calcif3r Publicado Outubro 13, 2007 Publicado Outubro 13, 2007 Boas malta! À pouco mais que um ano comecei a aventurar-me no fascinante mundo da aquariofilia e desde então tenho vindo a aprender com os meus erros. Embora ache que não exista uma "ciência exacta" no mundo da aquariofilia (cada aquário é um caso diferente) venho aqui colocar o meu problema. Moro na Margem Sul e a água aqui da zona é muito calcária, onde os níveis do PH são elevados (sempre acima dos 7.5). A senhora da loja recomendou-me a usar buffer. Inicialmente baixa o PH, mas no dia seguinte os níveis do PH voltam a subir. Sinceramente não sei mais o que fazer... até já comecei a retirar adornos do aquário para ver se algum deles é responsável pela subida do PH. Estou a pensar em ir comprar um daqueles troncos que se vendem na loja da especialidade, pois já li que ajudam com o PH e talvez futuramente colocar umas plantas. :\ Felizmente que a maioria dos peixes que tenho adaptam-se bem a águas com o PH elevado! Citar
Nelson Nuno Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 (editado) Boas malta! À pouco mais que um ano comecei a aventurar-me no fascinante mundo da aquariofilia e desde então tenho vindo a aprender com os meus erros. Embora ache que não exista uma "ciência exacta" no mundo da aquariofilia (cada aquário é um caso diferente) venho aqui colocar o meu problema. Moro na Margem Sul e a água aqui da zona é muito calcária, onde os níveis do PH são elevados (sempre acima dos 7.5). A senhora da loja recomendou-me a usar buffer. Inicialmente baixa o PH, mas no dia seguinte os níveis do PH voltam a subir. Sinceramente não sei mais o que fazer... até já comecei a retirar adornos do aquário para ver se algum deles é responsável pela subida do PH. Estou a pensar em ir comprar um daqueles troncos que se vendem na loja da especialidade, pois já li que ajudam com o PH e talvez futuramente colocar umas plantas. :\ Felizmente que a maioria dos peixes que tenho adaptam-se bem a águas com o PH elevado! Boa tarde, O pH mantém-se elevado porque a água deve ter alcalinidade, kH, alto. Por isso a acção do buffer é anulada. Para baixar o pH também se pode utilizar turfa, embora tal signifique alguma coloração da água. Cumps Editado Outubro 13, 2007 por Nelson Nuno Citar
tomas bandeira Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 Boas malta! À pouco mais que um ano comecei a aventurar-me no fascinante mundo da aquariofilia e desde então tenho vindo a aprender com os meus erros. Embora ache que não exista uma "ciência exacta" no mundo da aquariofilia (cada aquário é um caso diferente) venho aqui colocar o meu problema. Moro na Margem Sul e a água aqui da zona é muito calcária, onde os níveis do PH são elevados (sempre acima dos 7.5). A senhora da loja recomendou-me a usar buffer. Inicialmente baixa o PH, mas no dia seguinte os níveis do PH voltam a subir. Sinceramente não sei mais o que fazer... até já comecei a retirar adornos do aquário para ver se algum deles é responsável pela subida do PH. Estou a pensar em ir comprar um daqueles troncos que se vendem na loja da especialidade, pois já li que ajudam com o PH e talvez futuramente colocar umas plantas. :\ Felizmente que a maioria dos peixes que tenho adaptam-se bem a águas com o PH elevado! boas se os teus peixes aguentam essas aguas , para que a queres alterar? abraços Citar
zlatan9 Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 Que peixes tens? Citar One Fish Standing Kurichiba
calcif3r Publicado: Outubro 13, 2007 Autor Publicado: Outubro 13, 2007 (editado) boas se os teus peixes aguentam essas aguas , para que a queres alterar? abraços Gostaria de conseguir colocar um PH a 7.0 ou 7.2 para poder manter outras espécies. Que peixes tens? Guppies, Mollys, Platys, Corydoras e Neons. Pelo que sei todas estas espécies (à excepção dos Neons) dão-se bem águas duras. Se estiver em erro, agradecia que me o apontassem. Já agora, acham que faria bem como também se calhar poderia ajudar se coloca-se plantas e um daqueles troncos de madeira a que estamos habituados a ver nas lojas? Editado Outubro 13, 2007 por calcif3r Citar
zlatan9 Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 Aí só mesmo os neons é que estão deslocados, não só pelo pH mas pela possível dureza da água. Indica ai o setup do aqua porque se for pequeno, rapidamente vais ter isso sobrelotado. Deves ter aí excelentes condições para a reprodução de vivíparos. Citar One Fish Standing Kurichiba
calcif3r Publicado: Outubro 13, 2007 Autor Publicado: Outubro 13, 2007 Aí só mesmo os neons é que estão deslocados, não só pelo pH mas pela possível dureza da água. Indica ai o setup do aqua porque se for pequeno, rapidamente vais ter isso sobrelotado. Deves ter aí excelentes condições para a reprodução de vivíparos. Tenho um aquário de àgua quente de 100 lt. e também um de 15 lt. que tem feito de maternidade para os Mollys. Os unicos casais que tenho é mesmo os Mollys e os Platys. Não sei mais que informações colocar, além do PH estar alto e de a água estar "limpa" de nitritos (acho que é assim que se diz). Se faltar algo diz. :S Citar
zlatan9 Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 As soluções mais práticas passam pela colocação de turfa ou a injecção de Co2. Este último deve ser conjugado com uma iluminação razoável, fertilização, etc... e também só deve ser utilizado se tiveres plantas que necessitem dele. Imaginando que não optas por nenhuma delas, tens também alguns peixes que se adaptam a águas mais alcalinas. Citar One Fish Standing Kurichiba
calcif3r Publicado: Outubro 13, 2007 Autor Publicado: Outubro 13, 2007 Eu ainda sou muito verdinho nisto, mas estou com ideias de comprar mais areão para começar a colocar algumas plantas. Na loja recomendaram umas plantas que apenas requerem cortar algumas folhas quando crescem. A acrescentar isto, também irei comprar um tal tronco, como já li aqui algures no fórum que também ajuda com o ph. Já agora, não existe algum site ou livro que recomendem? A maioria dos sites que encontro são bastante incompletos e muitos deles confusos. Obrigado a todos pela ajuda! Citar
cfatelo Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 Eu ainda sou muito verdinho nisto, mas estou com ideias de comprar mais areão para começar a colocar algumas plantas. Na loja recomendaram umas plantas que apenas requerem cortar algumas folhas quando crescem. A acrescentar isto, também irei comprar um tal tronco, como já li aqui algures no fórum que também ajuda com o ph. Já agora, não existe algum site ou livro que recomendem? A maioria dos sites que encontro são bastante incompletos e muitos deles confusos. Obrigado a todos pela ajuda! Boas. Não sei se o conheces, mas recomendo-te este site : http://www.aquariofilia.net Tens aqui muita informação, para começar, para desenvolver e muitos tópicos avançados. A pesquisa é nossa amiga cumps, Carlos Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
Recommended Posts