Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas a todos,

Tenho um das duas corydoras com uma mazela de aspecto branco, junto a uma guelrra, e meia-volta ela faz umas piruetas para se coçar no areão.

Será fungo, micose?

O que devo fazer?

Obrigado desde já por qualquer ajuda.

Cumprimentos

Editado por Jorge Veloso
Publicado:

Posta foto, assim acho ser muito vago para podermos analisar da melhor maneira possível...e depois com certezas te ajudar-mos...

Posted Image
Publicado: (editado)

Olá,

Já me tinha lembrado disso, mas a cory já é tão pequena, e a mazela que me refiro também é pequena, tenho dúvidas que numa foto se consiga perceber, vou tentar, se sair alguma foto que valha a pena eu ponho no post.

obrigado de qualquer maneira.

Agora vê-se um pontinho vermelho no meio da mazela branca, tirando isso, as piruetas que ela fazia para se coçar, por agora pararam, e parece comportár-se normalmente.

Ela é pequenina muita gira (cinzenta ás manchas e dá uns tons de azul metalizado na zona da cabeça), tinha pena que fosse a minha primeira baixa, o aqua fez hoje 3 semanas.

Cumprimentos,

Editado por Jorge Veloso
Publicado:
Olá,

Já me tinha lembrado disso, mas a cory já é tão pequena, e a mazela que me refiro também é pequena, tenho dúvidas que numa foto se consiga perceber, vou tentar, se sair alguma foto que valha a pena eu ponho no post.

obrigado de qualquer maneira.

Agora vê-se um pontinho vermelho no meio da mazela branca, tirando isso, as piruetas que ela fazia para se coçar, por agora pararam, e parece comportár-se normalmente.

Ela é pequenina muita gira (cinzenta ás manchas e dá uns tons de azul metalizado na zona da cabeça), tinha pena que fosse a minha primeira baixa, o aqua fez hoje 3 semanas.

Cumprimentos,

Acho que está a piorar, agora meia volta fica a boiar na superfície de barriga para cima, vou lá com o dedo para vêr se está morta, e lá vai ela para baixo outra vez.

Aconselharam-me fazer tratamento contra bactérias com com o baktopur da sera, mas estou relutante em meter já quimicos dentro do aqua, só têm 3 semanas...

algum conselho?

desfaço-me da cory?

será que os outros peixes vão ficar afectados?

3 x SAE já crescidotes

2 x de fundo dourados, tipo limpa vidros (não me lembro do nome)

e mais uma cory igual

temp: 29~30

ph-7,5

Kh-5

Gh-8

amonia - 0

nitritos - 0

nitartos - 0

Plantas - 13 (feto de java, anúbias, ...)

tronco de videira

rochas avermelhadas

aqua - 138 lt brutos

filtro externo hydor prime20

co2 de saquetas da hydor

Publicado:

Viva,

Podes começar por baixar a temperatura para os 23º ou 24º.

Pela descrição o problema poderá ser uma infecção ou parasitas nas guelras, podes fazer um tratamento com eSHa 2000 ou azul de metileno. Tenta arranjar um aquario hospital para o efeito.

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:
Viva,

Podes começar por baixar a temperatura para os 23º ou 24º.

Pela descrição o problema poderá ser uma infecção ou parasitas nas guelras, podes fazer um tratamento com eSHa 2000 ou azul de metileno. Tenta arranjar um aquario hospital para o efeito.

Cmprts,

Luis.Dias

Boas,

Agora fiquei confuso! todas as informações que andei a pesquisar apontavam para um aumento da temperatura, tu dizes o contrário.

Onde arranjo o azul metileno ou o eSHa 2000? Esse azul é uma substância de um medicamento, têm nome comercial?

Um saco de plástico dentro do aqua, substitui o aqua hospital?

confirmas a minha ideia de que dado o tempo do aqua não seria bom avançar já com um tratamento ao aqua?

Obrigado mesmo pela ajuda!

Publicado:
Boas,

Agora fiquei confuso! todas as informações que andei a pesquisar apontavam para um aumento da temperatura, tu dizes o contrário.

Oi,

Não te confundas. 98% das corydoras conhecidas gosta de temperaturas entre os 22º e os 24º.

As poucas excepções são as sterbai, grossei, adolfoi, as leucomelas e mais uma ou duas que toleram bem os 27º ou 28º.

Já agora, onde viste essas informações?

Onde arranjo o azul metileno ou o eSHa 2000? Esse azul é uma substância de um medicamento, têm nome comercial?

Azul de metileno é... azul de metileno. Tenta ir a uma farmacia e pedir uma solução de azul de metileno a 1%.

O eSHa2000 é um medicamento, que se vende em lojas de aquariofilia.

Um saco de plástico dentro do aqua, substitui o aqua hospital?

Nem por isso. A lojistica de tratamento torna-se complicada num saco de plastico.

confirmas a minha ideia de que dado o tempo do aqua não seria bom avançar já com um tratamento ao aqua?

Não. Tenta que o recurso ao tratamento e ao uso de quimicos seja MESMO o ultimo recurso.

Se o resto dos peixes, não apresentar sintomas, não faças nada ao aquario. Apenas as regulares TPAs.

Boa sorte,

Luis.Dias

Publicado: (editado)
Oi,

Não te confundas. 98% das corydoras conhecidas gosta de temperaturas entre os 22º e os 24º.

As poucas excepções são as sterbai, grossei, adolfoi, as leucomelas e mais uma ou duas que toleram bem os 27º ou 28º.

Já agora, onde viste essas informações?

Azul de metileno é... azul de metileno. Tenta ir a uma farmacia e pedir uma solução de azul de metileno a 1%.

O eSHa2000 é um medicamento, que se vende em lojas de aquariofilia.

Nem por isso. A lojistica de tratamento torna-se complicada num saco de plastico.

Não. Tenta que o recurso ao tratamento e ao uso de quimicos seja MESMO o ultimo recurso.

Se o resto dos peixes, não apresentar sintomas, não faças nada ao aquario. Apenas as regulares TPAs.

Boa sorte,

Luis.Dias

Ok, obrigado

Fiquei esclarecido quanto ás substancias / medicamentos.

Relativamente á info sobre a temperatura, foi em vários sites, foruns, tópicos neste forum etc.

Logo que possa vou arranjar um aqua pequeno para hospital, se não for a tempo para esta, dá para as próximas.

já agora tive a ver os sites sobre as corydoras e descobri que há uma espécie muito semelhante ás corys que são as aspiradoras, e pelas fotos que vi são semelhantes ás minhas, fiquei com dúvidas, mas venderam-me como corys.

mas também não é importante. (acho eu)

Não vou deitar quimico nenhum no aqua, vou continuar a fazer as tpas semanais de +/- 30~40%

subi um pouco a entrada de água para oxigenar um pouco mais, quanto à temperatura é que é mais complicado, pois mesmo com o aquecedor desligado a dificilmente baixa dos 26, a minha casa é quente!

Ps: Está mesmo mal a bicha, fica postrada de lado na superfície. (que pena ;) )

aqui vai a foto que consegui:

http://bp0.blogger.com/_W4_Fb8ONM_o/RxoReE...1600-h/cory.PNG

Cumprimentos

Jorge Veloso

Editado por Jorge Veloso