Disputas Territoriais Após Alteração Do Hardscape


Recommended Posts

Boas,

 

A situação é esta: aqua de 80L com três jóias e com o domínio territorial bem definido. Acontece que sempre que faço TPA'S ou mudo um pouco (bastam mudanças minimas) o hardscape la voltam os peixes a guerrear pelo território. Desta vez coloquei umas plantas e ja andam às "danças" É normal? é que o "dono" do aqua acaba inevitavelmente por ser o mesmo. Não sei se é comum noutros ciclídeos mas no caso dos meus jóias acontece sempre.

 

Cumps,

Luis Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 80 litros conseguires manter três Hemichromis sem se matarem já é muito bom...

Deverias tentar formar um casal e tirares o excedente...

É que se começam a criar (partindo do principio que tens os dois sexos no aquário) desgraçado do terceiro peixe...

 

Boas,

 

A minha ideia sempre foi essa, mas até agora não tem formado casal (e eles já tem aí uns 7/8cm). Morfologicamente não vejo grandes diferenças entre os três, pelo que começo a desconfiar que so tenho machos ou femeas.

 

Cumps,

Luis Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo que tenhas um macho e uma fêmea é importante não esquecer que poderão não ser necessariamente "casal". Nos Krib's, a fêmea é que escolhe o macho por isso se não lhe agradar jamais irão reproduzir-se.

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora...

Ao certo que espécie é?

Acho muito fixe a malta manter esses ditos "peixes comuns" que se têm vindo a perder...

Qualquer dia não temos quem mantenha Joias ou Kribensis ou Nigros...

Boa sorte com a formação de casal :)

 

Boas,

 

Boa pergunta, mas não sei qual a espécie que tenho. Isto partindo do principio que são todos da mesma :) Pelo que tenho lido à aí umas 5 ou 6 espécies de Hemichromis e as informações e imagens que tenho visto não são coerentes umas com as outras.

 

Na maior parte das lojas (zona de lisboa que é o que eu conheço) vendem este peixes simplesmente por ciclídio jóia ou peixe jóia, agora a espécie duvido que eles saibam ao certo.

 

Na ornimundo da Gare do Oriente vi uns rotulados como Hemichromis Liffallili mas tanto estavam lá os vermelhos como os turquesa que eu nem sei se serão duas variadades da mesma espécie e o Sr. que lá estava disse-me muito convicto "os peixe jóia são os Hemichromis Liffallili", nem argumentei porque percebi logo que não ia levar a lado nenhum.

 

Os que eu tenho comprei no saldanha (+- na casal ribeiro, sempre la comprei os meus peixes e sempre me dei por satisfeito, isto já lá vão uns 10 anos) e lá tens os ciclídeos africanos todos misturados e todos ao mesmo preço (3.50€), sem grande variedade é verdade, mas não há ca nomes ciêntificos para ninguém.

 

Pela observação dos meus peixes ate acredito ser possível ter mais de uma espécie de jóias. Não sei, é esperar e rezar para que formem casal para que o aqua fique so para eles.

 

Cumps,

Luis Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Há muita malta com Hemichromis sp. fmbij2004 de Bijagós ( http://galerias.escritacomluz.com/dbcm/APC23/ach ), que possivelemente te arranjaria um casal. E devolvias esses 3 que não estão bem identificados a uma loja.

 

E ficavas com uma espécie, que foi trazida para cá e difundida por aquariofilistas portugueses :roll:

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Há muita malta com Hemichromis sp. fmbij2004 de Bijagós ( http://galerias.escritacomluz.com/dbcm/APC23/ach ), que possivelemente te arranjaria um casal. E devolvias esses 3 que não estão bem identificados a uma loja.

 

E ficavas com uma espécie, que foi trazida para cá e difundida por aquariofilistas portugueses :twisted:

 

Um abraço

 

E será que as lojas aceitam ficar com 3 Jóias já com 7 cm?

 

São os do teu avatar?

Tens mais fotos?

 

Boas,

não são os da foto. Os meus estão aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=71313

 

apesar de serem fotos antigas, tenho algumas mais recentes que depois coloco

 

Cumps,

Luis Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais