Recommended Posts

Publicado

Bons Dias aqui para o pessoal do fórum, : :)

mas estou aqui a colocar esta minha dúvida sobre um aquário plantado com 100x50x50 que estou a tentar iniciar.

Vivo nos açores numa das suas belas ilhas mas isto de viver nas ilhas tem também os seus inconvenientes, tal como existir pouca gente que também tenha o bichinho da aquariofilia, poucos produtos que possa adquirir, bem aqui vai a dúvida: :) :D

-- Estou a pensar utilizar no fundo do aqua uma saco de terra que está à venda e diz na embalagem que tem turfa, fertilizante de origem animal, ferro, fosfato, próprio para pôr em vasos, será que se pode usar isso num aqua ?

-- Por cima desta terra estava a pensar pôr um substrato tipo areia, que tem aqui numa loja de animais, penso eu que assim evitava que a terra se misture com a água, será boa ideia ?

-- As plantas que tenho sei que são próprias para aquas mas não sei os nomes.

-- Queria pôr ainda um substrato mais grosso em zonas que não fiquem com plantas, também umas pedras e um tronco será que fica bom ?

-- Arranjei um filtro externo que não tem marca que eu possa ver.

Este aqua teria de ficar algum tempo sem peixes para normalizar a água, e mais tarde pretendia introduzir uns espadas, escalares, bótia palhaço e corydoras.

Será que me podem dar aqui uma ajudinha nesta minha dúvida :):(

Obrigada desde já pela ajudinha.

Fico à espera das vossas sugestões :-D :D

Publicado:

Olá Jacinto Açor! Essa terra é que dizes é própria para vasos,para aquariofilia geralmente usa-se um substrato fertil. Contudo e se a terra não tiver quimicos (muito importante) podes usa-la mas terás de a tratar primeiro. Lava-a com água primeiro,depois ferve-a uns 15m e depois passa-a por água até deixar a água menos escura. Convém cobrires depois a terra com areão de rio.

Eu tenho um aquário em que usei no fundo humus de minhoca biologico e tratei-o como te disse em cima. Depois por cima coloquei Akadama.

Mas este tipo de substrato têm desvantagens,tais como: compactam,apertando demais as raizes das plantas,dando um mau oxigenamento das mesmas e pode apodrecer e um surto de cianobactérias invadir o aqua...

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Boas Tardes Zogli,

Obrigado pela ajuda na escolha do substrato. :?;);)

Na tua zona tens um dos melhores substratos para plantados e de borla, areão de pedra vulcanica. Uso isso num meu aquário e é optimo, por debaixo coloco substrato fértil próprio, no caso foi JBL florapol.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg