Comportamento Neons


Nuno Silva

Recommended Posts

Ola,

 

Adquiri ha poucos dias 10 neons bem saudaveis ainda de tamanho médio, uns já maiores outros ainda pequenos. O que me intriga é o seu comportamento já que passam o dia todo a andar á pancada uns com os outros. Tenho dois que já têm de se esconder senão ficam sem o resto das barbatanas. Pensei que fossem pacificos e andassem todos juntos mas afinal querem é comida e pouca confiança :wink:

 

Se alguem tiver uma explicação lógica eu agradeço

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se alguem tiver uma explicação lógica eu agradeço

 

Estranho... face a essa descrição coloco três hipóteses:

 

- Não são de facto néons ou...

- Estão num aquário com (muito) pouca litragem ou...

- Não são tão saudáveis quanto parecem......

 

É a primeira vez que vejo relatarem algo assim.

 

:shock:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é estranho,

 

mas:

 

a litragem é mais que suficiente

Se são saudaveis... parecem-me

Claro que são neons, quem n os conhece? :shock:

 

Olho para o aqua e lá andam eles uns para cada lado...

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

a mim não me parece assim tão estranho. Também tenho néons (alguns gordos que nem tordos :shock: ), e de vez em quando alguns também se envolvem em pequenas brigas (sempre entre dois), mas logo a seguir volta tudo á normalidade sem nenhum se afastar ou esconder. Já pus a hipótese de serem casais a cortejarem-se mas não tenho forma de confirmar pois não se consegue distinguir o macho da fémea.

Eu não me preocuparia muito com isso.

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não me preocuparia muito com isso.

 

Discordo. O colega Nuno Silva referiu que "dois (...) já têm de se esconder senão ficam sem o resto das barbatanas", o que é no mínimo preocupante. Disputas entre alguns membros do cardume, é perfeitamente normal, mas néons lutarem de modo a causarem este tipo de lesões, nunca tinha registado nada do género.

 

Já agora, por curiosidade, em quantos litros eles estão inseridos?

 

Apenas posso deduzir que seja stress devido ao transporte recente para uma nova casa.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tenho Neons desde que me lembro de ter aquario, e nunca vi nada de violencia entre eles..são todos muito pacificos..

 

 

RJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Eles estão num aqua de 80cm deve ter cerca de 70 litros reais e é densamente plantado mas com bastantes abertas para eles poderem nadar bem.

 

O comportamente continua igual, as vezes andam mais juntos, principalmente se eu for mexer no aqua, eles assustam-se e juntam-se. Nos outros dias andam bastante separados e os comflitos dois a dois é constante.

 

Não sei se será stress mas duvido. Eles já vieram á uma semana, tem um aqua com optimas condições para eles e quase não têm parceiros no aqua. QUE RAÇA MALUCA

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POis... os néons são realmente pacificos para outros peixes, mas entre si são extremamente agressivos. Agora, em situações de perigo eles formam imediatamente cardume, ou seja é possivel que na presença de pessoas eles se juntem e se tornem mais pacificos entre si, mas nada impede que em outras situações eles manifestem novamente o seu comportamento agressivo.

 

Do que tenho observado em diversos aquários, sobretudo em pequenos cardumes costumam acontecer mais casos de lutas.

 

Abraços

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é isso aí,

 

eles quando eu vou mudar a agua juntam-se todos é bem engraçado, formam logo cardume mas depois mais tarde eles são bem mauzinhos uns para os outros. Mas até agora nenhuma baixa!

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

A explicação para isso acontecer é simples: são machos a lutar pelas fêmeas...

Repara se os peixes que lutam são mais magros que os outros (machos), e os pacíficos são gordinhos (fêmeas). Quando tive néons, há alguns anos atrás, os machos lutavam entre si e depois o "vencedor" nadava atrás das fêmeas para as cortejar. Por vezes conseguia "agarrar" uma fêmea que o seguia para um canto do aquário, onde desovavam.

Esse comportamento é óptimo pois indica que os peixes não estão stressados. :P

Quanto a ficarem sem barbatanas, a solução é arranjares muitas plantas compactas (elódeas, cabombas e miriófilo) para os peixes feridos se esconderem...e os casais formados desovarem.

Boa sorte.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Amigo!!!

 

Tenho neons tambem, de vez em quando rola briga sim...mas não se matam como vc mencionou.

Como esta o PH da sua agua???

talvez eles estejam com algum stresse, talvez do transporte quando eles vieram ou seu aqua.....uma vez eu reparei um comportamento estranho dos Neons, eles estavam correndo um do outro...verifique primeiro o PH...estava alcalino..bingo...fiz amanutenção necessaria e quando ficouneutro paraacido..eles voltaram anadar juntos...

 

um abraço Girotto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Girotto,

 

Eu não disse que eles se matavam... ainda tenho os 10!!!

A minha água está ácida e se é boa para os discos também deve ser para os neons mas eu n excluo a possibilidade de realmente este comportamento ser causado por algum factor ou da água ou externo como o stress. Mas n me parece...

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais