mdepina Publicado Outubro 17, 2007 Publicado Outubro 17, 2007 Estive a dar uma volta pelo Ebay e encontrei este artigo CO2 Alguém me pode explicar como é que isto funciona? Pelo que parece cria mesmo o co2, não tem co2 em garrafa. Este tipo de sisitema é fiavel? o preço não é caro comparado aos sistemas de co2 de garrafa. Alguém utiliza este sistema? Como não se vê muito suponho que tenha grandes inconvenientes, não? Citar
nunoni Publicado: Outubro 17, 2007 Publicado: Outubro 17, 2007 Olá isso funciona por electrólise. Uma corrente eléctrica separa o H2O em H2 e O; o O em isolado é muito reactivo, reage com uma placa de carbono puro que o sistema tem. Ao reagir forma CO2. É regulável regulandoa corrente, o que é óptimo; e funciona a electricidade, o que quer dizer que se liga ao temporizador das luzes, gerando CO2 só quando é necessário. Agora o problema é que ou isto é feito com uma qualidade muito boa ou gera mais problemas que outra coisa - cinzas, porcarias, os materiais estruturais desagregam-se, etc. Eu tenho, mas bom, alemão, Carbo Plus, que custa (na ebay alemã, e tendo atenção qual se compra), cerca de 90 euros. Cada placa de carbono custa mais 15. Estou muito satisfeito, não gera porcarias nenhumas, e nota-se qua as plantas andam contentes! Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
mdepina Publicado: Outubro 17, 2007 Autor Publicado: Outubro 17, 2007 Obrigado pela resposta, Quer dizer que tem de se trocar essa tal placa de carbono. A difrença de preço de um sistema destes bom e fiavél afinal não é tão grande para um sistema da botija!! Quanto tempo dura mais ou menos uma placa dessas? A longo prazo ficará mais barato mandar encher uma garrafa ou comprar placas de carbono? E fácil arranjar essas placas de carbona à venda? sem querer abusar se alguèm me puder esclarecer estas duvidas agradecia. Citar
nunoni Publicado: Outubro 17, 2007 Publicado: Outubro 17, 2007 o tempo depende da capacidade; aquilo regula-se. Se estiver no máximo (para 200l) 8h ou 10h/dia, cada placa dura uns 2 ou 3 meses; se estiver no mínimo (aquários pequeninos) dura muito mais como é óbvio; aquilo tem um indicador a dizer quando mudar. Arranjá-las não custa nada, eu mando vir directamente da firma. O sistema que eu tenho chama-se Carbo Plus, da firma Zoo Zajac, mas há outros. Em relação às botijas etc, se calhar fica um bocadinho mais caro; mas ocupa menos espaço, e é mais simples penso eu de que. EM relação ao preço, se considerares o que custa uma válvula solenóide para desligar o CO2 de botija à noite, então fica muito mais barato. Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
mdepina Publicado: Outubro 17, 2007 Autor Publicado: Outubro 17, 2007 muito obrigado pela resposta, assim que fizer o upgrade da minha iluminação tenho de por CO2 e este sistema parece-me agora uma opção a considerar seriamente. Citar
yola Publicado: Outubro 29, 2007 Publicado: Outubro 29, 2007 parece-me uma solução deveras interessante alguem com conhecimentos pode detalhar mais informação, tipo marcas e onde se compram? cumprimentos Citar
Recommended Posts