Ehiem 2217


mpguerreiro

Recommended Posts

Boas pessoal...

Comprei um 2217 para o meu aqua de 120cm (+-250L brutos) com Discus!!

A minha duvida é se o 2217 sera muita fruta... ou seja... se provoca demasiada corrente para os Discus!!! o que dizem?!

E virando a saida de agua directo para o vidro?

Sera que o 2217 é amigo dos Discus?!!!

Pergunto isto pois noto muita corrente! a minha ideia seria de juntar o 2217 com um que ja tinha (ehiem 2224) mas acho que apenas o 2217 chegara e nao sei se sera de mais!!

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aqua de 250 L o 2215 chegava e sobrava, mas se tens o 2217 podes sempre cortar o fluxo à saída com as torneiras. Ainda assim acho que fizeste bem em investir num filtro com uma maior recuperação de àgua relativamente à litragem real do aqua, aliàs, é algo que recomendo porque a àgua se mantèm sempre cristal e como está em constante renovação evitam-se problemas maiores com algas.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te vou dizer que não vai prejudicar o filtro em si porque isso não sei, contudo, se as torneiras lá estão não será apenas para cortar a saída de àgua quando se faz uma limpeza ao filtro; elas existem também para se ajustar o fluxo de àgua às dimensões do aqua e imagina como seria se todos os filtros trabalhassem sempre com o fluxo màximo...

 

Eu corto o fluxo de àgua à saída de um 2213 que tenho, devido às dimensões do aqua e para maximizar a acção de uma UV de 9 watt - nunca notei qq alteração no rendimento do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te vou dizer que não vai prejudicar o filtro em si porque isso não sei, contudo, se as torneiras lá estão não será apenas para cortar a saída de àgua quando se faz uma limpeza ao filtro; elas existem também para se ajustar o fluxo de àgua às dimensões do aqua e imagina como seria se todos os filtros trabalhassem sempre com o fluxo màximo...

 

Eu corto o fluxo de àgua à saída de um 2213 que tenho, devido às dimensões do aqua e para maximizar a acção de uma UV de 9 watt - nunca notei qq alteração no rendimento do filtro.

 

Obg pela dica Joe2... ;)

Mas acabei agora mesmo de dar a volta a coisa, ao menos por agora que nao tenho torneiras...

No tubo de saida de agua alarguei um pouco mais os furos e ao mesmo tempo furei o tubo de um lado ao outro... ou seja alem de ter aumentado um pouco o diametro dos mesmos agora passam a ser o dobro ;) e parece que da resultado!! vamos la ver...

Quando arranjar torneiras logo se ve...

Ja agora Joe2... aconselhas a metero a saida de agua no fundo do aqua ou na lateral?!!

 

CUmp. e obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obg pela dica Joe2... ;)

Mas acabei agora mesmo de dar a volta a coisa, ao menos por agora que nao tenho torneiras...

No tubo de saida de agua alarguei um pouco mais os furos e ao mesmo tempo furei o tubo de um lado ao outro... ou seja alem de ter aumentado um pouco o diametro dos mesmos agora passam a ser o dobro ;) e parece que da resultado!! vamos la ver...

Quando arranjar torneiras logo se ve...

Ja agora Joe2... aconselhas a metero a saida de agua no fundo do aqua ou na lateral?!!

 

CUmp. e obg

 

Boas acho que já vim tarde para te ajudar... mas resolvias a questao comprando 1 extensão da flauta..... eu tenho um pro3 q faz 1850L/H e cortsegui eliminar a corrente feita pela brutidade do filtro aumentando a flauta...

 

Outra cena nunca se deve cortar o fluxo ao filtro pois ao fazerem isso estão a esforçar a bomba.... e correm o risco de estragar a bomba..

 

Podes passar pela loja de vanicelos ou entao a da praça do brasil que eles tem isso, e nao é mt caro...

 

CUMPS

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora deixo aqui o que eu fiz. Meti um tubo d pvc, daqueles usado para esgotos de arcondicionado a todo o comprimento do aquario, ou seja +-1,20cm.

E fiz fuos com espço de +-5cm.

Mas os furos fiz da seguinte maneira. O lado onde entra o tubo do filtro com furos grandes e os forum vao aumentando consuante a distancia..funciona muito bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora deixo aqui o que eu fiz. Meti um tubo d pvc, daqueles usado para esgotos de arcondicionado a todo o comprimento do aquario, ou seja +-1,20cm.

E fiz fuos com espço de +-5cm.

Mas os furos fiz da seguinte maneira. O lado onde entra o tubo do filtro com furos grandes e os forum vao aumentando consuante a distancia..funciona muito bem.

 

Mas assim deita mais água do lado onde entra o tubo, né? Não seria melhor o contrário para deitar mais ou menos a mesma qunatidade de água por todo o comprimnto do aqua?

 

cumps

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas assim deita mais água do lado onde entra o tubo, né? Não seria melhor o contrário para deitar mais ou menos a mesma qunatidade de água por todo o comprimnto do aqua?

 

cumps

 

exatamente. desculpa, enganei-me. o lado de entrada de agua tem furos mais pequenos e vao aumentando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exatamente. desculpa, enganei-me. o lado de entrada de agua tem furos mais pequenos e vao aumentando.

 

Ok.

A idéia do tubo de pvc é boa e sei que funciona. Para quem quer pouca agitação na água é uma óptima hipótese. Além disso se tiver um fundo escuro a flauta fica bem disfarçada.

 

cumps

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

A idéia do tubo de pvc é boa e sei que funciona. Para quem quer pouca agitação na água é uma óptima hipótese. Além disso se tiver um fundo escuro a flauta fica bem disfarçada.

 

cumps

depende do tubo. o tubo que eu tenho é daqueles de cor beje..:S

nota-se um bocado.podes ver aqui

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...2&hl=mulato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fazias bem em meter a flauta de saída de agua numa das laterais, enquanto que o tubo que capta a àgua será colocado na lateral oposta. É assim que faço para os meus aquas.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende do tubo. o tubo que eu tenho é daqueles de cor beje..:S

nota-se um bocado.podes ver aqui

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...2&hl=mulato

 

Sim, nota-se um bocado, mas não tens fundo nenhum.

Se eu fosse a ti metia um fundo escuro e trocava o tubo por um preto, ficava melhor e de certeza que mal se via.

De resto está muito giro.

 

cumps

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fazias bem em meter a flauta de saída de agua numa das laterais, enquanto que o tubo que capta a àgua será colocado na lateral oposta. É assim que faço para os meus aquas.

 

cumprimentos

 

Esta parece-me uma óptima idéia tb, o único senão é que fica um pouco mais visível...

 

cumps

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, nota-se um bocado, mas não tens fundo nenhum.

Se eu fosse a ti metia um fundo escuro e trocava o tubo por um preto, ficava melhor e de certeza que mal se via.

De resto está muito giro.

 

cumps

 

se vires o post ate ao fim ves que ja tem fundo preto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa ideia da flauta também já foi testada por mim e está a funcionar perfeitamente. Porque ao estrangulares o caudal com as torneiras, estás a esforçar o motor o que vai levar a que o mesmo tenha menos tempo de vida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá , apesar de ver que já deram algumas dicas , vou dizer de minha justiça.Saida de "flauta" aqui<- paralela ao lateral do aqua , a apontar ao comprimento a 2cm de profundidade , origina movimento de superficie, ao chocar com o lado oposto , afunda a corrente e aí deves ter a admissão de entrada de água do filtro , e de certeza que os Discos logo escolhem um sitio calmo de corrente se é que existirá desta forma , para estarem.Assim tens boa oxigenação de água (mvimento á superficei) e boa filtragem os detritos são literalmente empurrados para a zona da admissão do filtro.um abraço.

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá , apesar de ver que já deram algumas dicas , vou dizer de minha justiça.Saida de "flauta" aqui<- paralela ao lateral do aqua , a apontar ao comprimento a 2cm de profundidade , origina movimento de superficie, ao chocar com o lado oposto , afunda a corrente e aí deves ter a admissão de entrada de água do filtro , e de certeza que os Discos logo escolhem um sitio calmo de corrente se é que existirá desta forma , para estarem.Assim tens boa oxigenação de água (mvimento á superficei) e boa filtragem os detritos são literalmente empurrados para a zona da admissão do filtro.um abraço.

Jose Palma

 

O que tu estás a dizer é o que está ilustrado neste esboço (desculpem estar tão mau mas foi feiro no paint):

zonamortatu0.jpg

 

Isto acaba por gerar uma zona morta, por baixo da flauta, onde os detritos não são empurrados para a admissão do filtro, não achas?

