Javablue Publicado Maio 5, 2004 Publicado Maio 5, 2004 Vamos lá a ver se me consigo fazer entender! Estava a pensar fazer passar uma mangueira de por baixo do areão, em zig zag, por forma cobrir a totalidade do fundo, e ligado a uma pequena bomba submersa. Este sistema contaria com, pelo menos, duas saídas e uma entrada, onde ficaria a bomba. Pelo que posso imaginar, daqui resultaria um maior movimento da água e o aquecimento do substrato e arão, uma vez que a água que circula na mangueira estaria à mesma temperatura da restante água do aquário. Uma vez que pensei neste sistema para um plantado, a movimentação da água seria regulada de forma a não perturbar as plantas. Aguardo comentários. Obrigado!| Citar Oportunidade de negócio: http://www.vencer.bz/a-internet
Visitante Publicado: Maio 5, 2004 Publicado: Maio 5, 2004 Viva, Irias lançar para a coluna de agua os nutrientes que se acumulam no areão. Para além disso há nutrientes que só estão disponiveis em ambientes anaeróbicos. Citar
Javablue Publicado: Maio 5, 2004 Autor Publicado: Maio 5, 2004 Entendo! Contudo, deves levar em conta que sob o areão apenas se encontar a mangueira. Ou seja, a movimentação da água far-se-ia acima do areão e com uma regulação baixa, claro. A função da mangueira seria mais a de fazer a àgua aquecida circular sob o areão do que vir a gerar qualquer turbulência. Citar Oportunidade de negócio: http://www.vencer.bz/a-internet
Visitante Publicado: Maio 5, 2004 Publicado: Maio 5, 2004 Agora entendi. Julguei que essa mangueira iria ter furos de maneira que a agua circulasse entre o areão, ou seja, seria um FBF invertido. Dessa maneira não vejo grande utilidade, mas experimenta e depois conta como foi a experiencia. Citar
nplima Publicado: Maio 5, 2004 Publicado: Maio 5, 2004 ola essa ideia esta bem explicada aqui: http://www.cichlid-forum.com/articles/ug_jets.php em vez de mangueira, este projecto serve-se de PVC rigido. faz sentido, porque uma mangueira retorcida pode ficar em tensão e depois mexe-se quando menos se espera... NL Citar
Javablue Publicado: Maio 6, 2004 Autor Publicado: Maio 6, 2004 Foi exactamente daí que retirei a ideia. Contudo, a minha intenção prende-se com a possibilidade de este sistema permitir também aquecer o substrato e o areão sem ter que recorrer às resistências eléctricas. Citar Oportunidade de negócio: http://www.vencer.bz/a-internet
zefish Publicado: Maio 7, 2004 Publicado: Maio 7, 2004 eu tenho uma resistencia de fundo que vi à venda numa loja. Resolvi experimentar e digo uma coisa... as plantas parecem estar a gostar, desse aqua ja retirei plantas para todos os outros! Em nenhum dos outros sem aquecimento no fundo elas se desenvolvem tao bem. Se nao fosse o preco tinha usado o mmo sistema em todos. Citar Um Abraço Zé
peixe_mario Publicado: Maio 8, 2004 Publicado: Maio 8, 2004 O vosso conhecimento da fisica é nulo!? a temperatura de àgua e do areão se não é a mesma é quase a mesma na ordem dos 0,00... porque a temperatura passa por: difusão e advecção (grandas palavrões!!!) Se existe água dentro do areão esta está a mesma temperatura que a restante água em todo o compartimento (((caso de mistura perfeita) Para passar calor para o material sólido (pedras(minerais)) tem de se ter em conta o seu calor especifico bem como o aumento de temperatura pretendido (em termos biológicos ou aquariofilos esta conversa não faz qualquer sentido) assim E=C*M*DT ou seja Energia a fornecer para aquecer determinado material é igual a multiplicação do seu calor especifico(tabelado) pela massa da matéria em causa pela variação de temperatura. Mas por que raio é que queres aquecer o areão? ainda deves estar mais confuso com a minha explicação!!! Aqueçe mas é a água do aquário, que eu garanto que o calor que é perdido pelas laterais é igual ao calor perdido pelo fundo (e daí talvez não porque no fundo estão o esferovite e o movel que não deixam passar o calor) O problema é a confusão feita em termos de "marketing", de facto tem se revelado interressante a difusão de calor no aquário como um todo, o calor irradiado no sentido do fundo para a superficie, em deterimento do calor emitido num canto do aquário e apenas transmitido pela acção de uma bomba (mais uma vez, em termos fisicos há perda de rendimento). Citar
zefish Publicado: Maio 8, 2004 Publicado: Maio 8, 2004 peixe_mario teoricamente ate podes ter a tua razao. mas na pratica... a diferenca entre os meus aqua prova o contrario. mas isso tb nao interessa pois eu nao estou para vender nada. Citar Um Abraço Zé
Javablue Publicado: Maio 10, 2004 Autor Publicado: Maio 10, 2004 Olá peixe-mario Com efeito, os meus conhecimentos de física deixam um pouco a desejar, e mais, tens razão na explicação que forneces relativamente às diferenças de temperatura entre o fundo, as laterais e etc. Todavia, basta uma simples observação para constatarmos que de facto existem diferenças dignas de nota entre aquários com e sem aquecimento de fundo. Se bem que o marketing imponha o peso nesta "guerra" de componentes, o certo é que pelo que tenho podido observar, também as plantas gostam de ter os "pés quentinhos". Citar Oportunidade de negócio: http://www.vencer.bz/a-internet
ep Publicado: Maio 10, 2004 Publicado: Maio 10, 2004 Amigo Javablue: A melhor maneira de aquecer as raízes das plantas e levar para lá uma dose extra de nutrientes inclusivé água sempre com um bom teor de CO2 uma vez q a água q se encontra a nível das raízes nem sempre é renovada e portanto tem menos CO2 , é sem duvida alguma a utilização dum FBF , por outro lado as plantas não gostam de águas movimentadas e para ter um filtro de débito lento e eficaz tem de se ter uma área enorme de filtragem , portanto + uma vez FBF e é só ! Outra coisa , eu em tempo fazia a filtragem do aq numa sump lenta com a recolha de água á superficie com um filtro de rede por causa dos pxs , e a saída desta era injectada por baixo do areão , isto é um verdadeiro FBF invertido , resultado os pxs não se chatearam com a ligeira corrente ascendente mas as plantas estagnaram o crescimento Adeus , :D ep Citar NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!
Pedro Borges Publicado: Maio 11, 2004 Publicado: Maio 11, 2004 a temperatura de àgua e do areão se não é a mesma é quase a mesma na ordem dos 0,00... porque a temperatura passa por: difusão e advecção (grandas palavrões!!!)Não é verdade, sorry. Ao contrário do que pensas, a água é um péssimo transmissor de calor, pelo que se tiveres zonas que dificultem a circulação como um fundo arenoso podes ter gradiantes térmicos significativos. É fácil de enteder teóricamente e ainda mais fácil de provar na prática. Se existe água dentro do areão esta está a mesma temperatura que a restante água em todo o compartimento (((caso de mistura perfeita) O caso de mistura perfeita é um caso teórico, a realidade de um aquário com substrato é muito diferente Para passar calor para o material sólido (pedras(minerais)) tem de se ter em conta o seu calor especifico bem como o aumento de temperatura pretendido (em termos biológicos ou aquariofilos esta conversa não faz qualquer sentido) assim E=C*M*DT ou seja Energia a fornecer para aquecer determinado material é igual a multiplicação do seu calor especifico(tabelado) pela massa da matéria em causa pela variação de temperatura.Ninguém quer aquecer inertes nenhums. Mas por que raio é que queres aquecer o areão? ainda deves estar mais confuso com a minha explicação!!! Ver acima Aqueçe mas é a água do aquário, que eu garanto que o calor que é perdido pelas laterais é igual ao calor perdido pelo fundo (e daí talvez não porque no fundo estão o esferovite e o movel que não deixam passar o calor)Se tivesse acesso ao fundo do aquário e lhe tocasses mudavas de opinião O problema é a confusão feita em termos de "marketing", de facto tem se revelado interressante a difusão de calor no aquário como um todo, o calor irradiado no sentido do fundo para a superficie, em deterimento do calor emitido num canto do aquário e apenas transmitido pela acção de uma bomba (mais uma vez, em termos fisicos há perda de rendimento). :D N percebí nada do que disseste aqui Explica-te melhor. O vosso conhecimento da fisica é nulo!?Depende da precisão com que o medes. A melhor maneira de aquecer as raízes das plantas e levar para lá uma dose extra de nutrientes inclusivé água sempre com um bom teor de CO2 uma vez q a água q se encontra a nível das raízes nem sempre é renovada e portanto tem menos CO2 CO2 para as Raízes!!!!!!!! qual é a ideia? Outra coisa , eu em tempo fazia a filtragem do aq numa sump lenta com a recolha de água á superficie com um filtro de rede por causa dos pxs , e a saída desta era injectada por baixo do areão , isto é um verdadeiro FBF invertido , resultado os pxs não se chatearam com a ligeira corrente ascendente mas as plantas estagnaram o crescimento E a seguir, como por apareceram algas aos montes Agora a sério, a utilização de FBF é coisa totalmente do passado. Não há nenhum botânico de aquário de sucesso que o use e isso quer dizer algo. Aliás, chegaria mesmo a dizer que o FBF só NÃO é usado hoje em dia exactamente por ser nefasto para as plantas. Abraço, Pedro Citar 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Pedro Borges Publicado: Maio 11, 2004 Publicado: Maio 11, 2004 Críticas à parte, a ideia do tubo para circular água do aquário pelo fundo de modo a criar ascendentes térmicas e aquecer as raízes é boa no geral. A única dúvida é se as vantagens serão significativas para o custo + trabalho de implementar um cenário destes. Eu pessoalmente não me dava a esse trabalho. As mais-valias são marginais. Investe em LUZ! Abraço, Pedro Citar 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Javablue Publicado: Maio 11, 2004 Autor Publicado: Maio 11, 2004 MrPCB De facto acho que a ideia não é má de todo e, acima de tudo, não é disparatada, pelo menos no que diz respeito a atingir o objectivo de criar ascendentes térmicas. Mas, como não há bela sem senão, depois de um fim de semana a ver preços e a apreciar materiais, sou forçado a concluir que o que iria pagar por este sistema DIY é õ valor de uma resistência de fundo. Obrigado a todos! Citar Oportunidade de negócio: http://www.vencer.bz/a-internet
Recommended Posts