Falta De Iluminação?


Recommended Posts

Bom dia.

Estou com algumas duvidas em relação ao mau aqua.

No sábado fui a uma loja para comprar plantas e quando as escolhi, o rapaz que me atendeu perguntou que tipo de iluminação tinha.

 

Setup do aqua:

Dimensões: 90*53*45 cm Panorâmico

Iluminação: 2 x t5 13W 10K white

 

Ele disse-me que tinha pouca iluminação e que o crescimento das plantas não ia ser normal e no caso do tapete que queria plantar n ia ter sucesso nenhum ( no seu desenvolvimento só ia crescer para cima e não se iria alastrar para os lados)

Ou seja segundo ele fico muito limitado em relação a escolha.

Existem lâmpadas mais potentes?

Será que vale mesmo a pena trocar a iluminação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convêm trocar essa iluminação para plantas mais exigentes ,mas têm sempre a alternativa de colocares plantas não necessitem de muita luz para o seu desenvolvimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao vai ser assim tao facil, vais ter mesmo comprar uma calha nova, ou inventar e transformar essa calha noutro tipo para poderes meter outras lampadas com mais watts, pois acho que as t5 os watts depende do comprimento e vice-versa. mas como eu tambem nao percebo muito de iluminacao.

os 10k sao 10 000 kelvins penso eu, isso há de varios kelvins, acho que isso é a intensidade da lampada, ou seja quanto menos kelvins menos brilho tem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi o que o rapaz da loja me disse, ate me aconselhou a adquirir um foco.

Ando a pesquisar a ver se existe algumas lâmpadas mais potentes com aquele tamanho.

Tenho um colega meu que trabalha na dimofel pode ser que ele arranje alguma coisa la.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi o que o rapaz da loja me disse, ate me aconselhou a adquirir um foco.

Ando a pesquisar a ver se existe algumas lâmpadas mais potentes com aquele tamanho.

Tenho um colega meu que trabalha na dimofel pode ser que ele arranje alguma coisa la.

 

Cuidado com o foco porque isso consome electricidade que até doi :lol: ,mas resolvias de certeza o problema de falta de luz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação à iluminação, há muita coisa que tens de pesquisar! Não quero com isto dizer que o pessoal não está aqui para te ajudar! Antes pelo contrário! Dava jeito saber que tipo de plantas está a pensar em manter, se são de crescimento rápido ou não, se precisam de um substracto muito fértil ou nem por isso.

Um conselho: Pesquisa, pesquisa, pesquisa.

 

No teu aqua, as duas lâmpadas de 10000K são boas, para veres os peixes e para tirar fotos! Tens de optar por lâmpadas entre os 4000 e os 8000 Kelvins, mas como já disse, isso tem a haver com o tipo de plantas que vais introduzir.

 

Essa do "foco" é interessante! Para além de fazer crescer as plantas desalmadamente, ou talvez não, conforme as necessidades delas, se não estás bem "estudado" nos plantados, vais de certo concorrer ao "Melhor Alguedo"! Os "focos" são "óptimos" a consumir energia e a aquecer a água e o ambiente!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca disse que ia colocar um foco isso esta fora de questão ;) eu tenho o aqua no quarto e alem disso ele é fechado e para tirar as tampas tinha que fazer muitas alterações.

Ando mesmo a ver é se arranjo alguma T5 mais potente, mas desde já agradeço as vossas opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais potente so se for maior, e isso depois saia para fora do aquario.

isso tem medidas standart, cada medida tem os seus watts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é acabei agora de ler aqui no fórum um post em q falava na temperatura das lâmpadas.

Cerca de 10Cm do topo do meu aqua qnd ligo as duas lâmpadas fica a agua com um tom branco tipo turva, mas o fundo esta cristalina e qnd esta sem luz também fica cristalina, será que tem a ver com as duas lâmpadas serem de 10K ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

paean desculpa aproveitar o teu topico para colocar esta pergunta que tambem te pode ajudar

meus amigos, sera que aplicando uns reflectores nas lampadas( a juwel tem) pode ajudar a aumentar a luz no aqua?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois é acabei agora de ler aqui no fórum um post em q falava na temperatura das lâmpadas.

Cerca de 10Cm do topo do meu aqua qnd ligo as duas lâmpadas fica a agua com um tom branco tipo turva, mas o fundo esta cristalina e qnd esta sem luz também fica cristalina, será que tem a ver com as duas lâmpadas serem de 10K ?

Quanto mais Kelvins, mais fundo conseguem "penetrar" na água. Daí consefuires ver o fundo do aqua cristalino.

 

 

 

 

boas

paean desculpa aproveitar o teu topico para colocar esta pergunta que tambem te pode ajudar

meus amigos, sera que aplicando uns reflectores nas lampadas( a juwel tem) pode ajudar a aumentar a luz no aqua?

 

cumps

Ajuda e bastante! Ao colocares o reflector, é quase como se estivesses a colocar outra lâmpada. Claro está que um reflectro de boa qualidade será o ideal.

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

obrigado pela resposta david, tenho uma de 20w 18000K e outra de 18w 6500K

nunca vi problema com crescimento no meu aqua de 80l brutos mas penso que tenha melhorado bastante e possa ter mais plantas no aqua

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.