Recommended Posts

Publicado:
Este homem nem com um temporal medonho pára hehehe, isso tá cada vez melhor!!!

Abraço,

Nuno Santos

Podes crer. Esteve mauzito. Mas o Inverno está à porta e tenho que aproveitar todos os bocadinhos, apesar de me deitar tarde por causa das jantaradas hehehe.

Abraço

Publicado:

Gil... vejo que continuas em grande forma...

... agora comentários ao que projectas. Bom, no que toca à forma de iniciares a bomba quando a temperatura cai, podes optar por um controlador de temperatura com interruptor automático, é questão de veres o que está disponível no mercado.

No que toca à forma de aquecimento da água, aí já tenho algumas dúvidas do sucesso. Se é verdade que o preto acumula calor, também é verdade que, numa estufa, os dias mais problemáticos serão os dias em que não há sol, porque nos que há, mesmo estando muito frio cá fora, a estufa vai-se aguentando. Nesses dias sem sol o sistema de pouco te vai valer porque não vai absorver calor solar nenhum para dissipar na água fluente.

Há sempre a hipótese geotérmica, injectando a água no sub-solo, mas creio que o investimento não te iria compensar, nem de perto, nem de longe, a poupança de electricidade ::D:

Abraço

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado: (editado)
Gil... vejo que continuas em grande forma...

... agora comentários ao que projectas. Bom, no que toca à forma de iniciares a bomba quando a temperatura cai, podes optar por um controlador de temperatura com interruptor automático, é questão de veres o que está disponível no mercado.

No que toca à forma de aquecimento da água, aí já tenho algumas dúvidas do sucesso. Se é verdade que o preto acumula calor, também é verdade que, numa estufa, os dias mais problemáticos serão os dias em que não há sol, porque nos que há, mesmo estando muito frio cá fora, a estufa vai-se aguentando. Nesses dias sem sol o sistema de pouco te vai valer porque não vai absorver calor solar nenhum para dissipar na água fluente.

Há sempre a hipótese geotérmica, injectando a água no sub-solo, mas creio que o investimento não te iria compensar, nem de perto, nem de longe, a poupança de electricidade ::D:

Abraço

Oi Ricardo.

No Inverno a temperatura da água chega aos 12ºC durante o dia e calculo que desça mais durante a noite. Isto dentro da estufa. Mas as variações na água são sempre mais lentas que no ar. E são essas variações na temperatura do ar que quero aproveitar. Sobretudo junto ao tecto. Bastam uns raios de sol e a temperatura junto ao tecto sobe logo. É impressionante como os ferros aquecem logo. Mas este aquecimento não se repercute na água dos tanques. A oscilação na temperatura do ar é grande, mas na água é sempre inferior. É aí que o sistema tem que entrar. Aproveitar esse calor para aquecer a água, minimizando o gasto em electricidade :D

EDIT: Só mais um pormenor. É que são 7500Lt para manter.

Abraço

Editado por severum
Publicado:

Painel solar...ligado a um deposito que distribui-se a água pelos restantes tanques.A éolica já deve ficar mais carota...só se fosse diy.

Publicado:
Painel solar...ligado a um deposito que distribui-se a água pelos restantes tanques.A éolica já deve ficar mais carota...só se fosse diy.

Quanto à eólica, chego lá qualquer dia. A coisa está a meio ::D:

Quanto ao sistema solar, comprado, ainda fica caro. Depois teria a questão de controlo da temperatura e da qualidade da água.

Abraço

Publicado:

Boas

É meio empírico, mas imaginei uma bomba ligada a um colector solar (foto célula).

Só quando está sol há energia para fazer correr a água (todos os 7500 Lt), mas também só quando está sol é necessário que ela circule.

A vantagem do colector solar é que pode ser comprado com o dinheiro que custa um controlador de temperatura com interruptor automático, e dá para ligar a umas ventoinhas no Verão para arrefecer o ar que deve estar a uma temperatura proibitiva para "...ver os peixes. Mas com alguns truques e paciência tudo se consegue..."

Espero ter sido útil.

Não expressei a minha satisfação por ver o teu projecto, porque senão este tópico parecia uma gruta com tanto eco!

Abraço

Publicado:
Boas

É meio empírico, mas imaginei uma bomba ligada a um colector solar (foto célula).

Só quando está sol há energia para fazer correr a água (todos os 7500 Lt), mas também só quando está sol é necessário que ela circule.

Esta é muito boa. Muito bem pensado. Não me tinha lembrado. É uma ideia a ponderar.

A vantagem do colector solar é que pode ser comprado com o dinheiro que custa um controlador de temperatura com interruptor automático, e dá para ligar a umas ventoinhas no Verão para arrefecer o ar que deve estar a uma temperatura proibitiva para "...ver os peixes. Mas com alguns truques e paciência tudo se consegue..."

Espero ter sido útil.

Não expressei a minha satisfação por ver o teu projecto, porque senão este tópico parecia uma gruta com tanto eco!

Abraço

Obrigado

Publicado:
1º Quanto à eólica, chego lá qualquer dia. A coisa está a meio :D

2º Quanto ao sistema solar, comprado, ainda fica caro. Depois teria a questão de controlo da temperatura e da qualidade da água.

Abraço

1º Isso eu quero ver e é de perto.

2º o sistema solar, puseram ai para traz um site que mostrava uma maneira económica de se fazer com garrafas de plásticos, que serviam como isoladores.

Já o controlo da temperatura tenho de ver o que tenho aqui pela oficina para depois conversarmos, que um projecto desses não pode ficar parado por pormenores.

O que pretendo fazer é algo deste género

aquecedor.jpg

Isto e uma serpentina?

Alfredo Garcia

Publicado:

Podes também aproveitar a fachada sul da estufa para aplicar a(s) grelha(s).

Não rouba iluminação às plantas e podes fazer duas etapas de aquecimento, aumentando a eficácia do gingarelho...

Tenta copiar a versão comercial de um acumulador térmico.

Eles pintam a parte de trás, bem como os tubos e fecham tudo numa caixa com vidro (ou algum plástico que tenha sobrado) para não arrefecer com o vento.

Publicado:
1º Isso eu quero ver e é de perto.

2º o sistema solar, puseram ai para traz um site que mostrava uma maneira económica de se fazer com garrafas de plásticos, que serviam como isoladores.

Já o controlo da temperatura tenho de ver o que tenho aqui pela oficina para depois conversarmos, que um projecto desses não pode ficar parado por pormenores.

Agradeço-te. Já me falaram nos controladores de temperatura dos fornos. Será que funciona?

Isto e uma serpentina?

Algo do género. A água entra de um lado e sai do outro, passando por toda a estrutura. Pode ser melhorado se os tubos ficarem apoiados em algo metálico e com maior área.

Publicado:
Podes também aproveitar a fachada sul da estufa para aplicar a(s) grelha(s).

Não rouba iluminação às plantas e podes fazer duas etapas de aquecimento, aumentando a eficácia do gingarelho...

Tenta copiar a versão comercial de um acumulador térmico.

Eles pintam a parte de trás, bem como os tubos e fecham tudo numa caixa com vidro (ou algum plástico que tenha sobrado) para não arrefecer com o vento.

É precisamente baseado nessas caixas isoladas que pretendo montar o meu sistema. Vou fazer uma caixa em policarbonato no tecto e lá dentro fica a estrutura metálica.

Publicado:
Agradeço-te. Já me falaram nos controladores de temperatura dos fornos. Será que funciona?

Algo do género. A água entra de um lado e sai do outro, passando por toda a estrutura. Pode ser melhorado se os tubos ficarem apoiados em algo metálico e com maior área.

Os controladores dos fornos provavelmente darão tem de se ver a gama de temperaturas em que ele trabalha, eu trabalho com ac, a ver o que se arranja.

A serpentina vai ficar com alguma inclinação certo, então o melhor e fazer a água entrar por baixo e sair por cima e se tiveres o deposito em cima a água circula sozinha por termocifão.

Já tinhas feito uns testes, qual a conclusão que chegaste.

Alfredo Garcia

Publicado:

Boas

Sendo isso um projecto a longo prazo e para manter, penso que o ideial seria um sistema de energia solar com depósito de dois permutadores e circulação forçada, desta forma era possivel controlar a temperatura da água. É realmente um pouco dispendioso, mas lá está, a longo prazo acabava por compensar.

Numa opção DIY e usando mais ou menos o mesmo sistema com esse projecto de serpentina. Uma bomba circuladora ligada a um termostato de sonda e em vez de a tubagem ser pintada é usar revestimento para a tubagem de aquecimento.

Uma sugestão a esse projecto de serpentina.

semttuloan8.jpg

Tem de haver alguma inclinação, pelo menos de uns 10º, a saida tem de ser por cima senão não há água quente e a bomba circuladora também tem de estar a saida.

cumprimentos.

Publicado:
Então mas assim escureces a estufa.

As plantas não se irão ressentir?

É verdade. Por isso é que pretendo utilizar só tubo metálico e pintado de preto. Assim a luz passa entre os tubos, apesar destes ficarem fechados numa caixa de policarbonato.

Publicado:
Os controladores dos fornos provavelmente darão tem de se ver a gama de temperaturas em que ele trabalha, eu trabalho com ac, a ver o que se arranja.

Ok. Se puderes dar uma ajuda, agradeço.

A serpentina vai ficar com alguma inclinação certo

Certo

, então o melhor e fazer a água entrar por baixo e sair por cima e se tiveres o deposito em cima a água circula sozinha por termocifão.

Já tinhas feito uns testes, qual a conclusão que chegaste.

Os testes que fiz, não deram em nada. Nunca funcionou. Verdade seja dita, não tive muita paciência para tentar várias vezes.

A minha ideia é colocar um motor dentro do tanque a bombear a água para o sistema de tubos que ficará dentro de uma caixa de policarbonato encostado ao tecto. Na saida do sistema penso colocar uma torneira para forçar o seu enchimento.

Publicado:
Boas

Sendo isso um projecto a longo prazo e para manter, penso que o ideial seria um sistema de energia solar com depósito de dois permutadores e circulação forçada, desta forma era possivel controlar a temperatura da água. É realmente um pouco dispendioso, mas lá está, a longo prazo acabava por compensar.

Eu percebo-te mas não posso fazer um investimento desses neste momento. Já basta ter que ir comprar o sistema solar para carregar baterias.

Numa opção DIY e usando mais ou menos o mesmo sistema com esse projecto de serpentina. Uma bomba circuladora ligada a um termostato de sonda e em vez de a tubagem ser pintada é usar revestimento para a tubagem de aquecimento.

Uma sugestão a esse projecto de serpentina.

semttuloan8.jpg

Tem de haver alguma inclinação, pelo menos de uns 10º, a saida tem de ser por cima senão não há água quente e a bomba circuladora também tem de estar a saida.

cumprimentos.

Se puderes explicar melhor a parte do revestimento agradeço. A minha ideia era revestir os tubos que ficam no exterior da caixa se policarbonato com um material esponjoso, isolante, (não sei o nome) preto. É deste material que referes?

A parte da bomba circuladora à saida também não percebi. É mesmo necessário estar à saida, ou com uma torneira, na ponta da saiada, resolvo o problema?

Publicado:

Na minha opinião era melhor encostar a serpentina às paredes (de cimento) da estufa.

A luz é sempre pouca, se ainda a fores obstruir...

Digo eu, não sei...

Publicado:
Na minha opinião era melhor encostar a serpentina às paredes (de cimento) da estufa.

A luz é sempre pouca, se ainda a fores obstruir...

Digo eu, não sei...

Percebo perfeitamente a tua posição. E em teoria tens razão. Mas só estando no sitio é que se percebe que não fará grande diferença estar no tecto. É a parte superior da estufa que apanha mais radiação solar e que faz menos sombra aos tanques.

É verdade. Por isso é que pretendo utilizar só tubo metálico e pintado de preto. Assim a luz passa entre os tubos, apesar destes ficarem fechados numa caixa de policarbonato.

Hummm...... :shock:

Acho que aumentarás a eficiência se usares tubo "fininho"....

porque não tubo PVC da rega de gota a gota..... 4mm(??).. já é preto......

e se a experiência não correr bem..... é barato!

Usando o teu desenho:

aquecedor.jpg

Os tubos verticais seriam de 16mm(??) e cada "tubo" horizontal seria um rolo 30/40metros de 4mm(??),

os 30m tubo podem estar semi-enrolados, não esticados totalmente, terias um bom aquecimento da agua... penso eu de que!

Só mais uma coisita..... :lol: a temperatura que terás à saída vai depender muito do caudal de circulação da agua....

ai tens de experimentar..... entre 200 l/h.... e 1200 l/h.... deve dar qq coisa! ;)

Editado por svan_katna

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

http://paulocabrita.smugmug.com/

Publicado:
Eu percebo-te mas não posso fazer um investimento desses neste momento. Já basta ter que ir comprar o sistema solar para carregar baterias.

Se puderes explicar melhor a parte do revestimento agradeço. A minha ideia era revestir os tubos que ficam no exterior da caixa se policarbonato com um material esponjoso, isolante, (não sei o nome) preto. É deste material que referes?

A parte da bomba circuladora à saida também não percebi. É mesmo necessário estar à saida, ou com uma torneira, na ponta da saiada, resolvo o problema?

Boas

É mesmo esse material que refiro, são varas de isolamento, existem em várias cores e espessuras.

Refiro a bomba circuladora à saida por ser a forma utilizada em circuitos de permutação, mas já percebi que não era essa a tua idéia. Pelo que percebi o objectivo é fazer a água do tanque passar pela serpentina e eu tava a pensar num circuito de permutação. Vou tentar fazer um esquema da minha idéia.

Ora cá tá o esquema.

permutadordiynb3.jpg

Isto seria tudo em tubo de cobre de 12 ou 15mm com varas de isolamento na tubagem entre serpentina e tanque.

Basicamamente seria um sistema solar DIY. Era possivel controlar a circulação em função da temperatura da água do tanque.

Não conheces ninguém que trabalhe com tubo de cobre e saiba fazer soldaduras?

Se tivesse mais perto ajudava-te nisso de boa vontade.

EDIT: Alteração da tubagem da serpentina para a vertical, tava na horizontal. A pressa ás vezes dá nisto :happy:

Editado por element
Publicado:
Hummm...... ;)

Acho que aumentarás a eficiência se usares tubo "fininho"....

porque não tubo PVC da rega de gota a gota..... 4mm(??).. já é preto......

e se a experiência não correr bem..... é barato!

Usando o teu desenho:

Os tubos verticais seriam de 16mm(??) e cada "tubo" horizontal seria um rolo 30/40metros de 4mm(??),

os 30m tubo podem estar semi-enrolados, não esticados totalmente, terias um bom aquecimento da agua... penso eu de que!

O tubo da rega daria de certeza absoluta. E sim, é muito mais barato. Mas o metálico é mais eficiente e o meu amigo da empresa de construção consgue arranjar-mo a um preço porreiro, por isso optei assim. A estrutra da estufa é toda em ferro e mal vem um bocadinho de sol não imaginas o calor que é libertado.

Só mais uma coisita..... :) a temperatura que terás à saída vai depender muito do caudal de circulação da agua....

ai tens de experimentar..... entre 200 l/h.... e 1200 l/h.... deve dar qq coisa! :happy:

Sim, só com testes é que chego lá :D

Abraço