Hugo RSF Publicado Maio 7, 2004 Publicado Maio 7, 2004 Vivam! Já li, não me lembro muito bem onde, que não se deve usar dois skimmers no mesmo sistema. Sinceramente não me recordo sequer da justificação para tal facto, e é por isso que coloco este post. Alguém me sabe explicar porque é que não se deve usar dois skimmers no mesmo sistema? Um tira as particulas do outro e não o deixa funcionar correctamente? É tudo tanga? Depende de outros factores? :D Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Diogo Lopes Publicado: Maio 7, 2004 Publicado: Maio 7, 2004 Olá, Nunca ouvi falar de tal teoria, mas acho que se podem usar desde que o segundo não "apanhe" a água limpa que vem do primeiro. Se estiverem em locais separados, na minha opinião deveriam complementar-se! Vamos aguardar por mais opiniões... eu pelo menos fiquei curioso! Um abraço, Diogo
Marco Madeira Publicado: Maio 7, 2004 Publicado: Maio 7, 2004 Oi... isso Hugo!! o que sempre li (teoria) e que um acaba por anular o trabalho do outro. O pessoal que experimentou isso, diz que facilmente se ve isso atraves dos copos de recolha, onde um fica vazio e outro trabalha normalmente... Mas na pratica.... nunca testei e nao te sei dizer realmente e o que acontece !! Mas a logica do Diogo `e plausivel !! Abraço...
Zé Publicado: Maio 7, 2004 Publicado: Maio 7, 2004 O que eu acho é que sendo os 2 diferentes o mais eficiente pode anular o outro mas se forem os 2 iguais (como já vi a trabalhar) eles se completam e não há problemas desde que bem posicionados como o Diogo diz Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes; cada um deles tem também uma vida que contar. Zé
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Maio 7, 2004 Publicado: Maio 7, 2004 Viva Hugo Eu já usei 2 no mesmo sistema e claro que não se anularam ; ambos enchiam os copos. Claro que se tiverem rendimentos diferentes encherão a velocidades diferentes . Também já tinha ouvido essa historia sem lógica nenhuma.Mais um mito da aquariofilia de água salgada. Cump. Rui
Hugo RSF Publicado: Maio 7, 2004 Autor Publicado: Maio 7, 2004 Ora! Devo ter lido algo errado ou percebi mal. Não interessa! Eu formulo então a pergunta de outra forma: Por exemplo, um que tem uma boa comparação (acho eu): É preferível ter 2 miniflotors ou um midiflotor? Eu sei que é difícil quantificar, mas a questão é se o 2º skimmer, vamos chamar assim, perderá eficiência naquilo que deveria escumar por haver um 1º. Faço-me entender? Eu sei que este tipo de analogias nunca funciona e existem muitas variáveis em causa, mas... ...vamos imaginar que temos 2 aquarios iguais. No primeiro temos apenas um skimmer Y, que tem uma água para escumar de X. No outro temos 2 skimmes Y, mas o que o 2º skimmer tem para escumar é X, ou seja, depois do que o 1º skimmer escumou, o 2º tem a mesma quantidade que o aquário de cima para escumar. A eficiência nos dois casos seria a mesma? Ou seja, o skimmer Y do primeiro aquário e o 2º skimmer do aquário 2, escumariam com a mesma eficiência? Deu para perceber, ou confundi todos? lol Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Marco Madeira Publicado: Maio 7, 2004 Publicado: Maio 7, 2004 Oi... Deu para perceber... e a resposta logica (preferia testar) `e nao, se os colocares de seguida !! de certeza que o segundo escumador nunca tera o rendimento/eficiencia/eficacia (o que lhe queiras chamar) depois de agua ter passado pelo primeiro !! Abraço...
Hugo RSF Publicado: Maio 7, 2004 Autor Publicado: Maio 7, 2004 Pronto, foi o que calculei Isto porque em termos percentuais, digamos assim, um escumador escumar melhor quanto mais "porcaria" tenha para escumar, certo? Agora uma última pergunta para finalizar: Pode fazer algum mal, ter 2 skimmers a funcionar? Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Marco Madeira Publicado: Maio 7, 2004 Publicado: Maio 7, 2004 nao e sim... se tiveres no sistema so sps e bom pois gostam de agua o mais limpida possivel e com baixo teor organico... se tiveres moles como xenias, sarcos, colts e ate lps... e mau porque gostam de ambientes com alguma carga organica. Para alem disso penso que sobredimensionamento de escumacao nao e muito bom, porque para alem de tirar materia organica, tambem retira muitos elementos traco (oligoelementos) Ja ouviste aquela: Tudo o que `e demais faz mal.... !! prefiro ter de menos e compensar com trocas de agua... mas tambem existem sistemas carregados de peixes (bastantes mesmo) e usam como filtracao principal o sobredimensionamento do escumador... enfim... cada cabeca sua sentrenca... hoje estou virado para os proverbios !! ... he he Abraço...
Hugo RSF Publicado: Maio 7, 2004 Autor Publicado: Maio 7, 2004 Sim, sim Marco, mas isso não está em questão. Acho que podes ter sobredimensionamentio com um skimmer e não ter com 5 (necessáriamente muito mais fracos), estou certo? Sobredimensionamento pode sempre haver, com 1, 2 ou mais skimmers. A minha questão é mais se faz algum mal ter dois skimmers. Tendo em conta isso tudo que referes. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Marco Madeira Publicado: Maio 10, 2004 Publicado: Maio 10, 2004 sobredimensionamento de escumacao nao e muito bom, porque para alem de tirar materia organica, tambem retira muitos elementos traco (oligoelementos) tendo em vista isto, pode ser mau sim... se nao repores os oligoelementos perdidos... Abraço...
Pepper Publicado: Maio 11, 2004 Publicado: Maio 11, 2004 Por acaso uso 2 escumadores no mesmo biotopo. Tens é que os pôr a ir buscar a "agua suja" ao mesmo sitio, senão corres o risco de um limpar a agua que sai do outro.
Recommended Posts