ajvctrindade Publicado Outubro 9, 2007 Publicado Outubro 9, 2007 Boas, Segundo o artigo http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035 estou com falta de Ferro e Fósforo no meu aquário. As imagens não estão focadas, mas julgo que dá para ver mais ou menos: http://www.aquariofilia.net/forum/uploads/...0_60_172951.jpg - Escusado será dizer onde se encontra a amarela... http://www.aquariofilia.net/forum/uploads/...20_60_24222.jpg - Tem uma nova amarela e outra a nascer igualmente amarela (já cresceu e confirma-se... amarela) Nas duas fotos, apesar de desfocadas, julgo que conseguem ver que as folhas estão a ficar com o veios a vermelho ou purpa escuro. O fertilizante que estou a usar possui, entre outros componentes: - 0,02% ferro(Fe) e - 3,0% pentóxido de fósforo (P2O5) - solúvel na agua. Só coloco o fertilizante quando faço a TPA semanal. Gostaria de saber antes de mais se o diagonóstico está correcto e que Fertilizante me aconselham ou se acham que devo de fertilizar com mais frequência com o fertilizante actual. Obrigado, Trindade Composição total do fertilizante: "Adubo CE -Solução de adubos NPK 6.3.6 com micronutrientes . 6,0% azoto(N) total 2,4% azoto nitríco, 1,6% azoto amoniacal,2,0% azoto ureico / 3,0% pentóxido de fósforo (P2O5) - solúvel na agua / 6,0% óxido de potássio (K2O) solúvel em agua / Micronutrientes : 0,01% boro(B), 0,002% cobre(Cu),0,02% ferro(Fe),0,01% manganês (Mn),0,0o1 molybdénio (Mo), 0,002% zinco(Zn) António Trindade
cfatelo Publicado: Outubro 9, 2007 Publicado: Outubro 9, 2007 Boas, Segundo o artigo http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035 estou com falta de Ferro e Fósforo no meu aquário. As imagens não estão focadas, mas julgo que dá para ver mais ou menos: http://www.aquariofilia.net/forum/uploads/...0_60_172951.jpg - Escusado será dizer onde se encontra a amarela... http://www.aquariofilia.net/forum/uploads/...20_60_24222.jpg - Tem uma nova amarela e outra a nascer igualmente amarela (já cresceu e confirma-se... amarela) Nas duas fotos, apesar de desfocadas, julgo que conseguem ver que as folhas estão a ficar com o veios a vermelho ou purpa escuro. O fertilizante que estou a usar possui, entre outros componentes: - 0,02% ferro(Fe) e - 3,0% pentóxido de fósforo (P2O5) - solúvel na agua. Só coloco o fertilizante quando faço a TPA semanal. Gostaria de saber antes de mais se o diagonóstico está correcto e que Fertilizante me aconselham ou se acham que devo de fertilizar com mais frequência com o fertilizante actual. Obrigado, Trindade Composição total do fertilizante: "Adubo CE -Solução de adubos NPK 6.3.6 com micronutrientes . 6,0% azoto(N) total 2,4% azoto nitríco, 1,6% azoto amoniacal,2,0% azoto ureico / 3,0% pentóxido de fósforo (P2O5) - solúvel na agua / 6,0% óxido de potássio (K2O) solúvel em agua / Micronutrientes : 0,01% boro(B), 0,002% cobre(Cu),0,02% ferro(Fe),0,01% manganês (Mn),0,0o1 molybdénio (Mo), 0,002% zinco(Zn) Pá, pela imagem isso pareceu-me ser uma anúbia barterii cofeefolia, tenho uma igual. É normal isso, não quer dizer que tenhas falta de nutrientes!! Nessa anúbia as folhas nascem amarelas e vão ganhando a coloração verde. Não stresses que isso é mesmo assim. abx, Carlos O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
ajvctrindade Publicado: Outubro 9, 2007 Autor Publicado: Outubro 9, 2007 Boas Carlos, Obrigado! Isto o pessoal não sabe e só faz mal. É que a descrição é igual ao que se está a passar - Folhas amarelas quando nascem e permanecem amarela e caule igualmente amarelo. Já agora, em relação ao vermelho que está aparecer nas "entranhas" das folhas das anúbias... é igualmente normal? Many Thanks, Trindade António Trindade
Artur Jorge Publicado: Outubro 9, 2007 Publicado: Outubro 9, 2007 Concordo 100% com o que foi dito. É uma cofeefolia e as novas folhas são sempre amarelas e frágeis.
cfatelo Publicado: Outubro 9, 2007 Publicado: Outubro 9, 2007 Boas Carlos, Obrigado! Isto o pessoal não sabe e só faz mal. É que a descrição é igual ao que se está a passar - Folhas amarelas quando nascem e permanecem amarela e caule igualmente amarelo. Já agora, em relação ao vermelho que está aparecer nas "entranhas" das folhas das anúbias... é igualmente normal? Many Thanks, Trindade Pelas fotos não consigo visualizar esse vermelho... consegues uma macro? cumps, Carlos O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
ajvctrindade Publicado: Outubro 9, 2007 Autor Publicado: Outubro 9, 2007 Vou tentar tirar logo à noite e depois coloco. Thanks, António Trindade
Fábio Gomes Publicado: Outubro 10, 2007 Publicado: Outubro 10, 2007 Eu vou ser sincero. Suspeito muito sinceramente que esse amarelo não seja assim tão normal como pensam, mas... Por via das dúvidas, eu media o Fe. P.S.: Nas fotos não é notória mais nenhuma carência. A qualidade das fotografias não ajuda. Também te vou pedir uma Macro. :D Abraço. Glowlight Roads - Plantado
ajvctrindade Publicado: Outubro 10, 2007 Autor Publicado: Outubro 10, 2007 Boas, Peço desculpa a vcs pois ontem cheguei muito tarde a casa por motivos profissionais e já não consegui tirar a foto. Mas hoje espero que tudo corra bem e consiga tirar a fotografia. Em relação aos testes, não tenho teste de ferro... É que só agora, passado tantos anos (mais de 10) e com a leitura destes fantástico forum, é que me estou a aventurar a tentar manter um plantado. Já agora questiono, que testes essenciais acham que devo de ter para controlar a àgua para um plantado? E se me permitem, acham que aqueles comprimidos e o fertilizante da Tropica são bons? Um abraço, Trindade António Trindade
Fábio Gomes Publicado: Outubro 10, 2007 Publicado: Outubro 10, 2007 Olá mais uma vez, Os testes essencias para manter um plantado são o de NO3 e o de PO4. Eventualmente podes arranjar o de Fe. Em relação a fertelizantes se queres do melhor ao melhor preço compra caseiros. Abraço. Glowlight Roads - Plantado
cfatelo Publicado: Outubro 10, 2007 Publicado: Outubro 10, 2007 (editado) Eu vou ser sincero. Suspeito muito sinceramente que esse amarelo não seja assim tão normal como pensam, mas...Por via das dúvidas, eu media o Fe. P.S.: Nas fotos não é notória mais nenhuma carência. A qualidade das fotografias não ajuda. Também te vou pedir uma Macro. :D Abraço. Boas Fábio, tudo em cima? Estas folhas amareladas são normais na coffeefolia. Até podes ver que mesmo no site da tropica o desenho que eles lá têm tem a anúbia com as folhas novas amarelas : Anubia barterii coffeefolia. ajvctrindade : Há mais alguma planta com folhas amareladas? Se a anúbia for a única penso que está confirmada a não-existência da carência, até porque como as anúbias têm um metabolismo mais lento, seria das últimas onde a carência se notaria. cumps, Carlos Editado Outubro 10, 2007 por cfatelo O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
Fábio Gomes Publicado: Outubro 10, 2007 Publicado: Outubro 10, 2007 Boas Fábio, tudo em cima? Estas folhas amareladas são normais na coffeefolia. Até podes ver que mesmo no site da tropica o desenho que eles lá têm tem a anúbia com as folhas novas amarelas : Anubia barterii coffeefolia. cumps, Carlos Buenas, Carlos! Tudo em forma e por aí? Como está o teu reguila? Sendo assim e vendo a imagem peço desculpa pela minha má interpretação. :D Abraço! Glowlight Roads - Plantado
ajvctrindade Publicado: Outubro 10, 2007 Autor Publicado: Outubro 10, 2007 Vou separar a minha resposta para os intervenientes: Fábio Gomes: 1) Obrigado pela informação dos testes essenciais. 2) Quando referes fertelizantes caseiros, julgo que estejas a referir os fabricados por nós. É que acho que ainda não tenho experiência para me aventurar por ai. Já tinha lido em alguns posts que o pessoal compra, por exemplo na farmácia, e que depois faz as suas misturas consuante as necessidades do seu aquário/plantas. Mas eu não sei como proceder a isso e fico com algum receio de as coisas correrem mal e de os peixes serem afectados. Neste momento estou a usar um fertilizante universal com as caracteristicas que indico no primeiro post, pois o josegarcia já o estava a usar e aparentemente com resultados positivos (ou pelo menos não eram negativos lol - €3,5 por 1L. No entanto, julgo que eventualmente não seja o mais apropriado e gostaria de saber qual adquirir e com o tempo/aprendizagem ir então melhorando as técnicas. Carlos Fatelo: 1) Ontem não deu para ver as plantas. Vamos ver se hoje quando chegar se estas já têm uma outra coloração. 2) Julgo que a anubia é a única com as folhas amarelas, mas vou tirar fotos das restantes para verem. No entanto, uma coisa estranha: como referes, a anubia é uma planta de crescimento lento, mas é a segunda planta que se tem desenvolvido melhor no aquário. As restantes são valisnérias nana e mais duas que não sei o nome (uma comprada e que não me parece de grande saúde, outra vem de um lago de um amigo meu - é tipo talo). A que vem do lago é a que cresce mais depressa: em menos de uma semana mais de 20cm. Um abraço, Trindade António Trindade
cfatelo Publicado: Outubro 10, 2007 Publicado: Outubro 10, 2007 Buenas, Carlos! Tudo em forma e por aí? Como está o teu reguila? Sendo assim e vendo a imagem peço desculpa pela minha má interpretação. :D Abraço! no problemo! abx, Carlos O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
José Cruz Silva Publicado: Outubro 10, 2007 Publicado: Outubro 10, 2007 Vou separar a minha resposta para os intervenientes: Fábio Gomes: 1) Obrigado pela informação dos testes essenciais. 2) Quando referes fertelizantes caseiros, julgo que estejas a referir os fabricados por nós. É que acho que ainda não tenho experiência para me aventurar por ai. Já tinha lido em alguns posts que o pessoal compra, por exemplo na farmácia, e que depois faz as suas misturas consuante as necessidades do seu aquário/plantas. Mas eu não sei como proceder a isso e fico com algum receio de as coisas correrem mal e de os peixes serem afectados. Neste momento estou a usar um fertilizante universal com as caracteristicas que indico no primeiro post, pois o josegarcia já o estava a usar e aparentemente com resultados positivos (ou pelo menos não eram negativos lol - €3,5 por 1L. No entanto, julgo que eventualmente não seja o mais apropriado e gostaria de saber qual adquirir e com o tempo/aprendizagem ir então melhorando as técnicas. O mais indicado será sempre o contrário, utilizar os compostos em pó e adicionar apenas os nutrientes conforme o necessário. A sua utilização é bastante simples e muito mais segura que qualquer fertilizante para plantas caseiras ou de jardim. Há uma série de sites que ajudam bastante para fazer os calculos das quantidades a adicionar tornando a utilização destes produtos acessivel a qualquer um. Nos fertilizantes de plantas de jardim, o Azoto (N) encontra-se sob a forma de amoniaco/amonia e de ureia o que não será nada indicado para aquários aumentando considerávelmente o risco de intoxicar fauna e flora. Abraços Zé Néo
ajvctrindade Publicado: Outubro 10, 2007 Autor Publicado: Outubro 10, 2007 Boas pessoal, As fotos não sairam grande coisa, mas acho que dá para ver. A da anúbia: De uma outra que não sei o nome: Abraços, António Trindade
cfatelo Publicado: Outubro 10, 2007 Publicado: Outubro 10, 2007 Boas pessoal, As fotos não sairam grande coisa, mas acho que dá para ver. A da anúbia: De uma outra que não sei o nome: Abraços, Parecem-me algas... cumps, Carlos O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
ajvctrindade Publicado: Outubro 10, 2007 Autor Publicado: Outubro 10, 2007 Boas, Algas? A sério? ... Mas parece tão escuro para algas... vou tentar diminuir o tempo de luz do aquário e colocar JBL Clearmec Plus. O que achas? Abx António Trindade
Fábio Gomes Publicado: Outubro 11, 2007 Publicado: Outubro 11, 2007 Eu acho que devias de comprar o teste de NO3 e PO4 e acertar os parâmetros conforme o necessário. Fertelizantes isolados têm que ser a escolha para evitar excessos de um nutreinte e carências de outro(s). Cumprimentos. Glowlight Roads - Plantado
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 11, 2007 Publicado: Outubro 11, 2007 Boas, Tentando saber mais algumas informações (pq nunca é demais saber mais alguma coisa ) podiam indicar os fertilizantes caseiros (pó) que utilizam? Alguns eu sei, tipo o KCL mas e o PO4 e o ferro por exemplo? Alguns dos meus aquários (shrimps)
Fábio Gomes Publicado: Outubro 11, 2007 Publicado: Outubro 11, 2007 Boas, Tentando saber mais algumas informações (pq nunca é demais saber mais alguma coisa ) podiam indicar os fertilizantes caseiros (pó) que utilizam? Alguns eu sei, tipo o KCL mas e o PO4 e o ferro por exemplo? Olá. Para fosfato vou passar a fertilizar hoje com fosfato monopotassico. Adquire-se, por exemplo, através da Horizonte Aquático. Já o ferro é que tens mesmo que fertelizar em líquido. Basicamente: Consegue-se arranjar alternativas bem mais viáveis (em todos os sentidos) para fertilizar macronutrientes. N, P e K. Basta comprar-se os pózinhos misturar num litro de água o necessário (calcula-se através da calculadora de Chuck), et voilá. Glowlight Roads - Plantado
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 11, 2007 Publicado: Outubro 11, 2007 Eu fosfatos tenho. Se quiserem digam qualquer coisa. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
zlatan9 Publicado: Outubro 12, 2007 Publicado: Outubro 12, 2007 Tenho andado para comprar o de fosfatos, mas agora tenho "fertilizado com comida congelada"...LOL. One Fish Standing Kurichiba
Recommended Posts