joanico Publicado Outubro 8, 2007 Publicado Outubro 8, 2007 (editado) Olá a todos Tenho um aquario com 35 litros e tinha 3 betas (1 macho) 3 guppis (1macho) e 2 espadas( há 1 mês, calorinha... nestas coisas) Ultimamente morreram vários peixes, e como o aquario é do meu filhote ia tentando repor(para q o pequenito n ficasse tão triste), pois sempre pensei que fosse adaptação. Mas na passada semana morreu um espada com ictio. Subi a temp. 30º . Morreu mais um e no sábado fui comprar um medicamento par o ictio( a dose recomedada põe a agua toda azul é normal?) entretanto o Beta macho que sempre me pareceu bem adaptado, os betas foram od priemiros habitantes, começou a ficar parado com a respiração ofegante, e morreu esta noite. Agora está uma das fêmeas com os mesmos sintomas e reparei que tem uma parte da barbatana a desfazer, e a parte trazeira mais clara. Ajudem-me por favor, pois tenho seguido os conselhos do senhor da loja, tenho lido coisas na net sobre o ictio mas agora já não sei o que fazer. Muito obrigada Editado Outubro 9, 2007 por joanico
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 8, 2007 Publicado: Outubro 8, 2007 Boas e Bem vindo e boa sorte para este novo mundo. 35 litros só servirá para ter um betta macho, pois com o resto já está a encher em demasia o aquário. Não podemos esquecer que quanto menor o aquário mais difícil se torna manter a qualidade da água num nível aceitável e o mesmo quanto aos parâmetros da água. Penso que deve ter colocado os peixes todos ao mesmo tempo o que tb é errado e pelo que entendi mal comprou o aquário, o que também é errado pois deve-se respeitar o ciclo da água e só no final colocar peixes a pouco e pouco. Alguns dos meus aquários (shrimps)
joanico Publicado: Outubro 8, 2007 Autor Publicado: Outubro 8, 2007 Boas e Bem vindo e boa sorte para este novo mundo. 35 litros só servirá para ter um betta macho, pois com o resto já está a encher em demasia o aquário. Não podemos esquecer que quanto menor o aquário mais difícil se torna manter a qualidade da água num nível aceitável e o mesmo quanto aos parâmetros da água. Penso que deve ter colocado os peixes todos ao mesmo tempo o que tb é errado e pelo que entendi mal comprou o aquário, o que também é errado pois deve-se respeitar o ciclo da água e só no final colocar peixes a pouco e pouco. Olá Obrigado pela resposta e preocupação Então num aquário deste tamanho eu só poderia ter 1 macho betta, e femeas qtas. O falecido betta que o meu filhote chamou de franjinhas, nunca manifestou problemas com o guppie. Infelizmente acho que umas das fêmeas betta n chega a amanhã, tem um dos lados paralizado... :-D mas os 3 guppies e a outra fêmea betta estão a nadar mt bem e com mt apetite. os peixes n foram todos colocados ao mesmo tempo, primeiro tive o aquário uns dias só com as plantas, depois fui introduzindo os peixes pouco a pouco. qd morria um que nos 1ºs 15 dias foi apenas 1 substituimos pois pensamos que era adaptação. ajuda por favor pois já n sei o que fazer
Hugo_Cruz12 Publicado: Outubro 8, 2007 Publicado: Outubro 8, 2007 OláObrigado pela resposta e preocupação Então num aquário deste tamanho eu só poderia ter 1 macho betta, e femeas qtas. O falecido betta que o meu filhote chamou de franjinhas, nunca manifestou problemas com o guppie. Infelizmente acho que umas das fêmeas betta n chega a amanhã, tem um dos lados paralizado... :-D mas os 3 guppies e a outra fêmea betta estão a nadar mt bem e com mt apetite. os peixes n foram todos colocados ao mesmo tempo, primeiro tive o aquário uns dias só com as plantas, depois fui introduzindo os peixes pouco a pouco. qd morria um que nos 1ºs 15 dias foi apenas 1 substituimos pois pensamos que era adaptação. ajuda por favor pois já n sei o que fazer Boas Em primeiro lugar aconselhava-te a no mínimo fazeres TPAs semanais, depois era bom postares alguns parâmetros da água como o ph para que os users mais experientes que eu te possam ajudar...Não desanimes com as mortes, ainda há pouco tempo passei por uma fase dessas e só à custa de muitas horas (muitas mesmo) aqui no fórum é que consegui estabilizar o aqua, ao ponto de já estar a montar outro (um nano). Boa sorte e boa aquariofilia... cmpts Hugo
