Carla Publicado Outubro 18, 2007 Publicado Outubro 18, 2007 Olá Já passaram mais de dois anos desde a montagem do meu primeiro aquário marinho. O primeiro era o "Piccolo" de 56lt, o segundo era o "Jovem reef" de 120lt e neste momento montei um sistema de aproximadamente 180lt. o "Carla Reef". :-D Montagem: 5 de Outubro de 2007 Dimensões: Aqua - 100x40x45 = 180 litros brutos Iluminação: 195w totais, distribuídos por duas calhas T5 (2x39w 10.000K + 1 x39w 14.000 + 2x39w actinias) Fotoperíodo: As actinias ligam 1 hora antes e uma hora depois das brancas, num total de 10 horas de luz. (Das 11h às 21h). Das 22h às 7h ligam as moonlight Hydor Aqua color azuis Aquecimento/Refrigeração: 1 termostato jager 150W + 2 Ventoinhas Controle temperatura: Além do termóstato, tenho também um aparelho digital que me indica a temperatura. Neste aparelho estão ligadas (no verão) as duas ventoinhas para arrefecimento do aqua. Estas são accionadas assim que a temperatura sobe e desligam assim que a temperatura pretendida é atingida. Circulação: Duas Seio Wave Marea, 2400 l/h (4800 l/h no total) Escumador: Red Sea Prizm Deluxe Substrato Tipo/Quantidade: Areia viva e Aragonite, num total de aproximadamente 25kg (proveniente do sistema anterior). Rocha: 30kg Rocha Viva (20kg proveniente do nano e mais 10kg comprada a um membro do fórum). Temperatura: 26ºC Densidade:1.024 Seres Vivos: - Actualizado em 15-10-2007 Peixes: - 1 Hepatus - 2 Amphiprion Ocellaris; - 1 Zebrasoma flavescens Corais: - Capnella - Xénias castanhas - Xénias brancas - Zoanthus castanhos - Clavularia - Actinodiscus sp. - Sinularia dura - Sarcophytons (vários) - Euphyllia Invertebrados: - Vários eremitas de patas brancas, verdes e vermelhas, turbo snails, cerites, nassários e um ofiuro. - 1 Lysmata Debelius Manutenção: Trocas de 20lt. de 15 em 15 dias com água natural, reposição com Osmose Inversa + Kalk dia sim dia não. Quero ainda introduzir gradualmente Parazoanthus gracilis, 1 Plerogyra sinuosa, 1 Euphyllia ancora e entretanto mais algum que me agradar. A nível de peixes quero ainda um Goby Okinawae. :D Fotos: Montagem: Lateral esquerda: Lateral direita: Vista Frontal: Alguns corais e peixes: Zebrassoma Flavescens: Zoanthus e xénias: Actinodiscus: Aguardo os vossos comentários e opiniões, tanto a nível do aqua como do equipamento. Peço desculpa pela qualidade das fotos que não é das melhores, mas prometo aperfeiçoar-me. Cumps Carla Valentim Citar
cab Publicado: Outubro 18, 2007 Publicado: Outubro 18, 2007 Ola carla, Gosto bastante do Layout,os peixes têm ai espaço para nadarem a vontade.Eu mudava o sacrophyton de sitio,colocava mais junto ao substrato ou a meio do aquário,visto que é um coral que cresce muito. vai metendo as actualizações cumps Citar carlos basaloco reefresh 700lts
oscarwild Publicado: Outubro 19, 2007 Publicado: Outubro 19, 2007 concordo com o cab , de resto esta 5* Citar CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA
Alexandre Rodrigues Publicado: Outubro 19, 2007 Publicado: Outubro 19, 2007 Manutenção: Trocas de 20lt. de 15 em 15 dias com água natural, reposição com Osmose Inversa + Kalk dia sim dia não.Cumps Carla Valentim porque não adoptas o esquema do pinga/pinga? dessa forma consegues manter os parametros mais estáveis e sem as oscilações de introdução de tudo de uma só vez dia sim dia não. O aspecto geral é muito bonito, mostra aí uma foto mais pormenorizada desse hepatus. Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
Carla Publicado: Outubro 19, 2007 Autor Publicado: Outubro 19, 2007 Boas Obrigada pelos comentários. Em relação ao Sarco, talvez experimente em breve mudá-lo de sítio novamente, é que este sarcophyton no meu antigo aqua estava junto ao substracto e não gostou muito da ideia. Em relação ao sistema pinga-pinga é esse mesmo que eu uso. Uma garrafa com água de osmose+Kalk a pingar toda a noite, mas só dia sim dia não, pois a evaporação não é suficiente para que o faça todos os dias. Cumps Carla Valentim Citar
Pedro Conceição Publicado: Outubro 21, 2007 Publicado: Outubro 21, 2007 Ena......o aqua está a ficar bonito (mais um para eu fotografar )! Sobre a reposição de água, quando tiveres um reactor de Kalk e achares que vale a pena, posso fazer um! Basta mandar vir umas boias, comprar umas coisas de electronica e montar! :D Citar MEGA ARQUIVO
henrique de jesus Publicado: Dezembro 11, 2007 Publicado: Dezembro 11, 2007 Ola a todos Parabens tens um aquario muito bonito e simples muito bem decorado banana rock Citar Deste amigo HENRIQUE DE JESUS
Just_me Publicado: Dezembro 22, 2007 Publicado: Dezembro 22, 2007 o que me intriga mais é num aquario com 2 anos, ver todos os vidros tão limpos e ao mesmo tempo, quase tudo sem coralina...bombas, rocha, vidros, areão... quanto ao resto parecee tudo saudavel. O layout nao gosto tanto...mas gostos são gostos. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 22, 2007 Publicado: Dezembro 22, 2007 Olá. o que me intriga mais é num aquario com 2 anos Onde é que leste 2 anos...? Montagem: 5 de Outubro de 2007 Pelas minhas contas, dá pouco mais que 2 meses... Mete lá o sono em dia, que isso faz-te mal. O que a Carla disse é que está nos salgados há 2 anos... Abraço. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts