Recommended Posts

Publicado

Olá amigos,

Sou muito novo nestas paragens e preciso de ajuda.

É o meu primeiro aqua e decidi faze-lo eu mesmo.

Pensei em fazer uma casacta com duas caixas optimus à semelhança do que tenho visto aqui no fórum.

Ainda estou em fase de construção mas começo a preocupar-me com muita coisa (se calhar já tarde demais) :P .

Para começar queria saber que tipo de solo colocar. Tinha ideia de usar areia da praia por ser mais económico,

mas parece que vou ter dificuldades em fazer crescer plantinhas nessa coisa.

Gostava que me informassem se é possivel fazê-lo e que cuidados ter com a areia antes de a colocar no aqua.

Se este solo for inviável, por favor aconselhem-me, estetica e economicamente.

Obrigado pela ajuda

A caneta nao escreve no monitor, não percebo.

Publicado:

Antes demais Bemvindo ao Fórum :P

Puder podes, desde que a laves bem e fervas. Vais é ter deficiencias no crescimento das plantas.

A areia de praia vai-te fazer subir o Ph e maioria das plantas aprecia um ph mais acido ou neutro. Não quer dizer que grande maioria não cresça á mesma se o ph estiver um pouco alto, apenas não vão ter o mesmo crescimento.

A areia não é inerte, por isso vai compactar com o tempo e dificultar a propagação das raizes, logo o crescimento vai ser afectado.

Tens o areão de rio que serve perfeitamente e é barato.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Obrigado pela ajuda e pelas boas vindas.

A areia que eu tenho é grande, ou seja, escolhi areia grossa e crivei para ficar com os grãos maiores.

Achas que mesmo assim é melhor a do rio?

Em termos de ph, depois de fervidas, as areias são iguais ou há diferenças entre rio e mar

(pode parecer infantil mas eu nao percebo nada dessas coisas do ph).

Obrigado

Publicado:

Convem leres mais um bocadinho antes de iniciares um aquário :P

Dá uma vista de olhos aqui e aqui.

Cada peixe/planta tem caracteristicas de água ideais para a sua espécie e o ph é uma delas, em conjunto com mais umas quantas... Ou seja se o organismo do peixe/planta está preparado para umas caracteristicas de água, muito dificilmente vai sobreviver com uma das caracteristicas acima do que suporta.

A areia da praia, devido aos restos de conchas, vai fazer subir o ph e torna-lo alcalino. E como maioria dos peixes e plantas que poderás colocar em tão pouca litragem, preferem ph mais baixos (acidos) é preferivel arranjares um areão que não altere as caracteristicas da água.

Não sei se há lojas aí perto de ti, mas leva lá uma amostra da tua água que fazem-te as medições da água da torneira. Se não houver facilmente encomendas pela net os testes.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Mais uma vez obrigado, os links são muito úteis pra gajos como eu.

Só mais uma coisa. Sendo um aquário muito pequeno, devo ter os mesmos cuidados que com um de maior litragem.

Refiro-me às trocas da água (TPA se percebi bem) e limpeza e ciclos.

É que em todos os site que vejo fala-se dos cuidados a ter com aqua médio/grandes e pouco dos chamados nanos.

Obrigado

Publicado:

Sim basicamente os cuidados acabam por ser os mesmos.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!