Recommended Posts

Publicado:

Também dá.

Agpra tens de ter cuidado a fazer o plantio e a colocar o hardscape, de modo a que o humus não passe para cima. E claro a encher o aquário mete um prato e deita a água devagar.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Boas pessoal,

Eu usei sempre humus de minhoca e a única coisa que fiz para tratar foi tirar as minhocas que lá haviam e passar por água..

Cheguei a utilizar humus + terra preta + bolas de fertilizante como camada fértil e como camada inerte usei areia de rio. Deixei de usar areia de rio porque era um pouco fina demais e apodrecia as raízes das plantas.

A minha última experiência é humus + bolas de fertilizante (desta vez deixei a terra preta de lado) e como camada inerte usei JBL Manado, para estar mais seguro com misturas na água meti 2 cm de camada fértil + 4 cm de Manado.

Eu penso que com ferilização adequada e co2 adequado às necessidades das plantas irei ter bons resultados e não se gasta uma fortuna :)

Cumps,

Bruno

• Votar + 1
  • 3 semanas depois...
Publicado:

Alguém que meteu Humus também meteu alguma coisa a "separar" o humus do resto?

ou foi só por areão ou areia,ou seja o que for por cima?

Publicado: (editado)

Eu penso que com ferilização adequada e co2 adequado às necessidades das plantas irei ter bons resultados e não se gasta uma fortuna :)

Sim Bruno, se fertilizares na coluna de água com um sistema estilo Estimative Index, ou seja se providenciares todos os nutrientes que as plantas precisam, e se adicionares CO2 e o mantiveres estável, e com luz adequada, é perfeitamente possível manter um plantado exigente tendo como substrato fértil o Húmus.

Alguém que meteu Humus também meteu alguma coisa a "separar" o humus do resto?

ou foi só por areão ou areia,ou seja o que for por cima?

Boas Nuno! A separação é feita exactamente com uma camada de substrato estéril por cima. Akadama por exemplo. Areão de rio não é o ideal para plantados, principalmente se colocarmos plantas de tapete.

Uma substrato estéril que uso e que faz com que os nutrientes fiquem ''lá em baixo'' de forma eficaz é areia de rio.

Já agora digo substrato estéril pois acho mais apropriado que inerte...algo inerte é algo sem movimento...e em oposição a fértil, estéril é mais adequado quanto a mim...

Editado por Vasco Matos

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

• 8 meses depois...
Publicado:

Boas sou novo nisto e tenho dúvida em relação ao areão.

A minha ideia e meter o húmus de minhoca (que fiquei a conhecer lendo este tópico) e depois por cima colocar areão vulcânico (penso que seja esse o nome dele)

Estarei a fazer algo mal a nível de montagem húmus e depois areão?

Irá dar para fazer um pequeno tapete numa parte do aquário com esse mesmo areão?

Depois na parte da aspiração do fundo com o sifão não irá estragar o trabalho feito?

Cumps e muito bom o tópico

A configurar aquário de 80x30x40

• 2 meses depois...
Publicado:

Muito interessante desde já agradeço esta publicação pois ajuda a poupar uns euros e aprender um pouco mais sobre o assunto.

Continuação de um bom trabalho

Cumps

Publicado:

Eu usava terra de vaso (daquela preta, com uma camada de areia por cima (para não soltar demasiados nutrientes, e depois então o areão que desejam no final (eu usava areao vulcanico mas é feio e não volto a usar).

Depois há que ter alguans cuidados como encher o aquario até meio, esperar um ou dois dias e tirar a água e meter nova (para retirar o boom inicial de nutrientes.

De resto funciona na perfeição e consegui manter imensas plantas com cuidados minimos, co2 de garrafa e francamente pouca luz.

• 8 meses depois...
Publicado:

Boas, esse processo não traz problemas aos peixes de agua frias?

É que estou mesmo a pensar despejar o aquário para garrafões de agua, meter lá o húmus como explicado em cima, e voltar a colocar a mesma agua com os peixes. Isto para não aguardar por um ciclo de azoto completo.

Uma outra pergunta: dá para fazer adubo liquido, para no futuro colocar no aqua?

• 3 semanas depois...
Publicado:

Tenho uma questão.

Já percebi como funciona o húmus. Ferver lavar etc.

Para ajudar a a clarificar o aquário fazer tpas etc...

A questão é o co2.

Alguém aqui usa húmus sem ter sistema de co2?

E quanto à areia sílica ? A para filtros de piscina da swim pool é inerte ou tem restos calcários que aumentam o pH?

Publicado:

André , sobre areia sílica é completamente inerte, o caso que falei sobre calcária é algo extremo. Se encontrarem fornecedor de confiança podem aplicar sem qualquer medo . quanto ao homus podes aplicar usando o tratamento correto , cuidado que como todos os férteis não pode ter contacto directo com a coluna de água.

• 1 ano depois...
Publicado:

Boas malta!

Já ando no mundo dos aquários alguns anos, mas como não sabemos tudo e estamos sempre a aprender, venho pedir a vossa ajuda.

Tenho um aquário com 120x55x55 um total de 363 litros e sempre tive ciclideos! Começando com malawi, e mais tarde iniciando nos tanganyika.

Mas uma vez que estou «cansado» de tentar manter algumas plantas e sem sucesso nenhum; decidi converter o meu aquário num plantado low tech.

Por esse motivo peço ajuda aos entendidos na matéria.

Tenho andado a ler tópicos sobre plantados e tenho visto que muitos usam humus e turfa comprada no aki por exemplo.

A minha pergunta é:

O tratamento da turfa é igual ao do humus? Ferver lentamente em várias águas e não mais que 5 minutos..........

O substrato fértil pode ser só a mistura destes dois componentes? 

Aconselham manter um sistema de co2 para aquário low tech?

Fico a aguardar os vossos comentários.

Com os melhores cumprimentos:

Valrft 

Publicado:

Já experimentaste o manado da Jbl? Uso esse há 3 anos sem mortes até agora.

Só coloco de 6 em 6 meses o adubo da mesma marca

Fica a foto a comprovar:

be05d8956fe881a8a77370f23985c4ed.jpg

A maioria são anubias, mas também tenho uma espécie de relva, que faz um tapete espectacular.

Publicado:

Olá Tux

Parabéns pelo o teu aquário!

Tens aí umas plantas, cuidado.............. muito bem cuidadas. Tens co2?

Ao ler o teu tópico não sei se estavas a responder á minha questão ou ao André Peixoto....... 

Publicado:

Olá Tux

Parabéns pelo o teu aquário!

Tens aí umas plantas, cuidado.............. muito bem cuidadas. Tens co2?

Ao ler o teu tópico não sei se estavas a responder á minha questão ou ao André Peixoto....... 

Obrigado! Sim estava a responder a tua pergunta.
Cheguei a ter Co2, mas retirei quando mudei de casa. Não tenho notado diferenças nas plantas sem a ajuda do CO2.

Sei que enquanto tinha um substrato de areia e rocha, as plantas desenvolviam-se e derepente começavam a morrer! Agora com este, nunca mais me preocupei!
Já agora também tenho uma equipa de caracóis que tratam da limpeza do mesmo. São maravilhosos! Limpam o verdete e as folhas mortas, mas não tocam nas boas! E são muito faceis de controlar ao contrario do que se Diz na Net.
Publicado:

Boas Tux
Desde já agradeço toda a atenção.
Pelo que me dizes aqui, aconcelhavas co2

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Publicado:

Boas Tux
Pelo que me dizes aqui, aconcelhavas co2.
Só uma questão. O sistema co2 que tinhas era daqueles extintores adaptados para esse efeito?
Quanto ao Manado da JBL de facto é uma boa hipótese, mas o problema que se coloca aqui na ilha da Madeira; é alguém que comercialize.
Existe uns da sera, e da ada, pouco mais que isso. Mas são quantidades muito pequenas e extremamente caros. Daí a hipótese de húmus com turfa. Por exemplo a akadama, (acho que é assim que se diz e escreve), aqui na ilha nunca vi à venda, nem em centros de jardinagem nem nas grandes superfícies comerciais, tipo maxmat, aki.
Quanto aos caracóis podes me indicar quais são?
Abraço e obrigado.

Publicado:
Boas Tux

Pelo que me dizes aqui, aconcelhavas co2.

Só uma questão. O sistema co2 que tinhas era daqueles extintores adaptados para esse efeito?

Quanto ao Manado da JBL de facto é uma boa hipótese, mas o problema que se coloca aqui na ilha da Madeira; é alguém que comercialize.

Existe uns da sera, e da ada, pouco mais que isso. Mas são quantidades muito pequenas e extremamente caros. Daí a hipótese de húmus com turfa. Por exemplo a akadama, (acho que é assim que se diz e escreve), aqui na ilha nunca vi à venda, nem em centros de jardinagem nem nas grandes superfícies comerciais, tipo maxmat, aki.

Quanto aos caracóis podes me indicar quais são?

Abraço e obrigado.

Boas.

O CO2 era do caseiro. Agora se vais começar com plantas pequenas, no inicio não faz falta, depois ao crescerem é que pode dar jeito, dependendo da necessidade das plantas.

Se optares pelo co2, tens de ter muito atenção as alterações do ph!

Tenta encomendar online o manado. Por ex: https://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato/jbl-manado.html

Para o teu aquário, talvez 75lt deveriam chegar. É verdade que é um bocado caro, mas só posso dizer bem!

No inicio também tem de ser lavado, porque ele põe a água castanha e é muito leve.

Os caracóis são os Planorbis Corneus.

Em anexo fotos do antes e depois e do meu sistema de Co2.1f93c3a9a2acf7ec713b24fc2984a8ad.jpg97f1fa69cbf50450efea31b01ba1d5b1.jpg46716a31a935018e0aaec002881c9737.jpg

Já agora, a minha última aquisição:

Publicado:

Boas Tux,

Excelente aquário!!!!!

Presumo que a primeira foto é sem co2 e a segunda com co2.

O co2 caseiro fizeste como?

Sim a minha ideia é começar com plantas pequenas médias, tipo anubias, feto de java, vallisnerias entre outras resistentes.

Quanto ao link só tenho a agradecer a dica.

Referes que em principio 75L dá para o meu, certo? Mas esclarece-me uma dúvida, no teu aquário só tens o manado? não usas-te mais nenhum fertilizante?

Abraço

Publicado:

Na primeira foto já tinha o Co2, ainda andava a apalpar terreno, e não sabia que no inicio não era importante.

O Co2 caseiro tirei a receita neste fórum: para 1.5 litro de água morna, metia meio cubo de fermento fresco de padeiro com 250gr de açúcar e uma colher de chã de bicabornaro de sódio.

Os 75lt é relativo, depende se gostas de ver uma boa camada de substrato (é o meu caso) ou se preferes fino (+/-5cm).

Tu podes calcular os litros necessários fazendo a conta (largura)x(comprimento)x(altura do substrato).

Só tenho mesmo substrato, e coloco adubo de 6 em 6 meses.

Há pessoas que não gostam do manado porque é muito leve, mas pessoalmente acho que fica muito bem e as plantas adoram-no.

Publicado:

Boas Tux.

Li o teu comentário, e sim vou optar por essa receita de co2. 

Os reguladores mandas-te buscar pelo ebay?

Quanto ao substrato fiz as contas 55x120x7 = 42L

O que interessa é que as plantas se sintam bem.

Entretanto vi no teu aquário que tens umas anubias lindíssimas.

Essas anubias estão plantadas no substrato?

Abraço

Publicado:

Boa noite,
Os reguladores vieram da loja dos peixes. O manómetro foi reaproveitado de um medidor de tensão.

Sim, as anubias estão directamente no manado.
Não tens ninguém que te arranje um pé de anubias? É só partir um pedaço que elas pegam.
Já agora,os caracóis,encontras muitos nas margens dos rios.

Na tua zona deves encontrar.
Se fosses daqui, dava-te com todo o gosto. Ando a fornecer duas lojas .

Qualquer coisa diz.
Cumps.

Publicado:

Boas Tux

Anubias podes ser que se arranje.

Os caracóis, aqui não estou a ver encontrá los, porque não temos rios aqui. temos é ribeiras.

Quanto ao co2 gostaria que comentasses este link.

http://www.ebay.com/itm/New-Professional-D301-Aquarium-Water-Plants-DIY-CO2-Generator-System-Kit-/182716491110?hash=item2a8ac06566:g:1L0AAOSw8yVZkURG