severum Publicado: Novembro 19, 2007 Autor Publicado: Novembro 19, 2007 Como tinha dito, fartei-me de trabalhar este fim de semana. Aproveitei, com a expectativa de que iria chover, para colocar uma caleira na estufa, com o intuito de apanhar toda a água possivel para encher os novos tanques. Aí está o processo. Umas peças Montada no chão Pormenor da união Já colocada E aí está a artimanha para a recolha directa da águinha. Agora que caia muita.
severum Publicado: Novembro 19, 2007 Autor Publicado: Novembro 19, 2007 (editado) A separação para o tanque das raias também já está terminada. Mais uma trabalheira. O inicio Depois coloquei uns tijolos a segurar bem a rede para que os futuros habitantes não passem para o lado das plantas. A terra é para a plantação E por fim o descanço do guerreiro Mais uma etapa terminada e passada com distinção. Editado Novembro 19, 2007 por severum
Paulo José - APC Publicado: Novembro 20, 2007 Publicado: Novembro 20, 2007 Caro Severum (és mais um notatus que um severum...) É claro que não te vais esquecer de pôr areão lavado por cima dessa terra argilosa para impedir que a agua fique opaca devido ao contacto com a argila. E é necessario que quando encheres o tanque a agua não impacte no areão e na argila directamente. Assim a agua ficará clarinha. Depois mando-te a conta do conselho especializado não solicitado (estes ultimos são mais caros)... Abraços Paulo José
severum Publicado: Novembro 20, 2007 Autor Publicado: Novembro 20, 2007 Caro Severum (és mais um notatus que um severum...) É claro que não te vais esquecer de pôr areão lavado por cima dessa terra argilosa para impedir que a agua fique opaca devido ao contacto com a argila. E é necessario que quando encheres o tanque a agua não impacte no areão e na argila directamente. Assim a agua ficará clarinha. Depois mando-te a conta do conselho especializado não solicitado (estes ultimos são mais caros)... Caro Paulo. Agradeço o teu conselho e tens toda a razão . Sempre que se mexa naquela argila haverá particulas na água. Não é algo em que não tenha pensado e entrou na equação. Mas o areão para aquela área toda custa muitos €€€ e ir apanhá-lo está fora de questão. Fica assim que está muito bem. As raizes das plantas que tratem do problema. Aquele lado não vai ter raias portanto só eu é que vou lá mexer. Eu sei que vai dar problemas mas neste momento não há €€€. A água cai na parte que não tem terra. Nesta acertei. Já agora o PH nos lagos e tanques é de 7,5. Era uma questão que estava em aberto há muito tempo entre nós. Viste os Copadichromis?
severum Publicado: Novembro 20, 2007 Autor Publicado: Novembro 20, 2007 Já sei que viste os Copadichromis e que gostaste. Acho que os Red Kadango são mesmo machos. Mas amanhã confirmas. Quanto ao areão vou ver se no Aki ou no Leroy Merlin há a bons preços se não houver fica mesmo assim.
Paulo José - APC Publicado: Novembro 21, 2007 Publicado: Novembro 21, 2007 Alberto Parece-me que só tens machos. Na quinta ou sexta foto há um exemplar com pelvicas mais pequenas e com as cores não muito distintas mas parece ser um macho dominado. As fêmeas são cinzentas escuras, sem cor. Abraços Paulo José
severum Publicado: Novembro 21, 2007 Autor Publicado: Novembro 21, 2007 Mais umas fotos do fim de semana. Novo tanque dos Meridionalis. Recolha de plantas. A água já está muito fria. Mais umas fotos dos lagos.
severum Publicado: Novembro 25, 2007 Autor Publicado: Novembro 25, 2007 Com a chuva da semana consegui encher o tanque grande até ao 2º tijolo. Aproveitando o que consegui acumular nos outros reservatórios que tenho espalhados pelo terreno enchi o tanque. Já coloquei umas plantas Valisneria Gigantea e uns jacintos
João Abóbora Publicado: Novembro 26, 2007 Publicado: Novembro 26, 2007 Devagar se vai ao longe Quando vier o Verão já sei onde vou passear "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
severum Publicado: Novembro 27, 2007 Autor Publicado: Novembro 27, 2007 Devagar se vai ao longe Quando vier o Verão já sei onde vou passear Serás sempre bem vindo. Cumps
boa ventura josé Publicado: Novembro 27, 2007 Publicado: Novembro 27, 2007 Quando é que colocas as raias? Só no verão penso eu, será que não vai haver problema com a água da chuva, que supostamente é a melhor, mas com tanta poluição ( chuva àcida)?. O tanque ficou um espetáculo.
