peixe_mario Publicado Maio 7, 2004 Publicado Maio 7, 2004 :D Não se assustem, não venho perguntar a receita, até porque, já tenho o sistema que montei a funcionar. :D que consiste numa garrafa plástica ligada a uma mangueira (daquelas normais de bomba de ar) e na outra ponta uma pedra difusora. O aquário tem 40cm apenas com plantas e 2 caracois (5mm) que tenho porque vinham nas plantas e até lhes acho piada. de qualquer forma este aquário está em vias de desenvolvimento e possivelmente terá mais habitantes ainda a determinar (entre caracois ou peixes). O pessoal aqui no forum, passa a vida com tabelas de co2 com ph, etc o meu sistema garante que ao sairem as bolhas e se dirigirem para a superficie, o C02 em excesso simplesmente saí da água, para alem do mais tenho um filtro interno que movimenta a água. As minhas plantas têm um crescimento tipo explosão e os caracois andam normais. As algas formam-se como em qualquer aquário ao qual apenas elimino fisicamente as que ficam fora de estética. Duvidas: Quando vocês regulam a entrada de CO2 com uma valvula, a garrafa não vos explode simplesmente com a pressão? Onde é que põem o co2 em excesso? E como é que o reusam? A fermentação alcoolica que decorre na garrava não vos põe os peixes bebados? :D (o alcool é volatil a temperatura ambiente e facilmente se dilui na água) Quando colocar peixes ou caracois será que se aguentam nestas condições? se as plantas vivem e crescem "alegres" os peixes dos mesmos ecossistemas também o seram. Poe enquanto é só. Parecem-me duvidas bastante válidas espero as vossas respostas, Obrigado
André Nóbrega Publicado: Maio 8, 2004 Publicado: Maio 8, 2004 olá! simplesmente, não se utiliza válvula reguladora no sistema de fermentação, ou acontece o que disseste, BOOOMMMM :D . quanto ao alcool, não te preocupes com isso, as qauntidades que vão da garrafa para a atmosfera desta são muito reduzidas, as que passam da garrafa para o aquário também são reduzidas, e as que lá ficam dissolvidas muito menos, pois tens o aquário a uma temperatura "alta", o que ajuda mais aínda na evaporação do alcool. abraçlos! Categoria: Humano.
peixe_mario Publicado: Maio 8, 2004 Autor Publicado: Maio 8, 2004 TAX, então para quê tanta treta com testes e tabelas, e sabe-se lá mais o que vai nas alminhas deste pessoal? Estas de acordo que o co2 produzido é demasiado barato para nos preocuparmos com uma captura do excesso para posterior utilização e desde que seja libertado dentro de água mas com algum movimento desta, no final tudo tende para o equilibrio com a atmosfera e entretanto as plantas capturam o que querem? Teoricamente o pior momento para os peixes será de "manhã", já que as plantas produziram co2 de noite, mas que mais uma vez, a tendencia para equilibrio... Quanto ao alcool faz sentido! Se eu disse que ele seria volatil a temperatura ambiente, essa propriedade vai aumentar com o aumento da temperatura, neste caso, da água.
sergioveterano Publicado: Maio 8, 2004 Publicado: Maio 8, 2004 peixe_mario disse: então para quê tanta treta com testes e tabelas, e sabe-se lá mais o que vai nas alminhas deste pessoal? Sabes quanto ppm de co2 tens na água? Sabes que tudo o que é em excesso faz mal, por exemplo o co2. Os teste e as tabelas servem para saberes se estás a colocar as devidas quantidades de CO2, eu custumo ter 30 ppm, mas os valores que são aconselhados são entre os 10 e 25 ppm.
Nuno Silva Publicado: Maio 8, 2004 Publicado: Maio 8, 2004 Olá sergio, Usas Co2 caseiro?como é que medes os ppm? Um abraço! Nuno Silva
Visitante Publicado: Maio 8, 2004 Publicado: Maio 8, 2004 Olá Nuno Vou responder pelo Sérgio. Medes o ph e o kh. Depois consultas uma tabela com a do site que vou deixar no fim e já está. http://www.dennerle.de/ENGLISCH/Wasser/e_c...co2-tabelle.htm Brotas
caminhante Publicado: Maio 8, 2004 Publicado: Maio 8, 2004 olá também tenho a mesma dúvida que o Nuno Silva, se usar Co2 caseiro como posso medir a quantidade do mesmo que estou a introduzir dentro do aquário? A tabela apenas me indica se determinada quantidade é a ideal, não como o medir. Um abraço César
Visitante Publicado: Maio 8, 2004 Publicado: Maio 8, 2004 Como não indica a quantidade? Por exemplo se tens o ph a 7,0 e o kh a 8 então tens de CO2 25 mg/l (que é o meu caso). Se estiver fora dos parâmetros aceitáveis só tens de, para a próxima vez que fizeres a mistura, aumentar ou diminuir a quantidade de fermento para rectificares a quantidade de CO2. Há pouco tempo este assunto foi debatido aqui no forum. Este tópico continua no topo da áres de plantas: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=7232 Brotas
caminhante Publicado: Maio 8, 2004 Publicado: Maio 8, 2004 Olá Brotas obrigado por mostrares o tópico. a minha questão já está respondida Já agora, e off-topic, eu sou do Escoural Um abraço César
Recommended Posts