Dieta De Discus


Ricardo B. Rosa

Recommended Posts

Boa noite, o meu nome é Ricardo Rosa sou de Odivelas.

Esta é a primeira vez que escrevo no forum, mas não é a primeira que leio o que vocês todos escrevem, e que me deixa cada dia mais apaixonado pela aquariofilia (mais apaixonado e com menos dinheiro ::D: ).

 

Apenas com a leitura de postes recentes e antigos fui esclarecendo as minhas duvidas, mas quando pensava que já sabia qualquer coisinha.. lá vinha um dos nossos colegas com termos, teorias e aspectos que me deixavam a sentir.. "bom.. não percebo mesmo nada disto :-D ".

 

De qualquer forma aquilo que me fez escrever aqui hoje, é o querer saber como fazer um "papinha" caseira para os Discus, sabem? podem-me ajudar?

 

Quando me iniciei com este hobbie nem sabia o que eram os Discus, foi aqui neste forum que os conheci e que me apaixonei, por eles..

 

Infelizmente o meu aquario não é nada de especial como os vossos, e não consigo ter os Discus que gostaria.

 

Já agora aproveito e deixo aqui as caracteristicas do meu aquario:

 

60x30x40

1xT8 aqua Glo 15W

filtro mecanico Hush 20 (daqueles em cascata)

Termostato

Bomba de Ar

 

Fauna:

 

1 Discu pequeno mas lindissimo :-D não sei o nome, mas creio que é um Pigeon Blood

2 Silver Dolars (vão sair em breve, são muito irrequietos para o Discu)

2 Rasboras

2 zebras

1 Pleco

1 tubarao martelo

2 neos

1 colisa

2 corydoras

2 mollies Balão

1 Iriatherina (adoro estes peixes, sei que são de cardume mas um morreu-me ou foi comido :D nao sei )

 

Flora:

 

Musgo

Valisneria

e outras lindas mas que infelizmente nao sei o nome

 

Substracto:

 

Areão branco

Rocha Vulcânica

 

 

Se acharem que alguma coisa está mal em termos de compatibiliadade de espécies ou equipamentos por favor digam-me.

 

Outra coisa que queria que me esclarecessem é o seguinte:

 

Sabem onde posso arranjar (e se vale a pena) aquelas calhas de iluminação, mas que se fixam ao aquario tipo mola, muito comum em aquarios de agua salgada?

Gostava de ter uma calha dessas para por 2 lampadas uma de marine e outra das normais. O que acham??

 

E já agora como sou amante da Fotografia, vou postar algumas fotos do meu aquário espero que gostem, peço desculpa pelo enorme post.

 

Cumprimentos

 

 

th.29ec57dcee.jpg

 

th.7a355b68e1.jpg

 

th.d03b4e5802.jpg

 

th.82b3a8aa89.jpg

 

th.c12e0eef1c.jpg

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ;)

 

entao é assim, quanto ás receitas de comida caseira à muitas aí no forum, basta fazeres uma pesquisazita que aparecem logo montes delas! encontrei aqui estas duas, mas há muitas mais

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&hl=caseira

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...seira+escalares

 

depois só acho que tens aí peixes demais e uma misturada um bocado grande :|

 

acho que é bom tirares os dolars, mas acho que o tubarao, a colisa e até o pleco são muito más escolhas para teres com o pequenino, porque são peixes muito agitados...

 

depois, quando puderes, bem sei que o aquário não é muito grande, mas tenta arranjar mais uns disquitos, eles são peixes de cardume, e ter só um sózinho vai ser stressante para ele... :|

 

quanto á iluminação, nao te posso ajudar, espera que venha aí quem percebe disso...não sei se stou a dizer alguma asneira, mas penso que nas lojas de aquariofilia vendem isso, mas nao tenho a certeza...é melhor esperar!!!

 

cumps ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Antes de mais Bem-vindo ao magnifico mundo do Rei dos aquários.

 

O teu aquário é de 72 litros talvez entre 60 a 65 litros úteis, e como um Discu adulto necessita de 50 litros de água em média, tens um problema em mãos logo de inicio, o teu aquário é muito pequeno, tens de pensar em algo perto dos 200 litros, pois só assim terás um cardume de Discus, não te esqueças que o areão as plantas e a restante decoração também ocupam espaço.

 

Quanto aos peixes, o Discu deveria ter companhia(mas o aquário não ajuda). Silver dollar, tubarão martelo e mollies, nem pensar junto com Discus.

 

O areão branco não é muito bom para os Discus pois reflete muito a luz e eles gostam é de ambientes escuros e de água escura, ou seja ligeiramente ácida, podes escurecer a água com turfa que é natural, tem cuidado para que a turfa não te baixe muito o ph.

 

Essas calhas que falas encontras em qualquer loja da especialidade, quanto ás lâmpadas aconselho-te Arcádia Freshwater.

 

Só uma coisa, não me leves a mal mas esse Discu tem uns olhos muito grandes para o seu corpo, é muito mais velho do que aparenta, da próxima tens de ter atenção a essas coisas, o tamanho dos olhos é sem dúvida umas das mais importantes, outra é se a testa do Discu é redonda e não em forma de gume, o que significa magreza do peixe

 

Terei todo o gosto em te ajudar no que precises.

Editado por Nuno da Silva

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ;)

 

entao é assim, quanto ás receitas de comida caseira à muitas aí no forum, basta fazeres uma pesquisazita que aparecem logo montes delas! encontrei aqui estas duas, mas há muitas mais

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&hl=caseira

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...seira+escalares

 

depois só acho que tens aí peixes demais e uma misturada um bocado grande :|

 

acho que é bom tirares os dolars, mas acho que o tubarao, a colisa e até o pleco são muito más escolhas para teres com o pequenino, porque são peixes muito agitados...

 

depois, quando puderes, bem sei que o aquário não é muito grande, mas tenta arranjar mais uns disquitos, eles são peixes de cardume, e ter só um sózinho vai ser stressante para ele... :|

 

quanto á iluminação, nao te posso ajudar, espera que venha aí quem percebe disso...não sei se stou a dizer alguma asneira, mas penso que nas lojas de aquariofilia vendem isso, mas nao tenho a certeza...é melhor esperar!!!

 

cumps ;)

 

 

Sim eu vou retirar alguns peixes antes de colocar novos discus.. de qualquer forma como deves saber os discus sao peixes algo dispendiosos dai ter comprado apenas um para ver se conseguia cuidar dele, e olha.. até agora tem corrido tudo bem, já ca está à um mês.

 

Quanto a retirar peixes.. falar é facil, queres que os ponha pelo cano abaixo? é complicado não tenho ninguem para dar..

 

cumps

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Antes de mais Bem-vindo ao magnifico mundo do Rei dos aquários.

 

O teu aquário é de 72 litros talvez entre 60 a 65 litros úteis, e como um Discu adulto necessita de 50 litros de água em média, tens um problema em mãos logo de inicio, o teu aquário é muito pequeno, tens de pensar em algo perto dos 200 litros, pois só assim terás um cardume de Discus, não te esqueças que o areão as plantas e a restante decoração também ocupam espaço.

 

Quanto aos peixes, o Discu deveria ter companhia(mas o aquário não ajuda). Silver dollar, tubarão martelo e mollies, nem pensar junto com Discus.

 

O areão branco não é muito bom para os Discus pois reflete muito a luz e eles gostam é de ambientes escuros e de água escura, ou seja ligeiramente ácida, podes escurecer a água com turfa que é natural, tem cuidado para que a turfa não te baixe muito o ph.

 

Essas calhas que falas encontras em qualquer loja da especialidade, quanto ás lâmpadas aconselho-te Arcádia Freshwater.

 

Só uma coisa, não me leves a mal mas esse Discu tem uns olhos muito grandes para o seu corpo, é muito mais velho do que aparenta, da próxima tens de ter atenção a essas coisas, o tamanho dos olhos é sem dúvida umas das mais importantes, outra é se a testa do Discu é redonda e não em forma de gume, o que significa magreza do peixe

 

Terei todo o gosto em te ajudar no que precises.

 

Boa noite Nuno, olha se calhar podias ajudar-me com um orçamento ai para um aquario porreiro com movel o que achas?

 

fico a espera q digas qualquer coisa

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é o aquário é pequenos para os peixes que aí tens, o Disco ainda é pequeno, mas vai pensando em adquirir um aquáriozito maior para quando o menino crescer, de resto concordo com o que o Nuno disse, o Disco ainda não tem a cor bem definida, mas pigeon não é de certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao mundo da aquariofilia prepara-.te para perder uns euritos os primeiros tempos... quanto ao disco nao é nenhum pigeon blood a mim parece-me um turquesa...

 

 

Boa sorte...

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Ricardo , como eu até sou do estilo de quebrar regras , o que o Nuno disse é a regra , o que eu te vou sugerir é apenas de um doido aquarófilo que quando não tem "cão" caça com "gato" e resulta . Concordo com o retirar de especies incompativeis , os silver dollar mais tarde ou mais cedo vão ficar agressivos a todos os outros , não só ao Disquito ;) , o tubarão bem isso tenho de concordar muito com o Nuno , ele cresce imenso e aí é como meter uma baleia numa piscina de 100m , por isso sofre .

 

As mollies bem só são incompativeis porque gostam de águas (ideal) mais alcalinas o que as torna incompativeis aos Discos.Quanto á cor do substrato , bem sugiro que compres 2 kilitos de silica preta , é leve e vai misturar-se só a longo prazo com a areia branca , e podes decorar com isso só uma parte do fundo para agradares ao teu disquito e outro pormenor , espero que seja areia de rio e não de Mar , porque a de mar é alcalina e o nosso amigo disco sofre com isso , de resto não leves a mal as criticas porque são no intuito construtivo da tua nova paixão a aquariofilia e os Discos .

 

Quanto a um novo aqua , liga ao srs da vidro moldura , compra uma carga de cola de aqua e uma pistola de aplicação e força , mãos á obra ;) não fica assim tão caro.

 

Solução aos teus peixinhos a mais , podes postar no tópico oferta e estabelecer algum negócio de troca ou venda com alguém interessado , nada de desesperos , como tu dizes se estão bem assim.

 

De resto 1 mÊs é pouco para saberes do estado de evolução de um Disco desse tamanho, se bem que dá-me a sensação de estar mal nutrido e magro , e como disse o Nuno pequeno demais para a idade , vê-se pelo olho sim a idade v tamanho do olho ,corpo do animal.

 

Os discos requerem muita comida e pouca competitividade de outras especies visto estarem no seu cardume de Discos e eles só por si são competitivos qb uns aos outros , mas eu tenho uma selva e os meus estão bem e saudáveis e posso dizer com excesso de habitantes e com excessos de Discos , e com excesso de comida , etc,etc, só excessos, lol ...dá trabalho mais nada , por isso tb não acho que seja boa ideia pelo que dizes começaste á pouco ir logo por aí nos excessos e quebrar regras "" , mas espero que com estas dicas e com todas as que leste até agora encontres soluções para o teu caso especifico 8).um abraço.

 

 

p.s. Como elogio , gostei do aqua , está bem cuidado , nota-se :)

 

 

 

jose palma

 

 

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais