Recommended Posts

Publicado:
tenho uma guppy q ficou doente ( escamas eriçadas) depois de dar á luz, tiro-a já ou tento salva-la? outra quetão, essa guppy só deu 4 guppys, é normal?

Pela descrição parece tratar-se de um comum caso de Hidropisia. Tem tratamento mas nem sempre tem cura, pelo que conte com a morte do peixe mesmo quando este parecer melhorar. Penso que a Hidropisia não é contagiosa mas se estiver pouco seguro quanto a isso, pode obviamente isolar o peixe atingido. Em todo o caso, sugiro uma subida gradual da temperatura enquanto o peixe for vivo e a inclusão de uma bomba de ar no aquário onde ele se encontra e onde ele se encontrou. Se optar por separar o peixe afectado, pode ainda adicionar uma pequena quantidade de sal ao seu aquário de tratamento.

Apenas tive um caso de Hidropisia numa fêmea guppy. Esteve bastante tempo inchada quando um dia apareceu aparentemente normal. Porém no dia seguinte morreu. Nunca foi separada do tanque em causa e não registei um único caso de contágio.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Amigo Governa,

quero desde já agradecer a sua observação relativamente a uma outra resposta que dei hoje, porque é para mostrar ás pessoas que o tratamento passa sempre pela verificação da razão pela qual os animais adoecem. Já agora queria aproveitar para elogiar a forma como escreve porque estive a observar o seu perfil e se estiver correcta a sua data de nascimento que diz que nasceu no ano de 1903 (o que significa que já passou os 100 anos de idade), parece-me bastante lucido para a idade.

Relativamente à hidrópsia (e o diagnostico está correcto), deve-se a uma infecção interna que no caso das fêmeas de Guppy ( e outros viviparos) infelizmente acontece muito. Esta infecção interna deve-se por exemplo á morte de algumas crias durante a gestação. Pode também dever-se ao excesso de alimentação seca que por causar obstipação intestinal vai provocar um esmagamento das crias, bem como um cansaço maior da fêmea e posterior adoecimento.

Quanto à prevenção da doença passa por uma utilização de uma variedade maior de alimentos baseada tanto em secos (floco, granulado), quer congelados (Larva, artémia, mysis,etc....imensas variedades diferentes que podes encontrar no mercado).

Quanto ao tratamento é normalmente raro de ser bem sucedido. Passa por isolar o animal para que não seja torturado pelos machos sempre ansiosos por acasalar e se possivel em aquário com pouca circulação de água, alimentação só congelada em pequenas mas várias refeições por dia. Medicamentos apenas qualquer bactericida não muito forte para prevenir o alastrar da doença visto que os guppys não toleram medicação muito forte. Se quiseres podes até fazer um mix de 1/2 dose de um bactericida com 1/2 de um fungicida visto que, depois de um ferida aberta por uma bacteria aparecem fungos e desta forma prevines e não excedes com doses fortes. Sal 3 gr. por litro no caso dos viviparos, regra geral outros peixes pensa sempre em 1gr. por litro(há excepções Ciclideos, Carassius Auratus, Ciprinos Carpios, etc.)

Boa Sorte!!

Mário Sustelo

Publicado:

A hidropsia é uma acumulação de fluído na cavidade abdominal do peixe e pode resultar de :um problema de osmorregulação, por deficiente funcionamento dos rins ( neste caso se a causa for uma infecção renal poderá aparecer em vários peixes ) ; deficiente funcionamento do fígado ;desnutrição( falta de proteinas no sangue à semelhança do que acontece com crianças desnutridas em África que têm uma barriga proeminente) ; ou infecção bacteriana . Neste ultimo caso temos uma peritonite e o fluído presente é séptico e pode resultar da ruptura de um orgão como o intestino por inflamaçao da parede intestinal, por causas alimentares(alimentos ainda congelados ou com pouca fibra ou deteriorados ou dados em quantidade excessiva)e ou parasitárias.

Mário Sustelo ( sejas bem vindo a este Forum ) essa do esmagamento das crias por obtipação intestinal nunca ouvi falar e parece-me anatomicamente um pouco surrealista .

O uníco tratamento que vale a pena tentar mas que raramente tem sucesso é um antibiótico ( o que é isso de antibióticos fracos e fortes ?) sempre na dose recomendada ( doses baixas de antibioticos não funcionam e provocam resistências)como por exemplo nifurpinol ( bactopur direct ) ou sulfa+trimetropim ( bactrim ).

Cump.

Rui

Publicado:

boas,

só duas perguntas:

A hidropsia não é um síndrome?

Não existe um tratamento à base de Terramicina?

Abraço

-=[ ToOnz ]=-

Publicado:

Amigo Dr. Rui Ferreira de Almeida,

Apenas tento simplificar as minhas respostas porque não sei se já reparou mas temos no forum aquariofilistas recem chegados e alguns deles com um perfil a nivel de idade bem jovem. Complicados já eles estão no meio de tantas duvidas e informações ao mesmo tempo.

