Rickhardur Publicado Outubro 19, 2007 Publicado Outubro 19, 2007 Olá a todos e obrigado pelas indicações que me deram num post que coloquei há uns dias - ah, e é verdade, o aquário é de 20, e não de 16 litros - já melhorou um bocadito... :-D Tou a pensar em começar a comprar o material para o aquário nos próximos dias. A minha ideia era comprar o material todo e medir o PH para poder escolher os peixes e as plantas a colocar. Depois, colocar as plantas e uns peixes resistentes adequados a esse Ph para fazer o ciclo do azoto. Tenho é umas dúvidas: 1-Será que o Ph n vai mudar no fim do ciclo e depois tenho q mudar de plantas e comprar outros peixes? 2-Que peixes aconselham para fazer o ciclo: atenção que o aquário é pequeno - estou apenas a pensar em colocar meia dúzia de néons - e se eles sobreviverem n os vou deitar fora claro, portanto convém que caibam lá todos depois... 3-Para tirar o cloro da água da torneira basta colocá-la num recipiente ou garrafão aberto durante 24 horas como dizem? Ou é melhor usar produtos? E o que sugerem para colocar 20 litros de água durante 24 horas: tenho que arranjar mesmo 7 ou 8 garrafões? :-D 4-Estou a pensar em ir à loja Redfish, aqui em Lisboa. O que acham? Fiquem bem Citar
André Ribeiro Publicado: Outubro 19, 2007 Publicado: Outubro 19, 2007 Olá a todos e obrigado pelas indicações que me deram num post que coloquei há uns dias - ah, e é verdade, o aquário é de 20, e não de 16 litros - já melhorou um bocadito... :-D Tou a pensar em começar a comprar o material para o aquário nos próximos dias. A minha ideia era comprar o material todo e medir o PH para poder escolher os peixes e as plantas a colocar. Depois, colocar as plantas e uns peixes resistentes adequados a esse Ph para fazer o ciclo do azoto. Tenho é umas dúvidas: 1-Será que o Ph n vai mudar no fim do ciclo e depois tenho q mudar de plantas e comprar outros peixes? 2-Que peixes aconselham para fazer o ciclo: atenção que o aquário é pequeno - estou apenas a pensar em colocar meia dúzia de néons - e se eles sobreviverem n os vou deitar fora claro, portanto convém que caibam lá todos depois... 3-Para tirar o cloro da água da torneira basta colocá-la num recipiente ou garrafão aberto durante 24 horas como dizem? Ou é melhor usar produtos? E o que sugerem para colocar 20 litros de água durante 24 horas: tenho que arranjar mesmo 7 ou 8 garrafões? :-D 4-Estou a pensar em ir à loja Redfish, aqui em Lisboa. O que acham? Fiquem bem Boas, Bem, vamos lá ver se consigo responder a tudo: 1-O pH não deve mudar muito no fim do ciclo por isso não tens de te preocupar muito com isso. 2-Para fazer o ciclo aconselho-te uns peixes mais resistentes que os néons, como por exemplo, umas 2 corydoras. Tens muitas por onde escolher mas as mais comuns são as Aeneus, as Paleatus e as Albinas. São peixes que depois ficam, até ajudam a comer os restos de comida do areão. 3-Se puderes deixar a água num recipiente as 24horas ou mais, não precisas de pôr nenhum produto. Aqui estás a fazer alguma confusão: não podes trocar a água toda, por isso não tens de deixar os 20litros em repouso mas sim cerca de 10 ou 20%, ou seja só tens de deixar uns 5 litros. 4-Quanto à loja já la fui e gostei, até comprei la umas corydoras. Espero ter ajudado, Cumps Citar
Rickhardur Publicado: Outubro 19, 2007 Autor Publicado: Outubro 19, 2007 Boas, Bem, vamos lá ver se consigo responder a tudo: 1-O pH não deve mudar muito no fim do ciclo por isso não tens de te preocupar muito com isso. 2-Para fazer o ciclo aconselho-te uns peixes mais resistentes que os néons, como por exemplo, umas 2 corydoras. Tens muitas por onde escolher mas as mais comuns são as Aeneus, as Paleatus e as Albinas. São peixes que depois ficam, até ajudam a comer os restos de comida do areão. 3-Se puderes deixar a água num recipiente as 24horas ou mais, não precisas de pôr nenhum produto. Aqui estás a fazer alguma confusão: não podes trocar a água toda, por isso não tens de deixar os 20litros em repouso mas sim cerca de 10 ou 20%, ou seja só tens de deixar uns 5 litros. 4-Quanto à loja já la fui e gostei, até comprei la umas corydoras. Espero ter ajudado, Cumps Obrigado pelas dicas. Só há uma coisa: eu sei que quando se troca de água, só se troca uma percentagem dela. A questão é que esta é a primeira vez que vou encher o aquário, não é uma troca. Portanto toda a água terá que ser nova. Podia deixá-la no próprio aquário para perder o cloro, mas depois ia ser mais complicado para meter o areão, as plantas e a decoração... não sei... Citar
David de Jesus Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 (editado) Boas, Porque não consideras utilizar um condicionador que elimine o cloro? São baratos e simples de usar. Escusas estar a encher a cozinha de baldes de água, de futuro se quiseres podes então usar a opção das 24 horas visto o teu aquário ser pequeno. Bem, de facto os neons pra fazer o ciclo podem não ser a melhor opção, são peixes que mesmo num aquário ciclado muitas vezes há algumas baixas quando são introduzidos. As corys como disse o colega são melhor opção, um setup final de 2 corys (mais de 2 seria melhor, são uma espécie extremamente social) e 6 neons para um aqua de 20l é viável, mas não te podes descuidar nas tpa´s. Agora atenção, as corys mencionadas podem crescer até uns 7 cm, demora mas podem. Estás a pensar fazer um upgrade no futuro? É que senão as corys não serão a melhor ideia... outra boa opção para ciclar o aqua são danios zebra (Danio rerio), mas aí seriam como alternativa aos neons, são também uma espécie de cardume e bastante vistosa. Boa sorte e vai dizendo coisas do aqua. Editado Outubro 20, 2007 por termoventilador Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
gneves Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 Boas, Concordo com as corys, mas primeiro cicla o aquário durante pelo menos 2 semanas, depois sim introduz as corys. Referiste algo como "Podia deixá-la no próprio aquário para perder o cloro, mas depois ia ser mais complicado para meter o areão, as plantas e a decoração... não sei...", e que tal testares o ph da água da torneira, escolheres as plantas em função deste, e introduzires primeiro o areão e plantas no mesmo dia, enchias o aqua e depois ciclavas durante 2 ou 3 semanas e introduzias os primeiros habitantes, as corys. Na minha opinião seria o ideal. Depois basta um garrafão durante 24h para fazeres o TPA. Para essas dimensões a nível de plantas, o ideal será optares por anubias e musgo, são resistentes e não requerem muita luz. Quanto a peixes nem sei o que te diga, é pouca água, experimenta um casal de betas e as corys. Citar
David de Jesus Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 Quanto a peixes nem sei o que te diga, é pouca água, experimenta um casal de betas e as corys. Boas, Um casal de bettas é má ideia, os machos podem ser muito agressivos com as fêmeas, um único betta no entanto pode ser uma boa ideia - se for do agrado do interessado. Outro aspecto: é que ciclar um aquário sem ter lá peixes, não sendo impossível, é mais complicado. A ideia é dar início ao ciclo do azoto, para isso é necessário a presença de matéria orgânica em decomposição em quantidades regulares, ou seja, os excrementos dos peixes. É possível fornecer essa matéria orgânica, colocando alguma comida no aqua para que esta se decomponha, por exemplo, mas é um processo menos prático. Abraços. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Recommended Posts