Continuação Da Construção Da Minha Estufa


severum

Recommended Posts

Ola boa noite.

Gostaria de dar os parabens por este magnifico e longo trabalho que tens tido,tambem era o meu sonho ter um lago nem que fosse 1/3 dos que tens.

Tambem é de louvar o empenho que o pessoal aqui do forum tem mostrado para tentar ajudar a passar os pequenos obstaculos que tens encontrado .

 

Muitos parabens.

 

 

Fernando Xavier

Editado por fmpxavier

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas..este projecto esta espectacular!!

Parabens severum!

 

Ando a acompanhar o projecto deste do inicio e esta com evoluçao muito boa.

Se necessario consigo arranjar-te umas latas de 20lts(40cm alt aprox) ou entao de bitons 50lts(80cm alt aprox)

e se quiseres bitons de 200lts(110cm alt aprox)!!

Cortados ao meio da prefeitamente para fazeres isso!

As latas sao novas dá para por agua...o resto como teem residos nao deve dar.

 

Mais uma vez Parabens e Força com esse projecto esta a ficar 5*

 

Cumprimentos Carlos Gonçalves

Editado por carl0os
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho mais uma ideia para ti.

Que reduz muito o volume de equipamento dentro do lago e da estufa.

Usas o moinho que achares ser melhor, e na ponta oposta do eixo colocas uma bomba de água das movidas a brebequim, que podes comprar nos chineses por 3 euros.

 

aqui fica um link para veres a que me refiro:

 

http://www.doityourself.com/icat/drillpumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho acompanhado este projecto desde início, e quero dar os meus parabéns ao seu autor.

 

Aproveitando a "onda" das energias renováveis, dá uma vista de olhos neste link! Resolve-te vários problemas! Claro está que não é de fácil execução, e é preciso ter alguns conhecimentos de electrónica, mas nada de transcendente. Podia "alargar-me" mais um pouco a "desenvolver" o tema, mas acho que o melhor é explorar o link em questão.

 

Para aquecimento da água, podes construir os teus próprios painéis solares. Ao contrário do que possam pensar, não sai caro! É preciso é saber onde ir buscar o elemento essencial: a serpentina de aquecimento! Nada mais fácil! Todos temos uma em casa! Na traseira dos frigoríficos, existe o chamado "condensador". Aquela chapa metálica preta! Não vos digo para retirar isso do vosso frigorífico, mas essa peça arranja-se com muita facilidade num centro de reciclagem de electrodomésticos. Constrói-se uma caixa fechada, como as dos painéis solares de compra, com uma base reflectora por baixo e um vidro por cima. O tal condensador fica entre essas duas peças. A água é aquecida pelo efeito de estufa, que se gera dentro da caixa. Claro está que a água apenas seria aquecida durante o dia, mas durante a noite podias recorrer ao sistema anterior.

 

Para qualquer dos sistemas, o investimento não é assim tão caro como possam pensar! O Problema é conseguir conciliar a relação produção/consumo de energia.

 

Em qualquer dos projectos, o material é quase todo proveniente de reciclagem, ou aproveitamento de algumas coisas que andem lá por casa.

 

Já ando há uns tempos para iniciar este projecto, ( energia eólica ), mas acho que é desta que vou meter mãos à obra.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola David essas chapas que dizes dos frigoríficos são em cobre certo, não seriam prejudiciais aos peixes, embora se pudesse optar por um permutador em tubo de inox também simples de fazer.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje tive um dia complicado e não tive tempo de acompanhar os tópico.

 

Quero agradecer a todos os que participam activamente e dizer-vos que só com a vossa ajuda é que me vou meter numa coisa destas.

 

BOas..este projecto esta espectacular!!

Parabens severum!

 

Ando a acompanhar o projecto deste do inicio e esta com evoluçao muito boa.

Se necessario consigo arranjar-te umas latas de 20lts(40cm alt aprox) ou entao de bitons 50lts(80cm alt aprox)

e se quiseres bitons de 200lts(110cm alt aprox)!!

Cortados ao meio da prefeitamente para fazeres isso!

As latas sao novas dá para por agua...o resto como teem residos nao deve dar.

