Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Vou brevemente adquirir um aquário de 450l, onde gostava de por Discus e bastantes plantas.

A questão que se põe, é que o aquário já vem com tampa e como tal não posso por aquelas luzes "xpto", e estou preocupado em relação às plantas que lá poderei por... a não ser que consiga montar lá outro tipo de luz, mas sem tirar a tampa

Queria por bastantes plantas, se possível um "tapete relvado" e em relação às outras apenas queria que não fossem muito exigentes em termos de luz, porque em relação a nutrientes, penso que não será problema. Também gostava de por Co2.

Como de plantas percebo muito pouco, queria-vos pedir ajuda...

Sendo assim, que substracto devo por? (leia-se substracto fértil, porque o areão será preto)

Que plantas posso por, sabendo que à partida (ainda vou tentar arranjar outra solução) a tampa só tem 2 lâmpadas de 150cm de 54w?

Sabendo que os Discus querem temperaturas da ordem dos 30ºC, preciso de plantas que se dêm com este tipo de temperatura...

Já agora, qual o melhor lugar para as adquirir?

Muito obrigado pela vossa ajuda!

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Publicado:

Olá,

Básicamente é isto, ou compras o material necessário às plantas que queres, ou adaptas as plantas possíveis ao aquário que queres. Óbviamente se queres ter um aquário plantado com muitas plantas e se calhar algumas exigentes como podem ser as de tapete, o aquário terá de ter um pouco mais de luz. Em principio cerca de 200 Watt devem chegar para quase tudo.

Não vejo grande lógica em comprar um aquário que sabes à partida que não vai satisfazer as tuas necessidades, mas na secção do DIY tens alguns projectos interessantes de alterações de iluminação. Suponho que o aquário terá 50cm ou mais de altura, deverás usar lampadas T5 ou HQI.

Com muito poucas excepções, Co2 será sempre necessário.

Como substrato fértil, terás uma grande variedade à escolha em lojas especializadas.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
Olá,

Básicamente é isto, ou compras o material necessário às plantas que queres, ou adaptas as plantas possíveis ao aquário que queres. Óbviamente se queres ter um aquário plantado com muitas plantas e se calhar algumas exigentes como podem ser as de tapete, o aquário terá de ter um pouco mais de luz. Em principio cerca de 200 Watt devem chegar para quase tudo.

Não vejo grande lógica em comprar um aquário que sabes à partida que não vai satisfazer as tuas necessidades, mas na secção do DIY tens alguns projectos interessantes de alterações de iluminação. Suponho que o aquário terá 50cm ou mais de altura, deverás usar lampadas T5 ou HQI.

Com muito poucas excepções, Co2 será sempre necessário.

Como substrato fértil, terás uma grande variedade à escolha em lojas especializadas.

Obrigado pelas dicas!

Já agora só mais uma questão:

- Onde poderei ter acesso a uma "lista" de plantas "pouco exigentes" em termos de luz?

E onde as poderei comprar? Sou de Aveiro, e cá não temos grande coisa...

Obrigado

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog

Publicado:

Quase todas as que se vendem na Ornimundo não são exigentes, mais lojas em Aveiro não conheço.

Evita as vermelhas, de tapete talvez a marsilea hirsuta ou a eleocharis acicularis, mas não sei se resultará apenas com essa luz.

Para além das habituais pouco exigentes como as Cryptocorine, as Anubias, musgos e Fetos penso que com essa luz conseguirás manter a grande maioria das echinodorus, que serão das plantas mais apropriadas para ter com discus.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
Quase todas as que se vendem na Ornimundo não são exigentes, mais lojas em Aveiro não conheço.

Evita as vermelhas, de tapete talvez a marsilea hirsuta ou a eleocharis acicularis, mas não sei se resultará apenas com essa luz.

Para além das habituais pouco exigentes como as Cryptocorine, as Anubias, musgos e Fetos penso que com essa luz conseguirás manter a grande maioria das echinodorus, que serão das plantas mais apropriadas para ter com discus.

Muito obrigado mais uma vez, José!

A Ornimundo tem plantas de mês a mês, quase... mas vou lá passar para ver.

Muito obrigado mais uma vez e já agora, sem ser em Aveiro, conheces alguma coisa no Porto ou Coimbra?

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog

Publicado: (editado)

Já agora, e desculpem mais uma vez...

Andava aqui a ver o site da aquaristic, e uma vez que vai haver uma encomenda para aqui perto da minha zona, estava a pensar mandar vir substracto fértil.

No entanto fiquei baralhado...

Vejam estes 3 links e digam-me por favor qual dos produtos acham melhor.

Se não gostarem de nenhum digam pf... mas acho que na aquaristic só há estes ;)

Entre isto:

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/2bb...NT%20SUBSTRATE/

e isto:

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/2bb...uaBasis%20plus/

e isto:

http://www.aquaristic.net/jbl-proflorastart-200.html?lang=1

Obrigado!!

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site