severum Publicado: Novembro 27, 2007 Autor Publicado: Novembro 27, 2007 (editado) Quando é que colocas as raias? Só no verão penso eu, será que não vai haver problema com a água da chuva, que supostamente é a melhor, mas com tanta poluição ( chuva àcida)?. O tanque ficou um espetáculo. Sim, conto fazê-lo no Verão. Por muitas questões, mas as principais são: - Deixar a tanque ciclar durante este Outono, Inverno e inicio de Primavera. - Deixar que as plantas cresçam e se multipliquem. Vou precisar de muitas para manter o tanque em condições de habitabilidade para as raias. - Colocar uns peixitos para colonizarem a coisa e que servirão de alimento mais tarde. - Não fechar agora a estufa o que permite equilibrar as finanças para fazer este gasto para o próximo ano. - Permite que decida qual a melhor forma para aquecer a água durante o Inverno. Não creio que a água da chuva me vá prejudicar os animais. Todos os meus tanques e lagos têm água da chuva. Por norma, sempre que preciso de repor água é com essa e nunca tive problemas com isso. E que venha mais, pois preciso de armazenar para aguentar o Verão inteiro. Obrigado. Cumps Alberto Gil Editado Novembro 27, 2007 por severum
severum Publicado: Dezembro 3, 2007 Autor Publicado: Dezembro 3, 2007 Estava por aqui a explorar fotos antigas quando me deparei com estas que, julgo eu, mostram a espectacularidade dos Gymnogeophagus Meridionalis na altura da Primavera. Ora vejam Tenho ou não razão. São uma adição fantástica num lago exterior. Em aquário têm a vantagem de não necessitar de aquecimento no Inverno. É só vantagens. Cumprimentos
Carlos Couceiro Publicado: Dezembro 3, 2007 Publicado: Dezembro 3, 2007 simplesmente fenomenal essas fotos diz-me uma coisa, qual o tamanho minimo para um casalinho desses em aquario?
severum Publicado: Dezembro 4, 2007 Autor Publicado: Dezembro 4, 2007 simplesmente fenomenal essas fotos diz-me uma coisa, qual o tamanho minimo para um casalinho desses em aquario? Os meus adultos devem ter cerca de 12/15cm no máximo. Ficam muito bonitos. Cumps
Carlos Couceiro Publicado: Dezembro 4, 2007 Publicado: Dezembro 4, 2007 Os meus adultos devem ter cerca de 12/15cm no máximo. Ficam muito bonitos. Cumps nao era isso que eu queria saber, secalhar expressei-me mal... eu queria saber qual a litragem minima do aquario para manter um casalinho
severum Publicado: Dezembro 4, 2007 Autor Publicado: Dezembro 4, 2007 nao era isso que eu queria saber, secalhar expressei-me mal... eu queria saber qual a litragem minima do aquario para manter um casalinho Ah. Ok. Eu diria que a partir de 120l. Cumps
boa ventura josé Publicado: Dezembro 5, 2007 Publicado: Dezembro 5, 2007 São sem duvida muito bonitos, e penso ter desfeito as duvidas sobre uns peixes que vi na Lagoa Azul e de que consegui apanhar algumas crias juntamente com umas gambuzias, (só que elas não resistiram) e que eu sabia serem ciclideos ( falaram-me em percas sol inclusive), mas esse circulo negro é inconfundivél; realmente belos animais.
severum Publicado: Dezembro 5, 2007 Autor Publicado: Dezembro 5, 2007 São sem duvida muito bonitos, e penso ter desfeito as duvidas sobre uns peixes que vi na Lagoa Azul e de que consegui apanhar algumas crias juntamente com umas gambuzias, (só que elas não resistiram) e que eu sabia serem ciclideos ( falaram-me em percas sol inclusive), mas esse circulo negro é inconfundivél; realmente belos animais. Não acredito que tenhas encontrado Meridionalis na Lagoa Azul!!! Será possivel? Tens fotos? Mostra lá para eu tentar identificar, sff.
boa ventura josé Publicado: Dezembro 7, 2007 Publicado: Dezembro 7, 2007 Olá bom dia, não, não tenho fotos, gosto de ir passear de vez em quando á Lagoa Azul, apanhar umas plantas etc, e vi lá uns peixinhos "esquesitos", era esverdeados, a parte de cima da barbatana dorsal era irisada de vermelho e tinha um ocelo negro a meio do corpo, tinham cerca de 15cm +/-, como disse apanhei algumas crias com cerca de 1,5 cm mas infelizmente não resistiram, eram ciclideos sem duvida, comentei com um amigo que os foi ver ( só no verão,agora não dá,vês algumas gambuzias e nada mais )e sem duvida eram ciclideos, mas quais?pensá-mos em (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] mas eram diferentes, inclusive bastante mais pequenas em estado adulto; não te esqueças que a Lagoa é um meio "artificial", digote que inclusive até tem plecos, agora se não são, é possivel, mas o que serão? Quanto a colocar fotos num futuro, bem "ainda sou muito marreta" nestas novas tecnologias, só agora é que arranjei uma máquina digital, e ainda não a usei, as outras que tenho são as boas clássicas de rolo, por isso... ( se um dia quiseres cá vir diz-me, penso que vi o teu nº de telémovel no forum, ligo-te e doute o meu) Cumps.-
severum Publicado: Dezembro 7, 2007 Autor Publicado: Dezembro 7, 2007 (editado) Olá bom dia, não, não tenho fotos, gosto de ir passear de vez em quando á Lagoa Azul, apanhar umas plantas etc, e vi lá uns peixinhos "esquesitos", era esverdeados, a parte de cima da barbatana dorsal era irisada de vermelho e tinha um ocelo negro a meio do corpo, tinham cerca de 15cm +/-, como disse apanhei algumas crias com cerca de 1,5 cm mas infelizmente não resistiram, eram ciclideos sem duvida, comentei com um amigo que os foi ver ( só no verão,agora não dá,vês algumas gambuzias e nada mais )e sem duvida eram ciclideos, mas quais?pensá-mos em (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] mas eram diferentes, inclusive bastante mais pequenas em estado adulto; não te esqueças que a Lagoa é um meio "artificial", digote que inclusive até tem plecos, agora se não são, é possivel, mas o que serão? Quanto a colocar fotos num futuro, bem "ainda sou muito marreta" nestas novas tecnologias, só agora é que arranjei uma máquina digital, e ainda não a usei, as outras que tenho são as boas clássicas de rolo, por isso... ( se um dia quiseres cá vir diz-me, penso que vi o teu nº de telémovel no forum, ligo-te e doute o meu) Cumps.- Já tinha ouvido umas coisas sobre a Lagoa Azul, mas Meridionalis!!! Só vendo com os meus olhos. Apontava mais para (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ou Chanchitos. Mas já não digo nada. As pessoas conseguem fazer os maiores atentados contra a Natureza sem a minima preocupação. E sim, vamos combinar. Estou curioso. Cumps Editado Dezembro 7, 2007 por severum
severum Publicado: Dezembro 10, 2007 Autor Publicado: Dezembro 10, 2007 Mais uma actualização dos tanques que estão no exterior. Coloquei mais umas Valisneria Gigantea no tanque maior (para as raias) E umas (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] que servirão para ciclar e alimentar as minhas meninas um dia mais tarde Mais umas do tanque E umas gerais
severum Publicado: Dezembro 10, 2007 Autor Publicado: Dezembro 10, 2007 Quanto aos outros tanques já têm água e plantas E este que já tem peixes
BeerBoy Publicado: Dezembro 11, 2007 Publicado: Dezembro 11, 2007 é a primeira vez que aqui escrevo... o teu projecto é muito fixe, ta excelente Parabens! Agora queria perguntar uma coisa(eu nao tenho experiencia nisto) eu queria fazer uma coisa gira num lago em casa da minha namorada, que anda a perder agua. Queria utilizar cimento com areia amarela, mas tenho medo que volte a perder agua. O Lago é para umas tartarugas... e queria fazer umas especie de "ilha" a beira do lago para as tartarugas quando nao quisessem estar dentro de agua estarem lá. A minha pergunta é se posso utilizar o cimento convencional que se utiliza diariamente, se ao utilizar so o cimento com a areia amarela o lago nao voltara a perder agua?! sem mais nenhuma pergunta e desde ja agradeco. e mais uma vez parabens pelo excelente projecto... Sérgio Freitas
Recommended Posts