NunoRamos Publicado: Outubro 8, 2007 Publicado: Outubro 8, 2007 OláObrigado pela resposta e preocupação Então num aquário deste tamanho eu só poderia ter 1 macho betta, e femeas qtas. O falecido betta que o meu filhote chamou de franjinhas, nunca manifestou problemas com o guppie. Infelizmente acho que umas das fêmeas betta n chega a amanhã, tem um dos lados paralizado... mas os 3 guppies e a outra fêmea betta estão a nadar mt bem e com mt apetite. os peixes n foram todos colocados ao mesmo tempo, primeiro tive o aquário uns dias só com as plantas, depois fui introduzindo os peixes pouco a pouco. qd morria um que nos 1ºs 15 dias foi apenas 1 substituimos pois pensamos que era adaptação. ajuda por favor pois já n sei o que fazer Acho que também era conveniente referir o filtro do aquário (se tem ou não e qual) e se tem plantas. Assim, talvez a experiência de muitos foristas consigam resolver esse problema. Abraço e tenha paciência (é complicado, eu sei...) "O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave." Thomas Fuller Nuno Ricardo Ramos
joanico Publicado: Outubro 9, 2007 Autor Publicado: Outubro 9, 2007 (editado) Olá a todos Mais uma vez obrigada pela atenção dispensada. os parametros da água, não os tenho presentes, mas levei uma amostra à loja onde comprei o aquário e os peixinhos e os parametros estavam todos bem, com excepção de um nível ligeiramente superior de nitritos mas segundo o sr da loja mt pouco (uma TPA resolveria o prblema). Habityualmente realizo TPA todas as semanas, tenho um filtro interno com esponja, carvão activado e coloquei tb cerâmicas par fixar as bactérias benéficas. O Filtro liberta a água pela parte superior as esponjas estão na parte inferior. Tenho plantas naturais, uma calomba e outra do mesmo género (alta) mas q n sei o nome Na última TPA adicionei um pouco de sal. Esta noite morreu mais uma femea betta (a princesa). e a outra femea tb está mal, onetm estava tão bem a comer e agora......parece paralisada de um lado Obrigada a todos pelas ajudas cmpts Editado Outubro 9, 2007 por joanico
joanico Publicado: Outubro 10, 2007 Autor Publicado: Outubro 10, 2007 (editado) Olá mais uma vez estou surpreendida com a falta de respostas, será que o meu caso n tem solução.... De quelquer forma queria só deixar o testemunho de que já só me restam, 2 peixinhos esta noite morreu uma guppi com os mesmos sintomas, parece que ficam paralizados, alguem tem ideia o que pode ter causado esta paralizia? bem acho que vou ter de recomeçar tudo de novo Um bem haja a todos Editado Outubro 10, 2007 por joanico
JoaoRibeiro Publicado: Outubro 10, 2007 Publicado: Outubro 10, 2007 Embora não tenha conhecimentos suficientes para perceber que doença ou o que quer que tenha afectado o aquário, deixo aqui a minha opinião. Se os peixes estão a morrer aos bocadinhos e a ficar paralizados, eu optaria por entregar os peixes numa loja e recomeçar o processo todo de novo sem pressas. Retirar tudo, limpar o aquário com água bem quente, e voltar a começar. Fazer o ciclo com calma (eu sei que é chato para o filho mas é bem melhor do que o que se está a passar agora). E só depois então medir os parametros da água e ver que espécies colocar e ir colocando aos poucos de forma sustentada. Projecto Plantado | O meu aquário Manual para Iniciar |Ciclo do Azoto | FAQs Aquariofilia | Links De Ajuda Para Tópicos Interessantes
FilipeASilva Publicado: Outubro 10, 2007 Publicado: Outubro 10, 2007 Olá mais uma vezestou surpreendida com a falta de respostas, será que o meu caso n tem solução.... De quelquer forma queria só deixar o testemunho de que já só me restam, 2 peixinhos esta noite morreu uma guppi com os mesmos sintomas, parece que ficam paralizados, alguem tem ideia o que pode ter causado esta paralizia? bem acho que vou ter de recomeçar tudo de novo Um bem haja a todos Boas, lamento antes do mais! O que interessa é saber fazer as coisas de forma acertada e não ir metendo peixes que não são compatíveis bem como tentar ao máximo sacar informação para ficarmos a saber melhor da lei da vida destes animais. Penso que o que necessitas de nos dizer para te poderes eventualmente a ajudar é: tens filtro? se sim, qual? interno? externo? Tens bomba de ar? Tens plantas? Comprastes os peixes na mesma loja? Fizestes aclimatização dos peixes aquando introduzidos no teu aqua? Tens testes? ( amonia, ph, nitritios,nitratos...) Uma população excessiva para um aqua vai aumentar nitritos e nitratos, logo tens de ter um filtro bem potente para poder apanhar toda a porcaria bem como teres um espacinho para colocares materia filtrante ( ex: bolinhas de ceramica ) estas bolinhas vão ter bactérias, que são propícias para o bem estar a niveis estabilizados do teu aqua, podes comprar um produto que ajuda a ciclar o teu aquario bem como podes comprar bacterias nitrificantes! O filtro é o coração de um aquário! Se não tens filtro vê se compras um de cascata de mochila ( tens da eheim o liberty como p.exemplo ) Não desesperes, acontece... Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
FilipeASilva Publicado: Outubro 10, 2007 Publicado: Outubro 10, 2007 Olá mais uma vezestou surpreendida com a falta de respostas, será que o meu caso n tem solução.... De quelquer forma queria só deixar o testemunho de que já só me restam, 2 peixinhos esta noite morreu uma guppi com os mesmos sintomas, parece que ficam paralizados, alguem tem ideia o que pode ter causado esta paralizia? bem acho que vou ter de recomeçar tudo de novo Um bem haja a todos Boas, lamento antes do mais! O que interessa é saber fazer as coisas de forma acertada e não ir metendo peixes que não são compatíveis bem como tentar ao máximo sacar informação para ficarmos a saber melhor da lei da vida destes animais. Penso que o que necessitas de nos dizer para te poderes eventualmente a ajudar é: tens filtro? se sim, qual? interno? externo? Tens bomba de ar? Tens plantas? Comprastes os peixes na mesma loja? Fizestes aclimatização dos peixes aquando introduzidos no teu aqua? Tens testes? ( amonia, ph, nitritios,nitratos...) Uma população excessiva para um aqua vai aumentar nitritos e nitratos, logo tens de ter um filtro bem potente para poder apanhar toda a porcaria bem como teres um espacinho para colocares materia filtrante ( ex: bolinhas de ceramica ) estas bolinhas vão ter bactérias, que são propícias para o bem estar a niveis estabilizados do teu aqua, podes comprar um produto que ajuda a ciclar o teu aquario bem como podes comprar bacterias nitrificantes! O filtro é o coração de um aquário! Se não tens filtro vê se compras um de cascata de mochila ( tens da eheim o liberty como p.exemplo ) Não desesperes, acontece... Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
FilipeASilva Publicado: Outubro 10, 2007 Publicado: Outubro 10, 2007 txiiiiiii.... Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
FilipeASilva Publicado: Outubro 10, 2007 Publicado: Outubro 10, 2007 Olá a todos Mais uma vez obrigada pela atenção dispensada. os parametros da água, não os tenho presentes, mas levei uma amostra à loja onde comprei o aquário e os peixinhos e os parametros estavam todos bem, com excepção de um nível ligeiramente superior de nitritos mas segundo o sr da loja mt pouco (uma TPA resolveria o prblema). Habityualmente realizo TPA todas as semanas, tenho um filtro interno com esponja, carvão activado e coloquei tb cerâmicas par fixar as bactérias benéficas. O Filtro liberta a água pela parte superior as esponjas estão na parte inferior. Tenho plantas naturais, uma calomba e outra do mesmo género (alta) mas q n sei o nome Na última TPA adicionei um pouco de sal. Esta noite morreu mais uma femea betta (a princesa). e a outra femea tb está mal, onetm estava tão bem a comer e agora......parece paralisada de um lado Obrigada a todos pelas ajudas Bem não tinha lido o topico em cima! Este pc está marado... dsc.... Com o carvão activado o remédio que metestes fica sem efeito!!!!!!!! Acho que devas ver se doseastes os mesmos bem... se não colocastes remédio a mais! Não é necessário oxigenar mais a água aquando colocação medicamentos? Eles comem? Se sim, mete alho na comida ( aquelas ampolas de alho que se vendem juntas na comida esperas uns minutos e depois das...) Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
joanico Publicado: Outubro 10, 2007 Autor Publicado: Outubro 10, 2007 Olá a todosMais uma vez obrigada pela atenção dispensada. os parametros da água, não os tenho presentes, mas levei uma amostra à loja onde comprei o aquário e os peixinhos e os parametros estavam todos bem, com excepção de um nível ligeiramente superior de nitritos mas segundo o sr da loja mt pouco (uma TPA resolveria o prblema). Habityualmente realizo TPA todas as semanas, tenho um filtro interno com esponja, carvão activado e coloquei tb cerâmicas par fixar as bactérias benéficas. O Filtro liberta a água pela parte superior as esponjas estão na parte inferior. Tenho plantas naturais, uma calomba e outra do mesmo género (alta) mas q n sei o nome Na última TPA adicionei um pouco de sal. Esta noite morreu mais uma femea betta (a princesa). e a outra femea tb está mal, onetm estava tão bem a comer e agora......parece paralisada de um lado Obrigada a todos pelas ajudas Bem não tinha lido o topico em cima! Este pc está marado... dsc.... Com o carvão activado o remédio que metestes fica sem efeito!!!!!!!! Acho que devas ver se doseastes os mesmos bem... se não colocastes remédio a mais! Não é necessário oxigenar mais a água aquando colocação medicamentos? Eles comem? Se sim, mete alho na comida ( aquelas ampolas de alho que se vendem juntas na comida esperas uns minutos e depois das...) Eu retirei o crvão antes de colocar o remédio para o ictio. Coloquei a dose recomendada na Bula e a água ficou azul não sei se é normal? e tentei com o filtro que faz circular tb a água ficasse um pouco mais à superfície para ajudar na oxigenação. o que mais estranho agora é a paralisia... Isto tb é um sintoma de ictio? obrigada pela atenção Bem-haja
FilipeASilva Publicado: Outubro 10, 2007 Publicado: Outubro 10, 2007 Boas sinceramente não sei a que se deva essa paralezia... A meu ver deve ser do remédio, deve ser muito forte se é que me percebe, podem estar drogados/afectados!!! O que eu fazia era uma muda assim exagerada e metia o carvão activo... Penso que não há muito a fazer.... Qual a marca do remédio que colocou? Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
joanico Publicado: Outubro 12, 2007 Autor Publicado: Outubro 12, 2007 Boas enfim não tão boas De todos os meus peixinhos, após ese problema sobrou uma espada fêmea Que teve peixinhos à 3 dias Parece de boa saúde e estão alguns alvelins vivos, e sempre a brincar:) Agora queria recomeçar Comprei um kit de testes Os resultados foram estes: ph: 6,4 KH 3ºd GH:>4ºd No3:25mg/l No2:0 Queria ajuda para saber o que devo fazer agora para tentar mais sucesso com o meu aquário, tem 40 l filtro interno e uma lâmpada de 11 Wl Quais são os parametros mais indicados para molis, espadas e guppis? Obrigada pela ajuda
Recommended Posts