De qualquer forma quando me refiro a antibióticos fortes e fracos refiro-me á utilização de antibióticos como é o caso do Backto Tabs da Sera que tem o mesmo resultado do Backtopur Direct (o antibiótico é o mesmo o Nifurpirinol) mas que ao ser administrado ao nivel da alimentação não destroi a parte biológica do nosso ecosistema (Bactérias Nitrificantes).

Um Abraço

Mário Sustelo

Publicado:

Viva Mário

Aqui normalmente os aquariofilistas tratam-se por tu e como me conheces perfeitamente e sempre me trataste por tu, quando me vendeste peixes, não vejo a necessidade agora de me tratares por Dr.

Quanto à utilização de antibioticos:

Na alimentação - è de facto o ideal ,só tem um contra - o peixe tem que estar a comer ;se for esse o caso será a forma ideal de admnistração

Embora o nifurpinol afecte o filtro biologico, se for um aquário ciclado ,as bacterias sobreviventes são em geral suficientes para lidar com a amonia e nitritos . O nifurpinol não mata TODAS as bacterias. Existem antibioticos muito mais perigosos para o filtro biologico como a eritromicina, o cloranfenicol e a neomicina . Também os desinfectantes como o permanganato de potassiuo e o azul de metileno são muito mais perigosos para o filtro biologico.

Mas ,de qualquer modo a forma mais lógica de fazer o tratamento é abrir o filtro ,retirar as ceramicas ou quaquer outra massa filtrante suporte do filtro biologico e coloca-la 3 dias num balde com água do aquário e uma pedra difusora . No filtro deixamos apenas lâ de vidro e fazemos o tratamento diariamente com nifurpinol mudando também diariamente 30% da água entre tratamentos . Durante 3 dias e com mudanças de água não é necessário filtro biologico.No fim dos 3 dias mudamos a água (40 % ) colocamos carvão 12 horas e voltamos a colocar as nossas massas filtrantes biologicas no filtro.

Se tivermos duvidas testamos a aminia e nitritos de 3 em 3dias e se necessário colocamos Zeolite e bacterias .

O que é que achas?

Tenho para mim que os aquariofilistas jovens e recem chegados não terão necessariamente uma menor capacidade de entendimento, até porque o acesso à informação é muito mais rápido do que há 10 anos atrás e a tecnologia muito mais avançada . Temos todos que estimular um nível de aquariofilos mais elevado e se aumentarmos a fasquia estou certo que a ansia de saber mais será maior, e quem beneficiará serão com certeza os peixes que passarão a ser mais bem cuidados .

Cump.

Rui

Publicado:

Mas parece-me a mim demasiada confusão para quem se esteja a iniciar.

E as próprias mudas de água em excesso (que para um iniciado são feitas directo da torneira sem control de PH e outros valores), mexer na filtragem e tudo mais, pode ser arriscado de aconselhar a um iniciado.

Todos nós começámos por gatinhar e só depois comecámos a andar.

Eu trabalho assim e até hoje os meus clientes/amigos dizem-me todos que normalmente as lojas ou não explicam ou complicam demais.

Não estou a falar da tua loja, porque como todos nós sabemos não é esse o caso. Apenas temos maneiras diferentes de trabalhar!

Respeito imenso o teu trabalho e sei que sabes do que falas e que tens a mesma boa vontade para com as pessoas que eu.

Se tivesse de aconselhar a alguém uma boa loja de aquariofilia garantidamente a tua seria uma delas!!!

Cump.

Mário Sustelo

Publicado:

Mário

Fora dos comerciais eu respondo sempre como aquariofilista, apaixonado por peixes e interessado nas suas patologias . Nunca faço referençia à loja porque porque julgo naõ ser apropriado .

Estou contente por te teres juntado ao forum, porque uma pessoa com a tua experiência e conhecimentos é sempre uma mais valia. Para quem não sabe deverás ser uma das pessoas deste país por cujas mãos já passaram mais peixes ,nomeadamente em aclimatizações ,e isso dá muita experiência porque aprendemos com as inumeras asneiras que fizemos e continuamos a fazer, porque quando estamos a lidar com peixes nem sempre 2+2 =4. O maior desafio é mantê-los por muito tempo nas melhores condições possíveis de forma a que exibam um comportamento tão próximo quanto possível do que fariam no seu estado natural, inclusivamente reprodutivo.

Ás vezes quando gosto certos tópicos e "pico " um bocadinho é porque penso que isso estimula os participantes a exporem as suas melhores experiencias e os seus melhores conhecimentos o que certamente se traduz num maior interesse dos recém-chegados .Eu penso que existe muita gente que sabe muito de aquariofilia e que devia participar mais neste forúm.

Mais uma vez ,obrigado pela tua participação.

Cump.

Rui