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Eu crei que sim, e questão de experimentares prende-lo ao berbequim e fazeres uns testes com uma lâmpada de 24voltes.

Alfredo Garcia

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Eu crei que sim, e questão de experimentares prende-lo ao berbequim e fazeres uns testes com uma lâmpada de 24voltes.

 

Eu pensava até, com uma de 12V pois os 24V sou capaz de não conseguir. Não faço ideia.

 

Cumps

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so tens k construir um cata vento...

as hélices podes fazer com um tubo PVC

se precisares de ajuda avisa..

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so tens k construir um cata vento...

as hélices podes fazer com um tubo PVC

se precisares de ajuda avisa..

 

Claro que preciso de ajuda. Estou-me a meter nisto sem estar totalmente à vontade sobre o assunto. Portanto qualquer ajuda é bem vinda.

 

Cumps

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Claro que preciso de ajuda. Estou-me a meter nisto sem estar totalmente à vontade sobre o assunto. Portanto qualquer ajuda é bem vinda.

 

Cumps

 

1ª coisa...qual a finalidade do teu mini-aerogerador??

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Eu pensava até, com uma de 12V pois os 24V sou capaz de não conseguir. Não faço ideia.

 

Cumps

 

Se o motor e de 24 vais ter de trabalhar com 24, pois e a gama dele mais rotação vai lhe dar mais amperagem ( corrente)

Alfredo Garcia

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E agora o que descobri por lá.

 

Esta trotinete eléctrica que já não tem uso

 

(...)

Caracteristicas do motor:

 

200W, 24Volts, rotação máxima 2500rpm.

 

Que vos parece?

 

Cumps

Estás a pensar usar o próprio motor para gerar energia eléctrica?

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

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Po que não experimentas com um brinquedo mais pequeno nem que tenhas de comprar um nos chineses, para fazer uns ensaios.

Alfredo Garcia

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Po que não experimentas com um brinquedo mais pequeno nem que tenhas de comprar um nos chineses, para fazer uns ensaios.

 

Sim, tens razão. Mas esta trotinete já não tem uso. Nem sei se as baterias ainda funcionam. Vou arranjar um multimetro, algo que ainda não tenho pois nunca precisei, e vou testar o motor para perceber como está e como funciona. Pois pensava que rodando mais lentamente a voltagem também diminuia. Pelos vistos estou errado.

 

Cumps

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Boas Gil,

 

Fiquei estonteado!!! Brutal...

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muito bem mesmo. Já estive na tua casa em Lx e vi os teus Pacu....nunca imaginei que tiveses outra coisa ainda maior que aquela que já tens em Lx. Tenho 2 tetra buenos aires albinos, que vou oferece-los lá mais para o verão. Queres ficar com eles?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


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Desculpa não te ter respondido, mas sim, a ideia é essa.

 

Cumps

Boas.

 

Se vires, eu no post 205 e 207 sugiro algo do género... (no 205 ainda se estava a falar de alternadores).

 

Ainda há uns dias coloquei um daqueles motores dos carros dos putos (aqueles pequenos) a acender uma lâmpada, ou seja, o motor passou a funcionar como gerador de corrente.

 

Só não sei se é possível conseguir um bom rendimento da coisa, mas que dá isso não tenho dúvidas...

 

Como quem postou a seguir "contrariou" o que eu sugeri e pareceu-me saber do que falava (eu não estou à vontade na geração de corrente eléctrica, pelo menos na prática) deixei cair a ideia...

 

Força com o projecto!

 

Abraço

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Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
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Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

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muito bem mesmo. Já estive na tua casa em Lx e vi os teus Pacu....nunca imaginei que tiveses outra coisa ainda maior que aquela que já tens em Lx. Tenho 2 tetra buenos aires albinos, que vou oferece-los lá mais para o verão. Queres ficar com eles?

 

Claro que sim. Agradeço imenso.

 

Cumps

Publicado:
Boas.

 

Se vires, eu no post 205 e 207 sugiro algo do género... (no 205 ainda se estava a falar de alternadores).

 

Ainda há uns dias coloquei um daqueles motores dos carros dos putos (aqueles pequenos) a acender uma lâmpada, ou seja, o motor passou a funcionar como gerador de corrente.

 

Só não sei se é possível conseguir um bom rendimento da coisa, mas que dá isso não tenho dúvidas...

 

Como quem postou a seguir "contrariou" o que eu sugeri e pareceu-me saber do que falava (eu não estou à vontade na geração de corrente eléctrica, pelo menos na prática) deixei cair a ideia...

 

Força com o projecto!

 

Abraço

 

Pois eu também não percebo grande coisa. Mas também me parece que dá. Pelo menos a minha lógica diz que sim. Sou capaz de estar completamente errado, mas em principio vou testar este fim de semana, após arranjar um multimetro. Devo ter um muito antigo algures. Se não, vou ter que comprar um novo.

 

Mas parece-me que devo conseguir produzir alguma corrente com o motor. Agora a quantidade e qualidade é que não faço a minima ideia. Estou a ver que neste caso não há nada como meter as mãos na massa e avançar.

 

Abraços

Publicado:
Boas.

 

Se vires, eu no post 205 e 207 sugiro algo do género... (no 205 ainda se estava a falar de alternadores).

 

Ainda há uns dias coloquei um daqueles motores dos carros dos putos (aqueles pequenos) a acender uma lâmpada, ou seja, o motor passou a funcionar como gerador de corrente.

 

Só não sei se é possível conseguir um bom rendimento da coisa, mas que dá isso não tenho dúvidas...

 

Como quem postou a seguir "contrariou" o que eu sugeri e pareceu-me saber do que falava (eu não estou à vontade na geração de corrente eléctrica, pelo menos na prática) deixei cair a ideia...

 

Força com o projecto!

 

Abraço

 

Olá AGA a ideia não foi contrariar a tua ideia, pois num dos endereços que foi cá posto diziam para se usar um motor ( de uma maquina ) de corrente continua.

Eu fui mais pelo alternador pois, alem de ser muito mais fácil de se encontrar também facilita as ligações, pois e so ligar dois fios directos a bateria.

Alfredo Garcia

Publicado:
Olá AGA a ideia não foi contrariar a tua ideia, pois num dos endereços que foi cá posto diziam para se usar um motor ( de uma maquina ) de corrente continua.

Eu fui mais pelo alternador pois, alem de ser muito mais fácil de se encontrar também facilita as ligações, pois e so ligar dois fios directos a bateria.

Eu quando escrevi "contrariar" nem fui ver quem "contrariou", pois não usei o termo no sentido negativo. Desde que as ideias sejam contrariadas da forma como fizeste, contribuem para que se construa conhecimento (eu tenho aprendido umas coisas).

 

A minha sugestão na altura (e agora) relaciona-se com a utilização de um motor para gerar corrente eléctrica, sem atender a se o motor é dínamo ou alternador. (quando li o teu post fiquei com a ideia que motor não daria e teria de ser com um equipamento construído de raíz para gerar corrente, dado que sugeriste o alternador).

 

Mas continuando a conversa: dizes que com o alternador é só ligar 2 fios à bateria. Tens a certeza? A ideia que tenho é que terá de existir algo entre o alternador e a bateria, para que a corrente se torne contínua. (para além de outras "mariquices" que cortem a corrente quando a bateria estiver carregada).

 

Isto que acabei de escrever é mais em tom de dúvida, para que quem perceba possa escrever como é, e assim podermos ver o projecto andar.

 

Abraços

 

Aníbal Alves

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Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:
Eu quando escrevi "contrariar" nem fui ver quem "contrariou", pois não usei o termo no sentido negativo. Desde que as ideias sejam contrariadas da forma como fizeste, contribuem para que se construa conhecimento (eu tenho aprendido umas coisas).

 

A minha sugestão na altura (e agora) relaciona-se com a utilização de um motor para gerar corrente eléctrica, sem atender a se o motor é dínamo ou alternador. (quando li o teu post fiquei com a ideia que motor não daria e teria de ser com um equipamento construído de raíz para gerar corrente, dado que sugeriste o alternador).

 

Mas continuando a conversa: dizes que com o alternador é só ligar 2 fios à bateria. Tens a certeza? A ideia que tenho é que terá de existir algo entre o alternador e a bateria, para que a corrente se torne contínua. (para além de outras "mariquices" que cortem a corrente quando a bateria estiver carregada).

 

Isto que acabei de escrever é mais em tom de dúvida, para que quem perceba possa escrever como é, e assim podermos ver o projecto andar.

 

Abraços

 

Aníbal Alves

Eu percebi que não usaste o termo no sentido negativo, e este assunto tem me feito relembrar de coisas que não mexo a muito.

 

Acho que já tinha respondido ( mas não sei se foi aqui :puppydogeyes: ) se for um motor de corrente continua serve como dínamo pois tem imanes permanentes, já os motores de corrente alterna (não tem imanes permanentes ) geram uma corrente tão baixa que so com um multímetro bom e que se consegue medir.

 

Se a memoria não me atraiçoa a diferença entre um dínamo e um alternador é que o dínamo tem imanes permanentes e precisa de um regulador entre ele e a bateria para controlar a carga e não danificar nem a bateria nem o dínamo,já o alternador não tem imanes permanentes(aqui e que tenho alguma duvida) mas já tem internamente pontes rectificadoras e regulador de tenção ( os que conheci)por isso e que eu disse que pode ser ligado directo a bateria.

 

Obs. nos últimos 20 anitos os automóveis para mim tem sido so conduzir, por isso o que escrevi acima pode já não ser correto a 100%.

 

Abraço

Alfredo Garcia

Publicado:
Eu percebi que não usaste o termo no sentido negativo, e este assunto tem me feito relembrar de coisas que não mexo a muito.

 

Acho que já tinha respondido ( mas não sei se foi aqui :tongue: ) se for um motor de corrente continua serve como dínamo pois tem imanes permanentes, já os motores de corrente alterna (não tem imanes permanentes ) geram uma corrente tão baixa que so com um multímetro bom e que se consegue medir.

 

Se a memoria não me atraiçoa a diferença entre um dínamo e um alternador é que o dínamo tem imanes permanentes e precisa de um regulador entre ele e a bateria para controlar a carga e não danificar nem a bateria nem o dínamo,já o alternador não tem imanes permanentes(aqui e que tenho alguma duvida) mas já tem internamente pontes rectificadoras e regulador de tenção ( os que conheci)por isso e que eu disse que pode ser ligado directo a bateria.

 

Obs. nos últimos 20 anitos os automóveis para mim tem sido so conduzir, por isso o que escrevi acima pode já não ser correto a 100%.

 

Abraço

Sim, acho que já tinha lido isso, também não sei se foi por aqui. Ter ímans não permanentes significa que são electro-ímans? (não estou a ver outra forma de ter ímans não permanentes, mas eu neste campo tenho vistas muito curtas...)

 

Também presumo que a rectificação e reguladores de tensão possam ser adicionados fora do aparelho que está a gerar a corrente induzida. Pode ser?

 

Isto também pode ajudar a saber como se pode aproveitar um qualquer motor para gerar corrente eléctrica...

 

Cumps

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Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
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T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado: (editado)

Pois bem, como tinha referido há já algum tempo, por vezes aparecem na estufa umas coisitas destas.

 

DSC01107.jpg

 

DSC01108.jpg

 

DSC01109.jpg

 

Fazem-me um bocadinho de impressão, mas são o máximo.

 

Cumps

Editado por severum