Recommended Posts

Publicado

Vamos lá a ver se me consigo fazer entender!

Estava a pensar fazer passar uma mangueira de por baixo do areão, em zig zag, por forma cobrir a totalidade do fundo, e ligado a uma pequena bomba submersa. Este sistema contaria com, pelo menos, duas saídas e uma entrada, onde ficaria a bomba.

Pelo que posso imaginar, daqui resultaria um maior movimento da água e o aquecimento do substrato e arão, uma vez que a água que circula na mangueira estaria à mesma temperatura da restante água do aquário.

Uma vez que pensei neste sistema para um plantado, a movimentação da água seria regulada de forma a não perturbar as plantas.

Aguardo comentários.

Obrigado!|

:wink:

Oportunidade de negócio: http://www.vencer.bz/a-internet

Publicado:

Viva,

Irias lançar para a coluna de agua os nutrientes que se acumulam no areão. Para além disso há nutrientes que só estão disponiveis em ambientes anaeróbicos.

Publicado:

Entendo! Contudo, deves levar em conta que sob o areão apenas se encontar a mangueira. Ou seja, a movimentação da água far-se-ia acima do areão e com uma regulação baixa, claro. A função da mangueira seria mais a de fazer a àgua aquecida circular sob o areão do que vir a gerar qualquer turbulência.

Publicado:

Agora entendi. :wink:

Julguei que essa mangueira iria ter furos de maneira que a agua circulasse entre o areão, ou seja, seria um FBF invertido.

Dessa maneira não vejo grande utilidade, mas experimenta e depois conta como foi a experiencia.

Publicado:

Foi exactamente daí que retirei a ideia. Contudo, a minha intenção prende-se com a possibilidade de este sistema permitir também aquecer o substrato e o areão sem ter que recorrer às resistências eléctricas.

:)

Publicado:

eu tenho uma resistencia de fundo que vi à venda numa loja.

Resolvi experimentar e digo uma coisa... as plantas parecem estar a gostar, desse aqua ja retirei plantas para todos os outros!

Em nenhum dos outros sem aquecimento no fundo elas se desenvolvem tao bem.

Se nao fosse o preco tinha usado o mmo sistema em todos.

Um Abraço

Publicado:

O vosso conhecimento da fisica é nulo!?

a temperatura de àgua e do areão se não é a mesma é quase a mesma na ordem dos 0,00... porque a temperatura passa por: difusão e advecção (grandas palavrões!!!)

Se existe água dentro do areão esta está a mesma temperatura que a restante água em todo o compartimento (((caso de mistura perfeita)

Para passar calor para o material sólido (pedras(minerais)) tem de se ter em conta o seu calor especifico bem como o aumento de temperatura pretendido (em termos biológicos ou aquariofilos esta conversa não faz qualquer sentido) assim E=C*M*DT ou seja Energia a fornecer para aquecer determinado material é igual a multiplicação do seu calor especifico(tabelado) pela massa da matéria em causa pela variação de temperatura.

Mas por que raio é que queres aquecer o areão? ainda deves estar mais confuso com a minha explicação!!!

Aqueçe mas é a água do aquário, que eu garanto que o calor que é perdido pelas laterais é igual ao calor perdido pelo fundo (e daí talvez não porque no fundo estão o esferovite e o movel que não deixam passar o calor)

O problema é a confusão feita em termos de "marketing", de facto tem se revelado interressante a difusão de calor no aquário como um todo, o calor irradiado no sentido do fundo para a superficie, em deterimento do calor emitido num canto do aquário e apenas transmitido pela acção de uma bomba (mais uma vez, em termos fisicos há perda de rendimento).

Publicado:

peixe_mario

teoricamente ate podes ter a tua razao.

mas na pratica... a diferenca entre os meus aqua prova o contrario.

mas isso tb nao interessa pois eu nao estou para vender nada.

Um Abraço

Publicado:

Olá peixe-mario

Com efeito, os meus conhecimentos de física deixam um pouco a desejar, e mais, tens razão na explicação que forneces relativamente às diferenças de temperatura entre o fundo, as laterais e etc.

Todavia, basta uma simples observação para constatarmos que de facto existem diferenças dignas de nota entre aquários com e sem aquecimento de fundo. Se bem que o marketing imponha o peso nesta "guerra" de componentes, o certo é que pelo que tenho podido observar, também as plantas gostam de ter os "pés quentinhos".

Publicado:

Amigo Javablue:

A melhor maneira de aquecer as raízes das plantas e levar para lá uma dose extra de nutrientes inclusivé água sempre com um bom teor de CO2 uma vez q a água q se encontra a nível das raízes nem sempre é renovada e portanto tem menos CO2 , é sem duvida alguma a utilização dum FBF , por outro lado as plantas não gostam de águas movimentadas e para ter um filtro de débito lento e eficaz tem de se ter uma área enorme de filtragem , portanto + uma vez FBF e é só !

Outra coisa , eu em tempo fazia a filtragem do aq numa sump lenta com a recolha de água á superficie com um filtro de rede por causa dos pxs , e a saída desta era injectada por baixo do areão , isto é um verdadeiro FBF invertido , resultado os pxs não se chatearam com a ligeira corrente ascendente mas as plantas estagnaram o crescimento :wink:

Adeus , :D

ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Publicado:
  Citação
a temperatura de àgua e do areão se não é a mesma é quase a mesma na ordem dos 0,00... porque a temperatura passa por: difusão e advecção (grandas palavrões!!!)
Não é verdade, sorry. Ao contrário do que pensas, a água é um péssimo transmissor de calor, pelo que se tiveres zonas que dificultem a circulação como um fundo arenoso podes ter gradiantes térmicos significativos. É fácil de enteder teóricamente e ainda mais fácil de provar na prática.

Citação
Se existe água dentro do areão esta está a mesma temperatura que a restante água em todo o compartimento (((caso de mistura perfeita)

O caso de mistura perfeita é um caso teórico, a realidade de um aquário com substrato é muito diferente

Citação
Para passar calor para o material sólido (pedras(minerais)) tem de se ter em conta o seu calor especifico bem como o aumento de temperatura pretendido (em termos biológicos ou aquariofilos esta conversa não faz qualquer sentido) assim E=C*M*DT ou seja Energia a fornecer para aquecer determinado material é igual a multiplicação do seu calor especifico(tabelado) pela massa da matéria em causa pela variação de temperatura.
Ninguém quer aquecer inertes nenhums.

Citação
Mas por que raio é que queres aquecer o areão? ainda deves estar mais confuso com a minha explicação!!!

Ver acima

Citação
Aqueçe mas é a água do aquário, que eu garanto que o calor que é perdido pelas laterais é igual ao calor perdido pelo fundo (e daí talvez não porque no fundo estão o esferovite e o movel que não deixam passar o calor)
Se tivesse acesso ao fundo do aquário e lhe tocasses mudavas de opinião :)

Citação
O problema é a confusão feita em termos de "marketing", de facto tem se revelado interressante a difusão de calor no aquário como um todo, o calor irradiado no sentido do fundo para a superficie, em deterimento do calor emitido num canto do aquário e apenas transmitido pela acção de uma bomba (mais uma vez, em termos fisicos há perda de rendimento).

:D N percebí nada do que disseste aqui :P Explica-te melhor.

Citação
O vosso conhecimento da fisica é nulo!?
Depende da precisão com que o medes. :P

Citação
A melhor maneira de aquecer as raízes das plantas e levar para lá uma dose extra de nutrientes inclusivé água sempre com um bom teor de CO2 uma vez q a água q se encontra a nível das raízes nem sempre é renovada e portanto tem menos CO2

CO2 para as Raízes!!!!!!!! :lol::lol::lol::lol::lol: qual é a ideia? :lol:

Citação
Outra coisa , eu em tempo fazia a filtragem do aq numa sump lenta com a recolha de água á superficie com um filtro de rede por causa dos pxs , e a saída desta era injectada por baixo do areão , isto é um verdadeiro FBF invertido , resultado os pxs não se chatearam com a ligeira corrente ascendente mas as plantas estagnaram o crescimento

E a seguir, como por apareceram algas aos montes :)

Agora a sério, a utilização de FBF é coisa totalmente do passado. Não há nenhum botânico de aquário de sucesso que o use e isso quer dizer algo. Aliás, chegaria mesmo a dizer que o FBF só NÃO é usado hoje em dia exactamente por ser nefasto para as plantas.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Críticas à parte, a ideia do tubo para circular água do aquário pelo fundo de modo a criar ascendentes térmicas e aquecer as raízes é boa no geral. A única dúvida é se as vantagens serão significativas para o custo + trabalho de implementar um cenário destes.

Eu pessoalmente não me dava a esse trabalho. As mais-valias são marginais. Investe em LUZ!

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

MrPCB

De facto acho que a ideia não é má de todo e, acima de tudo, não é disparatada, pelo menos no que diz respeito a atingir o objectivo de criar ascendentes térmicas.

Mas, como não há bela sem senão, depois de um fim de semana a ver preços e a apreciar materiais, sou forçado a concluir que o que iria pagar por este sistema DIY é õ valor de uma resistência de fundo.

Obrigado a todos!

:lol:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!