Recommended Posts

Publicado

Olá a todos...

Mantenho há mais ou menos meio ano, 4 discus num aquário de 160L...

Acontece que durante este tempo não cresceram praticamente nada!!!

Comprei um escalar ao mesmo tempo e cresceu imenso, os discus... zero.

Pergunto-me se será da alimentação, do espaço das trocas de água...

O espaço será pouco? Vou brevemente comprar um aquário de 450l...

Alimento-os com artémia congelada de manhã e flocos ao final do dia.

Obrigado

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Publicado:
Olá a todos...

Mantenho há mais ou menos meio ano, 4 discus num aquário de 160L...

Acontece que durante este tempo não cresceram praticamente nada!!!

Comprei um escalar ao mesmo tempo e cresceu imenso, os discus... zero.

Pergunto-me se será da alimentação, do espaço das trocas de água...

O espaço será pouco? Vou brevemente comprar um aquário de 450l...

Alimento-os com artémia congelada de manhã e flocos ao final do dia.

Obrigado

e quais sao os parametros da agua? 160l pra 4 discus é efectivamente pouco... ja pensas em dar comida caseira? desparasita-los regularmente? quantas tpa's fazes por semana?

todos estes sao factores mt importantes no desenvolvimento dos discus!

Publicado: (editado)

Boas!

Onde compraste os peixes?

Por vezes os peixes são forçados a ficar coloridos para as lojas através do uso de hormonas e depois o seu crescimento é deficiente.

Outras vezes doenças que os afectam também lhes alteram o crescimento. Parasitas intestinais, por exemplo.

TPAs frequentes são também fundamentais.

O mais frequentemente possível, mas não será essa a única causa.

Editado por jonasguindaste
Publicado:

Só com essa alimentaçao não vais longe........ Tpas se possivel todos os dias cerca de 10% , eu faço de dois em dois dias cerca de 1/3 do aqua......

Papinha da boa e muita aguinha

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Obrigado pelas vossas respostas.

Então o problema deverá estar nas Tpas, uma vez que costumo mudar 60-70% da água 1x por semana.

Faço isto porque os parâmetros da água aparentam estar sempre bem:

30º C

Ph - 6.8

Nitratos +/- 0mg/l

Amónia 0 mg/l

Nitritos 0mg/l

Dureza - 2

Tenho 2 filtros a funcionar, o interno que vinha com o aquário, e um fluval 404, o que para um aquário deste tamanho julgo ser mais do que o suficiente.

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog

Publicado:

Sinceramente com 60 a 70% Tpa semanal não devia de haver problema de crescimento. Já desparasitaste os bichos? Comem bem? Deves estar a faltar é com a comidinha caseira, experimenta a dar-lhe comida caseira, receita de coração de boi ou vitela, artémia de vez enquando. Agora vai ser mais complicado não cresceram vai ser difícil levá-los ao sitio...

Publicado:
Sinceramente com 60 a 70% Tpa semanal não devia de haver problema de crescimento. Já desparasitaste os bichos? Comem bem? Deves estar a faltar é com a comidinha caseira, experimenta a dar-lhe comida caseira, receita de coração de boi ou vitela, artémia de vez enquando. Agora vai ser mais complicado não cresceram vai ser difícil levá-los ao sitio...

Obrigado pela resposta.

Eles comem muitissimo bem... e foram desparasitados há 2 meses...

Sim, vou tentar então a receita caseira... algum conselho de receita?

É que andavam ai a dizer no forum que coração de boi fazia mal...

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog

Publicado:

Ainda não vi demostrado que o coração de boi originava parasitas intestinais, à quem apenas dê granulado e eles aparecem na mesma. Mas pelo sim, pelo não há muito boa gente a substituir pelo figado. Embora tenha a ligeira impressão que eles crescem mais e mais depressa com o coração.

Publicado:
Ainda não vi demostrado que o coração de boi originava parasitas intestinais, à quem apenas dê granulado e eles aparecem na mesma. Mas pelo sim, pelo não há muito boa gente a substituir pelo figado. Embora tenha a ligeira impressão que eles crescem mais e mais depressa com o coração.

É verdade o que dizes.

Mas também é verdade que bons criadores como, por exemplo, o João Machado e o Duarte Guerra dão figado e não coração.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=71853

Publicado:
Bom.

Para discus eu faço assim e não há reclamações:

Como tenho "alguns" peixes faço em Kg mas é fácil fazer reduções:

A - 1 kg figado vitela

1 kg filetes de pescada

1 Kg Camarão com casca (sem tampa cabeça e ponta do rabo)

1 Kg miolo de mexilhão

10 dentes de alho grandes

B - 1 Cenoura grande (betacarotenos)

200 gr espinafres (ferro)

C - 2 bananas (magnesio)

Manda-se cortar o figado de vitela em "iscas" e congela-se junto com todos os ingredientes A.

Cozem-se os ingredientes B e congela-se.

A banana pode-se congelar tambem.

Manda-se a patroa para um centro comercial e mãos à obra.

TRITURA-SE TUDO CONGELADO (conforme indicações de Mestre Bentes), o que não é nada fácil.

A vantagem é que não se desfaz fica "tipo" areia.

Mistura-se, depois, tudo muito bem, pode-se adicionar vitaminas e alguma espirulina mas a coloração da papa deve ficar vermelha escura.

Congela-se em placas finas.

Voilá.

JPM

Estive a dar uma vista de olhos pelo forum e acho que vou experimentar esta papa do João Machado...

Vamos lá ver os resultados :)

Cumprimentos:

Hugo Félix

O meu Site

O meu Blog

Publicado:

....provávelmente já não poderás fazer grande coisa.

Já os deves ter comprado atrofiados.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Olá a todos,

Em relação á comida para mim é o coração e ponto final, ainda é usado pelos melhores criadores Internacionais, trocas de ´água muitas como já aqui foi dito, eu trocava 300 litros de manha e 300 á noite, e já agora deixo aqui um conselho a que compra e a quem vende, aos que compram olhem o discu bem de frente e vejam se a testa não é em forma de gume mas sim arredondada a quem vende, expliquem como se deve manter um discu em crescimento e se venderem discus atrofiados avisem a quem os compra.

Nuno Silva

Publicado:
e quais sao os parametros da agua? 160l pra 4 discus é efectivamente pouco... ja pensas em dar comida caseira? desparasita-los regularmente? quantas tpa's fazes por semana?

todos estes sao factores mt importantes no desenvolvimento dos discus!

Falam frequentemente, neste post, de desparasitar os bichos - alguém poderia dizer-me o que usam (para desparasitar) e como o fazem? Obrigado.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Publicado:

Obrigado.

O meu problema é que eles não parecem comer nada com interesse. Põem na boca mas cospem a seguir. O pouco cocó que fazem é transparente. No geral, andam animados, coloridos e com os olhos vermelhos.

Será até se habituarem às comidas que lhes dou? Devo insistir num só tipo de comida até que se habituem e só depois dar o Flagyl?

Obrigado outra vez.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Publicado:
Está tudo dito, o Nuno tem razão e por muito que custe eu não queria desanimar-te, mas o JPM também. Mas tenta, pode ser que ainda consigas alguma coisa.

Garanto-te que são de muito boa qualidade!!! Eles a crescer são uma maravilha!!!