Continuação Da Construção Da Minha Estufa


severum

Recommended Posts

E devem estar bem bonitas :)

 

Desta vez não tirei fotos, mas devo lá voltar daqui a 15 dias e levo a máquina.

 

Cumps

As novas folhas saem "tigradas" :)

Quando é que as raias vão para o tanque delas?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

Bastante. Já vou colocar umas fotos do fim de semana activo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem. Aproveitando o fim de semana comprido e cheio de sol, é a Primavera em força

DSC01184.jpg

DSC01186.jpg

DSC01192.jpg

DSC01200.jpg

 

A qualidade desta ponte deixa muito a desejar. Vai servir de molde para fazer outra muito melhor.

DSC01187.jpg

 

Resolvi então esvaziar um dos meus 2 lagos. Este nunca foi mexido. Há 5 anos que está assim. Podem imaginar o lodo que não deveria estar no fundo.

 

Para além deste facto, tinha um problema, pois não via novas reproduções. Desconfiava de 2 Chanchitos que por lá andavam. Sabia serem 2 machos, e desconfiava que limpavam tudo o que era pequeno.

 

Comecei por retirar as plantas flutuantes

DSC01218.jpg

DSC01216.jpg

DSC01224.jpg

DSC01230.jpg

 

De seguida comecei a esvaziar com esta bomba.

DSC01191.jpg

 

Esta foi a minha companhia.

DSC01228.jpg

O desgraçado só fez asneiras.

 

Neste ponto tenho que parar para agradecer a ajuda da minha mulher pois se não fosse ela ainda hoje estava lá.

 

Mais algumas fases do processo

DSC01243.jpg

DSC01251.jpg

 

O canto dos nenufares estava o caos. Era só lodo e raizes. Foi incrivel o trabalho que deu.

DSC01247.jpg

DSC01248.jpg

DSC01250.jpg

DSC01253.jpg

DSC01256.jpg

DSC01259.jpg

DSC01272.jpg

DSC01285.jpg

DSC01311.jpg

 

com a ajuda do meu amigo foi muito mais fácil

DSC01292.jpg

 

DSC01257.jpg

 

Depois de apanhados aguns peixes, foi começar a preparar os vasos das plantas

DSC01369.jpg

DSC01371.jpg

 

O fundo foi todo limpinho.

 

Depois de concluido o trabalho

DSC01376.jpg

DSC01377.jpg

 

Enfim foi um dia em cheio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos peixes, só posso dizer que estão uma locura.

 

Só tenho pena de não serem muitos. Mas serão mais, agora que retirei os Chanchitos.

 

Barbus Conchonius

DSC01312.jpg

DSC01314.jpg

DSC01316.jpg

DSC01321.jpg

DSC01324.jpg

DSC01386.jpg

DSC01391.jpg

 

Verdemãs (Cobitis Paludica) e muitos Umbra Kramer

DSC01327.jpg

DSC01336.jpg

DSC01340.jpg

DSC01394.jpg

DSC01397.jpg

DSC01398.jpg

DSC01411.jpg

DSC01417.jpg

DSC01424.jpg

DSC01428.jpg

 

Os ditos comilões - Chanchito - Estão uns monstros, com a ponta da cauda vermelha.

DSC01342.jpg

DSC01345.jpg

DSC01347.jpg

 

E os mais bonitos de todos, uns Meridionalis lindissimos. Se não vejam

DSC01353.jpg

DSC01357.jpg

DSC01362.jpg

DSC01366.jpg

DSC01382.jpg

DSC01385.jpg

 

São ou não?

 

E já agora esta menina que andava por lá

DSC01432.jpg

DSC01435.jpg

 

Espero que tenham gostado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá muito trabalho. Não é fácil e é preciso que a familia tenha paciência, pois acaba sempre por ser prejudicada pelo tempo que dedico a este projecto.

 

Quanto ao aerogerador, coloco amanhã as evoluções, pois a familia já está a achar que por hoje chega.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo muito bonito!

 

Esses Meridionalis estão 5*!

 

continua

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... já estou a ver o que me vai tocar de tempos a tempos... graças à tua experiência tomei alguns cuidados redobrados na construção do meu lago, dos quais aliás já te falei hoje enquanto te interrompia o almoço!

 

Estou em pulgas para começar a povoar o meu laguito, o buraco já lá está, as protecções e a tela também... a água já meti (um conselho a todos, em lagos desnivelados tem mesmo que se encher quando se coloca a tela, só assim é possível ir fazendo as dobras necessárias)... agora aguarda coberto que o resto do jardim esteja pronto para meter flora e fauna... em breve abro por aqui um tópico sobre o meu lago!

 

Abraço Alberto, as plantas que me arranjaste era mesmo o que me estava a faltar para fazer o startup da povoação!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Ricardo, espero que tenhas tirado umas fotos para colocares aqui no forum. Se não o fizeste, devias banana rock

 

Bom vai mostrando com está a evoluir. E boa sorte. Qualquer coisa que precises e eu possa ajudar, avisa.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, continuando com os avanços deste fim de semana, fiz uma novas experiências com o futuro protótipo de aerogerador banana rock

 

Esta nova fase foi a da construção das pás para o aerogerador. Depois de estudar e ver como o pessoal as tem feito, resolvi começar por fazer umas pequenas com algum material que tinha por lá.

DSC01442.jpg

 

Cortei ao meio

DSC01443.jpg

DSC01444.jpg

 

Fiz um desenho fantástico e aerodinamico das pás :puppydogeyes:

DSC01445.jpg

 

e pimba

DSC01446.jpg

 

Já está

DSC01447.jpg

 

Depois foi só agarrar à roda dentada

DSC01448.jpg

DSC01449.jpg

 

O resultado foi animador.

Bastou um pouco de vento, coisa que foi dificil de encontrar este fim de semana, e rodava com uma velocidade brutal. Mas tinha um problema, ou seja, não tinha força para fazer rodar a correia que liga ao motor. O atrito era grande e as pás demasiado pequenas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não desisti. banana rock

 

Comprei um tubo de PVC com um diametro maior

DSC01451.jpg

 

Lá fiz as marcações, com ajuda, pois sozinho não era fácil

DSC01452.jpg

 

e pimba, toca a cortar

DSC01453.jpg

DSC01454.jpg

DSC01458.jpg

DSC01460.jpg

DSC01462.jpg

 

e cá estão elas

DSC01465.jpg

DSC01466.jpg

 

Como eram demasiado grandes, não conseguia agarrá-las à roda dentada, então tive que improvisar

DSC01467.jpg

DSC01468.jpg

DSC01469.jpg

DSC01470.jpg

 

Vou ter que arranjar uma peça destas, mas em metal para ser muito mais resistente.

 

De seguida coloquei as pás no sitio

DSC01472.jpg

DSC01473.jpg

 

e o trabalho acabado

DSC01474.jpg

 

Aqui em pleno funcionamento

DSC01475.jpg

DSC01477.jpg

 

e as medições

DSC01485.jpg

DSC01479.jpg

DSC01484.jpg

 

Não esquecer que o vento era pouco, mas mesmo assim suficiente para rodar as pás.

 

Conclusões e considerações de que me lembro neste momento:

- O peso da artimanha é grande;

- Tem que estar num suporte muito resistente;

- Vai dar muito trabalho a implementar.

 

Mas não vou desistir. Tem pernas para andar.

 

Por fim

DSC01478.jpg

 

Digam coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Severum

 

Continuas a deixar-me estupefacto...és a prova de que quando se quer mesmo muito uma coisa ela acaba por se tornar realidade. E boa sorte para o aerogerador se pegar moda!!...

Parabéns (mais uma vez) pelo trabalho

 

Abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Severum

 

Continuas a deixar-me estupefacto...és a prova de que quando se quer mesmo muito uma coisa ela acaba por se tornar realidade. E boa sorte para o aerogerador se pegar moda!!...

Parabéns (mais uma vez) pelo trabalho

 

Abraço

 

Paulo

 

Obrigado Paulo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso vai mesmo de vento em poupa !!

Espero que resulte mesmo, se arranjasses um motor DC com mais tensão era melhor,

esse penso que trabalha a 12V, se der 2500 rotações quando alimentado, são essas mesmas rotações que vão ser precisas para ele devolver os mesmos 12V.

