Recommended Posts

Publicado

Boas a todos!!!

Eu tenho serios problemas com a ALGA que vos apresento na foto!

alga.jpg

O tronco esta repleto delas e as folhas mais antigas também!

O pleocu é um excelente profissional mas estas algas também não consegue eliminar.

Excesso de materia organica não me parece ser a causa pois como tenho Discus faço mudas quase diarias.

Que devo fazer para me livrar delas???

Aguardo a vossa ajuda!

Nuno Carvalho

• Replies 69
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Olá Nuno!!

Já somos dois com o mesmo problema tenho andado a lutar contra essa alga, ainda não a consegui irradicar mas com a diminução do tempo de luz e com um redutor de nitratos (acho que é NitratEx da JBL) no filtro já melhorou mas ainda não foi por completo. Vê os nitratos e também os fosfatos, pois fosfatos a mais favorece as algas.

Fica bem!

!!Portem-se bem e façam os vossos peixes felizes!!

"...só sei, que nada sei."

David Sousa

Publicado:

viva, eu tb tenho esse tipo de alga. Agarra-se a tudo :oops: até ao areão, na semano passada andei a tratar com algicida acho que diminuiu um pouco. Esta semana vou por em prática outro metodo, vou diminuir o tempo de exposição da luz e vou fazer duas mudas parciais da água. Penso que no meu caso começou precisamente no tronco, ficou certamente mal mumificado, se isto não resultar vou retira-lo e coloca-lo em água com sal durante um mês.

26675160.img.jpg

Publicado:

essas nao desaparecem a nao ser com caracois penso eu

eu tambem tive algumas devido a ter luz a mais no aqua mas reduzindo a luz elas deixam de se propagar

e so desaparecem quando essas folhas morrem

quanto as pedras,areao e troncos penso que a melhor forma e retiralos do aqua e lavalos depois ferfelos esfregalos e tornar a lavar

Publicado:

Mais uma coisa, eu tenho 3 lampadas 1 JBL Solar, 1 aqua glo e uma gro lux da Silvana, a solar e a aqua estavam ligadas 10 horas e a grolux 12, troquei e agora está solar e grolux 8 horas e aquaglo 10, isto para dizer que quando notei mais melhoras foi quando passei a grolux para menos horas, isto porque a grolux era a que fazia mais horas, li que as lampadas grolux favorecem as algas, não sei se é verdade, mas tive resultados.

Fiquem bem!

David Sousa

Publicado:

estas algas e outras apareceram no meu aqua, penso que por damasiada exposição, quando ainda estava a ciclar o aqua tinha a luz cerca de 14 horas, com a introdução de plantas de crescimento rápido pensei que iria resolver a questão, e em certa medida resolve-se só que as plantas de crescimento lento não resistem tão bem, tenho no meu aqua uma autentica floresta de egeria densa estas algas não se agarram lah. jah nos fetos o rebordo das folhas agarra imensas algas.

26675160.img.jpg

Publicado:

olá a todos!

eu também já tive indicios dessa alga no meu aquário, e como tinha ouvido que essa planta é sensivel á luz troquei as lampadas por umas novas e passadas algumas semanas estas algas desapareceram.

um peixe que come bem estas algas é o crossocheilus siamensis.

abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

viva,

jah agora por quais é que trocaste? Estas algas são sensiveis a qual luz? eu tenho duas uma sunglo e outra aquaglo de 40 w

26675160.img.jpg

Publicado:

Obrigado a todos!!

Pela minha experiência esta alga é uma praga quando há excesso da matéria orgânica. Mas como lhes disse não é o que se passa actualmente no meu aquário pois efectuo mudas de água de 40% quase diariamente.

O problema será então mesmo as horas de luz que actualmente tenho programado para 12 horas. Vou ter de diminuir.

As folhas nem é o pior pois só aparecem nas mais velhas e essas são para curtar. O problema é mesmo o tronco. :evil:

Quanto ao algicida posso dizer por experiência própria que não trás grande vantagem. Nem mesmo Permanganato de Potássio as matou (ia matando foi as plantas).

Vou experimentar camarões pois disseram-me que só óptimos comedores de algas.

Taslixado podes mostrar uma foto do peixes que referiste???

Abraços!

Nuno Carvalho

Publicado:

O problema é encontrá-lo à venda não é Nuno?

Publicado:

Boas!!

Obrigado Taslixado!!!

Brotas pelo que me lembro costumo ver muitas vezes este peixe à venda.

Amanha vou ao Porto e se vir algum vou comprar!

Abrços!!

Nuno Carvalho

Publicado:

tb vou ver se encontro esse peixe, vou retirar as zebras. uma coisa é certa as algas tem que sair nem que eu tenha que recorer a uma gillete...

26675160.img.jpg

Publicado:

Depois digam onde encontraram os meninos. Não é que eu tenha essa alga mas nunca se sabe o que vai acontecer.

Boas compras

Publicado:

acho que há numa loja no centro sul em almada, o meu problema vai ser colocar lah os ditos com o labeo, vai haver molhada na certa.

26675160.img.jpg

Publicado:

Olá Sergio

Se conseguires os peixes e os colocares no aqua, se puderes diz qual o resultado com o Labeo.

Um abraço

Obrigado

David Sousa

Publicado:

Também já ando à procura desse peixe à algum tempo. alguém sabe se há alguma loja no Porto que o costume ter?

e junta-lo com um labeo bicollor e botias? alguém já experimentou?

um abraço a todos

José Pedro Pontes

Publicado:

viva, o meu cunhado tem um labeo e um crossocheilus siamensis, e é porrada de meia noite dentro de um coco. Eu tenho um labeo juntamente com 3 boita, não tenho problemas, o botia é grande e ele abaixa a bola, acontece que tb são os unico peixes de fundo que tenho num aqua de 240 l.

26675160.img.jpg

Publicado:

eu acho que tenho um desses mas disseram que o nome era aquele que eu escrevi na mensagem acima

esperimentem na aqualopes foi la que o comprei :!::!::!:

Publicado:

Os SAE's, são também conhecidos por Raposas Voadoras. Em lojas da margem sul é mais facilmente encontrado porque um importador do Montijo costuma ter muitos...

Atenção para não serem enganados pelos falsos. Estes não são nada pacíficos, os falsos então, nem se fala.... :?:

De referir também que eles peixes são melhores (para comer algas) quando pequenos, assim que crescem e provam o sabor de flocos, artémia ou outra qualquer coisa, deixam um pouco as algas de parte... Talvês com alimentação pouco rica em vegetais eles continuem a preferir as algas...

Tenho uns quantos no meu aqua e sinceramente um pleco como muito mais massa vegetal (leia-se algas) que um SAE's ou um camarão. O "problema" dos pleco é "só" comer algas green spot.

Quanto às algas referidas pelo Nuno, também já as tive, mas desde que tenho HQI, desapareceram por completo.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

olá, estou a pensar em usar um cardume só para limpar e depois retira-los do aqua.

como é que são essas HQI dá para colocar nas calhas comuns?

26675160.img.jpg

Publicado:

Para essa resposta tão directa diria que não.

Mas com alguma bricolage é possível adaptar uma tampa para suportar HQI.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!