Continuação Da Construção Da Minha Estufa


severum

Recommended Posts

Ja pensaste em tirar umas ferias.. :)

é que isso de passar os fins de semana todos a trabalhar...não mata mas moi,e a maria devia ficar satisfeita heeehheh ::D:

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada vez melhor severum!

Lamento é a perda da raia! De certo que a partir deste erro haverá muita gente que irá ter mais cuidado no transporte deste tipo de animais e assim serão evitadas futuras perdas...

Adoraria ver isso tudo ao vivo.. Este tópico é realmente uma enciclopédia no que se trata de lagos, quer na manutenção, quer na escolha da fauna e da flora a colocar num lago.

Penso que se não fosse este tópico não teria construído o meu lago e só por isso já lhe agradeço a paciência e a generosidade de colocar as fotografias passo-a-passo e de nos ensinar quase tudo aquilo que sabe que incentiva qualquer um a construir um.

 

Boa Sorte com as raias!

 

Obrigado

 

Cumprimentos

Miguel Duarte

 

P.S. Os jacintos que me ofereceu já floriram e deram umas flores LINDAS!!! O mesmo aconteceu com as elodea que lá tinha!

 

Aconselho a qualquer pessoa que tenha um espacinho livre lá por casa a construir um lago pois é realmente uma fonte de relaxamento e de alegria!

 

Obrigado Miguel.

 

Fico feliz por poder contribuir para a divulgação do hobbie. O meu objectivo, quando resolvi dedicar algum do meu tempo a este mundo virtual, é mesmo esse. Partilhar as minhas experiências, aprender com todos vós e incentivar-vos a enveredar por este caminho :dry:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja pensaste em tirar umas ferias.. :dry:

é que isso de passar os fins de semana todos a trabalhar...não mata mas moi,e a maria devia ficar satisfeita heeehheh :-D

 

As férias já foram :( . E bem boas, por sinal :D

 

Realmente a maria não acha muita piada e por isso sou obrigado a fazer muitas concessões. É a vida de um aquariófilo...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Rui.

 

E mais pormenores sobre as algas? Ou sobre plantas?

 

Sabes algo mais?

 

Eu não sou perito, mas no fundo as algas são uns seres num patamar evolutivo inferior às plantas.

 

Na prática traduz em conseguirem aproveitar um leque maior de oportunidades, por isso é que quando temos algum desiquilibrio no aquário elas aparecem em força. Por outro lado, em condições ideais para as plantas, as algas não têm hipotese, porque as plantas são mais evoluidas e controlam todos os nutrientes e luz. No meu aquário, que considero estavel, elas aparecem mas não dominam, penso que nos teus lagos o caso será identico.

 

Mas a grande vantagem das algas é terem-me dado uma desculpa para fazer um comentario neste post :shock:

Muitos parabéns pelo trabalho. Acho que graças ao teu post já há mais umas centenas de lagos em portugal, pelo menos imaginários :morning:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI bom dia adorei os teus peixes no geral, mas o azul daquele ciclideo era lindo tenho 1 igual mas a cor não tem nada a ver. O que seria preciso para poder adquirir algumas das tuas crias de ciclideos?

 

Miguel Andrade(indio)

 

Olá Miguel.

 

Os peixes que mantenho nos tanques e lagos costumam reproduzir-se bastante, mas devido ao espaço disponivel e à minha falta de tempo para os apanhar e criar à parte, apenas os mais aptos se safam e vingam. Portanto, como podes perceber, não me dedico à criação e nunca tenho muitos peixes para venda. Isto também porque o nosso mercado é pequeno e não quereria, nesta área, fazer concorrência às lojas.

 

Para além destes factos tenho alguma dificuldade em vender os meus peixes. Não sei porquê, mas custa-me fazê-lo. Quando vejo que tenho algum tanque sobrelotado, o que é raro, aí sim, tento colocar alguns à venda, ou então troco por novas espécies.

 

Portanto bastará estares atento à área de vendas e de trocas, ou se estiveres interessado em alguma espécie em especial, enviares-me uma mp para eu perceber se te poderei dispensar alguma coisa.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem ganda trabalhao esta 5 estrelas

 

devis organizar uma visita guiada ao pessoal ai e aproveitavas e cobravas visita tipo aquario vasco da gama

 

Por enquanto só se fosse para por o pessoal a trabalhar. Ainda há muito que fazer na estufa e muito terreno para limpar :D

 

Mas quando a coisa estiver mais organizada faço uma coisa dessas. Coloco uma banca à entrada e vendo uns bilhetes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que pena da raia ,mas a pessoa que te vendeu é honesto por isso não deves ter problemas,

neste caso a culpa não é dele mas de quem mandou as raias sem deixa-las jejuar pelo menos 2 a 3 dias .

agora a estufa está a ficar um espetaculo , até puseste maria a trabalhar, aminha nem se aproxima do fishroom

a não ser para dizer que já tem um bom tamanho para a grelha ;)

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Cá estou eu com as novidades do fim de semana.

 

Para começar adicionei uma nova fêmea Motoro, que veio substituir a que morreu. Foi substituida pelo vendedor, tal como o mesmo me tinha prometido. Cumpriu a sua palavra a qual prezo muito. Assim é que o nosso hobbie pode evoluir.

 

Cá está ela

DSC03991.jpg

DSC03993.jpg

DSC03995.jpg

 

Depois da devida adaptação foi introduzida no seu novo habitat

DSC04002.jpg

DSC04003.jpg

DSC04006.jpg

 

Ainda hoje a vi comer camarinha, tal como a sua companheira que já lá estava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente à cobertura da estufa tenho imensas novidades.

 

Um grande amigo que possui uma empresa de construções

DSC04009.jpg

 

ofereceu-me o serviço de dois dos seus empregados. Foi um presente fantástico.

 

O avanço foi de tal forma que me deve ter poupado uns 6 ou mais de fins de semana de trabalho.

 

Aí estão eles em plena acção

DSC04010.jpg

DSC04012.jpg

DSC04013.jpg

DSC04015.jpg

DSC04016.jpg

DSC04018.jpg

 

A parte de fazer cimento e assentar tijolo foi uma benção. É um dos trabalhos que menos gosto de fazer sozinho e, apesar de já ter alguma experiência, nunca fica como quero pois não tenho muito jeito.

 

Uma das janelas já colocada

DSC04031.jpg

 

A porta no seu novo sitio

DSC04032.jpg

 

A colocação de outra das janelas

DSC04038.jpg

DSC04039.jpg

 

E a colocação das placas

DSC04041.jpg

DSC04042.jpg

DSC04043.jpg

DSC04044.jpg

DSC04048.jpg

DSC04050.jpg

DSC04052.jpg

DSC04053.jpg

 

Foi uma empreitada fantástica e a ajuda foi como uma benção

DSC04055.jpg

DSC04056.jpg

 

A abertura de uma das janelas

DSC04060.jpg

 

DSC04061.jpg

DSC04063.jpg

DSC04065.jpg

DSC04066.jpg

DSC04067.jpg

 

E o último parafuso

DSC04070.jpg

 

Para a semana mostrarei como ficou o trabalho. Só terei que terminar a parte de trás onde estão as janelas.

 

Foi uma ajuda fantástica e estou-lhe profundamente agradecido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso agora ficou muito mais fantástico e com um trabalho de qualidade! Vais deixar o piso em terra ou já que isso está tão perfeitinho que vais fazer piso em cimento/ladrilho?

 

 

Abraço

 

Ainda não sei. Gosto mais assim. É mais natural. Assim há mais bicharada, o que significa mais insectos. Mais insectos significam mais alimento natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas severum!!

quero felicitar-te pelo optimo trabalho que tens aí, que me reinspirou a recuperar um projecto que tinha para o meu jardim!!

vivo no algarve por isso nao deo ter grandes problemas de oscilaçao de temperaturas etc, o pior será no verão, mas nao estou preocupado...

quero fazer um lago exteior com cerca de 2,5, 3 metros de diametro, e queria perguntar-te o que aconselhas como fauna, quando devo avançar com este projecto (melhor altura do ano), se deve ou nao ciclar e qual deve ser a profundidade minima, nao queria muito fundo para poder ver melhor os peixes...

e outra coisa, nos lagos usaste areia ou só cascalho?? tenho essa duvida pois o cascalho e seixos etc me parecem mais "limpos" e tenho medo que a areia ou terra me suje muito o lago... como fazes o controlo de algas?? que plantas sao melhores para filtragem?? sao faceis de encontrar??

desculpa tanta pergunta, li as primeiras 10 paginas mas ja estou a chorar de olhar tanto tempo para o pc...

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas severum!!

quero felicitar-te pelo optimo trabalho que tens aí, que me reinspirou a recuperar um projecto que tinha para o meu jardim!!

vivo no algarve por isso nao deo ter grandes problemas de oscilaçao de temperaturas etc, o pior será no verão, mas nao estou preocupado...

quero fazer um lago exteior com cerca de 2,5, 3 metros de diametro, e queria perguntar-te o que aconselhas como fauna, quando devo avançar com este projecto (melhor altura do ano), se deve ou nao ciclar e qual deve ser a profundidade minima, nao queria muito fundo para poder ver melhor os peixes...

e outra coisa, nos lagos usaste areia ou só cascalho?? tenho essa duvida pois o cascalho e seixos etc me parecem mais "limpos" e tenho medo que a areia ou terra me suje muito o lago... como fazes o controlo de algas?? que plantas sao melhores para filtragem?? sao faceis de encontrar??

desculpa tanta pergunta, li as primeiras 10 paginas mas ja estou a chorar de olhar tanto tempo para o pc...

cumps

 

Obrigado.

 

Na minha opinião, a melhor altura do ano para popular um lago é a Primavera. A água já está quente e os peixes têm todo o Verão para se adaptarem à chegada do Outono e por fim suportarem o Inverno. Claro que estou a falar de peixes como os que mantenho e vou mostrando por aqui.

 

Deverá sempre ciclar e se possivel 1 metro ou mais de profundidade será sempre o ideal. Claro que deves criar zonas de menor profundidade para manteres plantas e onde os mais pequenos se poderão esconder.

 

Na minha opinião deverão ser usados vasos para plantação de plantas, o que facilita imenso a manutenção. Se espalhares areia ou terra no fundo, depois é uma complicação para limpar. Falo por experiência própria.

 

Um lago equilibrado terá poucas algas e se criares zonas de sombra, que poderão ser à custa de plantas flutuantes, o controlo estará assegurado. Todas as plantas são bem vindas. O jacinto de água fará sempre um trabalho fantástico.

 

Quaisquer duvidas que tenhas é só perguntares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um facto interessante que gostaria de partilhar convosco e para o qual gostaria de obter algum feedback.

 

No ano passado separei alguns Gymno. Meridionalis que tinham algumas deficiências. Problemas de consaguinidade, creio eu. Coloquei-os num tanque onde tinha uma tartaruga, para servirem de alimento. Na Primavera retirei a tartaruga e qual não foi o meu espanto quando descobri que havia 3 Meridionalis adultos. Lá andavam eles, com a coluna toda torta. Resolvi deixá-los, visto terem escapado a tal provação. No inicio do mês passado apareceu um casal com uma nuvem de filhotes à sua volta. Já agora, pensei eu, deixa-os estar para vermos o que acontece. Será que terão a mesma deficiencia dos Pais, ou não?

 

No Domingo resolvi ir espreitar. Sabem o que vi? Uma quantidade de filhotes todos com o mesmo problema dos Pais. Nem um se safou. Todos com a coluna torta. Sempre julguei que alguns sairiam normais, mas estava enganado.

 

Que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu ver, os pais ja teriam nascido com cerca de 40% de defeciencia, logo os filhtotes deverão ter nascido com mais defeciencia, logo não terem sobrevivido porque secalhar tinham defeciencia na ordem dos 70%.

Gosto muito desse projecto.

 

Ja agora, devo dizer que gosto muito dessa raia, É MESMO LINDA

Editado por luis_pedro_sato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo ter explicado mal. Eles estão todos vivinhos.

 

São é todos deficientes.

 

Se a deficiência dos pais surgiu por degeneração genética, é natural que os filhos sofram da mesma enfermidade, de forma potencialmente mais agravada.

 

Abraço

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá severum estava a passar pelo Olival Basto e olha o que vi em tamanho pequeno:

 

moinho.jpg

 

Esse moinho esta encostado a churrasqueira embora pareça que esta muito mais a traz e a la mais tamanhos, quando vi pensei logo e mesmo disto que o Severum precisa ;):lol: :-D

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais