sbilly Publicado Outubro 19, 2007 Share Publicado Outubro 19, 2007 Oi pessoal ... Coloquei já há algum tempo no aqua uma Echinodorus bleheri. Notei que uma ou duas folhas estavam um pouco descoloradas na ponta. Pareciam transparentes. Assumi que já viessem assim e acabei por cortar essas duas folhas. Na quarta feira meti alguns pés de Valisnérias "twister". Hoje quando estava a olhar para o aqua reparei que há mais algumas folhas da Echinodorus que estão a ficar com as pontas descoloradas. Não sei se será por ter ficado com esta impressão mas agora já me parece que as valisnérias também estão a perder a cor. O que se pode estar a passar ? Gracias. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joe faria Publicado: Outubro 20, 2007 Share Publicado: Outubro 20, 2007 podias dizer que tipo de substrato tens? Fazes a adicao de fertilizantes liquidos? The Crypt's Place Nano Reef II nanoworld - o meu blog Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sbilly Publicado: Outubro 20, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 20, 2007 podias dizer que tipo de substrato tens? Fazes a adicao de fertilizantes liquidos? As plantas estão na zona do aqua que tem akadama. Fertilizantes ... Ainda nada. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AntraX Publicado: Outubro 20, 2007 Share Publicado: Outubro 20, 2007 As plantas estão na zona do aqua que tem akadama. Fertilizantes ... Ainda nada. Possivelmente é isso. A akadama deve tar a ficar fraquinha... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sbilly Publicado: Outubro 20, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 20, 2007 Possivelmente é isso. A akadama deve tar a ficar fraquinha... Fraquinha ??? Hum ... Mas a montagem é tão recente. E as plantas só lá estão há menos de 1 mês. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AntraX Publicado: Outubro 20, 2007 Share Publicado: Outubro 20, 2007 (editado) Fraquinha ??? Hum ... Mas a montagem é tão recente. E as plantas só lá estão há menos de 1 mês. O.o.... então se a akadama é nova... não pode ser do substrato.... iluminação como é? Ou então também pode ser elas estarem a perder as folhas para rebentar umas novas!! Editado Outubro 20, 2007 por AntraX Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Outubro 20, 2007 Share Publicado: Outubro 20, 2007 (editado) As plantas estão por certo a precisar de Macro-nutrientes,pois a Akadama o que poderá fornecer são alguns Micros,e lá mais para a frente.Se não fertilizas aconselho-te a começar.Um pouco de NPK e resolves o problema.Os micros apenas um pouco na tpa semanal. Editado Outubro 20, 2007 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sbilly Publicado: Outubro 20, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 20, 2007 O.o.... então se a akadama é nova... não pode ser do substrato.... iluminação como é? Ou então também pode ser elas estarem a perder as folhas para rebentar umas novas!! A iluminação não é muita realmente ... Tenho 2 x 40W Mas o estranho é que a rotala que lá tenho, está com uns tons avermelhados muito fixes. Dá idéia que Aquele canto do aqua é que se está a "passar". Nesta foto ainda não aparecem as valisnérias, mas estão junto ao vidro direito, por trás daquela pequena pedra. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AntraX Publicado: Outubro 20, 2007 Share Publicado: Outubro 20, 2007 A iluminação não é muita realmente ...Tenho 2 x 40W Mas o estranho é que a rotala que lá tenho, está com uns tons avermelhados muito fixes. Dá idéia que Aquele canto do aqua é que se está a "passar". Nesta foto ainda não aparecem as valisnérias, mas estão junto ao vidro direito, por trás daquela pequena pedra. Ya o zogli tem razao!! Tens falta de fertilzantes!! gogogogogogo NPK Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sbilly Publicado: Outubro 20, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 20, 2007 Ha mais um pormenor que me lembrei agora, mas penso não ser responsável pela situação ... A Echinodorus vinha com umas raizes com cerca de 10cm ... Eu cortei-as com uns 3 dedos para dar para enterrar (e mesmo assim foi complicado). Terá a ver com isso ? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AntraX Publicado: Outubro 20, 2007 Share Publicado: Outubro 20, 2007 Ha mais um pormenor que me lembrei agora, mas penso não ser responsável pela situação ... A Echinodorus vinha com umas raizes com cerca de 10cm ... Eu cortei-as com uns 3 dedos para dar para enterrar (e mesmo assim foi complicado). Terá a ver com isso ? não me parece que seja isso. Eu já não me lembro onde, mas acho que estava aqui um post no forum a falar sobre a falta de nutrientes. Aquilo tinha fotos de plantas, com as respectivas faltas de nutrientes e dizia o que precisavas de fazer. abraço P.S: Faz isso que o zogli disse, vais ver como é disso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sbilly Publicado: Outubro 20, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 20, 2007 Desde já obrigado pela ajuda. Mas só mais uma perguntinha ... (se calhar é estupida mas ...) NPK é algum produto ? Uma marca ? É que ainda nunca tinha pensado em fertilizações nem nada disso. E estou completamente a zeros. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Outubro 20, 2007 Share Publicado: Outubro 20, 2007 Olá. NPK é algum produto ? Uma marca ?É que ainda nunca tinha pensado em fertilizações nem nada disso. E estou completamente a zeros. NPK são os símbolos químicos ddesses 3 macro nutrientes: N (Azoto): Geralmente é fornecido sobre a forma de um sal de Nitrato (KNO3, por exemplo) P (Fósforo): Geralmente fornecido sobre a forma de um sal de Fosfato (KH2PO4, por exemplo) K (Potássio): Geralmente fornecido sobre a forma de um sal de Potássio (KCl ou K2SO4, por exemplo). Ao invés de dizeres que fertilizas com macro-nutrientes, podes abreviar a coisa e dizer logo NPK... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sbilly Publicado: Outubro 20, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 20, 2007 Olá.NPK são os símbolos químicos ddesses 3 macro nutrientes: N (Azoto): Geralmente é fornecido sobre a forma de um sal de Nitrato (KNO3, por exemplo) P (Fósforo): Geralmente fornecido sobre a forma de um sal de Fosfato (KH2PO4, por exemplo) K (Potássio): Geralmente fornecido sobre a forma de um sal de Potássio (KCl ou K2SO4, por exemplo). Ao invés de dizeres que fertilizas com macro-nutrientes, podes abreviar a coisa e dizer logo NPK... Cumprimentos Luís Fortunato Hum ... OK. Isto quem não sabe é como quem não vê. Então toca a comprar NPK (he, he, he) e a ver se resulta. Gracias a todos. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sbilly Publicado: Outubro 22, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 22, 2007 Tenho que voltar à carga com mais algumas dúvidas ... Andei à procura de NPK na net mas sempre que encontrei era 3 produtos em separado. Não há qualquer coisa como um "3 em 1" ? Claro que se for melhor em separado é assim que vai ser. E em termos de marcas ? Quais me recomendam ? Mais uma vez obrigado pela ajuda. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Cruz Silva Publicado: Outubro 22, 2007 Share Publicado: Outubro 22, 2007 As Echinodorus absorvem os nutrientes essencialmente pela raiz, umas barritas de substral ou outro do genero enterradas junto às raízes devem suprir bem o seu consumo de nutrientes. Quais as medidas do teu aquário? Abraços Zé Néo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sbilly Publicado: Outubro 22, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 22, 2007 As Echinodorus absorvem os nutrientes essencialmente pela raiz, umas barritas de substral ou outro do genero enterradas junto às raízes devem suprir bem o seu consumo de nutrientes. Quais as medidas do teu aquário? O aqua tem 120 x 40 x 50 NOTA : O link da signature vai para o post da montagem onde está o setup. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Cruz Silva Publicado: Outubro 22, 2007 Share Publicado: Outubro 22, 2007 Que tipo e qual o comprimento das tuas lampadas? Essa zona mais lateral tem luz a incidir directamente sobre as plantas? Por esta foto parece-me que não, se chegares a planta um pouco mais para a esquerda deve melhorar. Abraços Zé Néo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sbilly Publicado: Outubro 22, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 22, 2007 Que tipo e qual o comprimento das tuas lampadas? Essa zona mais lateral tem luz a incidir directamente sobre as plantas? Por esta foto parece-me que não, se chegares a planta um pouco mais para a esquerda deve melhorar. As lampadas devem ter 100cm. No canto onde elas estão pode haver um bocado de sombra provocado pelas tubagens do filtro (que estão aí nesse canto também). Mas tirando esse factor parece-me que em termos de iluminação é mais ou menos uniforme. Quando dizes para a esquerda é colocar em frente ao tubo do filtro ? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Outubro 22, 2007 Share Publicado: Outubro 22, 2007 Tenho que voltar à carga com mais algumas dúvidas ... Andei à procura de NPK na net mas sempre que encontrei era 3 produtos em separado. Não há qualquer coisa como um "3 em 1" ? Claro que se for melhor em separado é assim que vai ser. E em termos de marcas ? Quais me recomendam ? Mais uma vez obrigado pela ajuda. Existe o 'Plant Gro - NPK' da Hagen. 10ml para 75L fornece 3.5mg/L de NO3, 0.5mg/L de PO4 e 2.5mg/L de K. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sbilly Publicado: Outubro 22, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 22, 2007 Existe o 'Plant Gro - NPK' da Hagen. 10ml para 75L fornece 3.5mg/L de NO3, 0.5mg/L de PO4 e 2.5mg/L de K. Hum ... Nesse caso, e como o aqua é de 240lt, 30ml serviriam para o efeito. E qual a frequência com que se deve usar o Plant Gro ? E a minha maior preocupação ... Isso pode afectar os peixes de alguma forma ? Gracias. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Outubro 22, 2007 Share Publicado: Outubro 22, 2007 (editado) Hum ... Nesse caso, e como o aqua é de 240lt, 30ml serviriam para o efeito. E qual a frequência com que se deve usar o Plant Gro ? E a minha maior preocupação ... Isso pode afectar os peixes de alguma forma ? Gracias. Terás de encontrar a tua formula de fertilização adequada ao teu aquário,de modo a teres os niveis de nutrientes próximos do que é considerado o ideal.Ou seja tens de acertar com a fertilização,que varia de aqua para aqua,depende de factores como a injecção ou não de C02,quantidade de luz,etc. Depende do tipo de aqua,se tem plantas mais exigentes ou menos exigentes.Para um aqua ''low-tech'',um fertilizante que tenha tudo incluido(macros e micros) chega,adicionando semanalmente. Para um ''high-tech'' ai é melhor arranjar os Macros em separado,e o Ferro idem,sendo que os Micros estarão sempre todos juntos.Por ex. se o NO3 estiver alto a 20/25mg/l não deves adicionar o NPk,deverias só adicionar K e PO4. Mas podes fazer o seguinte se não quiseres comprar tudo em separado: começas a fertilizar 2x por semana com 20ml de NPK 1x semana 10ml de Micro+ e 1x semana 2ml de Ferro. Isto é assim por alto,depois ajustas consoante as necessidades.Mas lá está eu não sei os teus valores de NO3...Se estivessem altos era melhor usares K+PO4 da Horizonte Aquatico em vez do NPK... E não tenhas problemas com os peixes,estes produtos são indicados para aquariofilia. Editado Outubro 22, 2007 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis saleiro Publicado: Outubro 22, 2007 Share Publicado: Outubro 22, 2007 Olá Sbilly. Tenho acompanhado o teu post, mas não tenho dito nada, porque não sei como te ajudar. Desculpa-me o offtopic, mas vou-te pedir um favor: Se encontrares o NPK na nossa zona diz algo, para eu também comprar um para mim. Pode ser? Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sbilly Publicado: Outubro 22, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 22, 2007 Olá Sbilly. Tenho acompanhado o teu post, mas não tenho dito nada, porque não sei como te ajudar.Desculpa-me o offtopic, mas vou-te pedir um favor: Se encontrares o NPK na nossa zona diz algo, para eu também comprar um para mim. Pode ser? Abraço Combinado. Se bem que na nossa zona não conheço muitas lojas ... Apenas a do Sr. Oliveira (Seixal) e a do RioSul. Há uma ao lado do meu trabalho, na Gare do Oriente, mas ainda não fui lá. Mas eu vou avisando. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sbilly Publicado: Outubro 22, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 22, 2007 Terás de encontrar a tua formula de fertilização adequada ao teu aquário,de modo a teres os niveis de nutrientes próximos do que é considerado o ideal.Ou seja tens de acertar com a fertilização,que varia de aqua para aqua,depende de factores como a injecção ou não de C02,quantidade de luz,etc.Depende do tipo de aqua,se tem plantas mais exigentes ou menos exigentes.Para um aqua ''low-tech'',um fertilizante que tenha tudo incluido(macros e micros) chega,adicionando semanalmente. Para um ''high-tech'' ai é melhor arranjar os Macros em separado,e o Ferro idem,sendo que os Micros estarão sempre todos juntos.Por ex. se o NO3 estiver alto a 20/25mg/l não deves adicionar o NPk,deverias só adicionar K e PO4. Mas podes fazer o seguinte se não quiseres comprar tudo em separado: começas a fertilizar 2x por semana com 20ml de NPK 1x semana 10ml de Micro+ e 1x semana 2ml de Ferro. Isto é assim por alto,depois ajustas consoante as necessidades.Mas lá está eu não sei os teus valores de NO3...Se estivessem altos era melhor usares K+PO4 da Horizonte Aquatico em vez do NPK... E não tenhas problemas com os peixes,estes produtos são indicados para aquariofilia. Ok. Obrigado pela explicação. Assim sendo acho que vou avançar para já com o NPK (talvez o que me recomendaste se encontrar - 'Plant Gro - NPK' da Hagen). Logo vou vendo como reagem as plantas e a ver se arranjo uns testes para ver como anda a água. E mais uma vez obrigado. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts