Recommended Posts

Publicado

Olá,

Venho através deste tópico pedir ajuda aos mais experientes ou aos menos experientes que percebem destas andanças, que me ajudem a fazer com que as Rotalas rotundifolias ganhem um tom vermelhinho na sua folhagem.

Gostava de saber o que estou a fazer mal. Não compreendo nem sei no que estou a falhar.

Litragem: 40 litros reais

Iluminação: 72W - 3*24 T5 HO 10.000K

CO2: Caseiro, mudado a cada 15 dias, sensívelmente. Possui uma pedra difusora como difusor.

Fertilizações: Diárias: PO4 - 0.5 ppm's; K - 5 ppm's; Fe - 3 gotas

Pós-TPA semana de 50% (20L): PO4 - 1.0 ppm's; K - 10 ppm's; Fe (H.A.) - 6 gotas; Micros (H.A) - 7 ml

Parâmetros da água do aquário: NO3 - 15 mg/l; PO4 - 2.0 mg/l; pH - 6.5

Por favor ajudem-me. O verde tornou-se super monotono no meu aquário, pretendo dar alguma côr ao mesmo.

O aquário em questão é o Glowlight Roads. Podem aceder ao tópico, bastando para isso carregar na imagem da minha assinatura.

Cumprimentos e obrigado desde já.

Publicado:

Olá Fábio.

Experimenta não fertilizar com NO3, nem com outras fontes de azoto durante uns dias. Eu vi que não fertilizas, mas se dizes que tens sempre o valor nos 15 ppm, então toma cuidado com a alimentação que dás aos peixes.

As plantas ganham a coloração vermelha mais facilmente quando os níveis de NO3 e restantes formas de azoto são escassas.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

experimenta baixar-lhe os nitratos...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá, obrigado aos dois, Luís e Pedro.

Então visto que a minha água da torneira vem com 40 mg/l, dou menos comida aos peixes e faço um espaçamento mais largo entre TPA's, ou chega-me abrandar nas doses de comida? Já agora o resto dos paramtros, podem-se manter? Ou seja, posso manter os níveis de PO4 a 2.0?

Obrigado aos dois pela paciência e dispor.

Publicado:

é, experimenta aumentar o espaço entre TPA's ou fazer TPA's mais pequenas...

ou então arranjar agua melhor...40mg/l... é um bocadito alto

Um dos constituintes indesejáveis na água potável é o nitrato (NO3-), que entra na água de profundidade (lençóis freáticos), por exemplo, por arraste de fertilizantes adicionados à terra (lixiviação). Uma vez que o composto é facilmente reduzido ao nitrito (NO2-), altamente tóxico, a sua concentração na água potável é limitada a um máximo de 50 mg/l (valor recomendado: 25 mg/l). Se este limite for excedido, o nitrato deve ser removido da água. Um método vantajoso para fazer esta remoção é a disnitrificação autotrófica, na qual os microorganismos reduzem o nitrato a azoto (N2). Para realizar esta remoção, os microorganismos necessitam, entre outras substâncias, de hidrogénio como alimento, que é convenientemente adicionado à água. O processo é caracterizado por uma redução quantitativa de nitratos, baixa formação de nitritos e amónia, baixo consumo energético e a dispensa de químicos.

retirado de:

http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9899/grupo0002_agua/2.htm

ou:

A excessiva concentração de nitratos provoca graves problemas ambientais, com destaque para a deterioração da qualidade das águas subterrâneas. Consequentemente, a saúde animal e humana é afectada, pois a ingestão excessiva de nitratos, parece estar associada ao aparecimento de cancro no aparelho digestivo e à formação de metahemoglobina no sangue devido a redução de transporte de oxigénio. Por estes motivos, o Decreto Lei 236/98 de 1 de Agosto impõe um valor máximo recomendado (V.M.R.) de nitratos na água potável de 25 mg NO3- L-1 (ou 5.6mg N-NO3-) e na água de rega de 50 mg NO3- L-1. Relativamente ao azoto amoniacal, o V.M.R. é de 0.05 mg NH4+ L-1, não estando estabelecido na legislação, nenhum limite para as águas destinadas a rega.

retirado de:

http://www.cotr.pt/informacao/web2/Papers/51.pdf

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
  • 4 semanas depois...
Publicado:

nao sabia que estes factores quimicos faziam mudar a cor das plantas, o que posso dizer é que tenho a rotala no meu aquario, tambem gosto muito dela e o k posso dizer em relaçao a côr quando tinha pouca luz no meu aquario ela sai-a verde e desde que mudei as lampadas ela começou a sair verde e vermelha. ja dei a outras pessoas a mesma planta e dei com a cor vermelha mas como a luz nao e suficiente ela volta a ficar verde, e para mim o factor luz axo k é o mais importante para a sua côr, pois quando tem menos luz e chega ao topo do aquario mais perto das lampadas elas ficam vermelhas, isto é o k que tenho reparado em relaçao a planta tanto no meu aquario como nos que tem plantado o que tenho dado

Publicado:
nao sabia que estes factores quimicos faziam mudar a cor das plantas, o que posso dizer é que tenho a rotala no meu aquario, tambem gosto muito dela e o k posso dizer em relaçao a côr quando tinha pouca luz no meu aquario ela sai-a verde e desde que mudei as lampadas ela começou a sair verde e vermelha. ja dei a outras pessoas a mesma planta e dei com a cor vermelha mas como a luz nao e suficiente ela volta a ficar verde, e para mim o factor luz axo k é o mais importante para a sua côr, pois quando tem menos luz e chega ao topo do aquario mais perto das lampadas elas ficam vermelhas, isto é o k que tenho reparado em relaçao a planta tanto no meu aquario como nos que tem plantado o que tenho dado

Olá, naybet.

Não há dúvida que a luz é um factor importante na coloração da planta, mas julgo que as fertilizações são ainda mais. (Em relação à luz o problema não é daí quase de certeza.)

Publicado: (editado)
Olá, naybet.

Não há dúvida que a luz é um factor importante na coloração da planta, mas julgo que as fertilizações são ainda mais. (Em relação à luz o problema não é daí quase de certeza.)

Fábio,

VI que colocas-te essas questão num outro post qq ao qual respondi em relação ao PO4. Tenho PO4=0.25

Fe=0.25

A luz no teu caso penso que tb será determinante, pois tens 3 T5 10000k, ou seja, em termos de espectro de luz não cobres minimamente o essencial.

Dessas 3 lampadas mantinha a 10000k, colocava uma 6500 e uma 4500 (frente para trás), assim já cobrias bem o espectro. Mesmo por cima da rotala tenho a de 6500k e ela cresce ficando com a cor bem vermelha.

Fertilizante uso o da sera que tem tudo em conjunto MG, FE, etc..... e está impecável.

Só um pormenor, tenho os nitratos elevadissimos, acima de 80mg/l e a rotala não apresenta qq problema. tb faço tpa's de 10% 3 em 3 dias.

Editado por psaudade
Publicado:
Fábio,

VI que colocas-te essas questão num outro post qq ao qual respondi em relação ao PO4. Tenho PO4=0.25

Fe=0.25

A luz no teu caso penso que tb será determinante, pois tens 3 T5 10000k, ou seja, em termos de espectro de luz não cobres minimamente o essencial.

Dessas 3 lampadas mantinha a 10000k, colocava uma 6500 e uma 4500 (frente para trás), assim já cobrias bem o espectro. Mesmo por cima da rotala tenho a de 6500k e ela cresce ficando com a cor bem vermelha.

Fertilizante uso o da sera que tem tudo em conjunto MG, FE, etc..... e está impecável.

Só um pormenor, tenho os nitratos elevadissimos, acima de 80mg/l e a rotala não apresenta qq problema. tb faço tpa's de 10% 3 em 3 dias.

Olá, psaudade.

Com o teu comentário, começo a desconfiar então da luz... e eu aqui todo tranquilo a pensar que tinha luz suficiente. Bem, luz suficiente tenho, não têm é variedade de espectros... e pronto, lá me fazem vocês gastar mais dinheiro.

Cumprimentos a todos.

Publicado:

Olá.

Permitam-me discordar das vossas conclusões.