No link que colocaram aqui com um projecto destes era usado um motor DC de 220V de uma passadeira rolante, provavelmente deve ter umas 1500 rotações, ou seja, se o fizermos rodar a 1500rotações temos uma produção de 220V isto se tivesse um rendimento de 100%, mas não deve fugir muito desta relação, sendo assim se o fizesse-mos rodar a 150 rotações ja teriamos 22V e a 75rotaçoes 11V.

Conclusão, o ideal é arranjar um motor que seja feito para trabalhar com muita tensão e pouca rotação, porque se quiseres carregar uma bateria de carro precisas pelo menos 12 (13 ou 14)V.

Esse motor como é de pouca tensão e deve ter muita rotação vai ser mais dificil atingir os 13 ou 14V, talvez se conseguisses adaptar uma poli maior para teres mais rotação no motor fosse uma boa ajuda.

Onde trabalho temos uns de 90V e 1500 rotações mas são grandes e pesados...e não consigo (pedir emprestado)! nenhum, senão ofrecia-te como recompensa pela tua teimosia em vencer os obstaculos que vão aparecendo ehehehhhh.

 

Mudando de assunto, essas plantas (nenufares e companhias)não morrem todas de inverno com o gelo, e as tartarugas que tens ai não as comem, ?

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso vai mesmo de vento em poupa !!

Espero que resulte mesmo, se arranjasses um motor DC com mais tensão era melhor,

esse penso que trabalha a 12V, se der 2500 rotações quando alimentado, são essas mesmas rotações que vão ser precisas para ele devolver os mesmos 12V.

No link que colocaram aqui com um projecto destes era usado um motor DC de 220V de uma passadeira rolante, provavelmente deve ter umas 1500 rotações, ou seja, se o fizermos rodar a 1500rotações temos uma produção de 220V isto se tivesse um rendimento de 100%, mas não deve fugir muito desta relação, sendo assim se o fizesse-mos rodar a 150 rotações ja teriamos 22V e a 75rotaçoes 11V.

Conclusão, o ideal é arranjar um motor que seja feito para trabalhar com muita tensão e pouca rotação, porque se quiseres carregar uma bateria de carro precisas pelo menos 12 (13 ou 14)V.

Esse motor como é de pouca tensão e deve ter muita rotação vai ser mais dificil atingir os 13 ou 14V, talvez se conseguisses adaptar uma poli maior para teres mais rotação no motor fosse uma boa ajuda.

Onde trabalho temos uns de 90V e 1500 rotações mas são grandes e pesados...e não consigo (pedir emprestado)! nenhum, senão ofrecia-te como recompensa pela tua teimosia em vencer os obstaculos que vão aparecendo ehehehhhh.

 

Mudando de assunto, essas plantas (nenufares e companhias)não morrem todas de inverno com o gelo, e as tartarugas que tens ai não as comem, ?

 

Isso queria eu, arranjar um motor de passadeira. Mas até ao momento nada...

 

Os 2 que tenho são de24V. Por isso, em teoria, às 1250RPM dar-me-iam 12V, que é o que pretendo para carregar a bateria. Depois dos testes que fiz acho que vou conseguir. Quanto aos amperes é que não sei. Logo se vê.

 

Mas e esses motores de 90V, grandalhões, são de quê?

 

Todas as espécies de plantas que tenho aguentam o Inverno. Nas tartarugas só tenho Jacintos e aguentam perfeitamente. Se precisares de mais dicas quanto a plantas avisa.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas e esses motores de 90V, grandalhões, são de quê?

 

Cumps

 

 

Boas, são usados para movimentar umas passadeiras que transportam material, tem 2 palmos de comprimento e pesam uns 15 ou 20 kilos

na chapa de identificação diz:

 

Baldor industrial motor

Direct current

cat. no. CDP3330

TYPE: PM3336P

90Vdc 4.8A 1750rpm

HP .5

baldor electric co. Fort Smith

 

Ja pesquisei na net e tambem fabricam de 180V...estes é que eram um espetaculo !

mas o preço de um é o mesmo que um aerogerador completo no ebay.

 

tambem encontrei no ebay motores de geradores baratos mas são para acopular a motores diesel com 2000 e tal rotações.

não é facil encontrar motores DC acima de 24v.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais