Conselhos: Aceitam-se!

p3ix3iro

Recommended Posts

Olá a todos!

Bem, ontem comprei um aquario.... e logo aí não fiz a escolha certa! Comprei um de 18 litros! Pelo que li (estive umas horas hoje aqui a ler o forum e vou precisar de mtas mais :lol: ), deveria ter comprado um com cerca de 50 litros!

Já lavei o aquario,as pedras, deitei agua e um produto que vinha no kit, para limpeza da agua (retirar cloro, etc), filtro a funcionar.. . Agora só daqui a uma semana e tal é q coloco os peixes e é ai que preciso dos vossos concelhos. Como o aquario é pequeno, estou a pensar inicialmente colocar 2 peixes resistentes e um para limpeza, mais tarde, adiciono mais um/dois!

1 - De entre os seguintes peixes resistentes (ou outros!) que irão iniciar o ciclo, quais são os vossos preferidos? (corys ; guppies;corydoras; Néon chinês;Rasboras;Barbos...)

2- Para limpeza ? (Crossocheilus Siamensis; Ottocinclus ; Paratocinclus Jumbo)

3- Relativamente as plantas, neste momento não tem nenhuma. Quero colocar plantas quanto antes, pois parece que é bom para os habitantes do aquario. Mas, como o aquario tem de altura 23 cm, que tipo de planta é que escolho? Tem de ser uma que nao cresça mto (acho eu!)! E musgo? Aconselham para este tipo de aquario? Qual?

4- A luz, deverá ser 0,5 watts por litro e se for floruscente melhor, não é?

Desde já mto obrigado pela respostas. Pelo que li é necessário ter mais cuidados do que eu estava a espera na manutenção do aquario e na sobrevivencia dos peixes. Mas estou fascinado com este "mundo" e com a qualidade e ajuda deste forum! :D

P.S: Conselhos não são demais!!!

Editado por p3ix3iro
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

Bem, ontem comprei um aquario.... e logo aí não fiz a escolha certa! Comprei um de 18 litros! Pelo que li (estive umas horas hoje aqui a ler o forum e vou precisar de mtas mais :lol: ), deveria ter comprado um com cerca de 50 litros!

Ainda tens tempo de corrigir este erro.... Pela lei portuguesa tens 15 dias para trocar.... o dono pode é passar uma nota de crédito, mas azar, se comprares o aquário na mesma loja não é mau de todo.... eu tenho um de 54l e sinceramente já to arrependido.... devia ter ido logo pros 100 Litros ou memso 120... a pessoa entusiasma.se...

Ainda tens tempo de corrigir este erro.... Pela lei portuguesa tens 15 dias para trocar.... o dono pode é passar uma nota de crédito, mas azar, se comprares o aquário na mesma loja não é mau de todo.... eu tenho um de 54l e sinceramente já to arrependido.... devia ter ido logo pros 100 Litros ou memso 120... a pessoa entusiasma.se...

Digamos que, estou arrependido mas rendido! Agora, vou tentar fazer o melhor possivel neste aquario, aprender mais coisas e depois faço algo em grande!

Obrigado na mma pela info!

Abraço

Editado por p3ix3iro

Boas,

Vou tentar responder a todas as tuas questões. :D

1 - Bem, em primeiro lugar acho que deverias pensar quais são os teus preferidos, dentro dessas famílias há peixes viáveis para ciclar o aqua, mas a questão é que depois de iniciado o ciclo não podes simplesmente mandar os peixes fora (espero :shock:) pelo que convém que sejam peixes que te agradem. Desses que mencionaste os seguintes são peixes de cardume: tanichtys albonubes, rasboras e barbos, pelo que deves levar isso em conta e não colocar apenas um ou dois exemplares mas sim no mínimo 6, e ao fazeres isso tens já que levar em conta as limitações de espaço do aquário. Isto na aquariofilia há sempre uns factores a interagirem e a condicionarem outros, por isso é que se torna tão apaixonante!

2 - Para limpeza... essa "limpeza" refere-se basicamente à capacidade de essas espécies comerem algum tipos de algas, das referidas desaconselho o Crossocheilus siamensis porque cresce demasiado para o tamanho do aqua. Outra boa opção para "limpeza" seriam uns camarões.

3 - Plantas que cresçam pouco e não sejam muito exigentes em termos de luz ou de cuidados tens a Anubias nana, a Microsorum pteropus 'windelov', o musgo de java (Vesicularia dubyana)... há outras opções mas que requerem luz mais intensa e muitas vezes CO2... tudo depende se queres investir nisso ou não. Em todo o caso estes são exemplos bons para te iniciares.

4 - Em seguimento à resposta anterior: se for para as espécies que te indiquei 0,5 watts/litro está óptimo (para essas espécies pode até ser um pouco menos), e sim, fluorescente é melhor que incandescente quer pela qualidade da luz quer por aquecer menos.

Boa sorte!

Editado por termoventilador

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

1-Neon chinês. Colocas 2 e depois mais 3.

2- Ottocinclus

3- Que iluminação tens?

4- Depende das plantas que queiras colocar. Florescente ou?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

1-Neon chinês. Colocas 2 e depois mais 3. Depois quando o aquário estiver bem maturado 10 rasboras.

2- Ottocinclus

3- Que iluminação tens?

4- Depende das plantas que queiras colocar. Florescente ou?

Oi a todos

Desculpem a minha ignorancia eu tenho um aquario de 20l e pelo que eu li e pelas dicas do Nuno Antunes eu deveria ter só 1 peixinho mas tenho 4 por causa dos meus avós. Se eu fosse a si, ia devagar para não dar para o torto.

pouco de cada vez e devagar se chega longe, foi o que aminha mãe disse.

Boa sorte

Artur

Realmente tens razão. Devo ter lido 50l :)

Já editei a minha resposta. Obrigado pela correcção :lol:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Oi a todos

Desculpem a minha ignorancia eu tenho um aquario de 20l e pelo que eu li e pelas dicas do Nuno Antunes eu deveria ter só 1 peixinho mas tenho 4 por causa dos meus avós. Se eu fosse a si, ia devagar para não dar para o torto.

pouco de cada vez e devagar se chega longe, foi o que aminha mãe disse.

Boa sorte

Artur

Antes de mais, obrigado pelas respostas e desculpem apenas estar a responder agora...

Ainda não coloquei peixes no aquario, mas segundo li, a quantidade de peixes é 1cm de peixe por litro. Sendo assim acho q se pode ter num aquario de 18-20 litros uns 5 peixes de 1,5 - 2.5 cm sem estar a "abusar". Corrijam-me se estiver errado! No entanto, não vou colocar todos de uma vez de modo a que impacto não seja desastroso. Mais uma vez, corrijam-me se estiver errado.

Acham q vale a pena comprar testes de amónia, de nitratos e ph para peixes de agua doce? fria?

Relativamente às plantas :lol: ... é tipo, umas ervas! 8)

A iluminação daqui a uma semana já será fluroscente! :)

Já agora, lojas na zona de Lisboa com mta variedade de peixes de agua doce/fria? O que aconselham?

P.S: Encontrei um aquario parecido ao meu 50 euros mais caro... isto é normal? Não tinha filtro (o meu tem!), só q a iluminação era melhor.

Abraço

Bom, sendo tb eu iniciado, posso-te dar a pouca experiência de lojas que tenho

Lisboa: Aquaplante (Benfica, indo pela Lusiada chegas lá num instante eles tem site proprio): a loja tem imensas espécies de peixes e plantas e tb todo o material. Fui mto bem atendido por dois dos vendedores (um assim mais forte e outro careca) e PESSIMAMENTE mal atendido por um gajo jovem que lá anda. Apercebendo.se que eu era iniciado, tentou de forma coerciva fazer-me comprar td e mais alguma coisa e sem me explicar o porque.... Resultado: n comprei praticamente nada do que ele me estava a dizer e nunca mais lá volto.

oeiras: Aqua magia. ORA aqui está uma verdadeira loja! Os dois donos da loja, além de perceberem MUITO disto, são super atenciosos, disponiveis, e com um sentido de humor muito bom. Explicam tudo e NUNCA te tentam vender nada só por vender (bem pelo contrário.. a mim já me deram opçõe smto mais baratas - as vezes não comprar nada! - do que aquilo que eu tinha em mente). A loja não é cara, os peixes são lindissimos e tb tem todo o material e mais algum, além de fazerem inúmeras promoções. É a minha loja de referencia, nunca mais comprarei nada em outra loja kk (excepto, claro, nas eventuais propostas do espaço "oferta" do forum :D, ma sisso n é bem uma loja - mas mto bons negocios!).

Ali na zona de benfica, tens tb a fishplanet, a ruimar (especialidade em Discus) e ha outra kk que n me lembro o nome. Sei que n é so de aquariofilia mas que dedica mto do seu espaço ao hobby -->estas so conheço de nome....

Ainda na grande lisboa, e embora o pessoal daqui do forum seja todo contra as lojas de animais.... a do RioSul shopping n é nd má... tem lá dois aquariofilistas experientes e que tb n "forçam" a venda... Material especializado, claro, n tem mto, mas tem várias espécies de peixes, e parecem-me bastante saúdáveis (pelo menos os guppys)

Espero ter sido minimamente util

Os peixes de água fria precisam de aquários muito maiores ou lagos, são peixes que produzem uma grande carga orgânica e certamente que não se sentiriam felizes nem muito saudáveis.

Começa por pensar nos peixes que te foram aconselhados no tópico e depois dá uma espreitadela à secção de Nanos do fórum para teres umas ideias para compor o teu aqua.

One Fish Standing

Kurichiba

Olá a todos!

Bem, ontem comprei um aquario.... e logo aí não fiz a escolha certa! Comprei um de 18 litros! Pelo que li (estive umas horas hoje aqui a ler o forum e vou precisar de mtas mais ;) ), deveria ter comprado um com cerca de 50 litros!

Já lavei o aquario,as pedras, deitei agua e um produto que vinha no kit, para limpeza da agua (retirar cloro, etc), filtro a funcionar.. . Agora só daqui a uma semana e tal é q coloco os peixes e é ai que preciso dos vossos concelhos. Como o aquario é pequeno, estou a pensar inicialmente colocar 2 peixes resistentes e um para limpeza, mais tarde, adiciono mais um/dois!

1 - De entre os seguintes peixes resistentes (ou outros!) que irão iniciar o ciclo, quais são os vossos preferidos? (corys ; guppies;corydoras; Néon chinês;Rasboras;Barbos...)

2- Para limpeza ? (Crossocheilus Siamensis; Ottocinclus ; Paratocinclus Jumbo)

3- Relativamente as plantas, neste momento não tem nenhuma. Quero colocar plantas quanto antes, pois parece que é bom para os habitantes do aquario. Mas, como o aquario tem de altura 23 cm, que tipo de planta é que escolho? Tem de ser uma que nao cresça mto (acho eu!)! E musgo? Aconselham para este tipo de aquario? Qual?

4- A luz, deverá ser 0,5 watts por litro e se for floruscente melhor, não é?

Desde já mto obrigado pela respostas. Pelo que li é necessário ter mais cuidados do que eu estava a espera na manutenção do aquario e na sobrevivencia dos peixes. Mas estou fascinado com este "mundo" e com a qualidade e ajuda deste forum! :laugh:

P.S: Conselhos não são demais!!!

trca-o por um de 50 ltros isso não dá para nada

O meu aqua 260

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!