PauloSilva Publicado Outubro 17, 2007 Publicado Outubro 17, 2007 Boas. Vi hoje este kit UV, Kit UV RENA. Encontrei a venda numa loja aqui do norte, é de 11W e totalmente transparente. A minha questão é a seguinte, depois de ver muito bem o kit e respectivas especificações, este por sua vez não trás qualquer aviso a radiação, sendo até para colocação dentro do aquário estando assim visível. Visto que é totalmente transparente e até dá uma luz azul e tal, sera que é mesmo seguro para nos e até para os peixes e plantas ? Existe por aqui alguém que ja tenha experiências com este kit ? Abraço . Citar
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 17, 2007 Publicado: Outubro 17, 2007 os filtros uv geralmente(e que eu tenha conhecimento) nao sao colocados debtro do aqua ainda por cima, saindo a radiaçao para fora, isso mata os peixes.....e as bacterias nitrificantes.... Citar
PauloSilva Publicado: Outubro 17, 2007 Autor Publicado: Outubro 17, 2007 os filtros uv geralmente(e que eu tenha conhecimento) nao sao colocados debtro do aqua ainda por cima, saindo a radiaçao para fora, isso mata os peixes.....e as bacterias nitrificantes.... Pois, mas este é ! Até vem as ilustrações e tudo no manual . Citar
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 17, 2007 Publicado: Outubro 17, 2007 Pois, mas este é ! Até vem as ilustrações e tudo no manual . entao(penso eu) nao deve fazer grande resultado.... Citar
ZL Publicado: Outubro 17, 2007 Publicado: Outubro 17, 2007 Seguindo o link que indicaste, encontra-se a dada altura : Double protection The UV sterilizers are equipped with 2 sheaths assuring a double protection : # an internal quartz sheath allowing an optimal and stable temperature and a high level of security. # an external sheath of thick Pyrex totally proof agains U.V. rays to guarantee optimal security. Daqui pode-se pensar em concluir que, apesar de transparente, não deixa passar as radiações UV. Citar Cumps, Zé Luís
PauloSilva Publicado: Outubro 17, 2007 Autor Publicado: Outubro 17, 2007 Seguindo o link que indicaste, encontra-se a dada altura : Double protection The UV sterilizers are equipped with 2 sheaths assuring a double protection : # an internal quartz sheath allowing an optimal and stable temperature and a high level of security. # an external sheath of thick Pyrex totally proof agains U.V. rays to guarantee optimal security. Daqui pode-se pensar em concluir que, apesar de transparente, não deixa passar as radiações UV. Pois , mas sera funcional ? é que estou mesmo tentado a comprar, isto porque tambem o achei barato . Citar
Carlos Couceiro Publicado: Outubro 17, 2007 Publicado: Outubro 17, 2007 Seguindo o link que indicaste, encontra-se a dada altura : Double protection The UV sterilizers are equipped with 2 sheaths assuring a double protection : # an internal quartz sheath allowing an optimal and stable temperature and a high level of security. # an external sheath of thick Pyrex totally proof agains U.V. rays to guarantee optimal security. Daqui pode-se pensar em concluir que, apesar de transparente, não deixa passar as radiações UV. tens razao, mas ontem eu tava com um pouco de pressa e acabei por tirar ilaçoes sobre aquilo que parecia obvio, de qualquer maneira, acho que fica inestético ter uma luz dentro do aqua...mas isso sou eu... Citar
Luís Fortunato Publicado: Outubro 18, 2007 Publicado: Outubro 18, 2007 Olá. # an internal quartz sheath allowing an optimal and stable temperature and a high level of security. Sim... assim a lâmpada não está em contacto directo com a água, e no caso de haver algo que falhe (vidro rachar, ou desgaste) não tens água a passar directamente para a lâmpada. # an external sheath of thick Pyrex totally proof agains U.V. rays to guarantee optimal security. Não conheço o espectro de absorção do Pyrex, mais propriamente na região do UV-C. Mas pelos vistos, e para ser comercializado, é porque o Pyrex não deixa passar essas gamas de raios UV, prejudiciais a nós humanos. Daqui pode-se pensar em concluir que, apesar de transparente, não deixa passar as radiações UV. Sim... porquê? Porque uma coisa ser transparente, é porque não absorve (muito) na região do vísivel (vermelho a violeta, aquilo que os teus olhos vêem). Ora a radiação UV, daí o nome ultra-violeta, é invisível para os teus olhos. Há uma piada (croma) que é: De que côr é o cavalo branco de Napoleão? Branco? Não... é infravermelho Cumprimentos Luís Fortunato PS: Eu também não gostaria de ter uma lâmpada roxa-azulada à mostra perto do aquário... Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
PauloSilva Publicado: Outubro 18, 2007 Autor Publicado: Outubro 18, 2007 Olá.Sim... assim a lâmpada não está em contacto directo com a água, e no caso de haver algo que falhe (vidro rachar, ou desgaste) não tens água a passar directamente para a lâmpada. Não conheço o espectro de absorção do Pyrex, mais propriamente na região do UV-C. Mas pelos vistos, e para ser comercializado, é porque o Pyrex não deixa passar essas gamas de raios UV, prejudiciais a nós humanos. Sim... porquê? Porque uma coisa ser transparente, é porque não absorve (muito) na região do vísivel (vermelho a violeta, aquilo que os teus olhos vêem). Ora a radiação UV, daí o nome ultra-violeta, é invisível para os teus olhos. Há uma piada (croma) que é: De que côr é o cavalo branco de Napoleão? Branco? Não... é infravermelho Cumprimentos Luís Fortunato PS: Eu também não gostaria de ter uma lâmpada roxa-azulada à mostra perto do aquário... Vou compra-la, so estava com receio da segurança, mas o preço achei aceitável 130 € . Depois experimento dentro do aquário se ficar mal ponho dentro do filtro. Depois ponho aqui umas fotos . Citar
nunoni Publicado: Outubro 18, 2007 Publicado: Outubro 18, 2007 Vou compra-la, so estava com receio da segurança, mas o preço achei aceitável 130 € .Depois experimento dentro do aquário se ficar mal ponho dentro do filtro. Depois ponho aqui umas fotos . preço aceitável €130 por um UV de 9W?!?!??! O meu JBL UV-C custou €49!!!!! Novinho, e não ocupa espaço dentro do aquário! Externo, o que quer dizer que é fácil trocá-lo de aquário para aquárip consoante a necessidade. E nota que aquilo precisa de bomba de água. Já agora, pelo aspecto e pelo que diz, aquilo não é para ter dentro, mas sim fora do aquário. Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
PauloSilva Publicado: Outubro 18, 2007 Autor Publicado: Outubro 18, 2007 Já agora, pelo aspecto e pelo que diz, aquilo não é para ter dentro, mas sim fora do aquário. No manual de instruções diz que tanto é para colocar no interior como no exterior do aquário . Citar
PDI Publicado: Outubro 18, 2007 Publicado: Outubro 18, 2007 Repara la na lâmpada a ver se depois são lâmpadas fáceis de se encontrar no mercado, como e uma peça de desgaste, o melhor e saber o preço de uma de substituição. Citar Alfredo Garcia
PauloSilva Publicado: Outubro 19, 2007 Autor Publicado: Outubro 19, 2007 preço aceitável €130 por um UV de 9W?!?!??! Este de 130 € é de 11W e não 9W Citar
nunoni Publicado: Outubro 19, 2007 Publicado: Outubro 19, 2007 Este de 130 € é de 11W e não 9W pois... esse já iria para 90 euros (em lojas ebay alemãs) - continuas a querer pagar mais 50% do que vale! Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
PauloSilva Publicado: Outubro 19, 2007 Autor Publicado: Outubro 19, 2007 pois... esse já iria para 90 euros (em lojas ebay alemãs) - continuas a querer pagar mais 50% do que vale! 35% :D sem portes Citar
nunoni Publicado: Outubro 19, 2007 Publicado: Outubro 19, 2007 44%... sem portes - 40 sobre 90! De resto, eu compro tudo, menos seres vivos, comida congelada, e urgências, na ebay alemã - faço encomendas médias entre 60 e 100 euros, os portes não são grande coisa (15 euros), e poupo outro tanto relativamente ao preço de cá. E tenho muita pena de não poder comprar os peixes lá - as lojas têm em geral peixes com uma qualidade fantástica, que aqui é muito difícil de conseguir, e só a preços absurdos. Isto começa nos peixes triviais, por ex. os guppies enfezados que aqui se vêm lá nem para comida de ciclídeos serviam! E não estou a fazer a cantiga do tuga coitadinho, apenas a constatar um facto triste. Mas isto pertence ao "conversa aquática" - peço desculpa Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
Recommended Posts