 

O que pensas deste esquema, em que a flauta está no mesmo lado da adimssão! Isto obriga a água a ir e a vir novamente, eliminando essa zona morta:

mmladoxe2.jpg

 

Esta discussão é interessante.

 

abx,

Carlos

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola bons dias pessoal...

Estou a ver que a discussao esta interessante ::D:

 

de qualquer forma obg a todos!!!

Como ja tinha dito em cima acho que resolvi o problema alargando um pouco os furos da flauta e duplicando-os!! :D

Todo o sistema esta montada tal iqual o 2º esboço do cfatelo e parece estar a funcionar muito bem e os Discus estam normais!! :D

 

Com o sistema assim a agua circula por todo o aqua dando uma volta completa... Enquanto que se a admiçao estivar na lateral oposta vai fazer com se forme uma espaço morto como representado pelo cfatelo... nao sera totalmente morto mas quase!!

 

Ate agora nao consegui ver nenhum contra estpu satisfeito!

Quanto ao cortar o fluxo com as torneiras tambem tenho o receio de estar a esforçar a bomba e de mais tarde ou mais cedo berrar!!

 

De qualquer forma deixem mais opinioes!! que isto esta interessante ;)

 

Um abraço e obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tu estás a dizer é o que está ilustrado neste esboço (desculpem estar tão mau mas foi feiro no paint):

zonamortatu0.jpg

 

Isto acaba por gerar uma zona morta, por baixo da flauta, onde os detritos não são empurrados para a admissão do filtro, não achas?

 

O que pensas deste esquema, em que a flauta está no mesmo lado da adimssão! Isto obriga a água a ir e a vir novamente, eliminando essa zona morta:

mmladoxe2.jpg

 

Esta discussão é interessante.

 

abx,

Carlos

 

olá na prática significa que tens uma zona morta para os Discos se entreterem , e claro os detritos que ali se depositam e só ali serão mais facilmente aspirados, falando por experiência , aliás serve os meus objectivos e é assim que tenho o meu Rena xp2 num aqua de 120cm comunitário com 87 habitantes , lol. Eu sei, eu sei muita gente , mas saudáveis e cada um escolhe o sitio que mais lhe convém.Por exemplo as minhas Zebras danio andam nas corriads á saida da flauta , os meus néons ficam pela zona onde a comida afunda depois do choque de corrente na parede oposta (meio fundo) e os discos sim vão para a zona morta .um abraço.

 

 

jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá na prática significa que tens uma zona morta para os Discos se entreterem , e claro os detritos que ali se depositam e só ali serão mais facilmente aspirados, falando por experiência , aliás serve os meus objectivos e é assim que tenho o meu Rena xp2 num aqua de 120cm comunitário com 87 habitantes , lol. Eu sei, eu sei muita gente , mas saudáveis e cada um escolhe o sitio que mais lhe convém.Por exemplo as minhas Zebras danio andam nas corriads á saida da flauta , os meus néons ficam pela zona onde a comida afunda depois do choque de corrente na parede oposta (meio fundo) e os discos sim vão para a zona morta .um abraço.

jose palma

 

Lembrei-me de outra coisa.

E se a admissão fosse feita também por uma flauta que ficasse a todo o comprimento do aqua? Assim penso que se conseguisse uniformizar as correntes por todo o aqua e seriam muito calmas tb, óptimas para discos por todo o lado, não precisavam de se refugiar em lado nenhum.

O que acham:

2flautasrj8.jpg

 

cumps

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me de outra coisa.

E se a admissão fosse feita também por uma flauta que ficasse a todo o comprimento do aqua? Assim penso que se conseguisse uniformizar as correntes por todo o aqua e seriam muito calmas tb, óptimas para discos por todo o lado, não precisavam de se refugiar em lado nenhum.

O que acham:

2flautasrj8.jpg

 

cumps

 

Essa ideia tambem me parece porreira e talvez seja eficaz!! :)

Tenho de pensar nisso... a flauta de admiçao seria feita com furos um pouco mais pequenos para a suqueçao nao perder força nao?!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa ideia tambem me parece porreira e talvez seja eficaz!! :P

Tenho de pensar nisso... a flauta de admiçao seria feita com furos um pouco mais pequenos para a suqueçao nao perder força nao?!!!

 

Não poderiam ser muito pequenos pq podiam entupir com mais facilidade. Podia-se utilizar a técnica dos buracos pequenos até aos buracos grandes.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais