Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Estou a pensar em começar a dedicar-me à aquariofilia. Neste momento n tenho possibilidades financeiros, nem de espaço, para poder adquirir um aquário de grandes dimensões, que, segundo já me pude informar, são os mais adequados. Porém, tenho um velho aquário, de 40 cm de comprimento e 20 de largura (altura n sei, mas penso que tudo bem calculado andará pelos 16 litros de capacidade), que gostava de montar, para ir matando a "fome" enquanto n avanço para projectos mais ambiciosos.

De facto, só tenho mesmo o aquário. A lâmpada fuorescente está nas últimas (pisca) e nunca tive termóstatos, nem nada isso. Usei-o quando tinha para aí 13 ou 14 anos para pôr tartarugas...

Assim, gostava de saber o que necessito de adquirir para montar um aquário de água quente. Já tenho algumas dicas: termóstato, bomba de ar, filtro, areão, plantas, mas sei que há vários tipos de todas estas coisas. Quais seriam os mais adequados para o meu humilde aquário? E já agora que peixes aconselhariam, e que quantidade?

Fiquem bem

Publicado:
Olá a todos!

Estou a pensar em começar a dedicar-me à aquariofilia. Neste momento n tenho possibilidades financeiros, nem de espaço, para poder adquirir um aquário de grandes dimensões, que, segundo já me pude informar, são os mais adequados. Porém, tenho um velho aquário, de 40 cm de comprimento e 20 de largura (altura n sei, mas penso que tudo bem calculado andará pelos 16 litros de capacidade), que gostava de montar, para ir matando a "fome" enquanto n avanço para projectos mais ambiciosos.

De facto, só tenho mesmo o aquário. A lâmpada fuorescente está nas últimas (pisca) e nunca tive termóstatos, nem nada isso. Usei-o quando tinha para aí 13 ou 14 anos para pôr tartarugas...

Assim, gostava de saber o que necessito de adquirir para montar um aquário de água quente. Já tenho algumas dicas: termóstato, bomba de ar, filtro, areão, plantas, mas sei que há vários tipos de todas estas coisas. Quais seriam os mais adequados para o meu humilde aquário? E já agora que peixes aconselhariam, e que quantidade?

Fiquem bem

Talvez se arranje alguma coisa, de onde és ?

assinatura.gif

Publicado:

Bem, andei a investigar e parece-me que, de acordo, com as características do meu aquário, deverei adquirir:

-Areão, não sei ainda quanto será necessário, mas nunca será muito porque o aquário é pequeno. Sei que aconselham 6 cm de areão, mas no meu caso tem que ser menos senão fico com quase metade do aquário sem água :drinking:

-Termóstato deve ser de 16 watts, visto o aquário ser de 16 litros

-Lâmpada fluorescente, a conta é a mesma segundo sei

-Filtro, pelo que li será melhor um filtro interno: o aquário é pequeno...; e cerca com uma potência 3 x a da capacidade do aquário, portanto 48 l por hora

Só n sei é se com este filtro preciso de uma bomba de ar...

-Termómetro, mangueira para mudar a água (segundo li, tenho q mudar 10 % da água semanalmente - no meu caso dará 1,6 litros por semana; o pior é que parece que a água nova que entrar deve estar à mesma temperatura e eu tenho forma de a aquecer: a n ser que a aqueça ligeiramente numa panela antes e verifique a temperatura com um termómtero, n sei)

-Plantas, parece que pelo menos musgo de Java é capaz de ser indicado

-Peixes: como o aquário é pequeno, pensei em Guppys ou Néons, talvez 2 ou 3 de cada. Já que n posso meter mais peixes, talvez um camarão e uma ampulária componham o cenário, n sei

Para já, é o que tenho pensado...

Gostava de ouvir umas opiniões - sobretudo sobre o material que pretendo adquirir, pois as plantas e os peixes ainda vão tardar...

Depois de comprar o material, e antes de colocar peixes e plantas, ainda vou precisar de uma ajudinha para o ciclo do azoto e as medições de ph e isso, sobre as quais já li, mas ainda estou algo confuso...

Fiquem bem

Publicado:

Termoestatos so arranjas a partir de 25w! Mas a regra está certa deve ser 1w/1litro.

A maior parte dos filtros agora já têm oxigenação mas dado que o aqua é pequeno aconselho-te filtro de cascata que ao ter a ''cascata'' faz oxigenação obviamente, claro que não vais precisar dos mais poderosos! Deixo aqui o link do site de eheim (o que me lembrei no momento):

http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.js...tail_27413_ehen

Tens também uma gama de ''pick-ups'' (que é o meu), podes também comprar o mais pequeno da gama mas tens a desvantagem de te encher o aqua e de possivelmente agitar muito a agua!

Está aqui o índice dos filtros da Eheim:

http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.js...=9er_24933_ehen

Malta apenas pus da Eheim pois e conhecida e uma referencia interessante podia ter sido de outra marca qualquer!

Para as TPA's não precisas enssencialmente de ter a mesma temperatura! Muito menos aquecer com a panela xD despeja a agua (que é pouquissima) em frente ao termoestato e devagar. Podes sempre abrir a torneira do lado quente (OBVIAMENTE JUNTANDO AQUASAFE)!

Força nisso e Abraço (Dá novidades ::D:)

Publicado:
Bem, andei a investigar e parece-me que, de acordo, com as características do meu aquário, deverei adquirir:

-Areão, não sei ainda quanto será necessário, mas nunca será muito porque o aquário é pequeno. Sei que aconselham 6 cm de areão, mas no meu caso tem que ser menos senão fico com quase metade do aquário sem água ::D:coloca a quantidade que achares suficiente para prenderes as plantas que penses ir ter.

-Termóstato deve ser de 16 watts, visto o aquário ser de 16 litros Mínimo é 25w e terás que o colocar na diagonal, pois não deve caber ao alto no teu aquário.

-Lâmpada fluorescente, a conta é a mesma segundo sei

-Filtro, pelo que li será melhor um filtro interno: o aquário é pequeno...; e cerca com uma potência 3 x a da capacidade do aquário, portanto 48 l por hora

Só n sei é se com este filtro preciso de uma bomba de ar... [] Filtro de mochila, faz agitação e não ocupa espaço dentro do aquário.

-Termómetro, mangueira para mudar a água (segundo li, tenho q mudar 10 % da água semanalmente - no meu caso dará 1,6 litros por semana; o pior é que parece que a água nova que entrar deve estar à mesma temperatura e eu tenho forma de a aquecer: a n ser que a aqueça ligeiramente numa panela antes e verifique a temperatura com um termómtero, n sei) colocas a água lentamente e junto ao termostato.

-Plantas, parece que pelo menos musgo de Java é capaz de ser indicado musgo, anubia

-Peixes: como o aquário é pequeno, pensei em Guppys ou Néons, talvez 2 ou 3 de cada. Já que n posso meter mais peixes, talvez um camarão e uma ampulária componham o cenário, n sei Guppys terás o problema quando eles começarem a reproduzir parecem coelhos, neons nunca menos que 6, são peixes de cardume. Camarões podes colocar alguns red cherrys.

Para já, é o que tenho pensado...

Gostava de ouvir umas opiniões - sobretudo sobre o material que pretendo adquirir, pois as plantas e os peixes ainda vão tardar...

Depois de comprar o material, e antes de colocar peixes e plantas, ainda vou precisar de uma ajudinha para o ciclo do azoto e as medições de ph e isso, sobre as quais já li, mas ainda estou algo confuso...

Fiquem bem

Fica bem.

Publicado:

Em 1º lugar parabens por estares a começar da melhor maneira e a pensar em tudo antes de colocares os peixes.

Em 2º lugar bem vindo ao forum.

Creio que 4cm de areão será o suficiente para a maioria das plantas. Pessoalmente prefiro areia: de rio ou de praia. Para os peixes que queres ter é melhor a de rio.

Com termostato, filtro, difusor... já ocupa algum espaço. Secalhar é melhor um filtro tipo mochila que se coloca do ladod e fora. O termostato podes colocar deitado para não ser ver muito.

O musgo é capaz de ser um pouco mais complicado no inicio. As anubias dão-se bem com pouca luz e são bonitas.

Para os peixes que estás a pensar colocar, com um PH baixo, podes colocar um tronco...

Um cardume de neons... ampularia e camarões.

Enche o aquário rapidamente :P

Abraço e força aí

Luís

Publicado: (editado)

Boas,

Subscrevo tudo o que os colegas disseram, além disso aconselho-te a optares ou por neons ou por guppies, os dois requerem parâmetros diferentes (eu sei que quando se começa é especialmente difícil resistir à tentação da variedade :P) por isso deverias optar ou por uns ou por outros. Os guppies têm o problema que o colega disse, e se não tiveres uma forma de escoar a produção caseira (uma loja ou outros aquariofilistas que os recebam) eles vão morrer muito... de resto os camarões parecem-me uma boa opção para compor o aqua, uns red cherry, mas não ponhas só um que eles têm piada é em grupos. Quanto às plantas a Anubias nana é uma boa opção pra aquas pequenos e com pouca luz, tem também a vantagem de que podes (e deves) prendê-la a pedras ou troncos reduzindo assim a quantidade de areão necessário no aqua, o mesmo vale pra Microsorum pteropus 'Windeløv' por exemplo.

Boa sorte e bem-vindo ao hobby.

Editado por termoventilador

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:

Boas! Se passares na Praça do Chile,metro de Arroios arranjo-te uns pés de Heteranthera Zoosterfolia,que fiz uma poda e dá dó de vê-los sem uso. É só apareceres!

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!