Jorge Veloso Publicado Outubro 19, 2007 Publicado Outubro 19, 2007 (editado) Boas a todos, Tenho um das duas corydoras com uma mazela de aspecto branco, junto a uma guelrra, e meia-volta ela faz umas piruetas para se coçar no areão. Será fungo, micose? O que devo fazer? Obrigado desde já por qualquer ajuda. Cumprimentos Editado Outubro 20, 2007 por Jorge Veloso
mrebelo Publicado: Outubro 19, 2007 Publicado: Outubro 19, 2007 Posta foto, assim acho ser muito vago para podermos analisar da melhor maneira possível...e depois com certezas te ajudar-mos...
Jorge Veloso Publicado: Outubro 19, 2007 Autor Publicado: Outubro 19, 2007 (editado) Olá, Já me tinha lembrado disso, mas a cory já é tão pequena, e a mazela que me refiro também é pequena, tenho dúvidas que numa foto se consiga perceber, vou tentar, se sair alguma foto que valha a pena eu ponho no post. obrigado de qualquer maneira. Agora vê-se um pontinho vermelho no meio da mazela branca, tirando isso, as piruetas que ela fazia para se coçar, por agora pararam, e parece comportár-se normalmente. Ela é pequenina muita gira (cinzenta ás manchas e dá uns tons de azul metalizado na zona da cabeça), tinha pena que fosse a minha primeira baixa, o aqua fez hoje 3 semanas. Cumprimentos, Editado Outubro 20, 2007 por Jorge Veloso
Jorge Veloso Publicado: Outubro 20, 2007 Autor Publicado: Outubro 20, 2007 Olá, Já me tinha lembrado disso, mas a cory já é tão pequena, e a mazela que me refiro também é pequena, tenho dúvidas que numa foto se consiga perceber, vou tentar, se sair alguma foto que valha a pena eu ponho no post. obrigado de qualquer maneira. Agora vê-se um pontinho vermelho no meio da mazela branca, tirando isso, as piruetas que ela fazia para se coçar, por agora pararam, e parece comportár-se normalmente. Ela é pequenina muita gira (cinzenta ás manchas e dá uns tons de azul metalizado na zona da cabeça), tinha pena que fosse a minha primeira baixa, o aqua fez hoje 3 semanas. Cumprimentos, Acho que está a piorar, agora meia volta fica a boiar na superfície de barriga para cima, vou lá com o dedo para vêr se está morta, e lá vai ela para baixo outra vez. Aconselharam-me fazer tratamento contra bactérias com com o baktopur da sera, mas estou relutante em meter já quimicos dentro do aqua, só têm 3 semanas... algum conselho? desfaço-me da cory? será que os outros peixes vão ficar afectados? 3 x SAE já crescidotes 2 x de fundo dourados, tipo limpa vidros (não me lembro do nome) e mais uma cory igual temp: 29~30 ph-7,5 Kh-5 Gh-8 amonia - 0 nitritos - 0 nitartos - 0 Plantas - 13 (feto de java, anúbias, ...) tronco de videira rochas avermelhadas aqua - 138 lt brutos filtro externo hydor prime20 co2 de saquetas da hydor
Luis Dias Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 Viva, Podes começar por baixar a temperatura para os 23º ou 24º. Pela descrição o problema poderá ser uma infecção ou parasitas nas guelras, podes fazer um tratamento com eSHa 2000 ou azul de metileno. Tenta arranjar um aquario hospital para o efeito. Cmprts, Luis.Dias
Jorge Veloso Publicado: Outubro 20, 2007 Autor Publicado: Outubro 20, 2007 Viva, Podes começar por baixar a temperatura para os 23º ou 24º. Pela descrição o problema poderá ser uma infecção ou parasitas nas guelras, podes fazer um tratamento com eSHa 2000 ou azul de metileno. Tenta arranjar um aquario hospital para o efeito. Cmprts, Luis.Dias Boas, Agora fiquei confuso! todas as informações que andei a pesquisar apontavam para um aumento da temperatura, tu dizes o contrário. Onde arranjo o azul metileno ou o eSHa 2000? Esse azul é uma substância de um medicamento, têm nome comercial? Um saco de plástico dentro do aqua, substitui o aqua hospital? confirmas a minha ideia de que dado o tempo do aqua não seria bom avançar já com um tratamento ao aqua? Obrigado mesmo pela ajuda!
Luis Dias Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 Boas, Agora fiquei confuso! todas as informações que andei a pesquisar apontavam para um aumento da temperatura, tu dizes o contrário. Oi, Não te confundas. 98% das corydoras conhecidas gosta de temperaturas entre os 22º e os 24º. As poucas excepções são as sterbai, grossei, adolfoi, as leucomelas e mais uma ou duas que toleram bem os 27º ou 28º. Já agora, onde viste essas informações? Onde arranjo o azul metileno ou o eSHa 2000? Esse azul é uma substância de um medicamento, têm nome comercial? Azul de metileno é... azul de metileno. Tenta ir a uma farmacia e pedir uma solução de azul de metileno a 1%. O eSHa2000 é um medicamento, que se vende em lojas de aquariofilia. Um saco de plástico dentro do aqua, substitui o aqua hospital? Nem por isso. A lojistica de tratamento torna-se complicada num saco de plastico. confirmas a minha ideia de que dado o tempo do aqua não seria bom avançar já com um tratamento ao aqua? Não. Tenta que o recurso ao tratamento e ao uso de quimicos seja MESMO o ultimo recurso. Se o resto dos peixes, não apresentar sintomas, não faças nada ao aquario. Apenas as regulares TPAs. Boa sorte, Luis.Dias
Jorge Veloso Publicado: Outubro 20, 2007 Autor Publicado: Outubro 20, 2007 (editado) Oi, Não te confundas. 98% das corydoras conhecidas gosta de temperaturas entre os 22º e os 24º. As poucas excepções são as sterbai, grossei, adolfoi, as leucomelas e mais uma ou duas que toleram bem os 27º ou 28º. Já agora, onde viste essas informações? Azul de metileno é... azul de metileno. Tenta ir a uma farmacia e pedir uma solução de azul de metileno a 1%. O eSHa2000 é um medicamento, que se vende em lojas de aquariofilia. Nem por isso. A lojistica de tratamento torna-se complicada num saco de plastico. Não. Tenta que o recurso ao tratamento e ao uso de quimicos seja MESMO o ultimo recurso. Se o resto dos peixes, não apresentar sintomas, não faças nada ao aquario. Apenas as regulares TPAs. Boa sorte, Luis.Dias Ok, obrigado Fiquei esclarecido quanto ás substancias / medicamentos. Relativamente á info sobre a temperatura, foi em vários sites, foruns, tópicos neste forum etc. Logo que possa vou arranjar um aqua pequeno para hospital, se não for a tempo para esta, dá para as próximas. já agora tive a ver os sites sobre as corydoras e descobri que há uma espécie muito semelhante ás corys que são as aspiradoras, e pelas fotos que vi são semelhantes ás minhas, fiquei com dúvidas, mas venderam-me como corys. mas também não é importante. (acho eu) Não vou deitar quimico nenhum no aqua, vou continuar a fazer as tpas semanais de +/- 30~40% subi um pouco a entrada de água para oxigenar um pouco mais, quanto à temperatura é que é mais complicado, pois mesmo com o aquecedor desligado a dificilmente baixa dos 26, a minha casa é quente! Ps: Está mesmo mal a bicha, fica postrada de lado na superfície. (que pena ) aqui vai a foto que consegui: http://bp0.blogger.com/_W4_Fb8ONM_o/RxoReE...1600-h/cory.PNG Cumprimentos Jorge Veloso Editado Outubro 20, 2007 por Jorge Veloso
Recommended Posts