rodrigo.sales Publicado Outubro 18, 2007 Publicado Outubro 18, 2007 Boas ! Venho pedir que me tirem uma duvida ? tenho um comunitario a 4 meses e quando montei o aqua comprei alguns peixes sem estudar os mesmos nessa altura comprei um escalar e hoje ele ta com uns 8 cm, mas agora gostaria de iniciar com Discus, será que posso colocalos juntos ? eles podem se dar bem visto que colocarei 4 discus e o escalar ficará solitario ? Obrigado Rodrigo
filipegomes Publicado: Outubro 18, 2007 Publicado: Outubro 18, 2007 Boas ! Venho pedir que me tirem uma duvida ? tenho um comunitario a 4 meses e quando montei o aqua comprei alguns peixes sem estudar os mesmos nessa altura comprei um escalar e hoje ele ta com uns 8 cm, mas agora gostaria de iniciar com Discus, será que posso colocalos juntos ? eles podem se dar bem visto que colocarei 4 discus e o escalar ficará solitario ? Obrigado Rodrigo boas! em principio gente mais expert que eu vai dissipar essa tua duvida, mas na minha opiniao de quem pouco sabe podes por mais escalares pois sao peixes de cardume tal e qual ao discus e como ja deves ter lido aqui no forum depende em muito do espaço que tens no aquario para por os discus, isto é deve de ser mais de 200l julgo eu...tenta arranjar mais uns escalares e depois com os discus vais ver que nao tens problemas...embora exista pessoas que nao concordem com a junçao das duas especies porque uma pode transmitir parasitas a outra...
netmaniac Publicado: Outubro 18, 2007 Publicado: Outubro 18, 2007 Olá , sim claro que se adaptam , aliás os meus escalares até gostam da companhia dos Discus e vice versa , mas um escalar já se sente sozinho agora , devias arranjar companhia para esse , e como foi dito consoante a capacidade do aqua , aí sim no minimo 3 ou 4 Discos que tb gostam de andar juntos , mas esse escalar precisa de "amigos" .um abraço. JOse palma
nina Publicado: Outubro 19, 2007 Publicado: Outubro 19, 2007 viva Há coisa de 1 ano e meio montei um aqua para discus. Acontece que tinha um escalar, ainda juvenil noutro aqua, e foi este o 1º habitante (juntamente com uns Ls) da casa nova. Quando chegaram os primeiros 2 discus foi muito giro ver a reacção do escalar: fez uma festa. Seguia-os para todo o lado; imitava-os em tudo; se se afastava deles, corria o aqua todo até os encontrar, enfim... estava convencido que era um discu. Passados uns meses, e porque tinha pena de ele estar sosinho, arranjei-lhe companhia: comprei mais um escalar. Acabou-se o sossego do 1º: ele afinal não ele, era uma ela e a companhia que lhe arranjei é que era macho. Resumo da história: já desovaram e criaram 2 vezes; ela anda sempre escondida onde pode porque o macho anda sempre atrás dela; e a doce e pacata vida de discu acabou-se. Em relação a discus e escalares juntos, há montes de posts pelo forum sobre esse tema, porque já foi muito debatido. No entanto, há que ter atenção a 2 coisas: desparasitação e quantidade de escalares juntos . Antes os escalares devem ser bem desparasitados, porque podem ser portadores de parasitas que, não os afetando a eles, matam discus. Colocar muito poucos (1 ou 2) escalares, é que eles comem como se nunca mais fosse haver comida e comem sempre; os discus são muito mais calmos, quando chegam pode já não haver. Escalares conseguem, ao fim de alguns meses, matar discus à fome se forem muito numerosos. Saudações, Nina
netmaniac Publicado: Outubro 19, 2007 Publicado: Outubro 19, 2007 Olá , para contrariar a Nina , tenho 12 escalares gold, 1 escalar KOI adulto, 1 escalar Zebra lace adulto, 11 Escalares marmore negro gold , 1 Zebra silver , e 5 Discos juntos , além de 14 zebras , 4 botias , etc,etc,etc se quiseres podes ver o meu aqua comunitário neste post meu , coma evolução que tiveram alguns dos meus comunitários até chegar ao de 120cm de frente : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=63591 Quanto aos parasitas , bem em todos os peixes eles estão presentes , nestas 2 especies , são um pouco de tomar em conta , os escalares são mais competitivos , relativo , tenho discos muito mais agressivos na altura de comer , mas facto é o escalar é mais resistente e o Disco não é assim tanto. Ou seja se o Disco parar de comer , é sinónimo de problemas , e os parasitas tomam conta da situação , nos escalares quando chegar a isso quase sempre se salvam , os discos nem sempre , por isso há quem não arrisque , mas puro mito , não tem nada a ver , só tem a ver a