Recommended Posts

Publicado

Boas

Tenho em maos Musgo de Java e Riccia

DSC00439.jpg

e quero "relvar" o meu pequeno aquario!

Gostava de algumas sugestoes de como prender o musgo ao fundo (basta pusa-lo em cima da rocha que se vai agarar?? Como distinguir as raizes??)

Estou com medo que ao passar as plantas para o aquario, os peixes as vao comer antes que se possam ambientar :) (sei que devia ter sido ao contrario mas a ideia de criar um tapete so me surgiu depois de ter o aquario e de frequenter este forum!) Acham que consigo fazer com que os peixes nao as comam?? como??

E quanto a riccia! tenho possibilidades de prender ao fundo?? ja ouvi que era possivel, mas um pouco dificil!!

Ja agora, quais as condiçoes ideais (filtros, adubo, rochas/areao, temperatura) para o desenvolvimento das plantas??

E a velocidade a que crescem +/-???

p.s: tenho uma lampada equivalente a 60w!

Obrigado

52.gif4.gif
Publicado:

boas tarlex.

estas a falar de muitos assuntos num só topico, mas aqui vai a minha contribuição:

1º quanto à forma de plantação, e peixes a ter em consideração, ve este site

http://www.aquabrasilis.kit.net/riccia.html

além disso faz uma pesquisa q encontrarás muita informação adicional e experiencias relatadas.

2º quanto às outras condições, são dois tipos de plantas de certa forma opostas, pois o musgo é muito resistente precisando de pouca iluminação e sem fertlização (liquida, co2, etc). nestas condições ele subsiste embora cresça lentamente. se lhe deres tudo isso, crescerá bem mais rapidamente.

a riccia é bem mais exigente, precisando de forte iluminação, injecção de co2 e fertilização liquida. não te preocupes muito com o areao e substratos ferteis, pois a riccia não tem raizes e o musgo de java embora as tenha não são funcionais (rizoides).

quanto a temperatura, filtragem, rochas e demais, segue as regras normais de aquários de agua doce, que encontrarás neste forum nas devidas secções. além disso, tens sempre a opção de pesquisa.

cumprimentos

bruno mendes

" Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe."

Georg Simmel

Publicado:

muito obrigado pelo site!!

Deveras muito interesante :P

:D :D :D

Abraços

52.gif4.gif
Publicado:

Olá!

Musgo de java e riccia nao têm raizes.

A riccia é muito mais rapido que o musgo. Agora quanto tempo? depende do teu aquário... nuns cresce mais rapido noutros mais lento nao podemos generalizar, simplesmente referir qual das duas é a mais rapida.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Viva,

Já vi que as plantas chegaram em boas condições.

O musgo é mais facil agarra-lo a pedras ou troncos do que ao areão. Para isso basta agarrares num bocado de musgo e atá-lo com fio de algodão.

Quanto à Riccia, podes fazer um tapete colocando-a em cima de uma rede de plastico e atando-a com fio de pesca. Tens de ter atenção que ao contrário do musgo de java a Riccia não se agarra a nada, apenas se entrelaça uma na outra, por isso a unica coisa que a vai manter no areão é o fio.

P.S.-Se a rede de plastico boiar coloca uns grampos (fiz os meus com a própria rede) para a prender ao areão.