p3ix3iro Publicado Outubro 21, 2007 Publicado Outubro 21, 2007 (editado) Olá a todos! Bem, ontem comprei um aquario.... e logo aí não fiz a escolha certa! Comprei um de 18 litros! Pelo que li (estive umas horas hoje aqui a ler o forum e vou precisar de mtas mais ), deveria ter comprado um com cerca de 50 litros! Já lavei o aquario,as pedras, deitei agua e um produto que vinha no kit, para limpeza da agua (retirar cloro, etc), filtro a funcionar.. . Agora só daqui a uma semana e tal é q coloco os peixes e é ai que preciso dos vossos concelhos. Como o aquario é pequeno, estou a pensar inicialmente colocar 2 peixes resistentes e um para limpeza, mais tarde, adiciono mais um/dois! 1 - De entre os seguintes peixes resistentes (ou outros!) que irão iniciar o ciclo, quais são os vossos preferidos? (corys ; guppies;corydoras; Néon chinês;Rasboras;Barbos...) 2- Para limpeza ? (Crossocheilus Siamensis; Ottocinclus ; Paratocinclus Jumbo) 3- Relativamente as plantas, neste momento não tem nenhuma. Quero colocar plantas quanto antes, pois parece que é bom para os habitantes do aquario. Mas, como o aquario tem de altura 23 cm, que tipo de planta é que escolho? Tem de ser uma que nao cresça mto (acho eu!)! E musgo? Aconselham para este tipo de aquario? Qual? 4- A luz, deverá ser 0,5 watts por litro e se for floruscente melhor, não é? Desde já mto obrigado pela respostas. Pelo que li é necessário ter mais cuidados do que eu estava a espera na manutenção do aquario e na sobrevivencia dos peixes. Mas estou fascinado com este "mundo" e com a qualidade e ajuda deste forum! :D P.S: Conselhos não são demais!!! Editado Outubro 21, 2007 por p3ix3iro Citar
Psyfactor Publicado: Outubro 21, 2007 Publicado: Outubro 21, 2007 Olá a todos! Bem, ontem comprei um aquario.... e logo aí não fiz a escolha certa! Comprei um de 18 litros! Pelo que li (estive umas horas hoje aqui a ler o forum e vou precisar de mtas mais ), deveria ter comprado um com cerca de 50 litros! Ainda tens tempo de corrigir este erro.... Pela lei portuguesa tens 15 dias para trocar.... o dono pode é passar uma nota de crédito, mas azar, se comprares o aquário na mesma loja não é mau de todo.... eu tenho um de 54l e sinceramente já to arrependido.... devia ter ido logo pros 100 Litros ou memso 120... a pessoa entusiasma.se... Citar
p3ix3iro Publicado: Outubro 21, 2007 Autor Publicado: Outubro 21, 2007 (editado) Ainda tens tempo de corrigir este erro.... Pela lei portuguesa tens 15 dias para trocar.... o dono pode é passar uma nota de crédito, mas azar, se comprares o aquário na mesma loja não é mau de todo.... eu tenho um de 54l e sinceramente já to arrependido.... devia ter ido logo pros 100 Litros ou memso 120... a pessoa entusiasma.se... Digamos que, estou arrependido mas rendido! Agora, vou tentar fazer o melhor possivel neste aquario, aprender mais coisas e depois faço algo em grande! Obrigado na mma pela info! Abraço Editado Outubro 21, 2007 por p3ix3iro Citar
Psyfactor Publicado: Outubro 21, 2007 Publicado: Outubro 21, 2007 Tb n é mau fazer as "asneiras" todas com pouco material, p depois se passar p algo maior Citar
David de Jesus Publicado: Outubro 21, 2007 Publicado: Outubro 21, 2007 (editado) Boas, Vou tentar responder a todas as tuas questões. :D 1 - Bem, em primeiro lugar acho que deverias pensar quais são os teus preferidos, dentro dessas famílias há peixes viáveis para ciclar o aqua, mas a questão é que depois de iniciado o ciclo não podes simplesmente mandar os peixes fora (espero ) pelo que convém que sejam peixes que te agradem. Desses que mencionaste os seguintes são peixes de cardume: tanichtys albonubes, rasboras e barbos, pelo que deves levar isso em conta e não colocar apenas um ou dois exemplares mas sim no mínimo 6, e ao fazeres isso tens já que levar em conta as limitações de espaço do aquário. Isto na aquariofilia há sempre uns factores a interagirem e a condicionarem outros, por isso é que se torna tão apaixonante! 2 - Para limpeza... essa "limpeza" refere-se basicamente à capacidade de essas espécies comerem algum tipos de algas, das referidas desaconselho o Crossocheilus siamensis porque cresce demasiado para o tamanho do aqua. Outra boa opção para "limpeza" seriam uns camarões. 3 - Plantas que cresçam pouco e não sejam muito exigentes em termos de luz ou de cuidados tens a Anubias nana, a Microsorum pteropus 'windelov', o musgo de java (Vesicularia dubyana)... há outras opções mas que requerem luz mais intensa e muitas vezes CO2... tudo depende se queres investir nisso ou não. Em todo o caso estes são exemplos bons para te iniciares. 4 - Em seguimento à resposta anterior: se for para as espécies que te indiquei 0,5 watts/litro está óptimo (para essas espécies pode até ser um pouco menos), e sim, fluorescente é melhor que incandescente quer pela qualidade da luz quer por aquecer menos. Boa sorte! Editado Outubro 22, 2007 por termoventilador Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
João Abóbora Publicado: Outubro 22, 2007 Publicado: Outubro 22, 2007 1-Neon chinês. Colocas 2 e depois mais 3. 2- Ottocinclus 3- Que iluminação tens? 4- Depende das plantas que queiras colocar. Florescente ou? Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Tui Silva Publicado: Outubro 22, 2007 Publicado: Outubro 22, 2007 1-Neon chinês. Colocas 2 e depois mais 3. Depois quando o aquário estiver bem maturado 10 rasboras. 2- Ottocinclus 3- Que iluminação tens? 4- Depende das plantas que queiras colocar. Florescente ou? Oi a todos Desculpem a minha ignorancia eu tenho um aquario de 20l e pelo que eu li e pelas dicas do Nuno Antunes eu deveria ter só 1 peixinho mas tenho 4 por causa dos meus avós. Se eu fosse a si, ia devagar para não dar para o torto. pouco de cada vez e devagar se chega longe, foi o que aminha mãe disse. Boa sorte Artur Citar
João Abóbora Publicado: Outubro 22, 2007 Publicado: Outubro 22, 2007 Realmente tens razão. Devo ter lido 50l Já editei a minha resposta. Obrigado pela correcção Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
p3ix3iro Publicado: Outubro 22, 2007 Autor Publicado: Outubro 22, 2007 (editado) Ler o post seguinte Enganei-me! Editado Outubro 22, 2007 por p3ix3iro Citar
p3ix3iro Publicado: Outubro 22, 2007 Autor Publicado: Outubro 22, 2007 Oi a todos Desculpem a minha ignorancia eu tenho um aquario de 20l e pelo que eu li e pelas dicas do Nuno Antunes eu deveria ter só 1 peixinho mas tenho 4 por causa dos meus avós. Se eu fosse a si, ia devagar para não dar para o torto. pouco de cada vez e devagar se chega longe, foi o que aminha mãe disse. Boa sorte Artur Antes de mais, obrigado pelas respostas e desculpem apenas estar a responder agora... Ainda não coloquei peixes no aquario, mas segundo li, a quantidade de peixes é 1cm de peixe por litro. Sendo assim acho q se pode ter num aquario de 18-20 litros uns 5 peixes de 1,5 - 2.5 cm sem estar a "abusar". Corrijam-me se estiver errado! No entanto, não vou colocar todos de uma vez de modo a que impacto não seja desastroso. Mais uma vez, corrijam-me se estiver errado. Acham q vale a pena comprar testes de amónia, de nitratos e ph para peixes de agua doce? fria? Relativamente às plantas ... é tipo, umas ervas! A iluminação daqui a uma semana já será fluroscente! Já agora, lojas na zona de Lisboa com mta variedade de peixes de agua doce/fria? O que aconselham? P.S: Encontrei um aquario parecido ao meu 50 euros mais caro... isto é normal? Não tinha filtro (o meu tem!), só q a iluminação era melhor. Abraço Citar
Psyfactor Publicado: Outubro 23, 2007 Publicado: Outubro 23, 2007 Bom, sendo tb eu iniciado, posso-te dar a pouca experiência de lojas que tenho Lisboa: Aquaplante (Benfica, indo pela Lusiada chegas lá num instante eles tem site proprio): a loja tem imensas espécies de peixes e plantas e tb todo o material. Fui mto bem atendido por dois dos vendedores (um assim mais forte e outro careca) e PESSIMAMENTE mal atendido por um gajo jovem que lá anda. Apercebendo.se que eu era iniciado, tentou de forma coerciva fazer-me comprar td e mais alguma coisa e sem me explicar o porque.... Resultado: n comprei praticamente nada do que ele me estava a dizer e nunca mais lá volto. oeiras: Aqua magia. ORA aqui está uma verdadeira loja! Os dois donos da loja, além de perceberem MUITO disto, são super atenciosos, disponiveis, e com um sentido de humor muito bom. Explicam tudo e NUNCA te tentam vender nada só por vender (bem pelo contrário.. a mim já me deram opçõe smto mais baratas - as vezes não comprar nada! - do que aquilo que eu tinha em mente). A loja não é cara, os peixes são lindissimos e tb tem todo o material e mais algum, além de fazerem inúmeras promoções. É a minha loja de referencia, nunca mais comprarei nada em outra loja kk (excepto, claro, nas eventuais propostas do espaço "oferta" do forum :D, ma sisso n é bem uma loja - mas mto bons negocios!). Ali na zona de benfica, tens tb a fishplanet, a ruimar (especialidade em Discus) e ha outra kk que n me lembro o nome. Sei que n é so de aquariofilia mas que dedica mto do seu espaço ao hobby -->estas so conheço de nome.... Ainda na grande lisboa, e embora o pessoal daqui do forum seja todo contra as lojas de animais.... a do RioSul shopping n é nd má... tem lá dois aquariofilistas experientes e que tb n "forçam" a venda... Material especializado, claro, n tem mto, mas tem várias espécies de peixes, e parecem-me bastante saúdáveis (pelo menos os guppys) Espero ter sido minimamente util Citar
zlatan9 Publicado: Outubro 26, 2007 Publicado: Outubro 26, 2007 Acho melhor ires com calma e começares por desisitir da ideia de colocar peixes de água fria! Citar One Fish Standing Kurichiba
p3ix3iro Publicado: Outubro 27, 2007 Autor Publicado: Outubro 27, 2007 Acho melhor ires com calma e começares por desisitir da ideia de colocar peixes de água fria! Porquê? Citar
zlatan9 Publicado: Outubro 27, 2007 Publicado: Outubro 27, 2007 Os peixes de água fria precisam de aquários muito maiores ou lagos, são peixes que produzem uma grande carga orgânica e certamente que não se sentiriam felizes nem muito saudáveis. Começa por pensar nos peixes que te foram aconselhados no tópico e depois dá uma espreitadela à secção de Nanos do fórum para teres umas ideias para compor o teu aqua. Citar One Fish Standing Kurichiba
Abel Brás Publicado: Outubro 27, 2007 Publicado: Outubro 27, 2007 Olá a todos! Bem, ontem comprei um aquario.... e logo aí não fiz a escolha certa! Comprei um de 18 litros! Pelo que li (estive umas horas hoje aqui a ler o forum e vou precisar de mtas mais ), deveria ter comprado um com cerca de 50 litros! Já lavei o aquario,as pedras, deitei agua e um produto que vinha no kit, para limpeza da agua (retirar cloro, etc), filtro a funcionar.. . Agora só daqui a uma semana e tal é q coloco os peixes e é ai que preciso dos vossos concelhos. Como o aquario é pequeno, estou a pensar inicialmente colocar 2 peixes resistentes e um para limpeza, mais tarde, adiciono mais um/dois! 1 - De entre os seguintes peixes resistentes (ou outros!) que irão iniciar o ciclo, quais são os vossos preferidos? (corys ; guppies;corydoras; Néon chinês;Rasboras;Barbos...) 2- Para limpeza ? (Crossocheilus Siamensis; Ottocinclus ; Paratocinclus Jumbo) 3- Relativamente as plantas, neste momento não tem nenhuma. Quero colocar plantas quanto antes, pois parece que é bom para os habitantes do aquario. Mas, como o aquario tem de altura 23 cm, que tipo de planta é que escolho? Tem de ser uma que nao cresça mto (acho eu!)! E musgo? Aconselham para este tipo de aquario? Qual? 4- A luz, deverá ser 0,5 watts por litro e se for floruscente melhor, não é? Desde já mto obrigado pela respostas. Pelo que li é necessário ter mais cuidados do que eu estava a espera na manutenção do aquario e na sobrevivencia dos peixes. Mas estou fascinado com este "mundo" e com a qualidade e ajuda deste forum! P.S: Conselhos não são demais!!! trca-o por um de 50 ltros isso não dá para nada Citar O meu aqua 260 Deixem os vossos comentários e sugestões! Desovas de Escalares e actualizações !!!
Recommended Posts