Recommended Posts

Publicado

boa noite....

já tive aqua de água doce e uma das razões que me leva a montar um de água salgada são os meus dois filhotes que querem o "filme inteirinho do Nemo" em casa....

acabei de fechar negócio com um Aqua com filtro de decantação 100x40x45 202 litros.

o meu problema é saber o que é que preciso comprar mais e quais as potencias desses mesmos materias...

eu sei que é muito material que tenho que comprar... mas a pouco e pouco queria dar essa alegria aos filhotes....

venho por isso pedir muito a vossa ajuda com a lista de material... é claro que depois tem que me aturar quando eu começar a montá-lo... mas isso fica para outra altura

obrigado pela vossa paxorra de ajudarem o pessoal

Publicado:

eh eh eh

e fazes muito bem em montar um salgadinho! um bem haja aos teus filhotes!!! :(

antes de mais, o 1º conselho que te posso dar é o mesmo que me deram:

pesquisa muito, lê muito, pergunta muito, e acima de tudo tem muita calma e muita paciência... sei que vai ser dificil tentares explicar isso aos pequenos, mas é com o objectivo de fazeres o melhor quer para os teus filhos, quer para os habitantes do aquário.

Com essas medidas, em relação ao elenco do filme, poderás colocar 2 palhacitos (os "futuros" pais do nemo); a Dory não aconselho, pois cresce muito depressa e chega aos 30 cms; e do aquário do dentista, poderás colocar alguns dos personagens... nomeadamente o camarão e o peixito amarelo e roxo...

Mais tarde (depois do ciclo do aquário feito) poderá começar a ser discutido quais os futuros habitantes.

A nível de equipamento, começa a procurar as bombas de circulação (que devem fazer cerca de 30x a litragem do aquário), o escumador, a calha de iluminação, termostato...

Já pensaste em fazer o sistema com sump? Não é obrigatório, mas ajuda a libertar espaço no aquário...

Deixa agora vir as opiniões dos mais experientes, pois irão ser mais esclarecedores que eu... ;)

Abraço,

Ricardo

Publicado:

em relação às bombas de circulação... serão 2??? e de 600 cada uma?

o termoestato é um ou dois? e que potencia?

e qual é o melhor escumador para este aquário???

já agora se souberes de alguém que tenha este material para vender (baratinho... porque o sócrates pede contenção),,, eu agradecia

obrigado

Publicado:

oliops, 100x40x45 = 180 litros

logo 180x30 = 5400 l/h será sensivelmente o total de circulação feito pelas bombas no aquário :(

Se não usares sump, poderás colocar dois termostatos de 100W cada, um de cada lado do aquário para uma melhor distribuição de calor...

A nível de escumador, tenta arranjar um "hang-on" para aquários de cerca de 400 litros... hang-on para poder ficar de fora do aquário (fica pendurado tipo filtro de cascata) e falo de 400 litros, porque assim vai-te permitir alguns excessos (sem abusar, claro) a nível de peixes...

A nível de vendas... convém ir vendo os classificados... de vez em quando aparecem negócios muito em conta ;)

Abraço,

Ricardo

Publicado:

não és chato... é lógico que toda a gente quer aprender tudo, e eu tou a tentar ajudar no pouquíssimo que sei.

Então é o seguinte, sim, convém serem duas bombas, para poderes ter correntes diferentes, que te vai permitir também "arejar" melhor o aquário, fazendo com que haja menos sedimentação de detritos, e caso as ditas estejam um pouco inclinadas para cima, vai ajudar na oxigenação da coluna de água.

Publicado:

Boas!

Bem vindo aos salgados...o mundo onde a carteira perde até o sal! :P

Sobre o elenco do Nemo, é como o zaad disse, dois palhaços, um camarão e um Gramma loreto. Depois podes comprar umas estrela também, mas nada de comprar tudo ao mesmo tempo!!!!!

Sobre as bombas de circulação, podes ter 2 ou 3! Eu colocaria 1 de cada lado e uma a fazer circulação para a parte de trás da rocha!

O resto do equipamento....a iluminação depende do que quizeres ter, se só peixes, corais moles, corais duros...tudo depende!

Outra coisa importante é a rocha viva, o filtro biológico do aqua!

Abraços,

Pedro.

Publicado:
acabei de fechar negócio com um Aqua com filtro de decantação 100x40x45 202 litros.

Esse filtro de decantação é uma divisória interior lateral do aquário? Se for podes colocar aí os termostatos com uma pequena bomba de circulação interna para homogeneizar melhor a temperatura da água.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Publicado:

o filtro de decantação é uma divisória interior na traseira do aquário.

é bom?... é mau?...

já agora qual é a utilidade dele...

outra coisinha....

não conhecem ninguém que tenha um escumador para este aquário a preço acessivel...

obrigado

Publicado:

O que podes fazer do filtro de decantação....tal como já foi dito, colocas os termoestatos lá com uma bomba pequena para fazer circulação nesse local e sempre podes colocar carvão activo, nada mais te vai servir!

Sobre a água do mar....tens q afastar-te de foz de rios, portos de barcos e zonas com esgotos! Sempre podes fazer testes à água, ou pedir a alguma empresa que faça isso, sempre ficas a saber melhor se a água é boa ou não!

Publicado:
o filtro de decantação é uma divisória interior na traseira do aquário.

é bom?... é mau?...

já agora qual é a utilidade dele...

se não fizeres sump podes tentar colocar a bomba do escumador dentro dele e termostátos, em minha opinião nada de matérias filtrantes como na água doce, seria apenas mais uma fonte para criar nitratos. Na água doce servia como filtro biologico, mas na água salgada tens a rocha viva que faz esse trabalho.

outra coisa que pode ser importante para o pessoal me ajudar a montar o aqua...

a água é do mar... eu vivo a 100 metros do mar

simplifica a coisa ou nem por isso???

Não tens água melhor que essa, a 100 metros até dá para ligar uma mangueira directa para dentro do aquário bowdown

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Publicado:

Boas,

antes de mais ... bem vindo aos salgados...

sou da opinião de retirar o filtro de decantação do aqua... ganhas espaço e ñ vais ter de te preocupar em disfarçar... a bomba do escumador e o termoestato são bem mais fáceis de esconder...

Cumps

Publicado:

A nível de equipamento, começa a procurar as bombas de circulação (que devem fazer cerca de 30x a litragem do aquário)

estas bombas.... se eu puser 3 bombas tem que ser cada uma com a potencia de 30x a litragem ou é o conjunto das três

obrigado

Publicado:

Boas é o conjuntos das 3.

por exemplo se o akua tiver 500 lts tens de ter 15000 lts hora no total +- contando com a bomba de retorno também.

Publicado:

Para essa litragem aconselhava 2 Tunze nanostream 6025 ... ou 2 wave marea 3200, podes comprar na underwater...