Recommended Posts

Publicado:
Olá Erika! Não te preocupes,pode ser do substrato (no meu também aconteceu) e se tiveres CO2 também pode ser disso.

Se lavaste bem e ferveste o humus não te preocupes que nada acontecerá à Fauna.

E fizeste bem em pôr laterita.Tens ai um substrato à maneira.

Boas,

não gostei do humus. Depressa fica sem nutrientes :S

Publicado:

Bom a minha experiência com húmus

Como o dinheiro é importante andei à procura de um substrato fértil para por no aquário de 220 litros, depois de muita pesquisa o húmus foi o que mais me agradou em termos monetários comprei 9 kilos por 6 euros

Bom depois de ferver os 9 kilos em vários tachos nunca mais do que 5 minutos de fervura lavei o húmus 2 vezes e pumba dentro do aquário onde já se encontravam as pedras

Ora bem como sabia que era importante isolar o húmus de maneira a não passar para a coluna de água o que escolhi para por em cima do húmus foi areia da praia uns bons 5 a 6 cm de altura e ate agora não tive nem chá nem algas dentro do aquário

Para quem quiser ver Aqui o aquário

Por isso penso que o problema deverá estar em isolar o húmus da coluna de água, esta foi a minha experiencia que pelos vistos correu bem

Publicado:

banana rock Valeu Zogli por me tranquilizar, temho sim CO2 mas é aquele caseiro por enquanto esta trazendo bons resultados.

atendencia é de diminuir ou aumentar a quantidade de bolhar?

Publicado:
banana rock Valeu Zogli por me tranquilizar, temho sim CO2 mas é aquele caseiro por enquanto esta trazendo bons resultados.

atendencia é de diminuir ou aumentar a quantidade de bolhar?

Se foi exactamente a seguir à montagem,essas bolhas é ar que escapa do substrato,mas não há problema esse acaba por passar.

Agora acontece-me uma coisa parecida com o CO2,ao mesmo tempo que o ''pearling''(oxigénio que se solta ) das plantas ,por vezes vejo sairem umas bolhas do substrato,mas nada demais,não te preocupes.

O Humus é um substrato que se arranja a um preço acessivel, conseguem-se bons resultados efectivamente,porém não podemos compara-lo aos substratos férteis de marca,e nem se fala dos da ADA e ELOS. Estes são pensados para o efeito,e sendo caros valem bem o dinheiro,pois duram e os resultados vêem-se em pouco tempo.

Mas com um pouco de turfa no fundo,laterite e/ou humus,fica-se com um bom substrato em termos qualidade/preço.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Boas,

não gostei do humus. Depressa fica sem nutrientes :S

Boas li o tópico inteiro e achei esta afirmação intrigante, podes esclarecer?

Zogli tens algo a dizer sobre esta afirmação?

Publicado:
Boas li o tópico inteiro e achei esta afirmação intrigante, podes esclarecer?

Zogli tens algo a dizer sobre esta afirmação?

Eu por acaso tenho uma ideia contrária,penso que até dura bastante tempo,tendo em conta o baixo preço.

Porém é como disse no post anterior,nunca podemos comparar o humus com um substrato ADA,nem em qualidade nem em duração da reserva de nutrientes,para além de que o humus tem particularidades próprias.

Mas por ex. comparando 2 dos meus aquas,em que num tenho Turfa e Humus,e noutro que tenho SERA Floredepot, não noto diferença nas plantas que se possa dizer que o Floredepot é melhor ou pior que a Turfa e o Humus,que é mais barato.

Já agora para o pessoal de Lisboa,sabem onde arranjar Laterite? Já perguntei em vários sitios mas nunca a encontrei... É que a combinação de Turfa,Humus e Laterite deve dar uma mistura muito rica.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:
Eu por acaso tenho uma ideia contrária,penso que até dura bastante tempo,tendo em conta o baixo preço.

Porém é como disse no post anterior,nunca podemos comparar o humus com um substrato ADA,nem em qualidade nem em duração da reserva de nutrientes,para além de que o humus tem particularidades próprias.

Mas por ex. comparando 2 dos meus aquas,em que num tenho Turfa e Humus,e noutro que tenho SERA Floredepot, não noto diferença nas plantas que se possa dizer que o Floredepot é melhor ou pior que a Turfa e o Humus,que é mais barato.

Já agora para o pessoal de Lisboa,sabem onde arranjar Laterite? Já perguntei em vários sitios mas nunca a encontrei... É que a combinação de Turfa,Humus e Laterite deve dar uma mistura muito rica.

Boas, nas minhas montagens sempre usei Humus e Laterita e sempre com bons resultados, esta próxima segunda-feira se nada falhar desta vez penso alterar o meu aqua de 220 litros (+/-) e mais uma vez vou utilizar Humus e Laterita a unica diferença é que desta vez vou colocar Akadama especial por cima, bom mas respondendo a tua pergunta de onde comprar Lateria, ha qual não sei responder mas de certeza que encontras em lojas que tenham produtos da Prodac, pois esta marca tem o que procuras compra Humus Plus é a base de Laterita e depois é so comprar Humus, a Prodac tem tambem Humus mas eu não uso esse e sim em barra prensado já vem tratado e só passares por agua e ferveres uma vzs, a quem use para terrakios, cumprimentos e espero ter ajudado

Boa Pascoa para todos :mrgreen:

Petty

Publicado:

Boas

Então pode ter sido outra coisa! As vezes que lavamos o humus. Eu lavei umas 5 ou 6 vezes... terá sido por isso? Outra coisa...eu só usei humus. Secalhar se tivesse usado com turfa e laterita tinha melhores resultados.

Por ultimo, também deve ter a ver com o substrato que fica por cima. Por exemplo, a akadama normal deve deixar passar mais nutrientes para a coluna de agua do que a especial. Assim os nutrientes esgotam.se mais rapidamente.

Publicado:
Boas

Então pode ter sido outra coisa! As vezes que lavamos o humus. Eu lavei umas 5 ou 6 vezes... terá sido por isso? Outra coisa...eu só usei humus. Secalhar se tivesse usado com turfa e laterita tinha melhores resultados.

Por ultimo, também deve ter a ver com o substrato que fica por cima. Por exemplo, a akadama normal deve deixar passar mais nutrientes para a coluna de agua do que a especial. Assim os nutrientes esgotam.se mais rapidamente.

oi AntraX, então só que no meu aqua não usei aKadama, uso pedra mineira e estou tendo ótimos resultados.

valeu.

Publicado:

Há muito tempo que não vinha ao forum e é incrivel ver que este topico ainda anda.Bom eu usei humus durante um ano como já disse anteriormente.Tive agua turva e surto de algas no primeiro mes.Mas não tive cafezadas como alguns já aqui referiram.Quanto a perder os nutrientes rapidamente como tambem aqui foi dito, a minha resposta é,existem substratos

de marcas conceituadas e proprios para aquariofilia que nao duram mais de um ou 2 meses,usei humus um ano e dava para mais,mas tive foi que desistir da aquariofilia.Em relação a duvida da granulametria do humus depois de lavado ficamos com uma especie d bolinhas castanhas.Não confundam,acho que que houve quem aqui fizesse essa confusão.Falamos aqui de humus de minhoca.É que alguns substratos para plantas em vaso tem humus na sua composição e anunciam isso no saco.Mas no fundo nao passa de areia e esses sim dá umas cafezadas excelentes.Outros interrogaram-se sobre o aparecimento de bolhas de gás debaixo do substrato,efectivamente esse fenomeno acontece e tem a ver com a fermentação do humus.No meu caso como meti humus a mais foi um problema porque turvava a agua.Mas desaparece com o tempo.E se tiverem cuidado com a quantidade de humus nao deve ser problema.

