Ruy81 Publicado Outubro 13, 2007 Publicado Outubro 13, 2007 Boas pessoal, cá ando ás voltas com o meu aqua. Andei lendo e pesquisando sobre a matéria e verifiquei que a minha luz é insuficiente. Tenho apenas uma lampada aqua glo de 15w, o que me parece ser pouco. Seguindo a logica de 0.5W por litro, tendo o aquario à volta de 60l, precisava no minino de uma lampada de 30W. O problema está na calha que apenas suporta uma lampada! Como é que eu posso resolver isto de um modo eficas e económico, se é possivel? Que lampada me aconselham de 43.74cm, que sirva para plantas e peixes? Ajudas... Citar
AnjoAmigo Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 boas... eu sofria da mesma lacuna... mas abri a calha, fiz umas ligações maradas e lá meti duas lampedas onde só estava uma... tenho é as ligações todas feitas fora da calha... e dps varios cabos a entrar na calha... nao fica de todo bonito, mas resulta! Citar
João Lopes Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 ou podes fazer como eu, que vou construir um calha diy com lampadas economizadoras... fica barata e eficiente qb.. Citar
Ruy81 Publicado: Outubro 15, 2007 Autor Publicado: Outubro 15, 2007 ou podes fazer como eu, que vou construir um calha diy com lampadas economizadoras... fica barata e eficiente qb.. Uma calha DIY???? Desculpa, mas não sou nada entendido na materia, podes explicar melhor o que é um DIY e quais as lampadas economizadoras que bais usar? Preciso mesmo de uma solução económica e eficaz, parece-me que a tua é optima. Citar
jepsantos Publicado: Outubro 15, 2007 Publicado: Outubro 15, 2007 ou podes fazer como eu, que vou construir um calha diy com lampadas economizadoras... fica barata e eficiente qb.. Olá Eu tambem queria resolver o prob da iluminação, mas será que para um aqua plantado essas lampadas serão efecientes ? Se for plantado já tem de ser mais de que 0.5W por Lt, não é ?( 1W por Lt) E quando se fizer os calculos vamos pelos valores anunciados ou pelas equivalências ? Obrigado J. Santos Citar
João Lopes Publicado: Outubro 15, 2007 Publicado: Outubro 15, 2007 (editado) boas, eu comprei lampadas economizadoras da osram que tem lampadas entre os 4200K e os 8000K ,ou seja, um espectro aceitavel, ou podes optar pelas daylight... O DIY em si, é arranjares madeira ou outro material para fazer a calha, suportes, forrar de modo a refletir a luz e instalar a parte electrica... Secalhar largas uns poucos €€ a mais mas fica como tu queres! Posso dizer que eu tenho 15W de luz com a calha original, e com esta vou ficar com 84W e se quiser consigo chegar aos 96W, o que para 60 litros de aqua, ja é muito bom! 0.25W/L com 15 W, 1.4W/L com 84W, e na versão mais exagerada 1.6W/L... Editado Outubro 15, 2007 por m4n3 Citar
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 15, 2007 Publicado: Outubro 15, 2007 Uma vez mais, isso não se vê assim. PAra além de muitos outros factores, os watts vão da necessidade de mais de 2W/litro em aquas pequenos até menos de 0 e tal em aquas grandes. http://www.fitchfamily.com/lighting.html Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Ruy81 Publicado: Outubro 15, 2007 Autor Publicado: Outubro 15, 2007 Assim sendo para o meu aqua de 60l de capacidade bruta e de 50l de capacidade de água, vou precisar de 74W. Não haverá uma lampada tubular de 18polgadas que satisfaça esta condição. Qual é a media de K que são aconselhados para um aqua amazonico? isto tens mais que se lhe diga... Citar
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 15, 2007 Publicado: Outubro 15, 2007 Assim sendo para o meu aqua de 60l de capacidade bruta e de 50l de capacidade de água, vou precisar de 74W. Não haverá uma lampada tubular de 18polgadas que satisfaça esta condição.Qual é a media de K que são aconselhados para um aqua amazonico? isto tens mais que se lhe diga... Média de K? cor? Isso não é por média, mas se queres um amazónico nem precisas de tanta luz. Escolhe plantas simples e da América do Sul, com troncos e turfa para a água ser amarela! Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Recommended Posts