gmmartins Publicado Maio 7, 2004 Share Publicado Maio 7, 2004 Necessitava de aumentar um bocadinho a dureza da água do meu aqua. É que a água da torneira é super mole e portanto o pH anda sempre um bocado aos tranbolhões. Querendo ficar na mesma com uma água mole queria no entanto aumentar a dureza para aumentar assim o poder tampão. Já sei que existem productos à venda para tal e que também se pode adicionar no filtro conchas ou pedra calcária mas surgiu-me a ideia de colocar paus de giz. Aquele que se usam nas escolas para escrever no quadro. São feitos de Carbonato de Cálcio e de Talco? Deve ser bom para aumentar a dureza e dissolve-se bem na água. O problema é o talco. Acham que serve? Fará mal? Já agora... existe alguma maneira de calcular a quantidade de giz ou seja do que fôr para ficarmos com uma determinada dureza? Ou é mais ou menos por tentativa erro? Abraço Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Governa Publicado: Maio 7, 2004 Share Publicado: Maio 7, 2004 Suponho que o giz teria dois efeitos imediatos: - A água ficaria com aparência de "leite diluído" - Morte dos peixes por asfixia ... em suma, penso que não será boa ideia. :D Citar • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
peixe_mario Publicado: Maio 8, 2004 Share Publicado: Maio 8, 2004 Não me parece que seja assim, o "GIZ" tambem conhecido como gesso tem uma propriedade que é o facto de se tornar irreverssivel após o contacto com a água, como o cimento. Se estás assim tão mal porque não pões umas pedras calcarias? Já vi que és dos açores (nunca lá fui mas adorava e vou de certeza um dia destes). Aqui no continente pedras calcarias estão em todas as praias ao ponto de se aconselhar para não por destas pedras nos aquários "normais" Como é ai? Só vulcanicas? Tens outra hipotese, põe uma concha, mas daquelas já em estado fossil (para os malacologistas, significa que o animal já morreu há algum tempo e a conha andou à deriva na praia, para cá e para lá) São algumas ideias... espero ajudar, de qualquer forma para o próximo fim de semana devo ir ao mar (caça sub) se pagares os portes envio-te umas pedras calcárias do continente. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Maio 8, 2004 Autor Share Publicado: Maio 8, 2004 Pois, experimentei por um bocado de giz num copo com água e foi um desastre. Ficou tipo leite! Está completamente fora de questão. O problema é que eu não queria por pedras calcárias no aqua. Aqui nos Açores não há pedras calcárias à excepção das que se encontram nas claçadas que não são muito estéticas. A dureza da água que sai da torneira é 1. Incrivel não? Bem mas conchnhas há muitas.Acho que vou arranjar umas. Na loja informaram-me que podia pôr um bocadinho dágua do mar. 1l para 100 litros de água daria uma dureza de 10/12. O que acham? Estas porporções estão correctas? O que uso? Conchas ou água do mar? No meu aqua tenho 5 neons, 2 ramirezis, 1 pleco e 1 Coridora paleatus. Acham que a água do mar vai fazer mal? Estou a falar de água do mar que se fôr pá frente vou apanhá-la bem longe da costa para ser bem limpinha. Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
minidiogo Publicado: Maio 8, 2004 Share Publicado: Maio 8, 2004 Olá! A água do mar tem sal, as plantas em geral nao vão muito com isto e alguns peixes dão-se mal. Conchas, também nao te aconselharia, passado algum tempo elas começam-se a desfazer e matanto plantas e peixes. Adeus mini Citar Diogo Oliveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Nóbrega Publicado: Maio 8, 2004 Share Publicado: Maio 8, 2004 olá! alguns dos peixes que tens, são extremamente sensíveis ao sal, não conseguem regular muito bem a pressão osmótica do corpo. quanto ás conchas..... ACONSELHO! as conchas não vão nada matar os peixes.... podes partir a concha em pedaços e colocar no copo do filtro, assim é muito mais eficaz. abraços! Citar Categoria: Humano. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tarlex Publicado: Maio 9, 2004 Share Publicado: Maio 9, 2004 boas es de que ilha?? se fores da ilha terceira podes encontrar pedras de calcario no porto das pipas!! Cá nos açores nao ha pedras calcarias nem de sedimentaçao~ de origem de cá! é tudo a base do basalto!! ja agora, tens o resto dos testes e respectivos valores da agua da torneira??? se tiveres podias dize-los ou ate mesmo na area da conversa aquatica, num inamovivel que tem, regista-los lá!! Abraços Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Antonio Leite Publicado: Maio 9, 2004 Share Publicado: Maio 9, 2004 Eu coloquei no filtro um saco de rede com areia de fundo de aquario de agua salgada e funciona. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Maio 9, 2004 Share Publicado: Maio 9, 2004 Estás equivocado! dureza não está relacionada com efeito tampão...(directamente...) dureza são os iões cálcio e magnésio ... efeito tampão é oferecido pelos carbonatos (entre outros..mas os carbonatos são os mais importantes) como aumentar? fácil fácil! bicarbonato de sódio, um conhecido ingrediente na cozinha. Aumenta-te o sódio mas não muito...e para teres um bom efeito tampão basta 3 KH, é preciso pouco do bicarbonato de sódio. para teres uma ideia uma colher das peequenas sobe o KH em 1 unidade num aquário de 250 litros. vamos agora falar dessa água... Bem, andam aqui os marmelos do continente à procura de água RO, compram unidades de osmose para tal...e andam os gajos dos açores a queixarem-se da água macia... a malta nunca está contente com o que tem! :D há tantas espécies que preferem água macia, nem imaginas... Do amazonas e não só! Abraços! Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Maio 9, 2004 Share Publicado: Maio 9, 2004 Aumenta o KH lentamente, o choque provocado por alteração do KH (e consequentemente do pH), pode-te matar os peixes todos! Eu costumo usar o KH a 2-3... sem problemas! Abraços! Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ep Publicado: Maio 10, 2004 Share Publicado: Maio 10, 2004 Amigo Gmmartins: Dê uma olhadela neste forum , na página dois tem alguns post's meus e não só , que com certeza lhe iram dar uma boa ajuda , acho eu !http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=5452&highlight= Adeus , :D ep Citar NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Maio 10, 2004 Share Publicado: Maio 10, 2004 Aumentar o efeito tampão só conheço um bom truque bicarbonato de sódio... se tens pouco GH e queres ter plantas que gostem de meios mais mineralizados, se calhar era uma boa hipótese aumentares o GH (juntamente com o KH, usando pedras calcáreas no filtro...por exemplo), mas qualquer planta aguenta bem valores baixos de GH aliás a maior parte preferem esses valores. Outra coisa, o KH não desaparece lá porque tens o GH a 1 ou a 2...que eu conheça não há reacções que produzam tal efeito... O que é importante, é que possa existir magnésio e cálcio suficientes. com esses niveis de GH podes ter falha num ou noutro elemento. medir o GH a niveis tão baixos é complicado podes ter valores próximos de zero... se repousares a água antes de a colocares no aquário com pedra calcárea no recipiente de repouso, ou depois colocares esta no filtro (se esta pedra for CaCO3 puro, pode acontecer não ter magnésio, no entanto geralmente estas pedras tem sempre algum magnésio) , se for o caso de CaCO3 puro o melhor é também arranjar um fertilizante com algum magnésio... Isto se tiveres plantas... Abraços! Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Maio 11, 2004 Autor Share Publicado: Maio 11, 2004 Obrigado desde já pela vossa colaboração. No entanto uma dúvida persiste. Colocando bicarbonato de sódio vou aumentar a duraza carbonatada (kH) certo? Logo o pH também tende a aumentar certo? Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Maio 11, 2004 Share Publicado: Maio 11, 2004 sim... há uma relação co2-KH-pH mexendo num terá obrigatoriamente de se alterar os outros... Citar O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Maio 12, 2004 Autor Share Publicado: Maio 12, 2004 Ok já comprei bicarbonato de sódio. Vou começar a introduzi-lo bem devagarinho a ver como o sistema reage. Depois digo os resultados. Mais uma vez, obrigado pelas sugestões e explicações. Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts