Recommended Posts

• Replies 69
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Tem radiação UV, mas também têm uma proteção para retirar os UV, senão podia ferir os peixes, as plantas e matar todas os organismos unicelulares.

Não são as lampadas HQI que retiraram essas e outras algas, do meu aquário foi sim o tipo de luz e + nutrientes.

As plantas em boas condições ganham sempre a "luta" contra as algas. A melhor forma de não ter algas é dar às plantas tudo aquilo que precisam... e na quantidade que precisam (nem +, nem -)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Boas a todos!!

COmo disse fui ao Porto e passei em duas lojas e as duas tinham esse peixe!

Uma fui na Rua Formosa e outra na Rua da Torrinha!

Abraços!!

Nuno Carvalho

Publicado:

Olá

Nuno, depois dá notícias aqui no forum como esse teu amigalhaço se está compotando.

Brotas

Publicado:

Olá Brotas!!

Como n vinha directo para Coimbra n comprei.

Mas amanha ou depois vou passar numa loja ca de Coimbra que deve ter e se tiver compro.

Abraços!!!

Nuno Carvalho

Publicado:

pessoal deixem-me discordar de quase todos aqui...

:?:

deixem de pensar que o excesso é que provoca algas!

pode ser verdade, mas há mais situações que provocam as tais lindas algas...

outra hipótese é se tiveres plantas com fartura (talvez não tenhas), deficiências num determinado elemento (potássio por exemplo), podem proporcionar um factor competitivo favoráel para essa alga (isto é um mero exemplo, na realidade não sei o que se passa).

É assim, se faltar esse elemento mesmo o nitrato em baixos niveis podem provocar algas, porquê?

porque sem potássio as plantas não crescem e não fazem as suas tarefas biológicas, assim, também não absorvem o tal nitrato.

Como há espécies de algas que nem precisam de potássio, então este ligeiro factor favorável podem tornar um determinado tipo de alga em uma tremenda peste.

lampadas a favorecer as algas?

não creio...

com a multitude de espécies de algas que existem, existe sempre um determinado tipo de alga com preferencia de um determinado espectro, é uma questão de esperar um pouco...

para mim a unica opção é dar aquilo que as plantas querem, não tentar arranjar lampadas anti-algas... estas não existem...

SAEs num aquário tão pequeno não recomendo, os peixes ficam grandes...e está na minha opinião longe da solução...

o melhor seria os tais camarões do amano.

Sinceramente a melhor abordagem é alimentar bem as plantas, não por excesso mas também não por defeito!

António Vitor

Publicado:

Por mim podes discordar à contade :lol: acho que nem discordas de mim :oops:

Condordo, mais uma vez, com tudo o que dizes :smilecolros:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

em minha opiniao todos os factores referidos contribuem incluindo exeço de alimento e de luz...

lampedas anti-algas nao quer dizer que as mate ou que nao as deixe aparecer mas sim que nao criam com tanta facilidade

isto claro na minha opiniao de leigo :smilecolros:

Publicado:

Viva,

é bom ver ppl com tanta certeza,

tal como disse em cima tenho como ideia que esta alga provêm (entre outras fontes) de troncos mal mumificados, meu caso e há semelhança do que aparece na foto.

posso ainda dizer que tenho muitas plantas no aqua e sobretudo de crscimento rápido, nas quais esta algas não tem hipotese de se fixar.

As algas são inestéticas mas tb são a prova que da qualidade da água.

26675160.img.jpg

Publicado:

olá!

as algas não podem ser provenientes de matéria orgânica pois estas são autotróficas e os orgânismos que vivem da matéria orgânica são heterotróficos.

eu tenho um conselho a dar que costuma resultar:

não se preocupem com as algas (quer dizer....... só se a situação não for catastrófica ao ponto das plantas morrerem sufocadas pela sombra destas) e dêm todas as boas condições de luz, nútrientes e CO2 e as algas vão perder a guerra.

abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

olá!

não, o tronco apenas serviu de base para o seu crescimento assim como o areão serve de base para o crescimento das plantas.

abraços!

Publicado:
Viva,  

é bom ver ppl com tanta certeza,  

tal como disse em cima tenho como ideia que esta alga provêm (entre outras fontes) de troncos mal mumificados, meu caso e há semelhança do que aparece na foto.  

posso ainda dizer que tenho muitas plantas no aqua e sobretudo de crscimento rápido, nas quais esta algas não tem hipotese de se fixar.

As algas são inestéticas mas tb são a prova que da qualidade da água.

Sergio, eu não disse que a causa era a deficiencia de nutrientes, o que tentei dizer era que poderia ser...

A malta fala sempre dos excesso e esquece-se sempre da deficiência.

Portanto não tenho certezas nenhumas...

mais uma informação:

O excesso provoca deficiência, basta haver muito nitrato e fosfato para que o potássio existente desapareça todo MAIS rapidamente, isto se tiveres muitas plantas como é o teu caso...

pode ser esse o caso..

plantas em decomposição libertam material organico, que ao longo do tempo vai-se decompondo até se transformar em substancias "comestiveis" pelas plantas/algas, mas isso leva tempo...

Publicado:
em minha opiniao todos os factores referidos contribuem incluindo exeço de alimento e de luz...

lampedas anti-algas nao quer dizer que as mate ou que nao as deixe aparecer mas sim que nao criam com tanta facilidade  

isto claro na minha opiniao de leigo :wink:

excesso de luz, ninguém que tem aquários o terá...

o problema é que com mais luz, as plantas e algas consomem as substâncias mais rapidamente, como a malta faz poucas mudas, desequilibrios acontecem mais facilmente (escassez de algumas substancias que resulta em excesso de outras ou vice-versa,etc...), portanto muita luz torna as coisas muito mais dificéis, mas excesso não acho que aconteça...

lampadas anti-algas são as lampadas que favorecem o crescimento das plantas, porque como eu tinha dito haverá sempre algas que conseguem se adaptar a qualquer lampada, portanto a maneira de não favorecer as algas é favorecer as plantas...simples não é...

não falem em lampadas inproprias para algas, procurem antes boas lampadas para plantas isso sim...

Abraços!

António Vitor

Publicado:

PPontes

Podes encontra-lo, quase de certeza, na NATANTIA, na Rua do Paraíso perto da Praça Carlos Alberto (Sabes onde é ?)

Um Abraço

Pedro

Publicado:
plantas em decomposição libertam material organico, que ao longo do tempo vai-se decompondo até se transformar em substancias "comestiveis" pelas plantas/algas, mas isso leva tempo...

plantas em decomposição descem o pH

Publicado:

olá Nc,

para as plantas em decomposição baixarem o pH de forma visivel nos testes tradicionais teriam de ser muitas plantas a serem decompostas ao mesmo tempo p/ex: deixar um aquário densamente plantado á sombra durante semanas.

abraços!

• 1 ano depois...
Publicado:

Oi,

HugoRSF, podes-me dizer quem é esse importador do Montijo???

PJ

Publicado:

os platys são muito bons comedores de algas desse tipo segundo ouvi dizer...

podias exprimentar pôr um platy ou 2 no teu aqua, se não quiseres mais peixes ou não te agradar a ideia de pôr lá platys então segue a dica dos membros que te responderam...

gosto muito dos meus peixinhos!!!

Publicado:

essa alga é conhecida como alga vermelha ( de vermelha não tem nada ) mas eu consegui a matar

Publicado:

Boas, também já postei um tópico acerca desta maldita alga.

Já agora como a mataste????

eu limitei-me a cortar tudo o que podia nas plantas, esfregar os troncos e mais mudas de água, mas ainda estou para ver se tenho o surto controlado.

Mais uma vez como as mataste??????????''

Abraço a todos , Nuno Gonçalves

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Publicado:

Comprei 12 SAE's e plantei ainda mais o aquario utilizando plantas de crescimento rapido.

Ah!! Reparo que os SAE's n comem as algas já "adultas", mas deixaram de aparecer novas algas.

Nuno Carvalho

Publicado:

12 SAE's ....o aquario deve ser bem grande... é que eles são uns peixinhos pequeninos no principio...mas teem um crescimento bastante rápido...e ficam grandotes!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me