Para finalizar alguem sabe onde arranjar Humus em setubal ou arredores?Tipo eu comprava no AKI mas ha 2 anos que nao compro e eles já não vendem.Decidi voltar aos aquas e falta-me o Humus.Tou farto de procurar.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Publicado:

Boa noite carissimos

eu no meu aquario nao tenho sbstrato amanha queria plantar umas plantas que ja ca tenho

acham que com o aqua ja com agua posso levantar o areao e por humus por baixo.

ou seja posso fazer isto com o aqua montado com a fauna la e tudo?

obrigado

Publicado:
Boa noite carissimos

eu no meu aquario nao tenho sbstrato amanha queria plantar umas plantas que ja ca tenho

obrigado

Não convem nada mesmo.Eu diria que é simplesmente gastar humus,perder tempo e esforço para nada.Vais ficar com uma cafezada daquelas nesse aquario se o fizeres com a agua no la dentrp.O que podes fazer e mesmo assim nao garanto que resulte é tirar a agua para um recipiente meter o filtro a trabalhar la dentro para nao perderes a colonia de bacterias e ai sim meter o humus e areao de novo.Depois e recolocares a agua que tiraste no aqua.Há quem recorra a este metodo quando tem que fazer alterações de fundo no aquario.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Publicado: (editado)
Boa noite carissimos

obrigado

Olá Artak! Não faças mesmo isso! Nunca mais a água ficava clara,tinhas trabalho e nunca conseguias o teu objectivo.

O Humus tem de se colocar com o aqua seco,sem água nenhuma mesmo.Só quando uma camada de areão ou Akadama estiverem por cima do Humus é que é seguro encher com água.

Porém há um truque,eu nunca fiz mas há quem o faça: Quando começarmos a notar que o Humus quase esgotou as suas reservas de nutrientes, fazemos umas bolas de Humus já tratado, envolvemos com papel manteiga e enterramos nas zonas que queremos.O papel desfaz-se e o Humus fica disponivel para as plantas.

Editado por Zogli
  • Votar + 1

Zog Li

Publicado:

obrigado pela atenção Zogli

parece que vai ficar sem substrato fertil por agora.

vou fazer um teste com um substrato que contem humus, akadama e pedra vulcanica (fica em conta)

daki por algum tempo irei por aki o resultado para todos, espero que de certo

• 1 ano depois...
Publicado:
Obrigado Antrax! Eu usei este substrato precisamente para substituir outro tipo de substrato ferteis,mas penso que podes,apesar de que um substrato demasiadamente rico em nutrientes pode dar azo a algas indesejáveis,sendo preciso muitas tpa para retirar os nutrientes da coluna de água.Mas se colocares metade da dose do humus e a outra dose desse substrato NPK ficas de certeza com um bom substrato.E sim a Akadama é o ideal para pôr como primeira camada.

Boas Decao! Não,o facto de ferver e lavar serve para retirar grande parte da carga orgânica do humus,particulas em suspensão e ovos de minhoca,mas os nutrientes ficam lá todos.Claro que no caldo da fervura vão muito nutrientes (este caldo é bom quando arrefecer para regar as plantas de vaso) mas grande parte continua no humus em si.

Axam que a Akadama directamente sobre o humus é suficiente para que este não passe para a coluna de água? Que axam de usar sobre a camada de humus uma de argila expandida (leca) e sobre isto colocar a akadama?

Cumps.

Axam que a Akadama directamente sobre o humus é suficiente para que este não passe para a coluna de água? Que axam de usar sobre a camada de humus uma de argila expandida (leca) e sobre isto colocar a akadama?

Gostava de saber a resposta ao post anterior pois tb pensei em usar humus e leca.

ja li qualquer coisa também envolvendo casca de arvore querem desenvolver....

Abraços

RG

Editado por rmglopes
  • 6 meses depois...
Publicado:
obrigado pela atenção Zogli

parece que vai ficar sem substrato fertil por agora.

vou fazer um teste com um substrato que contem humus, akadama e pedra vulcanica (fica em conta)

daki por algum tempo irei por aki o resultado para todos, espero que de certo

ontem tive a por um substrato que encontrei no max mat.vamos ver se resulta.

se alguém quiser troco por outras coisas, plantas ou peixes, ainda tenho muito pois so tinham sacas de 45L!

• 4 semanas depois...

Este tópico está muito bom, ajuda imenso quem não tem rios de dinheiro para bons substratos, gostava de saber o que posso meter por cima do húmus, já que laterita não sei onde comprar, por isso gostava que me dissessem, o que colocar do tipo:

1ªCamada: Humus

2ªCamada: ?o que colocar aqui?

3ªCamada: Akadama

Uma outra coisa, Será que esta casca de pinheiro não fará mal ao aquário: http://www.aki.pt/2009/index.php?id=3221&a...tos&id2=641

No MaxMat vi um género de tijolo estilhaçado, e achei que aquilo daria um efeito engraçado no aquário, terá algum mal?

Aguardo respostas!!

Editado por v_nogueira
  • 4 meses depois...
Publicado:

pode-se fazer substrato com casca de pinheiro?

já lavei e fervi, +- 1kg de casca de pinheiro que arranjei na mata, e estava a pensar triturar uma parte e o resto ficava inteiro e misturava tudo com humus de minhoca e por cima colocava areão preto...

mas não sei se posso fazer isto, tenho medo de matar os meus fixes...

• 1 mês depois...
Publicado:

Não sei se já vou tarde, mas como já deves ter visto por aí, não devem entrar no aquário materiais resinosos, tal como tudo o que vem do pinheiro, incluindo casca e madeira claro, senão adeus bicharada.

Francisco Ramalho

• 4 meses depois...

Já passou algum tempo desde a minha última intervenção, pelo que, agora, vou dizer o que penso do húmus, pois tive um dos aquas, o maior, muito tempo activo com este tipo de substrato.Efectivamente pode ser uma boa opção, pelo seu baixo preço, porém não esperem milagres. De modo a conseguirmos um plantado luxuriante, temos de conseguir um equilíbrio de factores, e são eles:

- luz (os Lumens certos para as medidas do aquário) ;

- adição de Dióxido de carbono (caseira ou de botija) ;

- fertilização liquida diária e perceber o que o aqua precisa. Se não temos CO2 suficiente, e o NO3 e o K não estão nos valores ideais, se fertilizarmos com PO4 e Fe, este não vai ser bem aproveitado pelas plantas, (pois os nutrientes funcionam em cadeia) sobrando para as algas.

- testes, de NO3, PO4 e Ferro, no caso de ainda não conseguirmos, apenas com o olhar, detectar carências ou excessos.

- equipa de limpeza, já não passo sem Reds, Ottos, etc.

- trocas de água semanais e manutenção regular.

- habituei-me desde sempre a fertilizar também com Macros secundários. Fertilizo com Magnésio 2x semana e coloco um pouco de carbonato de cálcio quando vejo que há necessidade, elevando assim um pouco o GH e KH.

Por isso para este substrato resultar é necessário todo um esforço na manutenção do plantado, mas consegue efectivamente oferecer uma reserva de nutrientes durante largos meses, porém tem de ser acompanhado com a fertilização líquida, trocas de água semanais durante os primeiros tempos, e uma monitorização dos niveis de NO3,PO4 e Fe.

Mudando agora de assunto, o CO2 de botija é algo que eu investi e foi dinheiro bem empregue. Como não tenho valvula selenoide, deixo o CO2 a noite toda a debitar. Ora como sabemos, as plantas de noite consomem O2 e expelem CO2. Com essa adição extra de CO2, o PH descia durante a noite mais do que eu desejava, e havia uma falta de O2 visivel. Como num plantado geralmente o KH não é muito alto, se desligasse o CO2, o PH também subia, portanto arranjei uma solução, agora tenho o difusor de CO2, e imediatamente em baixo dele tenho um tubo com uma pequena pedra difusora, ligada a uma motor de ar. Coloco um temporizador e de noite, quando as luzes apagam, as bolhas que saem da pedra difusora impedem o CO2 de se difundir em demasia pelo aqua e mais importante: dá O2 às plantas.

O O2 é vital para manutenção de plantas aquáticas, e por vezes descuramos este factor.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

• 2 meses depois...
Publicado:

Brutal!

Estou na fase em que preciso desta informaçao para dar andamento ao meu novo projecto, (por isso andava por aqui a meter o nariz), e realmente, responde a quase tudo! ;)

Vasco, antes de mais, obrigado pelo acompanhamento do topico e de todas as informaçoes "preciosas"! ;)bowdown

Estou agora a montar um aqua de 120x50x50 (300L brutos), o qual gostaria de ver densamente plantado! Para isso, e tendo a opiniao que os aquarios plantados baseiam-se em 3 pilares:

- Substracto

- Iluminaçao

- Adiçao de CO2

Quanto a iluminaçao, tenho neste momento 108W em lampadas PLL, ao que ainda vou adicionar mais 50W de iluminaçao (eventualmente atraves da montagem de uma lampada T8 de 58W), ficando pelos 166W - para 300L brutos. Vamos considerar que fica com 250L uteis. Fico assim com uma relaçao de 0,66 W/l, que eu ja considero aceitavel!

Quanto a adiçao de CO2, esta projectada a compra do sistema de adiçao de CO2 com electrovalvula!

Quanto ao substracto, andava um bocado as voltas... admito! Akadama e um roubo! Estava bastante inclinado para rocha vulcanica moida. Da um tom escuro ao substracto que me agrada. No entanto, achava que estava a faltar qualquer coisa para assegurar os 3 pilares base para um plantado minimamente decente, que e o substracto fertil! Dai ter vindo aqui ter.

Com base em todos os testemunhos, eu estou convencido quanto a utilizaçao de humus de minhoca! Agora, surge o meu problema.

Eu ja tinha o filtro a funcionar noutro aqua ha 6 meses, e apos a montagem do aqua (tira um, e poe outro), deixei o filtro cheio a repousar uma noite sem estar ligado.

Para nao perder toda a carga biologica do filtro em questao, no dia seguinte meti agua no aqua e instalei o filtro! Resumindo, tenho 100L de agua no aqua!... isto para nao falar que ja la estao 4 escalares!

Ja estive para aqui a pensar, e posso inverter a situaçao, embora nao seja facil e envolva bastantes riscos, e viavel! Posso retirar os escalares, e embora nao fiquem tao bem, aguentaram alguns dias! Retiro a agua nova, e vou distribuindo pelos outros aquas (possiveis contaminaçoes em todos os aquas!?).

Filtro volta para o outro aqua (mais eventuais contaminaçoes com agentes novos!).

Limpa-se e seca-se!

Aplicam-se as varias camadas, e esta pronto!

Em termos de camadas, talvez com a seguinte configuraçao:

1ª - Humus

2ª - Areao vulcanico (bastante poroso)

(nesta altura, plantava-se!)

3ª - Pequena camada de Hakadama so para dar aspecto final a coisa!

Na minha opiniao, estou tramado !

Nem eu tenho a quantidade de plantas disponivel a esta altura do campeonato! Esta operaçao ia demorar muito tempo, com peixes de um lado, filtro do outro......

Raios, isto de vez em quando parece um puzzle!!!

Resumindo e baralhando...

Vale a pena o esforço de voltar atras, embora nao seja muito atras, e alguma coisa...

OU

Avanço com o plano base, aplico-lhe o areao vulcanico e eventualmente, um "manto" de Akadama!? - E que tudo isto e possivel fazer com agua no aqua!

Vou ter que me debruçar sobre o problema, embora, agradeça bastante opinioes! ;)

Peço desculpa pela usurpaçao do topico, mas, enquadra-se na discussao, e eu nao estava a pensar em escrever tanto! :o

Mega abração,
ALLEN

Publicado:

Boas, eu já tive akadama e sinceramente não acho que valha a pena.

Tenho humus neste momento e até agora estou a gostar dos resultados, no inicío ainda me assustei com a água a ficar amarela, mas passadas 2 semanas, e com TPA´s a coisa voltou ao sítio.

Eu acho que deves fazer a troca para humus, isto se não tens muitos fundos monetários, e deixar os escalares de lado durante uns dias. O filtro, podes sempre colocá-lo onde os escalares vão ficar, e se necessário adicionar bactérias liquidas.

As plantas, também não tive todas disponíveis de uma vez, fui plantando, mas tive sempre o cuidado de tapar muito bem com o areão, depois de a plantar. Nunca tive problemas.

logofino320x76.jpg

Publicado:

Boas Andre,

Acho que tens toda a razao! Mais vale fazer como deve de ser, do que daqui a uns meses arrepender-me!

No entanto, lembrei-me que tenho um aqua de 60L em standby! Vou passar os putos, com o filtro para esse aqua, e recomeçar a montagem do grande!

Tenho que ir a procura de humus e areao vulcanico! Alem de umas couves aquaticas!!! ;)

Obrigado!

Mega abração,
ALLEN