Já mantive a planta Echinodorus tenellus, que em condições propícias ganha também uma coloração avermelhada, em 2 aquários:

Um de 37 litros com uma lâmpada PLL de 55W de 6000 K, e noutro de 17 litros com 24W PLL de 10000 K.

Em ambos a planta ganhou facilmente a tal coloração avermelhada.

Então, daqui deduz-se que o factor de ter vários espectros no aquário, não é um requerimento obrigatório para as plantas ganharem colorações avermelhadas... pode ajudar, mas daí a ser o mais importante, duvido muito.

Para mim, tal como já escrevi no início deste tópico, os factores mais importantes são: fontes de Azoto diminutas (não é a zero), muita luz (em quantidade) e micronutrientes a um nível ligeiramente superior que o normal.

Podem ver 2 fotos da planta, em aquários diferentes:

No nano de 17 litros...

Unwrapped_05_800.jpg

:(Cliquem para ver maior

No de 37 litros...

Echinodorus_tenellus_01_800.jpg

:lol:Cliquem para ver maior

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Luís, o que me está a fazer impressão é que só a Rotundifolia não fica vermelha (podes ver as outras no link do G. Roads). As minhas blyxas estão com shots vermelhos, mas a Rotundifolia tem mania que é teimosa. Nesses dois aquários tinhas o PO4 a quanto?

Abraço.

Publicado:

Olá Fábio.

O PO4, não posso dizer que seja um factor decisivo, pois ele variava facilmente.

Mas raramente ultrapassava 1 ppm. No nano já cheguei a ter carências de PO4 (é mais difícil controlar, devido ao volume diminuto de água).

Onde noto uma variação abrupta na perda de cor avermelhada nas tenellus, no aquário novo, é quando me descuido na fertilização de Micro-nutrientes. Ainda para mais, como é rocha vulcânica ao invés de Akadama, tenho de andar sempre em cima deles, para não haver desastres com as plantas :(

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado: (editado)
Olá Fábio.

O PO4, não posso dizer que seja um factor decisivo, pois ele variava facilmente.

Mas raramente ultrapassava 1 ppm. No nano já cheguei a ter carências de PO4 (é mais difícil controlar, devido ao volume diminuto de água).

Onde noto uma variação abrupta na perda de cor avermelhada nas tenellus, no aquário novo, é quando me descuido na fertilização de Micro-nutrientes. Ainda para mais, como é rocha vulcânica ao invés de Akadama, tenho de andar sempre em cima deles, para não haver desastres com as plantas :(

Cumprimentos

Luís Fortunato

Luís, carência de micros não creio que o aqua tenha, visto eu fertilizar aos domingos 7ml de micros+ (da HA)

Abraço.

Editado por Fábio Gomes
Publicado:

Olá.

Luís, carência de micros não creio que o aqua tenha, visto eu fertilizar aos domingos 7ml de micros+ (da HA)

Fábio... eu não disse que tinhas carências de micro nutrientes.

O que eu disse é que para evidenciar a cor avermelhada em certas plantas, é necessário fertilizar com quantidades ligeiramente superiores às ditas 'normais'.

Além do mais, tu dizeres que fertilizas com x ml por semana/dia de micros, não adianta muito.

Já me ouviste muitas vezes a dizer, aqui ou no MSN, que cada aquário é um caso específico. Por isso, não sei se 7 ml de Micros da HA no teu aquário é muito ou pouco...

Para teres uma ideia, eu no meu nano de 17 litros fertilizo em média 1 ml de Fe2+ da HA e 1,2 ml de TMG, por dia... que era exactamente o que eu fertilizava no Grassy Knoll que tinha o dobro da litragem, e muitas mais plantas. O que se passa então? Akadama num e no outro rocha vulcânica... para ver se as pessoas percebem que afinal a Akadama também fornece micro-nutrientes.

Abraço.

Luís Fortunato

PS: Porquê o primeiro quote? Não escrevi isso aqui neste tópico...

Publicado:

Não sei como foi ali parar aquele quote. lol

Em relação aos micros eu sei que não disseste que estava com carências, estava só a despistar essa possibilidade... mas pelos vistos não despistei. Os níveis de fertilização do teu aquário deixaram-me ainda mais confuso.

Cumps! :D