bom ponto de partida (especialmente para

o sandro que não tem um aquário densamente plantado). Para alem disso a potência não é tudo, há que escolher um bom espectro de luz.

Depois é acertar para cima ou para baixo.

O CO2 e fertelização como referi, apenas depois de acertar a iluminação.

sandro, não leves tudo à letra, há conhecimento que não vem nos livros nem na net, é a experiência, e essa vem devagar.

Mas bom, já percebeste por onde tens de começar.

Força aí com o projecto, não tenhas medo faz perguntnas, o pessoal ajuda!

ps: volto a lembrar, enche logo que puderes o aquário com plantas para estas se apoderarem dos nutrientes, caso contrário as algas o farão.

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

O que é isso de espectro de luz? Tem alguma coisa a ver com os K ds lâmpadas? Qualé o aconselhável para o meu aqua?

Eu quero pôr mais plantas aqui, também porque aconselham por causa dos peixes bebés. Mas tenho que ir gastando aos poucos, tipo uma planta por semana, elas são caras por estas bandas.

Agora tou preocupado com a iluminação, quero começar amanha e não sei que tipo de lâmpadas comprar (T8, T5, PLL), há tanta coisa e eu percebo tão pouco. Aconselhem o melhor que possam, eu vou vendo aqui no fórum se encontro algo interessante.

O que é isso de espectro de luz? Tem alguma coisa a ver com os K ds lâmpadas? Qualé o aconselhável para o meu aqua?

Eu quero pôr mais plantas aqui, também porque aconselham por causa dos peixes bebés. Mas tenho que ir gastando aos poucos, tipo uma planta por semana, elas são caras por estas bandas.

Agora tou preocupado com a iluminação, quero começar amanha e não sei que tipo de lâmpadas comprar (T8, T5, PLL), há tanta coisa e eu percebo tão pouco. Aconselhem o melhor que possam, eu vou vendo aqui no fórum se encontro algo interessante.

Os espectros de luz melhores para aquarios de agua doce com plantas são lampadas entre os 6000k e os 10000k.

Com mais que uma lampada se puderes mistura uma de cada espectro. (uma de 6500 e uma de 10000k se optares por por duas lampadas por exemplo).

Abraço

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Boas,

Na minha opinião acho que se está a complexificar demasiado quando a situação provavelmente é bastante simples, o José Mendonça mencionou e bem a hipótese de a planta que está a "amarelar" (penso que é só a essa planta que o Sandro se refere, as ambulias e a anubia parecem-me estar bem) ser uma cryptocoryne - em que esta situação é normal como ele explicou - posteriormente o Sandro confirmou que se tratam de facto de pés de cryptocoryne, ora essa parece-me uma explicação lógica para a situação e que me parece estar a ser um bocado ignorada no meio do debate dos watts por litro.

Não há mal nenhum em aumentares a iluminação do aqua Sandro, a que tens de facto não é muita, se quiseres ter plantas exigentes, mas o teu problema penso que é o que o José Mendonça referiu.

A regra do watt/litro é tão falível no sentido em que foi indicado como no sentido em que se tiveres um aqua só com anúbias e fetos de java também não é preciso ter 1 watt por litro.

Editado por termoventilador

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

sandro,

todas as opinioes anteriores sao válidas, mas não entres em paranóia!

na sequência do que disse o Termoventalidor, posso fornecer-te uma lista de plantas que mantenho saudáveis e em crescimento continuo em aquarios cuja iluminação não chega a 1w/L e sem injeccção de CO2.

como te disse anteriormente, pensa é na mudança dessa calha para uma que te permita ter mais luz, uma vez que 15w é pouco para o volume do teu aqua.

abs

É mesmo isso que tou a tentar fazer mas não é fácil. Hoje à tarde vou ao AKI para ver os tipos de lâmpada que há pra lá. Preciso saber os tamanhos para caberem nos 60 cm de largura.quero fazer uma calha que futuramente possa levar mais lâmpadas. assim vou alargando as opções de plantas. Eu vi umas lâmpadas fininhas que eram capazes de ficar melhor do que aquela que eu tenho. Sabem qual o melhor tipo de iluminação?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!