 

Mais uma vez Parabens e Força com esse projecto esta a ficar 5*

 

Cumprimentos Carlos Gonçalves

 

 

Posto isto, quero agradecer a tua oferta e se optar por este caminho podes ter a certeza que te vou chatear :)

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho mais uma ideia para ti.

Que reduz muito o volume de equipamento dentro do lago e da estufa.

Usas o moinho que achares ser melhor, e na ponta oposta do eixo colocas uma bomba de água das movidas a brebequim, que podes comprar nos chineses por 3 euros.

 

aqui fica um link para veres a que me refiro:

 

http://www.doityourself.com/icat/drillpumps

 

 

Esta não conhecia. É uma coisa a pensar.

Só não sei se será preciso uma rotação muito elevada e constante para puxar a água. Já alguém experimentou?

 

E será que aguenta dias a fio a trabalhar? Concerteza teria que construir eu uma coisa dessas. Mas é muito interessante o conceito. Servia às mil maravilhas para o que eu pretendo fazer.

 

Obrigado pela dica.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho acompanhado este projecto desde início, e quero dar os meus parabéns ao seu autor.

 

Obrigado. Vou fazendo os possiveis com o tempo, meios e conhecimentos disponiveis.

 

Aproveitando a "onda" das energias renováveis, dá uma vista de olhos neste link! Resolve-te vários problemas! Claro está que não é de fácil execução, e é preciso ter alguns conhecimentos de electrónica, mas nada de transcendente. Podia "alargar-me" mais um pouco a "desenvolver" o tema, mas acho que o melhor é explorar o link em questão.

 

Para aquecimento da água, podes construir os teus próprios painéis solares. Ao contrário do que possam pensar, não sai caro! É preciso é saber onde ir buscar o elemento essencial: a serpentina de aquecimento! Nada mais fácil! Todos temos uma em casa! Na traseira dos frigoríficos, existe o chamado "condensador". Aquela chapa metálica preta! Não vos digo para retirar isso do vosso frigorífico, mas essa peça arranja-se com muita facilidade num centro de reciclagem de electrodomésticos. Constrói-se uma caixa fechada, como as dos painéis solares de compra, com uma base reflectora por baixo e um vidro por cima. O tal condensador fica entre essas duas peças. A água é aquecida pelo efeito de estufa, que se gera dentro da caixa. Claro está que a água apenas seria aquecida durante o dia, mas durante a noite podias recorrer ao sistema anterior.

 

Para qualquer dos sistemas, o investimento não é assim tão caro como possam pensar! O Problema é conseguir conciliar a relação produção/consumo de energia.

 

Em qualquer dos projectos, o material é quase todo proveniente de reciclagem, ou aproveitamento de algumas coisas que andem lá por casa.

 

Já ando há uns tempos para iniciar este projecto, ( energia eólica ), mas acho que é desta que vou meter mãos à obra.

Cumps.

 

Construir um aerogerador não é algo que esteja fora dos meus pensamentos. Apesar da electrónica não ser o meu forte. Mas estou a ponderar a hipótese.

 

Quanto ao aquecimento já tinha pensado em arranjar um contentor preto que estivesse em situação de exposiçao solar para aquecer um poucomais a água. Mas esta da serpentina não é má ideia. É preciso é pôr a água a circular. Mas já agora essa base reflectora que se coloca por baixo da serpentina é o quê? Conheces algum link interessante que possa consultar?

 

Obrigado e já agora os teus DIY estão o máximo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ola David essas chapas que dizes dos frigoríficos são em cobre certo, não seriam prejudiciais aos peixes, embora se pudesse optar por um permutador em tubo de inox também simples de fazer.

 

Era bom era! Antigamente eram, mas hoje em dia são de uma liga que não me recordo o nome. Têm algum teor de cobre incluído é certo. Um permutador feito em Inox também dá perfeitamente, e se calhar ainda melhor!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Vou fazendo os possiveis com o tempo, meios e conhecimentos disponiveis.

Construir um aerogerador não é algo que esteja fora dos meus pensamentos. Apesar da electrónica não ser o meu forte. Mas estou a ponderar a hipótese.

 

Quanto ao aquecimento já tinha pensado em arranjar um contentor preto que estivesse em situação de exposiçao solar para aquecer um poucomais a água. Mas esta da serpentina não é má ideia. É preciso é pôr a água a circular. Mas já agora essa base reflectora que se coloca por baixo da serpentina é o quê? Conheces algum link interessante que possa consultar?

 

Obrigado e já agora os teus DIY estão o máximo.

 

Cumps

 

E tens feito um óptimo trabalho!

Essa ideia do aerogerador já me anda a "perseguir" há meses! Logo que tenha uma semana de férias começo na construção de uma coisa dessas.

 

Com a serpentina, é claro que tem de se por a água a circular. Quanto mais comprido for o circuito que a água tem de percorrer, melhor. Novamente com um pouco de electrónica, podemos por a circular apenas quando se atinge dada temperatura pré definida. É só uma questão de colocar alguns neurónios a funcionar.

A base reflectora, como o nome indica, deve reflectir o mais possível a luz solar. A luz é reflectida, mas o calor não sai devido ao vidro que fica por cima, criando assim o efeito estufa. A caixa onde fica todo o circuito deve ser o mais calafetado possível, de modo a aproveitar todo o calor. Como exemplo, um espelho de vidro, ou melhor ainda, uma chapa de inox bem polida! Com a chapa de inox, além de reflectir a luz, ainda aquece, contribuindo mais um pouco para o efeito estufa.

Links deixa cá procurar. Não prometo porque estou um pouco adoentado, é o que faz andar em cima de telhados a apanhar frio...

 

Os meus agradecimentos relativamente aos DIY's. Vai-se fazendo por isso!

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Severum tenho alguns desenhos de fabrico de painéis solares, se tiveres interessado posso ir a procura e arranjar uma copia.

 

Dependendo da montagem dos painéis não precisas de bomba de circulação, pois podes por a circulação por termocifão.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tens feito um óptimo trabalho!

Essa ideia do aerogerador já me anda a "perseguir" há meses! Logo que tenha uma semana de férias começo na construção de uma coisa dessas.

 

Com a serpentina, é claro que tem de se por a água a circular. Quanto mais comprido for o circuito que a água tem de percorrer, melhor. Novamente com um pouco de electrónica, podemos por a circular apenas quando se atinge dada temperatura pré definida. É só uma questão de colocar alguns neurónios a funcionar.

A base reflectora, como o nome indica, deve reflectir o mais possível a luz solar. A luz é reflectida, mas o calor não sai devido ao vidro que fica por cima, criando assim o efeito estufa. A caixa onde fica todo o circuito deve ser o mais calafetado possível, de modo a aproveitar todo o calor. Como exemplo, um espelho de vidro, ou melhor ainda, uma chapa de inox bem polida! Com a chapa de inox, além de reflectir a luz, ainda aquece, contribuindo mais um pouco para o efeito estufa.

Links deixa cá procurar. Não prometo porque estou um pouco adoentado, é o que faz andar em cima de telhados a apanhar frio...

 

Os meus agradecimentos relativamente aos DIY's. Vai-se fazendo por isso!

Cumps.

 

Depois de tudo isto, e de uma noite mal dormida por só pensar neste caso, acho que vou investir tempo e dinheiro a realizar um aerogerador.

 

Sempre foi algo que me assustou um bocado visto não perceber muito sobre o assunto. Mas acho que vou investigar o mais possivel e com a vossa ajuda vou conseguir fazê-lo.

 

Ora bem, julgo que a ordem dos trabalhos vai ser a seguinte:

 

1º Construir o aerogerador arranjando um motor de 100W. Alguém sabe onde posso comprar isto em Lisboa? Ou encomendar da net?

2º Depois de construido e colocado no sitio (tarefa nada simples, mas vamos supor que sou capaz de o fazer) ligá-lo a uma bateria que, no meu caso, deverá ser uma normal das que são utilizadas nos carros. Esta deverá estar o mais perto possivel do motor para haver um minimo de perdas. Certo?

3º Comprar um inversor e ligá-lo à bateria.

4º Ligar a bomba.

 

E está feito.

