Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Montei 5ª feira passada um aquário salgado (o meu 1º) e entretanto adicionei para além do equipamento, areia e rocha viva. Enquanto tentava adequar o layout vi nas rochas (e passado pouco tempo na areia) vários carangueijos.

Numa das rochas ouvi barulho do tipo que já vi descrito como feito pelos mantis, assustei-me e toca de dar banho de água doce e tentar ver bem a rocha e ... Apesar das patas algo desporpocionadas era um carangueijo, na tentativa de o apanhar para o tentar identificar matei-o e deitei fora "um cacho de ovos" que estava nessa mesma rocha. Não voltei a ouvir barulho.

Fiquei na dúvida sobre se seria normal junto com a rocha viva virem carangueijos (5 e de várias espécies) terá a ver com o "processo de cura" dessa rocha não estar concluído?

Uma outra dúvida, os carangueijos e seus ovos conseguem sobreviver ao ciclo do aquário?

As minha desculpas por não remeter fotos. Em breve remeto setup e vou tirar e divulgar umas fotos ao aqua, até porque depois de 2 noitadas de volta do aqua não tenho agora muito que fazer com ele nos próximos tempos.

Cumprimentos a todos

Miguel Pereira

Publicado:

Antes de mais, bem vindo ao mundo dos salgados!

Sobre os carangueijos, é normal virem alguns! Eu já tive um no inicio e consegui apanhá-lo! Normalmente são carangueijos que não são reefsafe, por isso é retirar dos aquas, senão comem corais e podem atacar peixes!

Normalmente os carangueimos sobrevivem à maturação do aqua!

Publicado:
Antes de mais, bem vindo ao mundo dos salgados!

Sobre os carangueijos, é normal virem alguns! Eu já tive um no inicio e consegui apanhá-lo! Normalmente são carangueijos que não são reefsafe, por isso é retirar dos aquas, senão comem corais e podem atacar peixes!

Normalmente os carangueimos sobrevivem à maturação do aqua!

Obrigado Pedro, pelas boas vindas e pela resposta. Sei que tenho pelo menos mais 2 mas estão difíceis de apanhar...

No aqua 90x45x50 tenho 36kg de areia viva e 20kgs de RV. Será suficinente ou estou curto de RV?

Setup

Aquário - 90x45x50, Montagem dia 11 de Outubro

Sem Sump

2 Bombas Koralia (2 e 3)

Escumador hang-on p/a aquas 400lts

Calha de Iluminação 200w

1 Termóstato 200W

36kgs Areia Viva

20Kgs Rocha Viva

Publicado:
Obrigado Pedro, pelas boas vindas e pela resposta. Sei que tenho pelo menos mais 2 mas estão difíceis de apanhar...

No aqua 90x45x50 tenho 36kg de areia viva e 20kgs de RV. Será suficinente ou estou curto de RV?

Setup

Aquário - 90x45x50, Montagem dia 11 de Outubro

Sem Sump

2 Bombas Koralia (2 e 3)

Escumador hang-on p/a aquas 400lts

Calha de Iluminação 200w

1 Termóstato 200W

36kgs Areia Viva

20Kgs Rocha Viva

Se colocares mais 20Kg de rocha viva não fazia mal nenhum, ou coloca rocha morta, se já tens 20 da viva!