Guinpin Publicado Outubro 13, 2007 Publicado Outubro 13, 2007 Boas pessoal! Preciso da vossa ajuda para ajudar a resolver um problema que há muito se arrasta nos meus aquários.. Há cerca de 3 anos tive um áqua com cerca de 30 l, onde de todas as vezes que me morriam peixes era com Hidropsia.. Ha cerca de 7 meses comprei um novo aqua maior e introduzi passado o periodo necessário peixes que tinha no meu aqua mais pequeno. Até aqui tudo bem. O problema surge quando desde à 2 meses atrás começam a morrer-me novamente peixes com esta doença. Primeiro foi uma raposa voadora, depois foi uma colisa fêmea, um cardinal e agora um tetra fantasma negro... Todos os peixes que tive com esta doença foram tratados primeiro com Myxazin, depois com Furanol e actualmente com Backtopur da Sera. Todos eles morreram apesar do tratamento. Tento perceber o que está mal no meu aqua para desencadear a doença mas não consigo encontrar nenhuma explicação para o facto, portanto agradecia imenso a vossa ajuda pois nestes casos a parte prática é essencial e se alguém me pode ajudar são vocês. Os parâmetros que tenho no meu aqua são: pH - 6,2 (na altura que o medi a iluminação já se tinha apagado à umas boas horas portanto tanto plantas como peixes como reactor de CO2 estavam a produzir CO2) Nitritos - entre 0,00 e 0,05 mg/l Nitratos - abaixo de 10 mg/l Dureza carbonada - 0,0 KH O aqua tem as seguintes espécies: 2 ramirezi (casal) 11 tetra cardinal 3 gourami pérola 2 escalares 1 pitbull 1 raposa voadora 4 tetra fantasma negro 4 danius uns quantos caracóis Tem o volume de 140l e todos os peixes são alimentados com comida de qualidade e variada (Sera, JBL, Amtra). Está densamente plantado e recebem todas as semanas um reforço vitamínico Atvitol da JBL. Entretanto fiz um tratamento com Paragon da Waterlife no aqua grande e aguardo pelo fim deste tratamento (última dose na próxima semana). Gostaria de saber o que fazer para evitar que esta doença se propague e se um filtro de UV resolveria a questão ou não. Por favor ajudem porque já não sei o que fazer para controlar esta doença! Fico a aguardar as vossas informações. Obrigado! Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!
BrunoFerreira Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 Boas, usa água de osmose nos tpa´s, adiciona um pouco de sal ao aqua, 3 colheres rasas de sopa, coloca carvão activado por 1 mês no aqua... o filtro UV podia resolver, mas mata quase tudo, tanto o q é bom como o q é mau q anda na água... Cumps http://ramirezi.xpto.net/index.html
Guinpin Publicado: Outubro 13, 2007 Autor Publicado: Outubro 13, 2007 Boas! Eu já coloco água de osmose no aqua. Se colocar o carvão activado, não puderei adicionar fertilizantes nem vitaminas porque o carvão absorve certo? Tenho um amigo meu que tem um filtro UV, achas que se o colocasse durante cerca de um mês resolvia a questão?Como se instala um aparelho desses? Esqueci-me de mencionar que também tenho uns quantos camarões no aqua, o sal não lhes fará mal? Obrigado! Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!
BrunoFerreira Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 (editado) Boas, se te referes ás plantas, o melhor fertilizante é o co2 e a luz, se tiveres isso, o aqua passa bem um mês sem fertilizantes e vitaminas... e sim é verdade q o carvão activado retira-os da água... mas a UV também destrói as vitaminas... como disse pode resolver, mas o problema também pode reaparecer se introduzires peixes novos... coloca-se na entrada da água para o filtro externo... o sal é prejudicial para as ampulárias, e para algumas plantas... dependendo da quantidade q se junta. Cumps Editado Outubro 13, 2007 por BrunoFerreira http://ramirezi.xpto.net/index.html
Guinpin Publicado: Outubro 15, 2007 Autor Publicado: Outubro 15, 2007 Obrigado pelas dicas BrunoFerreira! Sou capaz de remover as ampularias do aqua e fazer o que me disseste para ver se as coisas se resolvem. Entretanto a minha tetra fantasma negro melhorou e já não está inchada, mas continuo a ter receio de ela não estar totalmente curada e ainda ser capaz de transmitir aos outros peixes. Acho que a vou submeter a mais uma dose de antibiótico. Por acaso não sabes conheces um outro bom antibiótico para ajudar a matar o "bicho"? Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!
Recommended Posts