 

Creio que na generalidade é isto. Será que me estou a esquecer de alguma coisa?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O colega Format descobriu este link http://www.cleanpower.thesietch.org/projec...panel/index.htm

 

Era mais ou menos isto que tinha em mente. Em vez do acrilico/vidro estava a pensar utilizar o policarbonato alveolar que utilizo na estufa.

 

Que vos parece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já devem ter reparado estou a investigar em duas frentes.

 

A do aquecimento da água parece-me ser a mais simples e que poderá ser concretizada a curto prazo.

 

Aqui está mais um dos meus fantásticos desenhos.

 

aquecimento.jpg

 

A ideia é aproveitar tubo da rega gota-a-gota que tenho para lá e fazer um circuito deste género. Colocá-lo debaixo do policarbonato dentro de uma caixa com o fundo e as paredes também pretas. Será que resulta? Será tão ou mais eficiente que os tubos em inox e reflector em inox? Pelo menos é mais barato. E assim aproveito o telhado da estufa que é em policarbonato.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de tudo isto, e de uma noite mal dormida por só pensar neste caso, acho que vou investir tempo e dinheiro a realizar um aerogerador.

 

Sempre foi algo que me assustou um bocado visto não perceber muito sobre o assunto. Mas acho que vou investigar o mais possivel e com a vossa ajuda vou conseguir fazê-lo.

 

Ora bem, julgo que a ordem dos trabalhos vai ser a seguinte:

 

1º Construir o aerogerador arranjando um motor de 100W. Alguém sabe onde posso comprar isto em Lisboa? Ou encomendar da net?

2º Depois de construido e colocado no sitio (tarefa nada simples, mas vamos supor que sou capaz de o fazer) ligá-lo a uma bateria que, no meu caso, deverá ser uma normal das que são utilizadas nos carros. Esta deverá estar o mais perto possivel do motor para haver um minimo de perdas. Certo?

3º Comprar um inversor e ligá-lo à bateria.

4º Ligar a bomba.

 

E está feito.

 

Creio que na generalidade é isto. Será que me estou a esquecer de alguma coisa?

 

Cumps

 

 

1º Os motores de corrente continua servem como dinamos, como tal os dos carros devem servir, digo isso porque so fiz experiências com motores pequenos ( de brinquedos) mas não conheço o seu rendimento, mas podes usar um alternador de um carro ou mota, pois assim já tens o regulador incluido.

 

2º A distancia da bateria ao gerador pode ser compensada com um cabo mais grosso para atenuar perdas.

 

3º Um inversor ou como e para bombear agua, podes arranjar uma bomba de corrente continua que seria o ideal pois o inversor vai-te consumir muita da energia acumulada, apenas para te aumentar a tensão.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar testar o sistema de aquecimento de água usando os tubos de rega pretos. A que altura deverá estar a caixa com a serpentina, feita com o tal tubo preto da rega? Deverá estar ao nivel superior do tanque? Poderá estar mais acima? Ou mais abaixo? De que lado entra a água e de que lado sai, ou seja, o lado da entrada deverá estar na parte superior da inclinação e a saída da parte inferior, ou vice versa?

 

Não sei se consigo ser muito explicito.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mais simples do parece, a agua quente, tal como o ar tem tendência a subir.

Por isso o deposito a ser aquecido deve de ficar mais alto do que a serpentina, pois a agua aquece na serpentina e sobe para o deposito entrando agua fria na serpentina por baixo.

No caso da serpentina ter de ficar num lugar alto, esta leva um pequeno deposito para acumular agua quente que tem uma entrada e uma saida para o tanque a ser aquecido através de uma bomba.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora fui eu que não percebi. No meu caso a serpentina fica acima do nivel do tanque. Portanto arranjo um depósito que fique à saida da serpentina? Depois é que faço com que a água desça de novo para o tanque? O sistema tem que ser ferrado, certo?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto arranjas um deposito que fique acima da serpentina e não e necessário que este seja ferrado.

E o ideal seria dentro do deposito da serpentina teres uma serpentina a servir de permutador para não misturares as aguas e assim terias uma bomba a empurrar a agua do tanque para o permutador e voltar para o tanque.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais