Recommended Posts

Publicado

Olá

Tenho um tanque de 50X30X30 apenas com 2 anubias e um areao preto e queria fazer alguma coisa mais elaborada...Andei a pesquisar no forum e ja percebi que preciso de mais luz (tenho uns insignificantes 15W) ....mas pelos vistos tb de adubo....bombas Co2... essencial antes de escolher as plantas suponho?'???

Começo por onde?

Obrigado

Long live our fish

Publicado:

Olá!

Eu aconselho-te a começares pela Iluminaçao, a melhorares. Tipo masi 2/3 lampadas de 15 W, para alem dessa.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Começa mesmo pela iluminação. Ao todo deves ter 3 lampadas de 15 watts, daylight. Este é o primeiro passo.

Depois eu aconselho pensares no que queres no substracto. Eu colocaria adubo de fundo ( minhoca e barro/argila ) com uma boa camada de areão n muito grosso em cima.

Depois fazes a decoração com plantas de crescimento rápido e aos poucos vais acrescentando plantas mais dificeis e mais lentas. é claro que n te esqueças de neste passo colocares o CO2 e uns quantos peixes comedores de algas.

Depois é só apreciar!!!!!

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

a maior parte já foi aqui dito...excepto o mais importante.....IMAGINAÇÃO :D :wink:

Cumprimentos

Ex green goblin

Publicado:

Para quem está a começar acho mais facil optar por substratos que já estejam preparados, argilas humus de minhoca, isso não é fácil de preparar e o mais certo é não estares preparada para o que possa acontecer, algas.

Existem substratos de libertação lenta que a meu ver são melhores.

26675160.img.jpg

Publicado:

Viva,

O que deves fazer primeiro que tudo o que foi dito é escolheres as plantas, depois é que vês se precisas de um substrato fertil, quantidade de luz, CO2, etc.

Publicado:

Olá,

Sergio, tens de ser mais especifico, estas te a referir a que substractos?aos da sera, jbl, etc?Não concordo ctg pk esses substractos normalmente são uma mistura de tudo o que foi dito, humus, argilas, terras, adubos, etc. Para além de ser muito caros a sua durabilidade é questionada. Em relação ao humus e á argila é necessario uma preparação mas é muito simples. Existem artigos na net a explicar como preparar o humus ( ferver bem e lavar ainda melhor ). quanto ao barro eu n preparei nada, so lavei um bocado. Algas vais ter de certeza, e com todos os substractos mas resolvi bem as minhas com muitas mudas de água.

Agora o meu plantado tem bastantes peixes e as algas estão sempre á espreita... n vou dizer que n tenho algas, tenho algumas mas mal dão para ver.

Eu aconselho o humus de minhoca e a argila

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

Sim estou-me a referir a esses de marca, sem querer mencionar marcas.

Sim são mais caros mais muito melhores e mais eficientes.

Quando referes a durabilidade, duram o mesmo que os outros com uma vantagem são de libertação lenta coisa que dúvido que consigas com o DIY mesmo fervendo. Logo não dás muitas hipoteses às algas no início.

Se me disseres que o preço não condiz com o produto, eu concordo, tudo em Portugal é muito caro, mas dizer que consegues melhor dúvido mesmo.

Mesmo com um areão normal podes ter os mesmos resultados que com estes, terás é que esperar que fique bem sujo cheio de porcaria e resto de comida, folhas mortas ect.

26675160.img.jpg

Publicado:

Mas quem garante que são de libertação lenta?como é que isso é possivel?Não consigo entender como é que eles dão garantias disso... e quanto ao serem melhores, pk dizes isso?só por serem de libertação lenta? talvez tenhas razao mas gostava que me explicasses isso melhor.

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

Bem, estes substratos são elaborados para conter apenas micronutrientes que estão disponíveis para assimilação nas raizes, por isso são de libertação lenta. São usados como um todo não precisam de suplemento com humus ou laterite, que se dispersam facilmente na coluna de água.

Também por a maior parte ser mesmo constituido por areão solido e não se desfaz como substratos DIY.

Mas atenção eu não digo que é melhor ou pior, eu prefiro assim, se te dás bem com esse tipo de substrato, porreiro.

26675160.img.jpg

Publicado:

Obrigado pelas dicas mas tenho uma duvida....(entre varias alias :lol: )

Independente de fazer ou comprar o substrato ele leva por cima o areao ou estou enganada? Assim sendo não corro risco de ficar tudo espalhado pelo aquario se tiver peixes q gostam de escavar???

Obrigadooo

Margarida

Long live our fish

Publicado:

Olá!

Primeiro o aquário leva o substrato e em seguida uma camada de areão.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Tens de colocar uma boa camada de areão por cima do substracto fertil para que ele não passe para a coluna de água. a ideia é mesmo ele ir passando com o tempo de modo a que as plantas consigam absorver todos os nutrientes por ele libertados.

Atenção, se vais por substracto fertil é proibido colocares peixes que escavam no fundo. Isso daria muitas algas e mais tarde ou mais cedo muita porcaria para limpar...

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

Desculpa lá estar sempre a discordar, mas como fazes para podar sem levantar a camada fertil para a coluna de água.

Não me parece que seja fácil.

26675160.img.jpg

Publicado:

Olá,

Sérgio, mas nós já discordamos de alguma coisa? :?:

Isso realmente é um problema, se principalmente estivermos a falar de plantas que ganham muita raiz. Mas esse problema acontece com qualquer substracto fértil, isso não ha por onde escapar. O que eu faço é simplesmente não mudar as plantas que ganham raiz forte. Essas tem de ficar definitivas ( Uma vez tive que mudar uma echi que cresceu explosivamente e tive alguns problemas. Tive que acrescentar areão por cima para tornar tapar o substracto mas até ficou fixe, ficou com uma outra prespectiva :P )

Em relação ás outras plantas é de evitar ao máximo retirar do solo mas se isso tiver mesmo de acontecer algumas saiem bem sem remexer muito o solo e outras tem de se cortar :shock:

Um abraço!

Nuno Silva

• 2 semanas depois...