Recommended Posts

Publicado

Boas,

Há cerca de um mês montei o meu primeiro aquário e está a correr tudo muito bem tirando um aspecto: as minhas plantas, tirando a anúbia e a cabomba, estão a ficar com as folhas amarelas e com manchas castanhas, e cada vez mais... ;)

A verdade é que na altura da montagem do aquário não pus substracto fértil, no entanto desde o inicio que uso fertilizante liquido (sera florena), tenho uma boa iluminação e durante o dia desligo a oxigenação da água.

Será falta do substracto fértil? É que agora é complicado metê-lo...

Publicado:

Ninguém me ajuda :(

Já tive a ler e reparei que há discordância quanto à necessidade do uso de substrato fértil.. O que eu gostava de saber mesmo é se o meu fertilizante liquido é suficiente ou não... Devo usar pastilhas também?

Publicado: (editado)

Olá,

Pode-se manter boas plantas sem utilizar substrato fértil, existem muitos exemplos disso e eu não utilizo substrato fértil.

Agora a fertilização líquida nesse caso tem que existir e tem que ser rigorosa, se não medires os parâmetros tais como NO3, PO4 e Ferro dificilmente saberás o que está errado.

Ficam aqui dois artigos (tópicos) que são muito úteis e penso te podem ajudar.

- [Artigo]Escolha do Substracto

- [Artigo]Manutenção de plantas aquáticas - Parte I:Nutrientes

Editado por Trocado
Publicado:

-iluminação;

-Co2,

-fertilização

3 variáveis no sucesso com as plantas de aquário...

Agora devias meter o setup do aquário...

e aí perceberiamos o que consideras "boa iluminação" e para que oxigenas a água...

Creio que o que se está a passar tem resposta nas duas 1ªs varíáveis....

Um abraço

Coimbra

Publicado: (editado)
Boas,

Há cerca de um mês montei o meu primeiro aquário e está a correr tudo muito bem tirando um aspecto: as minhas plantas, tirando a anúbia e a cabomba, estão a ficar com as folhas amarelas e com manchas castanhas, e cada vez mais... :lol:

A verdade é que na altura da montagem do aquário não pus substracto fértil, no entanto desde o inicio que uso fertilizante liquido (sera florena), tenho uma boa iluminação e durante o dia desligo a oxigenação da água.

Será falta do substracto fértil? É que agora é complicado metê-lo...

No meu aqua tenho as plantas a crescer quase 1 Cm por dia, e nunca usei substrato, e olha que tenho muita variedade, deixo a iluminação do aquário ligada 10 H por dia e ainda por cima tenho a superficie da agua toda coberta com uma espessa camada de lentilha de agua .

PS : Também não uso Co2

Podes ver pelas neste topico : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=71946

Foto do aqua em questão :

pict0464.jpg?imgmax=576

Editado por PauloSilva
assinatura.gif

Publicado:

Já agora que fertilizantes usas? é que as minhas plantas vão piorando a cada dia que passa.. Acho que vou mesmo adicionar CO2...

Publicado:
Já agora que fertilizantes usas? é que as minhas plantas vão piorando a cada dia que passa.. Acho que vou mesmo adicionar CO2...

Não uso fertilizante nem Co2 .

assinatura.gif