selecção natural da vida, os mais fortes sobrevivem , como na natureza , desde que se mantenha as condições de qualidade de água e comida bem variada , duvido , e contesto que algum escalar prejudique os discos ou vice versa . Sendo ambos primos afastados , vivendo no mesmo habitat natural, e tendo as mesmas rotinas de acasalamento , tudo isto é um grande desafio sim , não se aconselha de inicio sem experiencia a arriscar isto , e claro tem de se perder muito tempo a observar a relação entre especies , senão haverá um ou outro escalar ou disco mais competitivo ou mais mariquinhas que pode destoar e ter problemas ou gerar problemas a outros, tenho mais de 500 escalares desde dias de vida até 10 semanas , Discos , espero hoje mesmo alguns a rabear porque começei uma aventura de tentar reproduzi-los também , de resto como todos os animais de estimação têm as suas caracteristicas próprias , precisam do nosso tempo e atenção e muita observação , em vez de ver a televisão , porque ao minimo descuido , poucas tpa´s , alimentação fraca , introdução de peixes no aqua mal feita , etc,etc,etc , os tais desafios de ser aquarófilo , é que dá o entusiasmo a este hobby .P Portanto se houver dúvidas sobre como os manter eu ajudo porque tenho sucesso com eles e mistura de especies é comigo , claro tem limites , não tenho ciclideos africanos com ciclideos americanos como é obvio , mas tenho escalares adultos com néons , tetra cardinal e rasboras arlequi e helgeni , além de zebras danio , poderiam ser petisco mas não são , porque não se dão ao trabalho de correr atrás de comida cquando a têm se esforço e em quantidade , claro que a manutenção do meu comunitário dá trabalho , mas eu gosto assim e vendem saude .um abraço. Jose Palma
José Garcia Publicado: Outubro 19, 2007 Publicado: Outubro 19, 2007 Boas eu tenho 11 Escalares juntos com dois Discus ,esses Discus foram colocados muito depois de os Escalares estarem no aqua e não tive qualquer problema . Quanto a alimentação é necessário ter cuidado , o que faço é colocar os flocos primeiro e logo a seguir granulado para os Discus e quando dou comida congelada Discus e Escalares todos ao monte para vir comer a minha mão. Como diz o netmaniac algumas coisas são simples mitos , porque as doenças também circula que as ampulárias transmitem doenças e o que posso dizer é que as tenho junto com os Escalares e os Discus e até ver nada . Podes ver aqui o meu aqua resort José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
nina Publicado: Outubro 20, 2007 Publicado: Outubro 20, 2007 Olá , para contrariar a Nina , tenho 12 escalares gold, 1 escalar KOI adulto, 1 escalar Zebra lace adulto, 11 Escalares marmore negro gold , 1 Zebra silver , e 5 Discos juntos , além de 14 zebras , 4 botias , etc,etc,etc se quiseres podes ver o meu aqua comunitário neste post meu , coma evolução que tiveram alguns dos meus comunitários até chegar ao de 120cm de frente : .png' alt=':biggn:'> Boa caldeirada! (isto é sem ofensa) Boas eu tenho 11 Escalares juntos com dois Discus ,esses Discus foram colocados muito depois de os Escalares estarem no aqua e não tive qualquer problema . Quanto a alimentação é necessário ter cuidado , o que faço é colocar os flocos primeiro e logo a seguir granulado para os Discus e quando dou comida congelada Discus e Escalares todos ao monte para vir comer a minha mão. Não tem necessariamente que haver problemas, mas que podem haver podem, e também podem ser evitados. Não quis assustar, só alertar: Os escalares devem fazer desparasitação antes de se juntarem aos discus. Vindos não se sabe bem de onde devem ser bem desparasitados pelo motivo que disse no meu 1º post. A alimentação pode ser problemática, pode. Neste momento tenho 11 escalares junto com 6 discus e nenhum deles passa fome (só não tenho é fotos ou vídeo para mostrar ),os 2 pais e 9 filhotes residuais que ainda não os dei; mas já tive 35 junto com esses mesmos discus. Aí sim, era mais complicado, mas como só havia 2 adultos... Comem todos o mesmo, como é obvio, a comida é dada em vários pontos do aqua e 3 vezes/dia. Todos eles têm os seus pontos de alimentação e a coisa corre normalmente. Mas os escalares são muito mais sôfregos e rápidos que os discus; e quando a comida é caseira nem se fala. O que é preciso é tempo e dedicação. Mas Rodrigo, claro que os podes juntar. Se deres uma voltita pelo forum encontras muita coisa e Boa Sorte Saudações, Nina
Recommended Posts